Notícias

Notícias (1077)

Edital de Seleção Pública 06/2022 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor Formador em Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

edital0622

Acompanhe outros editais.

  Por Ascom/Unimontes

 

A solidariedade que aquece e protege quem precisa. De olho na frente fria que chega ao Norte de Minas e na necessidade das pessoas, a Unimontes mobiliza os integrantes da comunidade acadêmica e a população em geral para doação de cobertores, agasalhos e outras roupas de frio, a serem repassadas para as pessoas e famílias necessitadas.

Coordenada pela Diretoria da Biblioteca Central da Unimontes, a  Campanha do agasalho é realizada no Campus Universitário e no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Os postos de entrega dos donativos foram instalados em vários pontos do campus-sede: entradas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSSA/ prédio 1), Centro de Ciências Humanas (CCH/Prédio 2), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET- prédio 3), Biblioteca Central Professor Antonio Jorge Reitoria e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS- prédio 6).

Os donativos podem ser entregues ainda nos postos montados no HU onde as doações são recebidas no posto de coleta, no Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso (CRASI), na Rua Primeiro Centenário, 101, Cândida Câmara, e na Policlínica Doutor Hermes de Paula, na Rua Doutor Veloso,678, no Centro de Montes Claros.

Para mais detalhes sobre a Campanha do Agasalho/Unimontes, os interessados devem procurar a Diretoria da Biblioteca Central, no campus-sede, ou pelo telefone 38 3229 8212.

Banners do site do CEPT 1

Edital de Seleção Pública 03/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Apoio Acadêmico e Administrativo de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe o andamento de outros editais.

Por Ascom/Unimontes

“A  diversidade das árvores no espaço urbano de Montes Claros: arte, preservação e conhecimento a partir de registros fotográficos” é tema de exposição que estará disponível para visitação em destaque no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) a partir da próxima quinta-feira (2). Na terça-feira (24/5), a mostra fotográfica foi apresentada no hall do Centro de Ciências Humanas (CCH), no prédio 1 do campus-sede da Unimontes.

A abordagem da acadêmica Cristiane Vilhena Lima, do curso de Artes Virtuais da Unimontes, reúne 20 fotografias de diferentes espécies nativas encontradas na área urbana do município de Montes Claros. As espécies nativas compõem o cenário da exposição.

A exposição itinerante ocorre no CCH/Unimontes e no Museu Regional depois de ser apresentada na Escola Estadual  Armênio Veloso(07/05) e na Escola Estadual João de Freitas Neto (23/05).  O projeto, apoiado pela Lei Aldir Blanc, também conta com oficinas e palestras nos estabelecimentos de ensino.

A acadêmica e fotógrafa Cristiane Vilhena Lima explica que a exposição tem o objetivo de apresentar uma expressão estética relacionada não só às imagens das próprias árvores, mas, também, a partir das árvores e seu entorno, em uma composição construída no fazer fotográfico”.  A artista ressalta também que as oficinas realizadas durante a mostra de fotografias fomentam a  preservação e o registro da diversidade das árvores, além de incentivar o plantio, com a doação de mudas.

Vilhena revela que a iniciativa da mostra se deu a partir da observação da beleza das árvores do cenário urbano da cidade. “Fui  sensibilizada pela beleza das árvores que existem em Montes Claros, algumas nativas outras exóticas”, lembra a acadêmica, destacando o seu propósito de incentivar a preservação e o plantio de árvores,  “Esta é uma ideia que sempre tive na cabeça”, explica.

 

SERVIÇO

Exposição: A  diversidade das árvores no espaço urbano de Montes Claros: arte, preservação e conhecimento a partir de registros fotográficos

Local: MRNM

Data: Quinta-feira (2)

Por Ascom/Unimontes

 

“A Unimontes é o maior patrimônio intelectual do Norte de Minas”. O trecho é de um pronunciamento direto e marcante proferido pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, na manhã desta quinta-feira (26), durante sessão especial da Câmara Municipal de Montes Claros em homenagem aos 60 anos da Unimontes.

