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Pronto! Matrícula renovada. Boas férias, boas festas e até às aulas em 2022.

Por Ascom/Unimontes

 

Trabalho impacta na qualidade do serviço prestado, com o melhor diálogo entre profissionais e usuários

 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) passa a contar, a partir deste semestre, com a Liga Acadêmica de Letramento em Saúde. Trata-se de um projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e que envolve diretamente cinco Departamentos: de Fisiopatologia, de Educação Física e do Desporto, Odontologia, Enfermagem e de Comunicação e Letras. A iniciativa pioneira é coordenada pela professora e pesquisadora Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins, do Departamento de Odontologia.

O letramento em saúde (LS) consiste na capacidade de acessar, compreender, avaliar e aplicar as informações relacionadas à saúde, tendo em vista a manutenção e/ou a melhoria das condições de saúde”, afirma a professora Andréa Eleutério, que é doutora em Saúde Pública, com área de concentração em Epidemiologia.

“O letramento em saúde demanda habilidade, conhecimento, competência e motivação”, completa a pesquisadora, que teve a oportunidade de abordar os objetivos do projeto de extensão, como convidada especial do podcast produzido pela Rede Brasileira de Letramento em Saúde (Rebrals). Apresentado pela professora Helena Sampaio, diretor da Rebrals, o podcast de 34 minutos de duração está disponível no link: https://cutt.ly/tYZpQkV ou pelo Spotify.

 

 

 

Rede Brasileira em Letramento de Saúde destacou a ação da Unimontes em Podcast oficial

 

A professora Andréa Eleutério destaca que o projeto de extensão sobre o Letramento em Saúde já foi submetido aos Departamentos e Coordenações didática dos cursos da área de saúde da Unimontes. Por outro lado, lembra que ainda será apresentado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Universidade para a aprovação e a institucionalização.

De acordo com a responsável pelo projeto, as atividades da Liga Acadêmica de Letramento em Saúde serão realizadas a cada 15 dias, envolvendo professores voluntários e acadêmicos. “Teremos atividades junto à comunidade, com a participação dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirma Andréa Eleutério. Estão previstas atividades pelo sistema online e ações práticas nos postos de ESF (Estratégia de Saúde da Família).

 

Professora Andréa Maria Eleutério é a coordenadora da Liga Acadêmica de Letramento em Saúde

 

PARTICIPAÇÃO ABERTA

A pesquisadora salienta que a Liga Acadêmica de Letramento em Saúde da Unimontes também será aberta estudantes de cursos de saúde de outras instituições superiores. Além disso, a iniciativa poderá abranger cursos fora da área de saúde, como Direito.

“O nosso objetivo é envolver todos os interessados em melhorar a qualidade de vida das pessoas. O Letramento em Saúde deve sempre ter como propósito a melhoria de todos os seres humanos e da sociedade. Todos podem colabora na construção de um mundo melhor”, afirma André Eleutério.

 

META DA OMS

O Letramento em Saúde está entre as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. A proposta também foi inserida na Declaração de Xangai, da 9ª Conferência Global de Promoção da Saúde realizada em 2017.

Entre as ferramentas que o Letramento em Saúde, Andréa Eleutério salienta que a temática visa a boa comunicação entre os profissionais e os usuários atendidos. Nesse sentido, lembra-se dos três pilares: “Ask me three” “Feedback” e “Show me”, com explicações práticas.

“Ask me three” consiste em três perguntas básicas: qual o problema? Como pode ser resolvido? Como o profissional de saúde pode colaborar para solucionar o problema?”, detalha a pesquisadora. O “Show me” é a demonstração pelo profissional junto ao paciente, da maneira correta sobre o uso de um medicamento ou de um instrumento voltado para melhoria da saúde – como a insulina (uso contínuo por diabéticos) e de um aparelho indicado para a surdez, por exemplo.

Já o “Feedback” é a maneira como o paciente dá o retorno para o profissional de saúde a respeito da evolução ou resultado do tratamento, medicação e condutas.

Segundo a pesquisadora, projeto será apreciado pelo CEPEx para ser institucionalizado pela Universidade

Por Ascom/Unimontes

 

Aguçar a criatividade, o conhecimento e a compreensão dos alunos, adicionando diferentes metodologias às aulas tradicionais. Essa tem sido a iniciativa de muitos professores da Unimontes durante o período de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Dois docentes vinculados ao Departamento de Fisiopatologia e responsáveis pela disciplina de Imunologia no curso de Odontologia, Mariléia Chaves Andrade e Waldemar de Paula Júnior, produziram um e-book com o título “Perfil Imunológico de Doenças da Cavidade Oral”.

O e-book tem 124 páginas, sete capítulos e tem Projeto Gráfico assinado pela Tradição Planalto Produções Visuais e Editoriais e é prefaciado pelo vice-presidente da Liga de Imunologia das Doenças Infecciosas e Autoimunes da Unimontes, Francisco Ferreira de Lima Neto.

