Notícias

Notícias (1077)

Alunos terão ajuda de custo de até 250 reais mensais

O Programa Novos Caminhos, por meio da Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), abre pré-matrículas, no período de 21 a 27 de setembro de 2021, para 450 vagas em diversos cursos técnicos em 10 municípios mineiros. A ETS é dirigida pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Unimontes.

As vagas são para os cursos técnicos de Administração (Capelinha, Grão Mogol, Guaraciama e Joaíma), Apicultura (Bocaiuva), Comércio (Almenara, Manga e São Francisco), Desenvolvimento de Sistemas (Bocaiuva, Montes Claros e Salinas), Rede de Computadores (Montes Claros), Saúde Bucal (Montes Claros), Sistemas de Energia Renovável (Montes Claros) e Vendas (Montes Claros).

A maioria dos cursos serão realizados no turno noturno, com exceção do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas, Montes Claros, que será no turno matutino e no vespertino os cursos técnicos de Comércio, em Manga, e Sistemas de Energia Renovável e Vendas, em Montes Claros. Cada turma tem disponível 30 vagas. Os alunos receberão auxílio transporte e alimentação durante todo o curso e pode chegar ao valor mensal de R$ 250,00.

A pré-matrícula é gratuita e pode ser feita pelo endereço eletrônico www.cept.unimontes.br. O candidato deve também encaminhar toda a documentação para o endereço de correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., dentro do período estipulado.

Podem concorrer às vagas somente alunos matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio. A classificação dos candidatos se dará primeiro a alunos matriculados na rede pública de ensino, que também sejam portadores de alguma deficiência e inscritos em programas federais de transferência de renda, como, por exemplo, o Bolsa Família, e que tenham feito a inscrição eletrônica primeiro. Em seguida, serão classificados os candidatos matriculados na rede de ensino pública, portadores de deficiência e que tenham feito inscrição primeiro. A 3ª ordem de classificação se dará aos candidatos matriculados na rede de ensino pública, titular ou dependente dos programas federais de transferência de renda e que tenham feito a inscrição primeiro. Se ainda restarem vagas, poderão ser classificados, dentro do limite de vagas, candidatos matriculados na rede de ensino pública, que tenham feito inscrição primeiro. Após a prioridade dos alunos da rede de ensino pública, serão classificados os candidatos matriculados na rede de ensino privada, tendo prioridade, os portadores de deficiência ou inscritos em programas federais de transferência de renda, que tenham feito inscrição primeiro, e, caso ainda restem vagas, os candidatos apenas matriculados na rede de ensino privada poderão ser contemplados com vagas. É importante destacar que na maioria das situações, os candidatos inscritos primeiro terão mais chances de classificação dentro do limite de vagas.

O diretor do CEPT, professor Márcio Antônio Alves Veloso, ressalta que os cursos foram pensados de forma estratégica para atender às necessidades de cada município. “São cursos de alta empregabilidade e podem contribuir muito para a melhoria de vida dos alunos contemplados”.

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa do Ministério da Educação e pretende expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de cursos e programas de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional. A previsão de início dos cursos é para outubro de 2021. Quem quiser mais informações, pode acessar o endereço www.cept.unimontes.br ou ligar para (38) 3215-4338.

 

Artes CEPT 24

Serviço

Processo Seletivo Simplificado para alunos para cursos técnicos - Edital 06/2021

Oferta pelo Programa Novos Caminhos.

Pré-matrícula: 21 a 27 de setembro

Valor da inscrição: gratuito.

Valor dos cursos: gratuitos.

A Escola Técnica de Saúde (ETS), do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realiza, na próxima sexta (17/09), às 19h, a palestra “Você no Controle!”, com a professora Vânia de Oliveira Silva. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo hotsite do evento:  https://www.even3.com.br/vocenocontrole.

A iniciativa é da Coordenação do Curso Técnico de Administração e visa discutir os controles na administração pública, seus tipos e a transparência pública, com ênfase no controle social e como o técnico em Administração e a sociedade podem participar disso. A palestrante é professora da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), graduada em Ciências Contábeis, especialista em Gestão Pública, mestre em Administração e possui experiência na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. A mediação da palestra será com a professora Júnea Tatiane Damasceno Oliveira, do Departamento de Educação da Unimontes e responsável pelas Atividades Complementares do curso.