A sessão especial foi proposta pelo presidente da Câmara de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues (Claudim), que enfatizou o papel histórico da Unimontes e sua contribuição para o norte de Minas para autoridades, a vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu, Pró-Reitores, Diretores, Servidores, membros da gestão superior, além de demais convidados que prestigiaram a solenidade especial. O evento foi transmitido pela TV Câmara. A solenidade contou ainda com a intervenção teatral do professor Leonardo Silva, que encenou o emblemático Vaqueiro Catrumano, vinculado ao departamento de Artes da Unimontes.

“Celebrar esta data é uma forma de honrar todos que pensaram, idealizaram, implementaram, construíram e fizeram crescer um grande sonho, um grande projeto, enfim, esta realidade em que se transformou a nossa Universidade ao longo desses 60 anos”, acrescentou o vereador Cláudio Rodrigues (Claudim), egresso do curso de Administração da Unimontes.

VEJA MAIS FOTOS

Fotos: Andrey Librelon / Alex Sezko / Unimontes

Universidade de portas abertas – Representante da bancada do Norte na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Carlos Pimenta lembrou da época em que circulou pela Universidade como egresso do curso de Medicina, e foi pontual ao afirmar que “a Unimontes é uma das maiores instituições que temos em Minas Gerais e no Brasil”. O deputado lembrou ainda que ainda hoje participa da história da Universidade, ao mencionar o trabalho de outros colegas parlamentares, citando articulações políticas e emendas que culminaram com a formalização do que viria a se tornar a Unimontes.

Vaqueiro Catrumano (Fotos: Andrey Librelon/Unimontes)

 

Ainda durante o seu discurso, o reitor Antonio Alvimar acrescentou que a Universidade deve ter o compromisso de oportunizar o crescimento de todos, compreendendo o seu papel na sociedade. “A sociedade, por sua vez, precisa entender a universidade. A Unimontes não pode atender apenas uma elite privilegiada. Contudo, precisa dar resposta visando a melhoria de vida das pessoas”,

 

Para o gestor máximo da Universidade, “a revolução proporcionada pela Unimontes acontece quando ela mantém um hospital universitário que atende uma população de 300 mil pessoas, com um pronto atendimento aberto 24h/dia, e os servidores se dedicam a atender a população gratuitamente 100% SUS. A Universidade é, de fato, um espaço importante. É o lugar da diversidade em que convivemos com pessoas de diferentes opiniões. Recebemos críticas, no entanto, não podemos fazer críticas para obscurecer as virtudes e qualidades das pessoas. Os professores, servidores, devem trabalhar para que a Universidade seja um espaço de luta e de transformação das pessoas. Prefiro enxergar a grandeza da Instituição”, pontuou o reitor.

 

Ao finalizar seu pronunciamento, o reitor Alvimar lembrou dos ex-reitores, professor Paulo César Gonçalves de Almeida e João dos Reis Canela, presentes na mesa de honra, do crescimento da Universidade, dos deputados e dos fundadores, e destacou o papel crucial do Governo de Estado, que, segundo o reitor, “não tem medido esforços para permitir que a universidade cresça e avance em várias frentes pelo estado.

Ao final da solenidade, a Câmara repassou à gestão da Unimontes uma placa comemorativa pelas seis décadas de história. A placa foi entregue ao reitor e vice-reitora pelas mãos do professor Hermenegildo Giovanonni, vinculado ao departamento de Educação Física da Universidade.

Por Ascom/Unimontes

 

Ao longo de sua história, a Unimontes cresceu e expandiu suas ações de ensino. Esse crescimento se deve aos fundadores, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos, entidades de classe, lideranças políticas, Governo do Estado e aos seus demais colaboradores da sociedade civil. A gratidão da Universidade aos seus benfeitores foi destacada pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, durante a comemoração dos 60 anos da Universidade, na noite de terça-feira (24/05).

As seis décadas de existência da instituição foram comemoradas em solenidade realizada no Salão de Eventos da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento contou com as presenças de  autoridades civis e militares, representantes de entidades de classe, professores, servidores técnico-administrativos, docentes e funcionários aposentados, estudantes e convidados.

Contou ainda com as presenças de fundadores da instituição e seus representantes, que receberam homenagens especiais, juntamente com os ex-reitores. Foram homenageados também o ex-deputado Cícero Dumont (in memorian), autor da Lei Estadual 2.615, de 24 de maio de 1962, que criou a antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), e Milton Cruz, autor da emenda à Constituição Mineira de 1989, que transformou a FUNM na atual Unimontes.

