05 Novembro

Mapeamento estratégico define novas perspectivas para o CEPT

Written by 

Melhorar a vida das pessoas por meio da educação profissional e tecnológica”: esta é a nova missão do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A razão de existência do CEPT foi definida de forma colaborativa nas oficinas realizadas no período de março a outubro de 2019 com todos os trabalhadores do Centro (terceirizados ela MGS, bolsistas e efetivos), durante as reuniões do Planejamento Estratégico Gerencial. O CEPT é responsável pela coordenação da Escola Técnica de Saúde (ETS) e é a única escola do interior mineiro integrante da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), em Minas Gerais. A outra é a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), situada em Belo Horizonte.

Várias oficinas foram realizadas para o mapeamento estratégico da unidade. Em março, na abertura do planejamento, o professor Aloysio Afonso Rocha Vieira, pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças (PRPGF), docente do Departamento de Ciências Econômicas da Unimontes e também especialista no tema, abordou sobre a importância do processo para toda a equipe. Nesse período, reuniões setoriais foram realizadas com o intuito de discutir as principais fraquezas e forças internas do CEPT, além de suas ameaças e oportunidades externas. A partir desse levantamento, foram definidos novos missão, visão e valores do CEPT.

A atual visão foi elaborada como “Ser referência pública no Estado de Minas Gerais para educação profissional e tecnológica na área da saúde e demais eixos formativos”. A intenção é que, em todo o Estado, o CEPT se torne indicativo de qualidade na oferta da formação profissional e tecnológica. Além de sua visão, os valores foram definidos como “inovação, cuidado e transparência”. Em ambos, a equipe espera que todas as suas ações sejam pautadas pelo zelo com seus alunos de forma clara e sempre em busca de renovação.

O CEPT atualmente oferta cursos técnicos nas áreas de ambiente e saúde, gestão, infraestrutura, produção industrial, recursos naturais e tecnologia da informação e comunicação, em diversos municípios, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação, e projetos próprios.

Após as deliberações, a equipe ficou responsável pela elaboração de planos de ações, alinhados com o mapeamento estratégico, que contemplem o período até dezembro de 2020, quando será reavaliado o cumprimento das metas e propostos novos objetivos estratégicos para os próximos anos. Desta forma, o CEPT irá de forma gradual e sistemática melhorar a qualidade das suas ações e consequentemente dos seus cursos.

Para o diretor do Centro, professor Márcio Antônio Alves Veloso, “essa iniciativa muito contribuirá para um posicionamento estratégico da unidade. Um novo paradigma de gestão pública pautado em resultados e eficiência está sendo exigido pela sociedade e o Cept, nessa perspectiva, atende a essa necessidade da comunidade”.

WhatsApp Image 2019 11 01 at 11.33.21 2

Servidores do CEPT participaram da elaboração do mapeamento estratégico.

 

Read 710 times Last modified on Terça, 05 Novembro 2019 14:07
Rate this item
(0 votes)