Notícias

Notícias (1077)

Edital de Seleção Pública 02/2023 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) Âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 20/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada - FICS, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira o andamento deste e outros editais do Programa Novos Caminhos.

Edital de Seleção Pública 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe outras etapas deste edital.

Por Ascom Unimontes

 

Interessados poderão se inscrever para aulas do nível básico à conversação

 

Curso de Letras – Inglês, do Departamento de Comunicação e Letras, da Universidade Estadual de Montes Claros, oferece, como parte da política de internacionalização da universidade, vagas remanescentes das disciplinas de línguas para alunos de outras graduações. 

Alunos devidamente matriculados, em qualquer período, podem se inscrever. As vagas serão preenchidas de acordo com a procura, não havendo pré-requisitos para inscrição. 

Caso haja maior demanda que oferta de vagas, a coordenação do curso observará os seguintes critérios de desempate:

  1. Alunos matriculados em períodos mais avançados
  2. Em caso de empate do item 1, será observada a maior média de notas 
  3. Se, ainda assim, houver empate, o critério avaliado será a idade
  • Língua Inglesa II (correspondente ao básico) – 20 vagas. Aulas às terças, das 13:10 às 16:40.
  • Língua Inglesa IV (correspondente ao intermediário) – 11 vagas. Aulas às sextas, das 13:10 às 16:40.
  • Língua Inglesa VI (correspondente ao pré-avançado) – 22 vagas. Aulas às segundas, das 13:10 às 16:40.
  • Língua Inglesa VIII (conversação – avançado) – 13 vagas. Aulas às terças, das 13:10 às 16:40.

 

Data limite para inscrição: 24/02, às 17:00,

→ Link para inscrição

Mais esclarecimentos, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Edital de Seleção Pública 09/2022 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira outras publicações deste edital.

Edital de Seleção Pública 02/2023 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) Âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Banner Edital 022023 PNC 2

Prazo foi prorrogado para até 15 de fevereiro

 

O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Escola Técnica de Saúde (ETS), está com inscrições abertas, até dia 15 de fevereiro, no processo seletivo para ingresso no novo Curso Técnico em Fruticultura, no Campus Janaúba. São 30 vagas disponíveis, sendo 15 para o Sistema Universal e outras 15 para o Sistema de Reserva de Vagas, que contempla candidatos negros, de baixa renda e egressos de escola pública; candidatos egressos da escola pública, de baixa renda; candidatos indígenas, de baixa renda, egressos de escola pública; e pessoas com deficiência. O curso é gratuito, na modalidade presencial, com duração prevista de 24 meses.

O técnico em Fruticultura está apto a planejar, executar e acompanhar a produção, colheita e pós-colheita de plantas frutíferas, sementes e mudas. Pode ainda trabalhar no manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Também coordena e supervisiona a aplicação de produtos agrotóxicos, além de técnicas de uso e conservação do solo e produção orgânica. Pode também emitir laudos e pareceres.

Esse profissional técnico pode trabalhar em propriedades rurais, empresas de consultoria na produção de frutas, unidades produtivas agroindustriais, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa; comércio de equipamentos e produtos agrícolas; e cooperativas e associações rurais.

O diretor do CEPT, professor Otávio Henrique Macedo Oliveira, enfatiza que “este curso técnico é uma boa oportunidade para que pessoas tenham rapidamente a possibilidade de se inserir com uma nova profissão no mercado de trabalho, que está com uma alta demanda para esta área, além de ser ofertado com a qualidade da Unimontes”.

A coordenadora do curso, professora Maristella Martineli, do Departamento Ciências Agrárias, do Campus Janaúba, ressalta que “o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas. Dentro deste contexto, a fruticultura tem como característica a necessidade de mão de obra intensiva e qualificada, sendo responsável por ocupar cerca de 30% do total da mão de obra agrícola”. Ela destaca que “o Norte do Estado de Minas Gerais é um dos principais polos de produção de frutas no Brasil, com destaque para os cultivos de banana, lima ácida (limão) tahiti, mamão, manga, maracujá e uva, que atendem aos mercados nacionais e internacionais”.

Os candidatos interessados precisam estar matriculados no 2º ou 3º anos do ensino médio ou já ter o nível médio completo. Para se inscrever no processo seletivo, basta acessar o endereço www.cept.unimontes.br e consultar o Edital 01/2023 disponível. Lá contém todas as regras e informações necessárias ao processo seletivo, além do formulário de inscrição.