O produto, desenvolvido com a colaboração dos acadêmicos do 3º período de odontologia, oferece abordagem das respostas imunes sob a ótica da odontologia e relaciona os principais mecanismos imunológicos com a cavidade oral. “O conteúdo contribui para que estudantes e profissionais, amantes da odontologia, façam uma relação mais próxima desses aspectos”, destacam os autores.

Os autores lembram que embora os conteúdos de imunologia sejam interessantes e despertem a curiosidade dos estudantes, os mecanismos envolvidos no seu entendimento são complexos e considerados difíceis por muitos, desafiando as metodologias de ensino empregadas e os critérios de avaliação.

No sentido de utilizar formas mais enriquecedoras no processo de ensino-aprendizagem, os Professores de Imunologia Mariléia Chaves Andrade e Waldemar de Paula Júnior, do Departamento de Fisiopatologia da Unimontes e responsáveis pela disciplina de Imunologia no Curso de Odontologia têm experimentado aguçar a criatividade, conhecimento e compreensão dos alunos adicionando diferentes metodologias às aulas tradicionais.

 

O e-book está disponível para download no link

 

Foram prorrogadas até o dia 15 de dezembro as inscrições para a seleção de professores formadores do Projeto Trilhas de Futuro, no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A coordenação do projeto é da Escola Técnica de Saúde, do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT). A iniciativa é do Governo do Estado de Minas Gerais.

Por meio do Edital 01/2021, estão sendo oferecidas disciplinas nas áreas de “Anatomia e Fisiologia Humana”, “Microbiologia e Parasitologia”, “Farmacologia Aplicada em Enfermagem” e “Saúde Coletiva e Políticas Públicas de Saúde I”, no Curso Técnico em Enfermagem, e “Políticas de Saúde no Brasil”, “Planejamento em Saúde” e “O Processo de Trabalho em Saúde”, no Curso Técnico em Gerência em Saúde.

O processo simplificado consiste na análise curricular para a formação do cadastro de reserva. O edital pode ser acessado aqui. O valor da bolsa é de R$ 30,00 por hora/aula. É preciso preencher um formulário próprio com os dados cadastrais. Também é necessário encaminhar a seguinte documentação exigida em edital:

  • histórico ou diploma de graduação;
  • certificado ou declaração de curso de pós-graduação; e
  • documentação comprobatória da experiência profissional.

Os documentos devem ser enviados em formato PDF para o endereço de correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Foram atendidos 270 alunos, sendo 200 vagas para o Curso Técnico em Enfermagem (vespertino) e 70 vagas para o Curso Técnico em Gerência em Saúde (matutino). No âmbito do Estado, o Projeto oferece gratuitamente educação profissional nas instituições parceiras, com perspectiva de contribuir na empregabilidade de jovens. Ao todo, foram 40 mil vagas para alunos de escolas públicas e privadas, matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio.

Artes CEPT 9

O Projeto Trilhas de Futuro, no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), está novamente com inscrições abertas para matrícula, desta vez, apenas para o Curso Técnico em Enfermagem, coordenado pela Escola Técnica de Saúde (ETS), do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT).

Os candidatos interessados devem comparecer presencialmente, nesta quinta-feira (09/12), às 8h, munidos dos seguintes documentos originais e cópias:

  • documento oficial de identificação;
  • CPF;
  • declaração escolar ou histórico escolar; e
  • comprovante de moradia.

Foi disponibilizada 1 vaga remanescente para o Curso Técnico em Enfermagem, do Projeto Trilhas de Futuro, uma iniciativa do Governo do Minas Gerais, que oferta de forma gratuita educação profissional e tecnológica nas melhores instituições do Estado, com perspectiva de colaborar na empregabilidade dos jovens mineiros. Ao todo, foram mais de 40 mil vagas para alunos e egressos de escolas públicas e privadas. Além da oferta de cursos gratuitos, o Projeto Trilhas de Futuro auxilia os estudantes com vale-transporte e alimentação.

Só podem concorrer os candidatos matriculados no 2° ou 3º anos do Ensino Médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio. Candidatos com Ensino Médio completo também podem concorrer às vagas. Candidatos menores de 18 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal.

A matrícula deverá ser feitas por ordem de chegada, na Rua Coronel Celestino, nº 65, Centro, Montes Claros (MG), ao lado do Museu Regional do Norte de Minas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3215-4338, pelo endereço eletrônico www.cept.unimontes.br e pelo correio eletrônico cursos.cept@unimontes.

 

Artes CEPT 8

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está com uma nova oportunidade para os candidatos interessados nos cursos técnicos do Projeto Trilhas de Futuro. A partir de segunda-feira (06/12), 8h, estarão abertas matrículas para vagas remanescentes dos cursos técnicos em Enfermagem e Gerência em Saúde, coordenados pela Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT).