Para a coordenadora do curso, professora Zaida Ângela Marinho de Paiva Crispim, esse “será um momento importante de interação entres as duas universidades, Unimontes e Unemat. Os alunos e demais participantes terão a oportunidade de discutir um tema de grande relevância no atual contexto da gestão pública". O Curso Técnico de Administração está com uma turma em andamento, que teve início em fevereiro de 2021. As aulas são realizadas no turno noturno e estão ocorrendo de forma remota, devido às restrições sanitárias da pandemia da Covid-19. Originalmente, as aulas do curso são presenciais. Nos próximos meses, novo processo seletivo será realizado para oferta de mais 30 vagas, com início previsto em 2022.

C75F5C27 C4B9 430E 9656 F8B8D6BDFB61

 

Serviço

Palestra: Você no Controle!

Realização: Curso Técnico de Administração da ETS/CEPT/Unimontes.

Data: 17/09/2021.

Horário: das 19h às 21h.

Inscrições: https://www.even3.com.br/vocenocontrole.

Valor: gratuita.

Emissão de certificado: sim.

A Escola Técnica de Saúde (ETS) recebe até o dia 17 de setembro os documentos para as matrículas dos novos alunos dos cursos técnicos do Programa Trilhas de Futuro, do Governo de Minas Gerais. A ETS pertence ao Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e ofertou, por meio do Programa, 200 vagas para o Curso Técnico de Enfermagem (vespertino) e 70 vagas para o Curso Técnico de Gerência em Saúde (matutino), que tiveram, respectivamente, 1.935 e 1.130 candidatos inscritos, tendo 9,67 e 16,14 candidatos por vaga.

Para saber se foi aprovado, acesse aqui o resultado. É necessário informar o número de inscrição ou algum dos documentos de identificação informados no ato de inscrição e a data de nascimento do candidato.

Ao confirmar a aprovação, o futuro aluno da Unimontes precisa comparecer à ETS, localizada na Rua Coronel Celestino, 65, Centro, Montes Claros (MG), ao lado do Museu Regional do Norte de Minas. Deve levar as seguintes cópias de documentos e seus originais:

- documento de identificação (carteira de identidade, carteira de motorista ou, em último caso, certidão de nascimento);

- CPF;

- comprovante de residência em seu nome, de um dos pais ou de algum responsável;

- declaração de escolaridade (no caso de alunos matriculados no Ensino Médio); e

- declaração de conclusão ou histórico escolar (no caso de Ensino Médio completo).

 

O Trilhas de Futuro é uma programa do Governo de Minas, que visa a oferta gratuita de educação profissional nas melhores instituições do Estado, com perspectiva de colaborar na empregabilidade dos jovens. Ao todo, são mais de 40 mil vagas para alunos de escolas públicas e privadas, cuja prioridade foi os matriculados nos 2º e 3º anos do Ensino Médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio. Pessoas com Ensino Médio completo também foram contempladas. Além da oferta de cursos técnicos gratuitos, o Programa Trilhas de Futuro auxiliará os estudantes com vale-transporte e alimentação.

Para mais informações, ligue para (38) 3215-4338 ou acesse o site www.cept.unimontes.br. Também pode ser enviado uma mensagem para o endereço de correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

WhatsApp Image 2021 09 11 at 11.07.06

Edital de Seleção Pública 06/2021 - Processo Simplificado para candidatos a vagas em Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira o andamento de outros editais.

Por Ascom/Unimontes

 

No mês de julho de 2021, o mercado de trabalho formal de Montes Claros teve resultado positivo na relação entre contratações e desligamentos, com a geração de 485 novos postos de trabalho. Foi o melhor resultado para o mercado de emprego formal na cidade, desde 2013, demonstrando a recuperação dos impactos da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).
Tal cenário é revelado em mais uma edição do Boletim do Observatório do Trabalho do Norte de Minas (OTNM), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O estudo mensal é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (Gepad), vinculado ao Departamento de Ciências da Administração.

Em julho foram admitidos em Montes Claros 1.700 homens (56,1% do total) e 1.331 mulheres (43,9%) do total. Entre as pessoas desligadas dos postos de trabalho, 1440 são do sexo masculino (56,6% ) e 1.029 do sexo feminino (43,4%). Os números são similares aos da média histórica da representação de tais categorias no total de empregos formais da cidade.

