Notícias

Notícias (1077)

Por Ascom/Unimontes

Mostra destaca o acervo do advogado e historiador Danilo Avelar, com filmagens que acompanham a transformação da cena urbana por três décadas

Como era a Montes Claros de três décadas atrás e quais foram as principais mudanças até os dias de hoje? Os marcos antigos que desapareceram com o progresso e como surgiram as obras que modificaram a cena urbana com os modernos prédios e as avenidas de pistas largas. O resgate histórico da maior cidade do Norte de Minas (e as inevitáveis comparações) é o convite para a nova exposição virtual “Montes Claros: uma viagem na Máquina do Tempo” que o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM/Unimontes) realiza a partir da manhã desta sexta-feira (2/7). O convidado é o advogado e historiador Danilo Alves Alencar, que traz ao público um acervo de imagens autorais produzidas desde 1989.

 

A mostra é alusiva ao aniversário de 164 anos da elevação de Montes Claros ao título de cidade, comemorados no sábado (3 de julho), e será disponibilizada pelo Facebook “Museu Regional do Norte de Minas” e pelo Instagram “Museu Regional NM”. A curadoria é da historiadora do MRNM, Karine Dias, e durante todo o mês, haverá uma programação virtual com a apresentação de pesquisas e posts temáticos sobre o município de Montes Claros.

O nome da exposição remete aos projetos do próprio Danilo nas redes sociais. Há quatro anos, ele criou a página “Máquina do Tempo” no Facebook. Mais recentemente, até mesmo para minimizar o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19 e provocar a interação entre as pessoas, idealizou o grupo “Tripulantes da Máquina do Tempo” na mesma rede social, além manter também a conta no Instagram “Montes Claros Máquina do Tempo”. Juntos, registram mais de 45 mil seguidores e já há projetos similares para resgatar a história de outras cidades do Norte de Minas, como Coração de Jesus e Botumirim.

Mercado Central foi o antecessor do estacionamento do “Cimentão”; a imagem foi registrada semanas antes da demolição

 

“Minha esposa e eu sempre tivemos um fascínio pelas filmagens. Mesmo com a dificuldade da época, até pelo acesso e custos, tive a oportunidade de conseguir uma câmera filmadora em VHS e começar a registrar as diversas cenas do cotidiano e das paisagens de Montes Claros em 1989”, revela Danilo.

Registro da Praça Doutor Carlos na década de 1980, “coração” do centro de Montes Claros (Reprodução).

 

QUASE O DOBRO

A população atual é 87% maior em relação àquela época. Em 1989, conforme dados do IBGE, Montes Claros tinha cerca de 220 mil habitantes. Na estimativa realizada pelo mesmo Instituto, ano passado, a cidade chegou aos 413 mil moradores. A condição de polo macrorregional, com a oferta das principais estruturas de saúde, educação, comércio, serviço e indústrias, justificam por si só o crescimento populacional com as migrações e esta centralidade montes-clarense para mais de 100 municípios do Norte de Minas, Centro, Vales e até do Sul da Bahia.

Aos 58 anos e pai de três filhos, o advogado reconhece que a “profecia” das mudanças drásticas da cena urbana foi por acaso, mas já se percebia a tendência da rápida transformação de Montes Claros provocada pelo progresso. “A cidade começou a se projetar para os seus arredores. Era um hábito de família registrar todos estes lugares que, em breve, seriam modificados pelos projetos mais modernos de arquitetura e engenharia”, acrescenta.

CONSERVAÇÃO

O acervo do historiador conta, atualmente, com 200 fitas VHS (todas já digitalizadas) e que resistiram às intempéries pelo zelo no acondicionamento em capas próprias com vedação contra a luminosidade e umidade. Com mais investimentos em equipamentos, digitalizou todo conteúdo. Mas as publicações em suas páginas vão além: além dos vídeos antigos, Danilo Avelar compartilha as fotos resgatadas e enviadas pelos próprios seguidores, a maioria da autoria do icônico fotógrafo Facella.

“Fica a lembrança mais uma vez que tudo começou como um hobby e a vontade pessoal de promover a história e a cultura local, já que as gerações mais novas ainda não conhecem muito do nosso passado. Mas tive a surpresa positiva com a rápida aceitação da página e como houve um grande engajamento, a doação de fotos históricas enviadas pelos colaboradores foi algo natural”, enfatiza o historiador.

