Notícias

Notícias (1077)

Por Ascom/Unimontes

Inscrições de estudantes serão recebidas no período de 16 a 30 de agosto

As ações da atual gestão da Unimontes em benefício da comunidade acadêmica continuam durante o período de enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). Nesse sentido, a Universidade divulgou nesta semana edital para a seleção de acadêmicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica para a doação de equipamentos de informática no âmbito do  Programa Estadual de Assistência Estudantil (PEAES), visando a inclusão digital. As inscrições serão recebidas no período de 16 a 30 de agosto, pela internet. O processo é conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão por meio do Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE).

Será feita a doação de equipamentos arrecadados por meio da campanha “Um computador doado = um aluno conectado”, realizada pela instituição com o objetivo de atender os estudantes de baixa renda da instituição, viabilizando o acesso às  aulas remotas durante a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). A campanha teve importante alcance e beneficiou dezenas de universitários.

NOVAS DOAÇÕES

Está prevista a distribuição de 120 aparelhos celulares (smartphones) doados pela Receita Federal. Serão doados também computadores e tablets adquiridos por intermédio da campanha “Um computador doado= um aluno conectado”.

Para participar do processo seletivo, os alunos deverão  preencher o formulário de inscrição,  disponível no link. Conforme o edital, a iniciativa tem como principal objetivo “auxiliar a permanência dos acadêmicos em condição de vulnerabilidade social, a fim de reduzir os níveis de evasão nos cursos presenciais da Universidade e “minimizar os efeitos das desigualdades sociais tão latentes em nossa sociedade”.

Além disso, visa “apoiar a inclusão digital, por meio de estratégias emergenciais aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica de forma a prestar-lhes apoio para participação e acompanhamento das atividades não presenciais desenvolvidas em sistema remoto”.

Poderão se inscrever acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e cursos técnicos de nível médio presencial da Unimontes, “que estejam em situação de vulnerabilidade social e impossibilitados de realizar as atividades, em formato remoto, devido à falta de equipamentos eletrônicos”.

Conforme as regras previstas no edital,  para concorrer à doação dos equipamentos de informática, os acadêmicos deverão possuir renda per capita familiar  no limite de um salário mínimo. Os alunos matriculados nos cursos no modelo a distância não poderão participar do processo seletivo.

Os candidatos contemplados com a campanha  “Um computador doado= um aluno conectado” no  ano de 2020 só poderão ser contemplados em 2021  caso os aparelhos doados  ou cedidos tenham sido devolvidos logo após o recebimento, por motivo de não funcionamento.

Serviço

Inscrições de acadêmicos para o recebimento de doações da campanha “Um computador doado = um aluno conectado”

Período de inscrições:  16 a 30 de agosto de 2021

Como se inscrever: formulário disponível no link

Edital de Seleção Pública 04/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor Formador em Cursos Técnicos em Administração e Desenvolvimento de Sistemas, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 05/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor Formador em Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira o andamento das etapas deste edital.

Por Ascom/Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai iniciar os estudos e atualização de planilhas orçamentárias para elaborar o processo licitatório para a conclusão das obras da Escola do Brasil Profissionalizado na cidade de Brasília de Minas. O anúncio foi feito pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, na última sexta-feira à tarde (6/8), em reunião com lideranças de Brasília de Minas, quando visitou as instalações da Escola e esclareceu que o Setor de Engenharia da Unimontes precisará fazer um minucioso levantamento técnico para detalhar o que será necessário para a conclusão da escola.

“A Unimontes em constante diálogo com o Governo do Estado, com a Secretaria de Estado de Educação, com o Ministério da Educação e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vem adotando todas as medidas necessárias, desde a obtenção de recursos e até o suporte técnico, para que possamos concluir essa obra que será fundamental para impulsionar a educação técnica nos municípios contemplados”, disse o reitor.

A Unimontes, pelo convênio com o FNDE, é responsável pela construção de 13 escolas do Brasil Profissionalizado em Minas Gerais, contemplando os municípios de Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Grão Mogol, Ibirité, Janaúba, Joaíma, Lagoa Santa, Manga, Monte Azul, Pompéu, Taiobeiras e Unaí.