 

Durante o evento, que contou com apresentações artísticas e culturais, foi exibida mensagem do governador Romeu Zema à comunidade acadêmica, saudando a instituição pela comemoração dos 60 anos da instituição. “Hoje é dia de homenagem a todos os profissionais da Unimontes, a nossa Universidade Estadual de Montes Claros, pelos seus 60 anos de excelente trabalho prestado para toda Minas Gerais. Meus parabéns a todos os seus colaboradores, que, diariamente, se dedicam a transformar a vida das pessoas por meio da educação. Formar profissionais qualificados  é uma tarefa desafiadora que merece muita admiração e respeito. Meu cumprimento especial ao reitor Antonio Alvimar Souza, por todo trabalho de excelência prestado à Unimontes, inclusive, no período mais crítico da pandemia”, enfatizou Romeu Zema.

“A palavra é gratidão, gratidão, gratidão”,afirmou o reitor, ao agradecer a comunidade acadêmica e todas as pessoas que contribuíram com o engrandecimento da Unimontes ao longo de seis décadas. Ao destacar o crescimento da instituição, ele enalteceu o apoio do Governo de Minas a Universidade. 

“Agradeço ao Governo do Estado de Minas Gerais que, em 2021, fez um dos maiores investimos na Universidade: R$ 72 milhões. Agradeço por investir na universidade pública”, disse o reitor, destacando que são aplicados na instituição superior cerca de R$ 400 milhões por ano – mais de um R$ 1 milhão por dia. “Agradeço pela forma tão generosa como tem tratado a Universidade. Agradeço ao governador Romeu Zema e a todos os secretários estaduais”, assegurou o professor Antonio Alvimar Souza, aproveitando ainda para fazer agradecimentos a todos os integrantes da equipe de gestão. “A responsabilidade é de todos”, assinalou, lembrando que a universidade é administrada de forma colegiada. 

>> VEJA A GALERIA DE IMAGENS

>> LEIA MAIS > Compromisso com o desenvolvimento, sem interferência ideológica

FUNDADORES

  • Professora  Isabel  Rebello de Paula
  • Professor Jorge Ponciano  Ribeiro
  • Professora Maria da Consolação  (Mary) de Magalhães Figueiredo –
  • Professora Maria Dalva Dias de Paulo
  • Professora Maria Florinda Ramos Marques
  • Professora Maria Isabel Figueiredo Sobreira – Baby Figueiredo
  • Fundação Educacional Luiz de Paula Ferreira (abrigou os primeiros cursos, antes da FUNM) empresário Luiz de Paula Ferreira (in memorian)

PARLAMENTAR/AUTOR DA CRIAÇÃO DA FUNM E DA UNIMONTES

  • Ex-deputado Cícero Dumont – in memorian, autor da Lei 2.615, de 24 de maio de 1962, que criou a criação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM)
  • Ex-deputado  Milton Cruz, autor da Emenda à Constituição Mineira de 1989,  propondo a transformação da antiga FUNM na Universidade Estadual de Montes Claros

EX-DIRETORES E EX-REITORES

  • Professor João Valle Maurício  (in memorian)
  • Professor Raimundo Poincaré Deusdará  (in memorian)
  • Professor Fernando Dias Costa (in memorian)
  • Professor Raimundo Rodrigues Avelar
  • Professor José Geraldo de Freitas Drummond (in memorian)
  • Professor Paulo César Gonçalves de Almeida
  • Professor João dos Reis Canela

ASSISTA AOS DEPOIMENTOS

 

https://youtu.be/kcbzC_cmsQw

 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), no âmbito do Programa Novos Caminhos, está contratando professor de apoio em cursos técnicos para Montes Claros (MG). A seleção se dará conforme o Edital 11/2022, com processo seletivo simplificado.

As inscrições se iniciam amanhã (25/05) e estarão abertas até o dia 31 de maio. Os candidatos devem preencher o formulário eletrônico disponível em www.cept.unimontes.br.

