31 Janeiro

Unimontes inicia ano letivo nesta terça-feira (1º/2), com professores retomando as atividades de planejamento

Written by 

Por Ascom/Unimontes

 

A Universidade Estadual de Montes Claros inicia na próxima terça-feira (1º/2), o primeiro semestre letivo de 2022. Com objetivo de discutir as medidas a serem adotadas para o bom andamento das atividades, e divulgar as informações detalhadas sobre o calendário letivo a ser cumprido, a reitora em exercício da Unimontes, professora Ilva Ruas Abreu, realizou uma reunião com os diretores de Centros de Ensino e representantes das Pró-reitoras de Ensino e de Planejamento, Gestão e Finanças, na manhã desta sexta-feira (28/1), no gabinete da Reitoria.

O encontro contou com as presenças das pró-reitoras de Ensino, professoras Helena Amália Papa e Andrea Jakubaszko (adjunta); do pró-reitor de Planejamento, professor Aloysio Vieira; e dos diretores dos Centros de Ensino: professor Jânio Marques Dias (Centro de Ciências Humanas/CCH) professora Nair Amélia Prates Barreto (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/CCBS) professor Guilherme Barbosa Vilela (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/CCET) e professora Maria Ângela Figueiredo Braga (Centro de Ciências Sociais Aplicadas/CCSA).

Na oportunidade, a professora Ilva Ruas de Abreu afirmou que, conforme disposto no calendário acadêmico, definido por meio de resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), o primeiro semestre letivo na Universidade começa oficialmente em primeiro de fevereiro, sendo estabelecido que nesta data, os professores deverão retomar o trabalho presencial na Universidade para as atividades de organização e planejamento das atividades docentes.

Conforme o calendário acadêmico aprovado pelo CEPEx, a partir de primeiro de fevereiro, todos os professores da Unimontes deverão estar à disposição dos referidos Departamentos e colegiados de cursos para a organização e planejamento das atividades letivas”, afirmou a reitora em exercício.

Ela destacou que é preciso deixar claro que, de acordo com o calendário acadêmico, no dia primeiro de fevereiro, somente os professores deverão retomar às suas atividades na universidade. O calendário aprovado pelo CEPEx estabelece que o início das aulas para os alunos deverá ocorrer a partir de 21 de fevereiro.

Reitoria em exercício, Ilva Ruas de Abreu, esteve reunida com os diretores de Centro e pró-reitores para discutir o planejamento da volta às atividades dos professores, no dia primeiro de fevereiro.

 

CUIDADOS PREVENTIVOS

No encontro, a reitora em exercício enfatizou que a Unimontes adotou todos os cuidados e medidas preventivas contra a transmissão do Novo Coronavírus para o início do semestre letivo e retorno dos professores ao trabalho presencial. “O nosso objetivo é que o retorno dos professores às suas atividades acadêmicas, bem como a volta às aulas pelos alunos, seja da forma mais tranquila possível, com o máximo de segurança. Para isso, a Universidade adota todos os cuidados para garantir a saúde e o bem-estar dos docentes, estudantes e dos servidores técnico-administrativos”, assegurou.

Ela afirmou que a Unimontes acompanha atentamente o cenário dos casos de Covid-19 no município e do Estado e cumpre integralmente as medidas restritivas previstas nos decretos municipais e estaduais. Lembrou que a resolução do CEPEx (Nº 105/2021), que estabelece o calendário escolar/2022, prevê “possíveis alterações e adequações diante o período da situação de pandemia da COVID-19, e suas consequências”.

Ainda durante a reunião, a pró-reitora Helena Papa e o pró-reitor Aloysio Vieira explicaram sobre as medidas e cuidados preventivos para garantir a segurança da comunidade acadêmica no retorno às atividades do primeiro semestre de 2022. Os diretores de centro também debaterem o assunto e apresentaram sugestões para aprimorar os cuidados preventivos na volta às aulas.

A Unimontes conta com um Comitê Gestor, responsável pelas questões relativas à COVID-19, ao qual compete estabelecer os procedimentos para o cumprimento dos protocolos internos na instituição, em consonância com os decretos e protocolos sanitários estabelecidos pelos conselhos superiores, pelos municípios da área de abrangência da Universidade e pelo Governo do Estado.

Read 483 times Last modified on Segunda, 31 Janeiro 2022 13:24
Rate this item
(0 votes)