A visita e reunião do reitor atendeu o convite da Prefeitura e contou com a participação de diversas lideranças, como o prefeito de Brasília de Minas, Marcus Vinícius Ferreira Carvalho, o deputado federal Marcelo Freitas, o deputado estadual Gil Pereira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Wladimir Rodrigues Ribeiro, a vice-prefeita Ana Margareth Guedes Ferreira, o promotor de Justiça de Brasília de Minas, João Paulo Fernandes, o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes, professor Aloysio Rocha Vieira, a secretária municipal de Educação, professora Olga Souza e Silva e o assessor de assuntos estratégicos da Unimontes, economista Otávio Braga.

Visita à obra da Escola Técnica do Brasil Profissionalizado de Brasília de Minas (Foto: Alex Sezko)

 

Por Ascom/Unimontes

Observatório do Trabalho revela, ainda, que o ritmo de recuperação ainda está abaixo das médias nacional, estadual e regional do Norte de Minas

O movimento do mercado de trabalho da cidade de Montes Claros em junho deste ano foi similar ao observado em maio, com um saldo positivo de 153 vagas na relação entre as admissões e os desligamentos de trabalhadores formais. E no acumulado do primeiro semestre de 2021 foram criados 1.874 novos postos de trabalho, correspondendo a um crescimento de 2,05% em relação ao mesmo período de 2020.

O quadro é apontado pelo boletim do Observatório do Trabalho do Norte de Minas (OTNM), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O estudo mensal é realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (Gepad), vinculado ao Departamento de Ciências da Administração.

“Considerando a dinâmica em junho, a movimentação foi similar ao observado em maio, com certo refreamento nas admissões, mas também nos desligamentos, caracterizando mais a ocorrência de substituições do que propriamente a abertura ou fechamento de postos de trabalho”, afirma o professor Roney Versiani Sindeaux, que coordena o estudo, juntamente com o professor Rogério Martins Furtado de Souza.

Montes teve saldo positivo de vagas de trabalho no primeiro semestre de 2021 na comparação com o mesmo período do ano passado, mas ritmo de recuperação ainda está abaixo das médias nacional, estadual e regional do Norte de Minas (Fábio Marçal)

 

 “Tal dinâmica tem comportamento semelhante também na perspectiva histórica, pois o saldo do movimento do mercado de trabalho na cidade, no mês em análise, está acima dos saldos apontados no período de 2015 a 2020”, pontua Sindeaux.

 

MÉDIAS NACIONAL, ESTADUAL E REGIONAL

Por outro lado, ele salienta que o fato das admissões estarem no patamar mais baixo dos últimos 11 meses, não deixa de representar uma preocupação quanto ao ritmo de recuperação do mercado de trabalho local. Isso porque o levantamento aponta também que o ritmo de crescimento (2,05%) da ocupação formal de empregos na cidade em relação ao ano anterior é menor do que o observado nos cenários nacional (3,26%), estadual (3,88%) e regional (3,41%).

Acesse – Relatório OTNM | junho (PDF)

“Nesse aspecto, merece destaque o crescimento dos demais municípios do Norte de Minas, pois, ao excluir Montes Claros, A região como um todo apresentou crescimento de 4,33%, acima do obtido pelo resto do estado. A diferença entre o percentual de crescimento de Montes Claros e o percentual de crescimento das demais cidades do Norte de Minas (em conjunto) era de 82% em maio e em junho subiu para 111%”, relata o coordenador do OTNM.

 

NÚMEROS ENTRE HOMENS E MULHERES

De acordo com a pesquisa da Unimontes, em junho de 2021 foram admitidos 1.417 homens (57,2% do total) e 1.059 mulheres (42,8%) no mercado formal de emprego em Montes Claros. Por outro lado, foram desligados 1.294 homens (55,7% do total) e 1.029 mulheres (44,3% do total).

Quanto ao perfil do trabalhador que obteve o melhor resultado no mês na relação entre admissões e desligamentos, o grupo em vantagem foi constituído por homens na faixa etária dos 18 aos 24 anos, com ensino médio completo, contratados por micro e pequenas empresas do comércio, da construção civil e dos serviços, com salários na faixa entre 1 a 1,5 salário mínimo, principalmente.

Entre as mulheres, as características das que obtiveram os melhores resultados enquadram-se na faixa etária dos 18 aos 24 anos, com ensino médio completo ou superior incompleto, contratadas para atuar no comércio com faixa salarial também do 1 a 1,5 salários mínimos.