Para se candidatar, o professor deve ter formação em pedagogia com pós-graduação em educação inclusiva ou especial ou graduação em educação inclusiva ou especial. Também se exige que os candidatos tenham formação em libras ou disciplina de libras em histórico escolar. O valor da hora trabalhada é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Com recursos do Governo Federal, o Programa Novos Caminhos leva a democratização da educação profissional e técnica de nível médio e formação inicial e continuada ou qualificação profissional para o público carente.

 

Edital de Seleção Pública 11/2022 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor de Apoio em Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Banners do site do CEPT (11)

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vive um momento histórico. Nesta  terça-feira (24/05), a instituição comemora 60 anos de anos de implantação do ensino superior no Norte de Minas. A Unimontes resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada por meio da Lei Estadual 2.615, de 24 de maio de 1962. Para celebrar a data, a Universidade promove e participa de uma série de solenidades.

Na terça-feira (24), o reitor, professor Antonio Alvimar, e a vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu, serão os anfitriões da solenidade especial e comemorativa das seis décadas da Unimontes. O evento acontece no Espaço OAB Eventos, na sede da OAB em Montes Claros, às 20h. Já na quinta-feira (26), às 9h, será realizada uma Sessão Especial em homenagem aos 60 anos da instituição norte-mineira. A proposição foi sugerida pelo presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues de Jesus. A reunião está marcada para às 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Montes Claros.

Desde a sua criação, a Universidade firmou  seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico  regional, com a propagação do conhecimento, com a cultura e com a  melhoria da qualidade de vida nas áreas onde está inserida. “A Universidade Norte Mineira promoverá o estudo dos problemas relacionados com o desenvolvimento econômico, social e cultural do país, especialmente da região de sua sede e, na medida de suas possibilidades, prestará colaboração às entidades públicas e privadas que o solicitarem”, diz o artigo 9º da Lei 2.615.

A antiga FUNM foi transformada na atual Unimontes por meio da Constituição Mineira promulgada em 21 de setembro de 1989. Em 1994, a Universidade teve o seu reconhecimento federal, homologado pela Portaria 1.116, do Ministério da Educação. Desde então, iniciou o seu processo de expansão nas regiões Norte e Noroeste do Estado e no Vale do Jequitinhonha. Atualmente, conta com 11 campi e dois núcleos fora da sede.

“De Minas Gerais. Com o coração batendo no sertão. Gerando cultura, ciência e novas tecnologias: Unimontes”. Este é lema da universidade ao completar seis décadas de implantação, que serão comemorados em uma sessão solene especial, marcada para terça-feira, às 20h, no Salão de Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para a  solenidade, que será presidida pelo reitor Antonio Alvimar Souza, foram convidadas autoridades, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, bem como docentes e funcionários aposentados da universidade. Está prevista uma série de homenagens especiais aos benfeitores da Universidade.

A Universidade chega aos seus 60 anos de existência com franca expansão de suas atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação  e extensão. A prestação de serviços é incrementada, especialmente, na área de saúde, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Como atendimento gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HUCF também se destacou como referência regional no atendimento aos pacientes contaminado pelo coronavírus, salvando vidas durante a pandemia da COVID-19.

NÚMEROS MOSTRAM AVANÇOS – Os expressivos avanços da Unimontes ao longo de seis décadas são evidenciados pelos números da instituição. Atualmente, o corpo funcional da universidade é constituído por 2.940 pessoas, sendo 1.067 professores e 1.508 servidores técnico-administrativos. Conta, ainda, com 365 servidores terceirizados. Além da estrutura e das atividades do campus-sede, a Universidade conta com 11 campi e dois campi avançados nas regiões do Norte, Noroeste e Central  de Minas Gerais e no Vale do Jequitinhonha, com 342 municípios em sua área de abrangência – cerca de 40% do território mineiro.

ENSINO – A Universidade  soma, atualmente, o total de 13.168 alunos matriculados em cursos de graduação (9.462), graduação a distância (1.636), técnico-profissionalizantes (1.077), pós-graduação – Lato sensu (112) e Stricto sensu (881). São ministrados 61 cursos de graduação e 21 cursos próprios de mestrados e doutorados. A instituição também tem reforçado o ensino a distância, por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), que ministra oito cursos de graduação no modelo EaD, abrangendo 27 municípios.

