10 Novembro

Novembro Azul: Corrida “Eles com elas de Azul “chama atenção para a prevenção contra o câncer de próstata

Written by 

Por Ascom/Unimontes

Evento conta com o apoio do HU – Unimontes

 

No próximo dia 26 de novembro, será realizada em Montes Claros a corrida rústica “Eles com Elas de Azul”. Além de valorizar a prática esportiva saudável, a corrida tem como objetivo incentivar os homens a realizarem o exame preventivo contra o câncer de próstata, dentro do lema da campanha “novembro Azul”.

A iniciativa é da Associação dos Corredores de Rua de Montes Claros, com o apoio da Universidade Estadual de Montes Claros, do Hospital Universitário Clemente de Faria – HU – Unimontes e da Associação das Voluntárias Amigas do Hospital Univerisitário – AVAU.

A competição também contará com a participação de mulheres. O objetivo é que as mulheres incentivem os homens a participarem da corrida e também a realizarem o exame preventivo contra o câncer de próstata.

A largada será dada às 8 horas, na Rua Primeiro Centenário, em frente ao Centro do Idoso do Hospital Universitário Clemente Faria, no mesmo local onde acontecerá a chegada.

A diretora de Enfermagem do HU- Unimontes, Suelen Santos Ferreira, ressalta a importância da corrida “Eles com Elas de Azul” e do objetivo da iniciativa. “O HU-Unimontes é parceiro deste evento junto da comissão organizadora e também da Associação das Voluntárias Amigas do Hospital com intuito de mobilizar os homens sobre a prevenção à saúde e ao câncer de próstata e também fazer uma alusão à importância da atividade física na prevenção de doenças”, afirma a diretora.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://tinyurl.com/ysnpz4w7

 

Exames e tratamento

O SUS oferece exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos e radiológicos, além de procedimentos cirúrgicos e tratamento em hospitais habilitados em oncologia. Entre os exames estão: biópsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático específico.

De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento do câncer de próstata é feito por meio de uma ou várias abordagens, que podem ser combinadas ou não.

A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente.

 

Promoção à saúde

A SES-MG chama a atenção para uma visão integral sobre a saúde, estimulando o autocuidado e recomendando a mudança de hábitos para um estilo de vida mais saudável.

Homens e mulheres têm direito ao acesso à saúde integral, humanizada e de qualidade, livre de qualquer forma de preconceito ou discriminação por meio do SUS.

A prevenção do câncer, de uma forma geral, engloba ações na rotina para reduzir os riscos de ter a doença, como a mudança de hábitos alimentares e o estilo de vida:

Evitar o fumo é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente o de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.

Ao fumar, são liberados no ambiente mais de 7 mil compostos e substâncias químicas que são inaladas por fumantes e não fumantes.

Também manter alimentação saudável, peso corporal adequado e praticar atividades físicas são formas de prevenção ao câncer.

 

Atenção

A vacina contra Hepatite B é importante meio de prevenção ao câncer de fígado. O Ministério da Saúde disponibiliza nas UBS a vacina contra esse vírus para pessoas de todas as idades.

Read 290 times
Rate this item
(0 votes)