De acordo com o diagnóstico, o setor que apresentou maior saldo nos empregos formais na cidade foi o comércio com 205 postos de trabalho, seguido da construção civil (171), Serviços (103) e indústria (60). A agropecuária teve saldo negativo (-54), o que pode ser vinculado ao fato de o setor ter mudanças sazonais.

O levantamento mostra ainda que em julho houve uma movimentação maior no mercado em relação a maio e junho, com crescimento tanto das contratações como das dispensas. Porém, o aumento das admissões foi percentualmente (18,3%) acima do crescimento dos desligamentos (8,7%).

Um dos responsáveis pelo OTNM, o professor Roney Versiani Sindeaux, ressalta que, apesar do resultado positivo, a pesquisa mostra que o crescimento do saldo no mercado formal de emprego de Montes Claros permanece na média do estado e da própria região do Norte de Minas. Ele salienta que isso representa uma preocupação quanto ao ritmo lento de recuperação do mercado de trabalho local.

“A título de referência, os dados do Norte de Minas, dissociados dos de Montes Claros, indicam um crescimento acima da média do estado e mais que o dobro do percentual obtido pela cidade”, comenta o professor Sindeaux, que coordena a pesquisa juntamente com o professor o professor Rogério Martins Furtado de Souza.

Melhor resultado no grupo de 18 a 24 anos

Em julho, foram admitidos em Montes Claros 1.700 homens (56,1% do total) e 1.331 mulheres (43,9%) do total (Foto: PMMC/Divulgação).

Quanto ao perfil do trabalhador, que obteve o melhor resultado no mês na relação entre admissões e desligamentos, este grupo foi constituído por homens e mulheres na faixa etária dos 18 aos 24 anos, com ensino médio completo. Eles foram contratados principalmente por microempresas.

Para as mulheres, também houve ganho na faixa da escolaridade que compreende o superior incompleto e o superior completo. Para os homens, o ganho mais significativo foi na faixa do 1,01 a dois salários mínimos nos setores da construção civil (microempresas e pequenas empresas) e no comércio (microempresas).

Para as mulheres, o ganho foi na faixa de 1,01 aos 1,5 salários mínimos, nos setores dos serviços (microempresas e pequenas empresas) e no comércio (microempresas).

O boletim aponta que as perdas de postos de trabalho mais significativas aconteceram para os trabalhadores do sexo masculino acima de 50 anos, com faixa salarial de 0,51 a um salário mínimo, atuantes nas pequenas e médias empresas do setor agropecuário.

Para as mulheres, os principais desligamentos aconteceram na faixa salarial de 0,51 a 1 salário mínimo nas médias empresas do setor de serviços.

 

Microempesas em destaque nos últimos nove meses

Na avaliação dos últimos nove meses, o maior volume no saldo de contratações é gerado pelas microempresas, seguido pelas grandes empresas. As médias empresas tiveram saldo negativo durante todo o período. O comércio foi o setor econômico que obteve o maior saldo, seguido pelos serviços. A agropecuária é o único setor com saldo negativo ao longo dos últimos nove meses.

Ainda na análise da evolução ao longo dos últimos nove meses dos saldos mensais por categoria, verifica-se que é significativa a predominância pela procura por trabalhadores na faixa dos 18 aos 24 anos, com ensino médio completo e superior incompleto.

No sentido inverso, é contínuo o desligamento de profissionais com 50 anos ou mais, assim como o desligamento de profissionais com pós-graduação, perfil normalmente associado a uma maior remuneração.

Por Ascom/Unimontes

 

Plataforma permite a consulta a mais de 12 mil e-books; calouros já passam por treinamentos para sua utilização

Como novidade a partir deste semestre letivo, a Universidade Estadual de Montes Claros anuncia a renovação da assinatura da Biblioteca Virtual da “Pearson”, uma plataforma que oferece à comunidade acadêmica o acesso a mais de 12 mil títulos de e-books em 40 áreas do conhecimento, de editoras do Brasil e do exterior. Os investimentos são da ordem de R$ 100 mil para a renovação da licença de uso.

Todos os 1,2 mil professores e 11,8 mil acadêmicos dos cursos de graduação, mestrados, doutorados, além dos cursos de Educação a Distância (EaD) e dos cursos técnicos e profissionalizantes podem utilizar a plataforma, com base no cadastro que já possuem no sistema da Biblioteca Universitária da Unimontes. O acesso é permitido também aos servidores técnico-administrativos.