Uma filmagem em especial é a preferida do pesquisador: do antigo estacionamento do “Cimentão”, onde hoje funciona o Shopping Popular. A captação das imagens foi feita em 360º graus e traz pontos comerciais que não existem mais, além do pouco número de prédios à época. “Foi o primeiro vídeo que postei e, em poucas horas já havia 20 mil visualizações”. Antes do estacionamento, funcionava ali o Mercado Municipal, um dos locais mais movimentados da cidade até meados do Século XX.

As páginas de Danilo se tornaram, ainda, objetos de pesquisa de arquitetos e historiadores no resgate de referências geográficas, estilos de fachadas e construções que não existem mais ou mesmo a espacialidade.

 

Danilo Avelar detém um acervo de mais de 200 fitas VHS, com 32 anos de gravações do cotidiano da cidade de Montes Claros

Edital de Seleção Pública 34/2019 - Curso Técnico em Enfermagem - Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Franscisco Sá, Grão Mogol, Lontra, Minas Novas, Mirabela, Rio Pardo de Minas, Salinas, São Francisco, São João da Ponte, São João do Paraíso, Teófilo Otoni, Varzelândia/MG

Confira outras etapas deste e outros editais.

Por Ascom/Unimontes

Atividades foram discutidas durante reunião com o reitor

Desenvolver ações voltadas para a humanização e para a gestão de pessoas, melhorando o ambiente de trabalho e o grau de satisfação dos servidores. Este tem sido o objetivo do Grupo de Desenvolvimento Humano (GDH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), criado pela Reitoria junto à Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH).

O trabalho do GDH foi discutido em reunião entre seus integrantes e o reitor, professor Antonio Alvimar Souza, terça-feira (15/6). Na oportunidade, foi apresentado um balanço das atividades realizadas em 2020 e o planejamento das ações para o ano de 2021.

O GDH tem como principais temas a autoestima, a melhoria das relações interpessoais, “a arte do cuidado” e a empatia. São palestras, treinamentos, oficinas e capacitações voltadas para a melhoria da gestão de pessoas na universidade.

O reitor Antonio Alvimar Souza enfatiza a importância das atividades do grupo para a melhoria das condições de trabalho na universidade, ressaltando a relevância do compromisso dos servidores e professores com a instituição e com a prestação de serviços à população. “Nosso objetivo é estreitar ainda mais as relações entre os servidores, melhorando sempre o ambiente de trabalho”, reforça o reitor.

PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO

A repercussão do trabalho positivo realizado na Unimontes chegou em outras frentes do Estado. Recentemente, o GDH/Unimontes recebeu um convite para promover treinamentos, palestras e outras atividades para outros órgãos do Governo de Minas Gerais. Conforme o diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Universidade, professor Irineu Ribeiro Lopes, a equipe vai ministrar, inicialmente, uma capacitação voltada para os servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A proposta do treinamento ainda está em elaboração.

O GDH/Unimontes conta com os professores Carlos Alberto Siqueira Alexandre, Geralda Eliana Veloso Lopes de Sá, Irineu Ribeiro Lopes, Jânio Marques Dias, João Roberto de Oliveira, Leonardo Silva Alves, Pedro Miranda Mendes e as servidoras Ludmila Cunha Botelho e Oliveira e Mirian Alves Faustino Mendes.

 

Edital de Seleção Pública 03/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Apoio Acadêmico e Administrativo de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 02/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Supervisor de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC) - Polo de Manga, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Confira outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 03/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Apoio Acadêmico e Administrativo de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira outras etapas deste e outros editais.

Edital de Seleção Pública 02/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Supervisor de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC) - Polo de Manga, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Confira outras etapas deste e outros editais.

Por Ascom/Unimontes.

Em maio de 2022, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) completará 60 anos de implantação do ensino superior no Norte de Minas. O 60º aniversário da instituição será comemorado com uma série de atividades e eventos, coordenados e desenvolvidos por um grupo integrado por professores, servidores técnico-administrativos e colaboradores da Universidade.

