Notícias

Notícias (1075)

Expectativa do evento é alcançar 6 mil participantes inscritos

 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) agiliza os preparativos do seu primeiro evento internacional, o I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, que será promovido no período de 24 a 27 de outubro. Foram recebidas as inscrições de 1902 trabalhos científicos submetidos à comissão organizadora para serem apresentados durante o evento.

Os trabalhos científicos aprovados para serem apresentados no congresso internacional estão relacionados às seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e outras, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Computação e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.

A presidente do Congresso Internacional, a professora Maria das Dores Magalhães Veloso, pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, destaca que a expectativa da organização é que o evento tenha cerca de 6 mil inscritos. O evento será sediado no Campus da Unimontes, no sistema híbrido. Haverá atividades online como palestras com a participação de convidados da França, Espanha e de Portugal, além do Brasil.

A pró-reitora de Pesquisa salienta que a organização do congresso conta com o empenho coletivo, envolvendo um grande número de pessoas, não somente da comunidade acadêmica, mas também de parceiros. “O evento está sendo pensado e organizado por todas as pró-reitorias da Unimontes, com a participação dos centros acadêmicos, professores, alunos, servidores técnico-administrativos e outros colaboradores”, afirma a presidente do Congresso Internacional.

A pró-reitora de Pesquisa da Unimontes lembra que promoção do evento a Universidade conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Receita Federal, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Monte Claros e de outros parceiros. “Além disso, teremos a participação de comunidades tradicionais, com a realização de uma feira da economia popular solidária. Também estão previstas visitas guiadas para estudantes das escolas fundamentais do município”, observa a professora Maria das Dores Magalhães Veloso.

 

EDUCAÇÃO DIGITAL: TEMA DESPERTA INTERESSE

A professora Maria das Dores Magalhães Veloso chama atenção para o tema central do Congresso Internacional da Unimontes: “Educação Digital”, dentro do qual serão abordadas outras questões relacionadas à tecnologia e diversas áreas do conhecimento.

“Por ser a educação digital um tema atual e que marca uma mudança na prática do ensino e da pesquisa, temos observado um grande interesse pelo evento, não somente pela comunidade acadêmica da Universidade, como também de outras instituições de ensino superior e escolas públicas da região, do Brasil e do exterior”, avalia a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes.

 

Serviço:

Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital transformando pessoas e lugares”

Quando: 24 a 27 de outubro de 2023

Onde: Campus da Unimontes – sistema híbrido – atividades presenciais e online

Programação completa: no site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br.

Edital de Seleção Pública 02/2023 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) Âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 20/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada - FICS, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 08/2023 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Apoio Acadêmico e Administrativo de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Acompanhe o andamento de outros editais.

Edital de Seleção Pública 20/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada - FICS, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 07/2023 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor em Cursos FIC, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 02/2023 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) Âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe outras etapas deste edital.

Por Ascom/Unimontes

 

Foram realizadas no Ministério da Educação, em Brasília, no período de 12 a 14 de setembro, as oficinas de produção e desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos da Certificação Profissional – PPCPs. As atividades contaram com a participação dos representantes da Unimontes: a professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, assessora especial do reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago; e o professor Otávio Henrique Oliveira Macedo, diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT).

As oficinas foram preparatórias para o Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais – Re-Saber. Elas constituíram a parte presencial do Curso de Capacitação em Certificação de Saberes e Competências Profissionais, com carga horária de 180 horas (presenciais e a distância), ofertado e custeado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais (Re-Saber) é um programa de certificação profissional gratuito, que atende trabalhadores que detêm saberes e competências desenvolvidos ao longo da vida, fora do ambiente escolar formal, legalmente instituído no Brasil.

A professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, assessora especial da Reitoria, e o professor Otávio Henrique Oliveira Macedo, diretor do (CEPT) – Foto de Arquivo Pessoal.

 

O Re-Saber foi instituído por meio da portaria 24/2021, do Ministério da Educação (MEC), com o propósito de simplificar e desburocratizar a certificação profissional por instituições públicas e privadas, garantindo confiabilidade e transparência nesses processos, que serão ofertados de forma gratuita para o trabalhador.

Os saberes adquiridos na educação profissional e tecnológica e na experiência no trabalho podem ser reconhecidos mediante processo formal de avaliação e de reconhecimento de saberes e de competências profissionais, para fins de exercício profissional e de prosseguimento ou de conclusão de estudos, em consonância com a Lei 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O reconhecimento e a certificação de saberes e competências, no âmbito do Sistema de Ensino de Minas Gerais, constituem o processo educativo pelo qual são avaliados e reconhecidos os saberes, os conhecimentos e as habilidades desenvolvidos a partir da experiência individual e profissional, do exercício das atividades realizadas no mundo do trabalho. A iniciativa é destinada a trabalhadores que buscam o reconhecimento de conhecimentos, de saberes e de competências profissionais adquiridos em processos formais e não formais de aprendizagem e em trajetória de vida e de experiência no trabalho.

A proposta busca atender especialmente aos trabalhadores, maiores de 18 anos. São pessoas que têm conhecimento específico, sem ter tido a oportunidade de cursar uma educação formal. De acordo com a Diretoria de Regulação de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, o Re-Saber se apresenta como um sistema de ação, de médio e longo prazo, que visa proporcionar a expertise e experiência no reconhecimento e certificação em saberes já adotados em vários outros países.  Com o Re-Saber, o MEC objetiva promover o processo de certificação, com menos burocracia e mais agilidade, e capacitar o maior número de instituições possíveis aptas a oferecerem o documento.

O processo de certificação teve início com os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Em um segundo momento, foi estendido às redes de ensino estaduais e municipais, inclusive no âmbito do ensino militar. O objetivo é incentivar a inclusão socioprodutiva e dar a oportunidade de continuidade dos estudos e a elevação da escolaridade formal no país.

Para aderirem ao Re-Saber, as instituições devem elaborar a regulamentação interna e submeterem à aprovação do órgão competente do respectivo sistema de ensino para, depois, solicitarem a adesão por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

 

 

PIONEIRISMO EM MINAS

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) foi pioneiro na implementação dos pressupostos e as diretrizes e os procedimentos para a Avaliação e o reconhecimento de Saberes e de Competências Profissionais – Certificação Profissional – para fins do exercício profissional, no Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais. 

A medida foi efetiva pela Resolução 492, do CEE/MG, de 27 de junho de 2021, que, em seu artigo 9º, determina que a certificação profissional deve ser oferecida por Instituição Educacional, devidamente credenciada como Unidade Certificadora, pelo Sistema, que ofereça cursos técnicos e tecnológicos reconhecidos e na área de conhecimento ou no eixo tecnológico.

A mesma resolução, em seu artigo 10º, estabelece que, dentro da prerrogativa de sua autonomia, a Instituição Educacional deve definir, em seu regulamento interno, as normas específicas e adequadas para a certificação profissional, elaborar os instrumentos metodológicos de avaliação e de validação de conhecimentos, de experiências e de saberes, respeitadas as diretrizes e as normas específicas vigentes. A Unidade Certificadora deverá promover a articulação com outras instituições para compartilhar práticas e capacitar docentes para a ampliação da oferta de certificações profissionais.