A classificação se dará pela média das notas das disciplinas Português, Matemática e Biologia, cursadas no Ensino Médio e informadas no ato de inscrição.

Banner Fruticultura11022023

 

EDITAL 01/2023

Por Ascom/Unimontes

 

A melhoria da qualidade da formação acadêmica, com maior aproximação entre os professores e os alunos. Esta é uma das metas da professora e escritora Ivana Ferrante Rebello à frente da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa e mestre em Estudos Literários, vinculada ao Departamento de Comunicação e Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários, a professora Ivana Ferrante Rebello é presidente da Academia Montes-clarense de Letras e autora de oito livros.
“A minha proposta é desenvolver uma gestão que privilegie o professor, o acadêmico e a qualidade da formação”, afirma a professora/doutora.

Professora Ivana Ferrante Rebelo

Foto: Neto Macedo / Ascom Unimontes

 

“O convite que recebi do reitor Wagner de Paulo Santiago para assumir a Pró-Reitoria de Ensino representa um desafio e um compromisso com a educação de qualidade. Farei o melhor para servir como docente e como funcionária pública”, disse a professora Ivana Ferrante Rebello. Ela destaca que pretende levar para a gestão superior da Universidade a sua experiência como professora e o “amor pelo ensino”.

“Tenho muito orgulho de ser Unimontes, imenso apreço pelo ensino e profundo respeito pelos professores e pelos alunos. Tenho consciência de que preciso aprender muito e de que devo contar com a colaboração de meus colegas”, declara a pró-reitora.

Ela lembra que tem uma vida dedicada à educação, com dois terços da sua carreira dentro da sala de aula, “ensinando, tentando inspirar e melhorar a vida de quem estuda”. “Na sala de aula temos contato com as aspirações mais íntimas e com os maiores sonhos”, pontua.

A pró-reitora Ivana Ferrante Rebello anuncia que seu objetivo é fomentar e colocar em prática novos projetos de ampliação do ensino na Unimontes. “Existem projetos fantásticos nessa universidade. Existem profissionais comprometidos, cheios de talento, e temos alunos maravilhosos, cujos sonhos e requisições precisam ser ouvidos”, observa.

“Integrarei uma equipe disposta a trabalhar e comprometida com uma universidade pública, de qualidade e com muita potencialidade para crescer. Terei oportunidade de ter uma visão macro, de uma instituição de ensino superior que nasceu do sonho de bravos sertanejos e que desenvolveu características específicas”, conclui a pró-reitora de Ensino da Unimontes.

Por Ascom Cofen

 

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) elaborou uma cartilha digital com os principais esclarecimentos sobre o Pós-Tec Enfermagem, iniciativa pioneira que vai ofertar especializações gratuitas para técnicos de todo o país. O documento reúne informações presentes no primeiro edital do programa e pode ser acessado clicando aqui. Além disso, a cartilha já está disponível na multiplataforma CofenPlay.

posteccofen

Entre os esclarecimentos, a cartilha informativa apresenta explicações gerais sobre as inscrições, vagas, processo de seleção e os cursos disponíveis nesta primeira etapa do Pós-Tec. O edital do programa foi lançado nesta segunda-feira (30/1) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição parceira responsável pela oferta das especializações.

Para acessar a cartilha, clique aqui.

 

Inscrições — O processo seletivo para os cursos do Pós-Tec acontece exclusivamente pela plataforma CofenPlay a partir das 8h do dia 7 de fevereiro e se encerram às 23:59 do dia 14 de fevereiro. Cada especialização vai contemplar mil alunos, selecionados por ordem de inscrição.

 

Quem pode participar do Pós-Tec? — Estão aptos a participar do programa os técnicos de Enfermagem que possuem, além do cadastro no aplicativo CofenPlay, registro ativo e regular nos Conselhos Regionais de Enfermagem. O vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de Saúde também é requisito obrigatório para participação no Pós-Tec, visto que a parte prática do curso será realizada no local de atuação do profissional. O conteúdo teórico será promovido em formato virtual pelo Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CPT-ETS/UFPB).

 

Como baixar o CofenPlay — O CofenPlay está disponível em computadores, celulares e tablets. Para utilizá-lo, é preciso baixar gratuitamente a multiplataforma no seu celular ou acessá-la através do site cofenplay.com.br. Digite seu CPF, confirme os dados e insira a senha enviada por sms ou e-mail.