A comissão organizadora das comemorações dos 60 anos da Unimontes foi instituída por meio de portaria assinada pelo reitor da Universidade, professor Antonio Alvimar Souza, nesta segunda-feira (21/6). A comissão será presidida pelo ex-reitor da Unimontes (2002-2010), professor Paulo César Gonçalves de Almeida.

A instituição resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada por meio da Lei Estadual 2.615, de 24 de maio de 1962. A antiga FUNM foi transformada na atual Unimontes por meio da Constituição Mineira promulgada em 21 de setembro de 1989. Em 1994, a Universidade teve o seu reconhecimento federal, homologado pela Portaria 1.116, do Ministério da Educação. Desde então, iniciou o seu processo de expansão nas regiões Norte e Noroeste do Estado e no Vale do Jequitinhonha. Atualmente, conta com 11 campi e dois núcleos fora da sede.

 

A portaria de criação da comissão organizadora foi assinada em reunião realizada na Sala dos Conselhos (prédio da reitoria), que contou com a presença da vice-reitora, professora Ilva Rus Abreu; e dos convidados para integrarem a equipe de trabalho. Conforme a portaria, entre outras atribuições, a comissão deverá mobilizar a comunidade acadêmica para organizar e participar da programação comemorativa dos 60 anos da instituição.

Na oportunidade, o reitor Antonio Alvimar Souza destacou a importância da comemoração e do papel exercido pela Universidade. “Teremos uma comemoração marcante. A Unimontes tem uma história muito bem plantada”, enfatizou.

Ele ressaltou também a contribuição da Universidade no desenvolvimento regional e no crescimento das pessoas. “O nome da Unimontes é muito poderoso. Abre portas e sonhos para as pessoas”, disse.

O professor Antonio Alvimar Souza enfatizou os avanços os resultados alcançados pela Universidade, conquistados, sobretudo, por conta da boa relação e do apoio recebido do Governo do Estado de Minas Gerais. Afirmou ainda que a atual superior da universidade dialoga com todos os segmentos da sociedade, sem nenhum caráter ideológico ou partidário. “O nosso partido chama Unimontes”, assegurou o reitor.

Na mesma linha, a vice-reitora Ilva Ruas Abreu, lembrou que a comemoração das seis décadas de criação da Universidade Estadual de Montes Claros será um marco histórico. “Será também a celebração de vidas que construíram esta universidade”, pontuou.

Momento de união em torno da universidade

Ao assumir a presidência da Comissão Organizadora da Comemoração dos 60 anos da Unimontes, o ex-reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, que também é servidor da instituição, agradeceu ao reitor Antonio Alvimar Souza pelo convite e nomeação para a função. Ele destacou que a comemoração do 60º aniversário da instituição deve ser encarada como “momento de união em torno da universidade”.

O professor Paulo César de Almeida salientou que o ano de 2022 também terá outras comemorações importantes vinculadas à Universidade. No próximo também serão comemorados os centenários de nascimento do educador e escritor Darcy Ribeiro e do médico, professor e escritor João Valle Maurício, que foi um dos fundadores e primeiro reitor da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes.

Além disso, lembrou, no próximo ano, serão comemorados 50 anos de implantação das ações do Instituto de Preparo e Pesquisas para o Desenvolvimento da Assistência Sanitária Rural (Ipesadar), vinculado à antiga Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), dentro do “Projeto Montes Claros”, considerado o embrião do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A Unimontes sexagenária é um marco que representa a construção da cidadania mineira e brasileira”, enfatizou o professor Paulo César de Almeida.

Ele salientou que história da instituição desde a sua criação em maio de 1962 foi construída não somente por lideranças pessoas que ocuparam cargos, mas também por personagens que “atuaram nos bastidores” ou por cidadãos que contribuíram anonimamente com a instituição. “Essas pessoas também precisam ser reconhecidas”, observou o ex-reitor.

Por Ascom/Unimontes

Mostra “Cores Urbanas” traz detalhes das intervenções de nove artistas locais no Posto de Saúde do Bairro Major Prates

Dar espaço, cada vez mais, às produções dos artistas locais, especialmente quando a proposta é de valorização profissional, usar a criatividade para revitalizar os ambientes e conscientizar a comunidade sobre a importância da cultura e da arte urbana. Este é o ponto de partida para a nova exposição virtual que o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM/Unimontes) apresenta a partir desta quinta-feira (17/6): “Graffiti: Cores Urbanas”.