São 7 vagas disponíveis para o curso técnico em Gerência em Saúde (turno matutino) e 8 vagas para o curso técnico em Enfermagem (turno vespertino), ambos do Projeto Trilhas de Futuro, uma iniciativa do Governo do Minas Gerais, que oferta de forma gratuita educação profissional e tecnológica nas melhores instituições do Estado, com perspectiva de colaborar na empregabilidade dos jovens mineiros. Ao todo, foram mais de 40 mil vagas para alunos e egressos de escolas públicas e privadas. Além da oferta de cursos gratuitos, o Projeto Trilhas de Futuro auxilia os estudantes com vale-transporte e alimentação.

As matrículas deverão ser feitas pessoalmente, por ordem de chegada, a partir do dia 06/12, 8h, na própria ETS, localizada na rua Coronel Celestino, nº 65, Centro, Montes Claros (MG), ao lado do Museu Regional do Norte de Minas. Os candidatos devem apresentar os originais e cópias dos seguintes documentos:

  • documento oficial de identificação;
  • CPF;
  • declaração escolar ou histórico escolar; e
  • comprovante de moradia.

Só podem concorrer a uma das vagas os candidatos matriculados no 2° ou 3º anos do Ensino Médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio. Candidatos com Ensino Médio completo também podem concorrer às vagas. Candidatos menores de 18 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3215-4338, pelo endereço eletrônico www.cept.unimontes.br e pelo correio eletrônico cursos.cept@unimontes.

 

Artes CEPT 4

Por Ascom/Unimontes

 

A Unimontes aprimora a qualidade do ensino da enfermagem com a aquisição de manequins simuladores. Os novos equipamentos, que serão usados pelos acadêmicos nas aulas práticas, foram adquiridos pelo Departamento de Enfermagem, com recursos da Universidade.

Além do curso de graduação em Enfermagem, os materiais serão usados nas atividades práticas de estágios e dos diversos cursos de capacitação e treinamento. Foram adquiridos um manequim adulto (corpo inteiro), dois troncos (cabeça e tórax) e um bebê (corpo inteiro).  O investimento foi de R$ 10,8 mil.

A compra dos bonecos resultou de um esforço coletivo, que envolveu a Chefe do Departamento de Enfermagem, Daniella Fagundes Souto, e a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Luciana Barbosa Pereira, juntamente com os professores da graduação. Foi feito um levantamento das necessidades para a melhoria das práticas no laboratório.

O processo licitatório contou também com a participação da técnica de laboratório Catiana Fernandes Ferreira Silva, com o envolvimento da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Nair Prates Barreto, e da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, que contribuíram para que novas tecnologias sejam implementadas no processo de ensino na área da saúde.

A professora Viviane Carrasco, que ministra aulas teórico-práticas no laboratório de Semiologia da Unimontes, também contribuiu no processo de solicitação e aquisição dos manequins simuladores para o curso de Enfermagem. Ela destaca a importância do investimento: “O treinamento das técnicas e práticas em manequins simuladores proporciona diversas vantagens como a possibilidade de repetição da técnica com correção de erros, aumentando o nível de confiança do estudante em suas capacidades. Garante a segurança no ensino, não oferecendo riscos ao paciente, por ser um ambiente simulado em laboratório”, explica.

“A gestão superior Unimontes permanece contribuindo no processo de formação dos estudantes com aquisições de materiais e equipamentos diversos para o ensino nas diferentes áreas”, enfatiza Viviane Carrasco.

 

MELHORIA PARA OS ACADÊMICOS

A importância da compra dos manequins para as atividades práticas de enfermagem é enaltecida pelos acadêmicos. “A obtenção de novos bonecos para o laboratório de Semiologia da Unimontes é de suma importância para agregar no aprendizado dos estudantes, visto que o contato prévio com a simulação facilita a execução das práticas e reduz o nervosismo do aluno quanto à execução correta de técnicas e procedimentos”, afirma Izabella Soares Gomes, aluna do terceiro período de Enfermagem. “Materiais novos e bem conservados estimulam a vontade de aprender e conhecer, além de serem equipados com diferentes tecnologias e novidades para as aulas simuladas,” avalia Izabella Soares Gomes.

“Os manequins são de grande importância para o nosso aprendizado. É possível desenvolver habilidades treinando em diferentes cenários de simulação, o que gera mais confiança na realidade clínica”, revela a acadêmica do oitavo período de Enfermagem, Ana Cecília Melo Lopes.

 

 

COMO OS MANEQUINS SERÃO USADOS

Os manequins serão usados em aulas sobre aplicações práticas: administração de edemas, cuidados com a colostomia, ileostomia, supra público, cuidado com a traqueostomia, cateterização, masculina e feminina, lavagem e lavagem nasogástrica, injeções (seos locais), higiene pessoal (bucal, com próteses removíveis), levantamento e mobilização do paciente, curativos (amputação da perna coto), enfaixamento, introdução de sondas uretal/retal/útero, tratamento com oxigênio e  técnicas de reanimação cardiorrespiratória no adulto e pediátrica.

Em breve, com a aquisição de mais outros equipamentos, o curso de Enfermagem da Unimontes contará com a ampliação no desenvolvimento dos treinamentos de competências e habilidades para os estudantes, favorecendo a qualidade do ensino.