25 Outubro

I Congresso Internacional da Unimontes será realizado de 24 a 27 de outubro

Written by 

Congresso vai reunir a comunidade acadêmica e parceiros

A Universidade Estadual de Montes Claros vai realizar o I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, que será promovido no período de 24 a 27 de outubro, de forma hibrida em Montes Claros e nos demais campi da Unimontes.

O evento é organizado por todas as pró-reitorias da Universidade, com a participação dos centros acadêmicos, professores, alunos, servidores técnico-administrativos e outros colaboradores. A Pró-reitora de Pesquisa da Unimontes e presidente da comissão organizadora do Congresso, professora Maria das Dores Magalhães Veloso chama atenção para o tema central: “Educação Digital”, dentro do qual serão abordadas outras questões relacionadas à tecnologia e diversas áreas do conhecimento.

“Por ser a educação digital um tema atual e que marca uma mudança na prática do ensino e da pesquisa, temos observado um grande interesse pelo evento, não somente pela comunidade acadêmica da Universidade, como também de outras instituições de ensino superior e escolas públicas da região, do Brasil e do exterior”, avalia a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes.

Foram recebidas as inscrições de 1902 trabalhos científicos submetidos à comissão organizadora para serem apresentados durante o evento nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e outras, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Computação e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.

Na programação do evento estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas, e apresentações de trabalhos científicos sediados no Campus-sede da Unimontes, no sistema híbrido com atividades presenciais e online, nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Januária, Janaúba, Salinas, São Francisco, Paracatu, Pirapora e Unaí. As palestras terão participação de convidados da França, Espanha e de Portugal, além do Brasil.

A vice-presidente do Congresso Internacional da Unimontes, professora Christine Martins de Matos, diretora do Centro de Educação a Distância (CEAD), ressaltou os objetivos do evento. “Essa primeira edição visa reunir professores, pesquisadores, acadêmicos, profissionais e especialistas para discutir os desafios e as oportunidades da educação digital, promovendo uma troca de experiências e reflexão sobre novas perspectivas e soluções para o futuro da educação. A proposta é ampliar a divulgação das atividades de pesquisa e inovação, retratando também as práticas de ensino e extensão, no contato com pesquisadores e profissionais brasileiros e estrangeiros”.

A professora Christine Martins ressaltou também a realização do 17º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) inserido na programação do congresso.

A promoção do I Congresso Internacional da Unimontes conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Receita Federal, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Monte Claros e de outros parceiros como comunidades tradicionais, com a realização de uma feira da economia popular solidária e visitas guiadas para estudantes das escolas fundamentais do município.

A solenidade de abertura do I Congresso Internacional da Unimontes será no dia 24 de outubro, às 19h, na quadra 1, do campus-sede Professor Darcy Ribeiro, em Montes Claros.

O prazo das inscrições para participação no evento poderá ser feito até o dia 24 de outubro, no site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br.

 

Serviço:

Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital transformando pessoas e lugares”
Quando: 24 a 27 de outubro de 2023

Onde: Campus da Unimontes – sistema híbrido – atividades presenciais e online

Os participantes deverão atestar frequência nos formatos on-line ou presencial para receber certificado (mínimo de 75% de frequência nas atividades).

Programação completa: no site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br.

Read 405 times
Rate this item
(0 votes)