 

CALOUROS – Ao mesmo tempo, há um trabalho dirigido para que os novos acadêmicos, ingressantes na primeira semana de agosto, com as turmas iniciais do segundo semestre letivo de 2021, sejam treinados pela equipe da Biblioteca Universitária. Os coordenadores de curso podem solicitar o agendamento do treinamento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Todos os acadêmicos/calouros já foram automaticamente cadastrados para utilizar a Biblioteca Virtual e para acessar é necessário o login (matrícula acadêmica) e a senha (os seis primeiros dígitos do CPF).

 

O software Pergamum é utilizado pelo sistema virtual das Bibliotecas.

 

COMO ACESSAR A BIBLIOTECA VIRTUAL

A Biblioteca Virtual “Pearson” está integrada ao software Pergamum utilizado na própria plataforma do Sistema de Bibliotecas Universitárias da Unimontes, pelo link: http://pergamum.unimontes.br/pergamum/biblioteca/. O tutorial para o acesso está disponível na cartilha http://bit.do/virtual_biblioteca. Em caso de dúvidas, contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O acesso à Biblioteca Virtual da Pearson é ilimitado (24 horas por dia), inclusive com a possibilidade de leitura off-line. Segundo explica a diretora da Biblioteca Universitária/Unimontes, Roseli Damaso Garcia, a plataforma está disponível para computadores (desktops), notebooks, tablets e smartphones (sistemas Android e IOS) por sete dias por semana, de qualquer lugar, reduzindo custos e tempo.

Conta, ainda, com ferramentas de anotação, marcação de texto, listas personalizadas, criação de citações, cartões de estudo e metas de leitura.

Por Ascom/Unimontes

Os professores  e servidores técnico-administrativos da  Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vão receber a segunda dose da vacina contra o Novo Coronavírus (COVID-19) nos próximos dias 8 e 9 de setembro (quarta-feira e quinta-feira).

A segunda dose será aplicada no campus-sede em sistema drive-thur, das 17h às 21h, em tenda montada no espaço entre os prédios 2 (Centro de Ciências Humanas/CCH) 3 (Centro de Ciência Exatas/CCET). Os professores e servidores técnico-administrativos também poderão receber a  segunda dose da vacina em outros locais de imunização.

A vacinação no campus-sede foi viabilizada a partir de articulação da Reitoria da Unimontes junto à Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros que, nos dias 16 e 18 de junho deste ano, contemplou os professores e servidores técnico-administrativos com a primeira dose do imunizante.

Os docentes e demais colaboradores (incluindo os terceirizados, da empresa MGS) recebem a vacina conforme cadastro da  Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) da Unimontes, encaminhado para a Secretaria Municipal de Educação.

Para a imunização, será imprescindível apresentar um documento original de identidade com fotografia, cartão do SUS e comprovante de residência em Montes Claros.

 

 

 

Serviço:
Vacinação – SEGUNDA DOSE – contra COVID-19 dos professores e servidores técnico-administrativos da Unimontes no campus-sede:
Dias: 8 e 9 de setembro.
Horário: 17h às 21h.
Documentos a serem apresentados: documento original de identidade com fotografia, cartão do SUS e comprovante de residência em Montes Claros.

Por Ascom/Unimontes

 

Grupo de  trabalho da LGPD apresenta resultados em encontro

A  Unimontes adota todas as medidas para o cumprimento dos dispositivos da Lei nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para isso, criou um grupo de trabalho (GT) responsável pela implementação de várias ações no âmbito da Universidade. Os resultados constam em relatório apresentado nesta quarta-feira (25/8), em encontro realizado na Biblioteca Central Antônio Jorge, no campus-sede.

O evento presidido pelo reitor professor Antonio Alvimar Souza, juntamente com a vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, e outros integrantes da gestão superior, contou com  participação dos membros do  grupo de trabalho e de servidores de vários setores da instituição. Teve ainda a presença do presidente da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Montes Claros, advogado André Crisóstomo.

Na oportunidade, o coordenador do GT da LGPD/Unimontes e professor vinculado ao curso de Direito, Herbert Alcântara Ferreira detalhou as metas e os números levantados durante a execução do relatório. “O  grupo sempre esteve focado na observação de todas as diretrizes que a legislação traz para a sociedade, com olhar específico para todas as áreas de atuação da Universidade”, lembra.

