Estação de Pesquisa

 
 

Criação da Estação de Pesquisa da ETS/CEPT

A Estação de Pesquisa da Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros foi institucionalizada pelo Parecer Nº 41/2005 da Câmara de Pesquisa e Resolução Nº 051 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em 03 de maio de 2005 e inserida na Rede ObservaRH, em julho de 2005. 

 

Missão e Objetivos

O Observatório da Rede Observa RH da Estação de Pesquisa da ETS/CEPT/Unimontes tem como objetivo contribuir para a consolidação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS, oferecendo dados e informações sobre a área de educação profissional técnica de nível médio e mercado de trabalho, que possam subsidiar as ações de formulação/expansão da educação profissional e elaboração de políticas públicas.

Esse Observatório da Rede Observa RH da Estação de Pesquisa ETS/CEPT/Unimontes, tem por missão divulgar trabalhos e informações sobre recursos humanos em saúde e apoiar a Rede de Observatórios em todo o Brasil, com o intuito de fortalecer políticas de desenvolvimento de recursos humanos e consequente o Sistema Único de Saúde.

A equipe de trabalho é composta por profissionais das seguintes áreas: Ensino em Saúde, Sociologia, Demografia, Psicologia e Economia.

A Escola Técnica de Saúde – ETS do Centro de Educação Profissional e Tecnológica – CEPT da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, da qual a Estação de Pesquisa faz parte, desenvolve atividades de formação de recursos humanos na área da saúde, desde 1992, na região Norte de Minas Gerais, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

A Educação profissional possibilita a melhoria das condições de trabalho e vida, significando um instrumento de inclusão social. Nas palavras de FRIGOTTO (2002), a educação objetiva capacitar os educandos a ter uma leitura crítica da realidade capitalista e lutar por novas relações sociais ou ser “formadora de sujeitos autônomos e protagonistas da emancipação humana” (p. 26).

 

Equipe de pesquisadores

 

Zaida Ângela Marinho de Paiva Crispim

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Mestre em Ensino em Saúde, pela Universidade Federal dos Vales do Jecquitinhonha e Mucuri - UFVJM, Especialista em Gestão Pedagógica das Escola Técnicas de Saúde do Sus - ETSUS pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Especialista em Gerência Hospitalar pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais – ESP/MG; Especialista em Docência para a Educação Profissional – Unimontes/Fiocruz e em Teoria Econômica – Unimontes. Professora da Escola Técnica de Saúde do CEPT/Unimontes, desde 2001, e integrante da equipe de pesquisa do Observatório Estação de Pesquisa da Escola Técnica de Saúde/CEPT/Unimontes – Rede ObservaRH/Ministério da Saúde/OPAS, desde 2006.

Élika Garibalde

Graduada em Ciências Econômicas pela Unimontes e Especialista em Economia pela Unimontes/UFMG; integrante da equipe de pesquisa do Observatório Estação de Pesquisa da Escola Técnica de Saúde/CEPT/Unimontes – Rede ObservaRH/Ministério da Saúde/OPAS, desde 2007. 

Renata Flávia Nobre Canelas Dias

Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba, Especialista em Docência no Ensino Superior pela Funorte; Especialista em Educação a distância pela Unimontes; Especialista em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Especialista em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sus pela Puc/Rio; Especialista em Direito Penal e Processo Penal pelo Damasio de Jesus; Especialização em Andamento em Inspeção Escolar e Atendimento Educacional Especializado pela Prominas. Graduada em Direito pelas Fip-Moc e em Pedagogia com habilitação em orientação e supervisão educacional pela Unimontes. Tem experiência na docência do ensino superior e educação profissional técnica de nível médio. Atuando na área da saúde, educação e direito.

Jacqueline Maia Lima

Graduada em Pedagogia com habilitações em Magistério das Séries Iniciais, Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Inspeção Escolar pela Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES (2004), graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Santo Agostinho (2014), Especialista em Docência do Ensino Médio e Superior pela Unimontes. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros e Arquiteta. Docente na  Educação Superior, Profissional e  Distância junto a Unimontes desde 2005.

Contato

 Telefone: (38) 3229-8594

  Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Parceiros


redeobservarhminsaudgoverno federalorgPanamericanaUNIMONTES

 

 

 

Pesquisas