As perdas mais significativas aconteceram para os trabalhadores acima de 30 anos, com ensino médio incompleto, que recebiam na faixa de 0,5 a 1 salário mínimo. No caso dos homens, o setor mais afetado foi o agropecuário, nas pequenas e médias empresas, seguido pelas médias empresas do setor de serviços.

Para as mulheres, observou-se saldo negativo nas médias e grandes empresas do setor de serviços e nas médias empresas do setor agropecuário. Merece registro a perda de postos de trabalho ocupados por homens com pós-graduação, na faixa etária de 40 a 69 anos.

O boletim do OBTNM diz ainda que “analisando a evolução ao longo dos últimos nove meses dos saldos mensais por categoria, observa-se que a preferência de contratações permanece sendo por trabalhadores na faixa dos 18 aos 24 anos e que as faixas etárias que mais perderam postos de trabalho são as que abrigam trabalhadores com 50 anos ou mais”.

 

REMUNERAÇÃO

Quanto à remuneração, revela o estudo do OTNM, no mês de junho as maiores perdas ocorreram para trabalhadores na faixa entre 0,5 a 1 salário mínimo. Porém, no acumulado dos últimos nove meses observa-se que as faixas com o maior saldo de contratação compreendem trabalhadores com remuneração de 0,5 a 1,5 salário mínimo. Há uma contínua perda de postos de trabalho nas faixas com maior remuneração, principalmente entre 5,5 e 7 salários mínimos.

Quanto às empresas, no acumulado dos últimos nove meses, o maior volume de saldo positivo ocorre nas microempresas do comércio e dos serviços e as maiores perdas ocorrem nas empresas médias. Foi registrado significativo aumento de contratações para o setor do comércio, tanto para homens quanto para mulheres. O setor agropecuário é o que apresenta o menor desempenho nas admissões.

“Para o mês de julho, seguindo a perspectiva histórica, espera-se que haja maior volume no saldo de contratações sobre os desligamentos”, conclui o professor Roney Sindeaux.

Edital de Seleção Pública 05/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor Formador em Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira outras etapas deste edital.

 

Por Ascom/Unimontes

“Conhecimento vivo e atuante”. Com este tema, será realizado de 10 a 13 de agosto o  2º Encontro de Projetos de Extensão da Unimontes. Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, o  evento é realizado online e disponibilizado gratuitamente.

O objetivo do Encontro é divulgar as ações de extensão desenvolvidas por meio dos diversos projetos e programas implantados pela PREx/Unimontes.

Na programação constam palestras, debates e minicursos, envolvendo os projetos de extensão realizados nas diferentes áreas do conhecimento, com a participação de professores e acadêmicos. As atividades poderão ser acompanhas pelo site.

Conforme os organizadores, o evento visa aproximar professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos extensionistas, oportunizando um intercâmbio de ideias. Também objetiva o estabelecimento de futuras parcerias para a promoção de eventos ou ações de extensão no âmbito da Unimontes e da comunidade da área de abrangência da instituição.

Nesse contexto, a proposta é valorizar ainda mais as atividades extensionistas na formação acadêmica e compartilhar as experiências bem sucedidas da instituição que evidenciam a essencialidade da extensão no ensino superior e seu impacto na vida e no cotidiano da sociedade.

A Pró-Reitoria de Extensão destaca que a realização das atividades, no formato online,  permitirá, pelo segundo ano consecutivo, uma melhor participação da comunidade universitária, que vive a realidade do ensino remoto. Junto com os professores, servidores e acadêmicos, a  comunidade poderá ter acesso a informações importantes no enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), tais como saúde física, saúde mental, e ferramentas tecnológicas disponíveis para estudo.

A conferência de abertura está prevista para terça-feira (10/8), às 19h, e será apresentada pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), professora Eliane Garcia Rezende. A solenidade será virtual e contará com as participações do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, e da vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu.

Serviço

2º Encontro de Projetos de Extensão da Unimontes – evento virtual

Quando: 10 a 13 de agosto

Inscrições: pelo site oficial: https://www.encontrodeextensao.unimontes.br/

Edital de Seleção Pública 04/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor Formador em Cursos Técnicos em Administração e Desenvolvimento de Sistemas, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 04/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor Formador em Cursos Técnicos em Administração e Desenvolvimento de Sistemas, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 02/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Supervisor de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC) - Polo de Manga, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Confira outras etapas deste edital.