Ele destaca que a equipe atuou no sentido de criar políticas específicas para os diferentes setores da instituição que lidam com o atendimento à comunidade. “Foram feitos  levantamentos de fluxos de dados e implementadas políticas de atuação para cada setor. Também foram criadas divisões de responsabilidade para cada setor da universidade que trata da questão dos dados pessoais”, relatou o coordenador .

Alcântara Ferreira detalhou ainda como foram as atividades da comissão, implementadas em três etapas. A primeira delas foi o diagnóstico dos impactos da LGPD na instituição. Ainda no encontro, os integrantes do GT LGPD/Unimontes entregaram o relatório das ações desenvolvidas e das medidas recomendadas ao reitor Antônio Alvimar Souza.

O grupo de trabalho foi composto por representantes da Secretaria Geral, Procuradoria, Pró-Reitorias, Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), setores de Desenvolvimento de Sistemas e de Gerência de Tecnologia e Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

O reitor Antonio Alvimar Souza destacou o empenho e a dedicação do grupo, e enalteceu o compromisso da universidade em seguir os preceitos legais, visando assegurar a transparência e o atendimento às demandas da sociedade. “Temos que cumprir as leis com o compromisso de não colocar em risco as instituições”, observou o reitor.

 

LIVRO SOBRE A LGPD

O encontro na Biblioteca Central da Unimontes foi dividido em dois momentos. No segundo, houve o lançado o livro “A LGPD comentada artigo por artigo”, de autoria do próprio Herbert Alcântara e do professor Rafael Antonio Gonçalves Lima, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Uninontes. A obra é resultado de estudo e pesquisa desenvolvida pelos autores durante o curso de doutorado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A obra tem o prefácio do desembargador Laílson Braga Baeta Neves, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

 

 

 

 

Herbert Alcântara e do professor Rafael Antonio Gonçalves Lima (foto: Andrey Librelon/Unimontes)

 

ALINHAMENTO

O trabalho na Universidade será contínuo e segue a orientação do Estado, no âmbito da Administração Pública Estadual de Minas Gerais, tendo em vista as necessidades distintas de dados de cada instituição. O Governo conta com um hotsite específico para orientar todos os gestores e servidores vinculados ao serviço público sobre os procedimentos de adaptação e implementação dos dispositivos da lei:.

Dentre as várias informações oficiais, há disponível, ainda, uma cartilha elaborada pelo Grupo de Trabalho sobre a Lei Geral de Proteção de Dados no âmbito do Governo do Estado de Minas Gerais, formado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Controladoria Geral do Estado (CGE), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Advocacia Geral do Estado (AGC) e Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

O Governo do Estado de Minas Gerais está com inscrições abertas até o dia 30 de agosto de 2021 para cursos técnicos pelo Programa Trilhas do Futuro. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), é uma das instituições participantes da proposta.

O Programa Trilhas de Futuro é uma iniciativa que visa a oferta gratuita de educação profissional nas melhores instituições do Estado de Minas Gerais, com perspectiva de contribuir na empregabilidade dos jovens. Ao todo são 40 mil vagas para alunos de escolas públicas e privadas, matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio. Pessoas com ensino médio completo também podem se candidatar. A Unimontes está oferencendo 200 vagas para o Curso Técnico de Enfermagem, no turno vespertino, e 70 vagas para o Curso Técnico de Gerência em Saúde, no turno matutino. Além da oferta de cursos técnicos gratuitos, O Trilhas de Futuro disponibilizará vale-transporte e alimentação aos estudantes.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço www.trilhasdefuturo.mg.gov.br, clicar em Inscreva-se e, inicialmente, informar documento e data de nascimento. Após essa tela, serão solicitados seus dados pessoais para, em seguida, informar 3 opções de curso. A seleção obedecerá à seguinte prioridade: (1) cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública estadual; (2) cursando o segundo ano do ensino médio na rede pública estadual; (3) cursando a EJA – ensino médio na rede pública estadual; (4) cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede pública federal ou municipal; (5) cursando a EJA -  ensino médio na rede pública federal ou municipal; (6) cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede particular; (7) cursando a EJA – ensino médio na rede particular; (8) egressos do ensino médio, de qualquer rede. Em caso de empate, o critério será ter idade menor. Se ainda persistir o empate, terá prioridade aqueles candidatos que não possuírem ocupação profissional. Se mesmo assim, permanecer o empate, ocorrerá um sorteio.

 

post