17 Outubro

Internacionalização da pesquisa e da pós-graduação será um dos temas em debate em congresso da Unimontes

Written by 

Por Ascom/Unimontes

 

– Evento terá palestrantes estrangeiros

A internacionalização da pesquisa e da pós-graduação será um dos assuntos em discussão no “I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, que será promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de 24 a 27 de outubro.

O tema será abordado no evento pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Lacerda Beirão. Ele vai proferir a palestra “Perspectivas de Fomentos para a Internacionalização da Pesquisa e Pós-Graduação”, no dia 26 de outubro, às 19h30min, na quadra 1 do centro esportivo do campus-sede da Unimontes.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Lacerda Beirão será palestrante do I Congresso Internacional da Unimontes – Foto/crédito: Fapemig.

 

De acordo com a comissão organizadora do evento, o “I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares” tem como um dos principais objetivos ampliar a publicação da pesquisa científica e das atividades de inovação na Universidade. Busca “retratar as práticas de ensino e extensão, no contato com pesquisadores e profissionais brasileiros e estrangeiros”, promovendo avanços na área da educação, por meio do uso de inovação e tecnologia, além de compartilhar ideias, debater e apresentar novas abordagens, tecnologias e práticas relacionadas ao ensino e a aprendizagem.

A conferência de abertura do congresso, com o tema “Os impactos da Educação Digital em pessoas e lugares”, será ministrada pelo professor José Manuel Moran, da Universidade de São Paulo (USP), no dia 24 de outubro, às 19 horas, na quadra 1 do centro esportivo do campus-sede.

Conforme a comissão organizadora, foram recebidas as inscrições de 1902 trabalhos científicos submetidos à comissão organizadora para serem apresentados durante o congresso internacional da Unimontes. A expectativa é que o evento tenha cerca de 6 mil inscritos.

 

Conferencistas estrangeiros

Na programação do I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, estão previstas conferências, com palestrantes estrangeiro, pelo sistema online. 

A primeira delas abordará o tema “Competências e metodologias na contemporaneidade“ e terá como convidado o professor  Yves Félix Montagne,  orientador em Ciências da Educação e da Formação Université de Franche  (França), no dia 25 de outubro, às 10 horas. A moderadora será a pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello.

No dia 26 de outubro, às 10 horas, haverá a mesa redonda sobre o tema “Metodologias ativas e digitais para o desenvolvimento de competências”, com a participação do professor José González Monteagudo, da Universidade de Sevilha (Espanha). O debate terá ainda a participação da professora Fábia Magali Santos Vieira (Unimontes), do professor Marcelo Miranda Lacerda, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e da professora Liliane Campos Machado, da Universidade de Brasília (UnB).  A moderadora será a professora Helena Murta, pró-reitora adjunta de Ensino da Unimontes.

No dia 27 de outubro, novamente às 10 horas, acontecerá a mesa redonda sobre o tema “As competências digitais para a formação de professores”, tendo como convidado o professor José Antônio Moreira, do Departamento de Ensino e  Educação a Distância (UEED),  da Universidade Aberta de Lisboa (Portugal), com a participação da professora Ilka Márcia Ribeiro de Souza, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do professor Marcelo Miranda, do IFNMG).  A moradora será a professora Fábia Magali dos Santos Vieira, da Unimontes.

 

Serviço:

Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital transformando pessoas e lugares”

Quando: 24 a 27 de outubro de 2023

Onde: Campus da Unimontes – sistema híbrido – atividades presenciais e online

Programação completa: no site oficial do evento: congresso.unimontes.br.

Read 640 times
Rate this item
(0 votes)