PESQUISA – A instituição se destaca também no incremento da investigação científica e tecnológica, com  197 projetos de pesquisa em andamento, 174 linhas de pesquisa e 44 grupos de pesquisa constituídos.

EXTENSÃO – Na Extensão, a Unimontes soma 149 programas e projetos implementados, alcançando um público atendido de cerca de 577 mil anualmente. A assistência estudantil  também é destaque, com 586 acadêmicos beneficiados, atendendo prioritariamente alunos de baixa renda e garantindo a permanência deles na universidade até a conclusão do curso superior.

Edital de Seleção Pública 11/2022 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor de Apoio em Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe etapas de outros editais.

Por Ascom/Unimontes

 

Em reunião extraordinária, realizada terça-feira (17/05), o Conselho Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Consu/Unimontes), por unanimidade, aprovou o Plano de Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição para os próximos cinco anos (2022/2026). Os trabalhos da reunião foram conduzidos pelo reitor, professor Antonio Alvimar Souza, que também preside o Conselho.

O PDI estabelece as diretrizes gerais que orientam as ações da Universidade para os próximos cinco anos, em cumprimento às exigências  do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Estadual de Educação  de Minas Gerais (CEE-MG). O documento foi elaborado por uma comissão especial, presidida pela vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu,  com a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica.

Ao presidir a reunião extraordinária do Conselho Universitário, o reitor  Antonio Alvimar destacou a importância da elaboração do Plano, que vai nortear o andamento das atividades da Unimontes no próximo quinquênio. Ele cumprimentou  os pró-reitores, diretores, coordenadores e demais os integrantes da comissão responsável pela  elaboração do PDI.

Criada comissão especial para elaborar o Plano de Desenvolvimento  Institucional: PDI/Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros -  Unimontes

“Vivemos um momento histórico na Unimontes, que comemora 60 anos de existência neste mês. Apesar das dificuldades enfrentadas, é um momento também de transformação e de esperança, com muita superação”, lembra o professor Antonio Alvimar Souza, destacando os investimentos realizados na instituição, em prol da melhoria das atividades, ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços.

A vice-reitora e presidente da comissão especial responsável pela elaboração do PDI, professora Ilva Ruas Abreu,  destaca a importância do documento para o alcance das metas da instituição. “O  PDI é o documento que define as ações propostas para universidade nos próximos cinco  anos, partindo  plano  anterior e projetando o futuro da instituição”, afirma a professora Ilva Ruas, ressaltando a participação da comunidade acadêmica na confecção das propostas.

“O PDI é um documento de fundamental importância para a universidade. Além de ser obrigatório para o recredenciamento da instituição junto ao Conselho Estadual de Educação,  o Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta as metas e objetivos da universidade à comunidade acadêmica e ao público externo, assim como ao Governo do Estado”, observa a vice-reitora.

O QUE APRESENTA O PDI – Com mais de 200 páginas, o PDI da Unimontes é dividido em cinco eixos: “perfil institucional, projeto pedagógico institucional, organização acadêmica da Unimontes, Planejamento e Gestão da Unimontes, Inovações e interações institucionais”.

O documento apresenta toda a estrutura da Universidade, destacando antecedentes históricos, os cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionantes, unidades administrativas.  Destaca ainda outros aspectos como “a caracterização socioeconômica da área de abrangência da Unimontes”, as políticas de pesquisa e extensão e a indissociabilidade: ensino, pesquisa extensão”.

Na primeira etapa, foi feita uma consulta à comunidade acadêmica, com o apoio da Empresa Júnior Unimontes, vinculada ao curso de Administração. O trabalho foi coordenado pelo professor Felipe Fróes, juntamente com o professor Roberto César Faria e Silva e o acadêmico Gabriel Oliveira Salgado, presidente da Empresa Junior Unimontes.

A comissão de elaboração do PDI, presidida pela professora Ilva Ruas Abreu, além de pró-reitores, diretores de centros   e outros integrantes da gestão superior da universidade, contou com a participação dos professores Rosivaldo Antonio Gonçalves e Antônio Wagner Veloso Rocha e do assessor de Gestão Estratégia e Inovação, José Otávio Braga. A comissão teve assessoria técnica do servidor Augusto Guilherme Silveira Dias, da Assessoria de Gestão Estratégia e Inovação.