Print this page
02 Outubro

Unimontes é parceira na realização do 1º Seminário Regional de Enfermagem Obstétrica no Norte de Minas

Written by 

Por Ascom/Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros é uma das instituições parceiras na realização do 1º Seminário Regional de Enfermagem Obstétrica no Norte de Minas. O evento será realizado nos dias 9 e 10 de novembro, com a promoção de oficinas de qualificação técnica e o debate de estratégias de fortalecimento da atuação profissional.

Podem participar professores, acadêmicos e profissionais das áreas afins na saúde. Dentre outras metas está o compartilhamento de experiências da formação e da atuação de enfermeiros obstétricos na região, assim como sugerir a criação de um sistema de monitoramento do trabalho profissional nesta área.

Além da Unimontes, são parceiros no evento a Associação Nacional de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) e Faculdades Prominas – local das atividades.

A professora Sibylle Emilie Vogt, enfermeira obstétrica e doutora em saúde da criança, do adolescente e da mulher, é a presidente da comissão organizadora, que conta também com as professoras Clara de Cássia Versiani, Orlene Veloso Dias, Vanessa Andrade e Luciana Barbosa Pereira - do Departamento de Enfermagem da Unimontes.

ATIVIDADES

No primeiro dia de programação, serão realizadas as seguintes oficinas: "Reanimação neonatal", "Prevenção e manejo da hemorragia obstétrica", "Terapias complementares" e "Pintura de barriga". Haverá, ainda, sessão do projeto "Cinema Comentado", com participação aberta à comunidade, com o longa-metragem "O Renascimento".

No dia 10/11, a programação terá palestras ("O desafio na busca de identidade e autencidade da Enfermagem obstétrica no Brasil" e "Uma fala sobre violência obstétrica"), mesas redondas com relatos de experiências e debates sobre relatos sobre a Residência em Enfermagem Obstétrica no Hospital da Unimontes.

À tarde, mesas de trabalho sobre: "Identidade e autencidade da EO no norte de minas; pensamentos teóricos", "Desafios e possibilidades na formação e aprimoramento de EO na construção de redes de cuidados materno infantis", "Monitoramento da atuação no contexto local" e "Formação de acordo com as competências da Confederação International das Parteiras". Um plenária para elaborar o plano de ação encerrará o evento.

SERVIÇO
1º Seminário Regional de Enfermagem Obstétrica no Norte de Minas
Datas: 9 e 10/11
Realização: Unimontes, Coren-MG, Abenfo e Prominas
Local: Faculdades Prominas (Bairro Melo)
Informações: (38) 3229-8285

Read 570 times Last modified on Terça, 02 Outubro 2018 11:16
Rate this item
(0 votes)
Alcino Franco de Moura Júnior

Latest from Alcino Franco de Moura Júnior