Com incentivo da Lei Federal Aldir Blanc e financiamento aprovado em seleção da Secretaria Municipal de Cultura, o coletivo traz a produção de nove artistas montes-clarenses que utilizaram a técnica do graffiti em intervenções nos muros do Posto Municipal de Saúde, do Bairro Major Prates. Na mostra virtual, as mesmas artes foram reproduzidas em telas.

Os trabalhos são apresentados nas redes sociais Instagram e Facebook do Museu da Unimontes, com a valorização da expressividade cultural e social no graffiti e a própria trajetória dos artistas, numa combinação de cores e de técnicas pessoais e de estilos. A curadoria é da historiadora do MRNM, Karine Dias, sob supervisão do diretor do Museu, professor José Roberto Lopes de Sales.

“IDENTIDADE”

Os proponentes e criadores do projeto são os grafiteiros Randall de Sá e Léo “Caxeta” Odran. Autodidata desde 2003, Randall diz que, desde então, a técnica o acompanha até mesmo em outros projetos. É graduado em Artes Visuais e em História pela Unimontes e, a partir do graffiti, realizou uma série de pesquisas e estudos para valorizar a atividade e derrubar tabus. “É importante expor a identidade do graffiti e nada melhor do que este contato com a comunidade, para que ela possa entender que é uma manifestação artística que pode também ser entendida como uma profissão e que necessita de incentivos”, disse.

 

A exposição “Graffiti Cores Urbanas” conta também com os grafiteiros Jhonnata Siqueira, Wender Miranda, Guto, Fabrício, Gabriel Máximo, Tamires e Damacio. Além da intervenção no Posto de Saúde do Major Prates, a proposta passa por mais duas ações: a própria exposição em parceria com o Museu da Unimontes e a criação de um catálogo impresso, com a reprodução de trabalhos, um histórico da trajetória dos grafiteiros locais e a relevância do graffiti no universo urbano.

“Que esta exposição seja mais uma voz para os grafiteiros, que sejam compreendidos e entendidos como artistas profissionais, minimizando mitos e julgamentos de uma época que não existe mais”, finaliza Randall de Sá.

Por Ascom/Unimontes

Melhorias nos procedimentos refletem na assistência segura e de qualidade aos usuários do SUS

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), dando prosseguimento ao processo de mudanças na metodologia de trabalho da auditoria, implantou o projeto piloto “Prontuário de Excelência”.

Neste mês, o “projeto piloto” está em execução Unidade de Terapia Intensiva (UTI) COVID-19 e na Enfermaria COVID-19. A iniciativa conta com a parceria da Auditoria de Prontuários e da Diretoria de Enfermagem do HUCF. Posteriormente, será expandido para os demais setores do hospital, após a avaliação final de 30 dias de sua implantação.

A gerente da UTI COVId-19, Jane Tolentino Barbosa, explica que foi necessária uma melhoria na organização logística das pastas, PARA a conscientização da importância e definição do papel dos atores envolvidos.

“Observamos uma melhoria significativa na conferência, tempo de espera e fechamento dos prontuários para faturamento, depois da implantação do projeto e treinamento das equipes multiprofissionais e melhoria dos registros”, destaca.

Entre as mudanças observadas, ela destaca a melhoria das “pastas” com a devida formalização nos procedimentos das mesmas: capa uniforme com nome e leito do paciente, contra capa com check-list de todos os documentos do prontuário em ordem adequada e aquisição de divisórias coloridas para separação dos impressos.

Além de treinamento das equipes, desde as secretárias de posto, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas sobre a importância legal dos documentos, foi instituída a obrigatoriedade de carimbo e assinatura, com orientação sobre o preenchimento de formulários obrigatórios e a forma ideal de documentação.

O diretor de Enfermagem, Tadeu Nunes Ferreira, ressalta a importância do projeto e da sua excelência na prestação da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Os registros em prontuário são fundamentais para uma assistência segura e de qualidade, pois são a fonte de informação mais importante de todo o processo do cuidar. O paciente é beneficiado quando os registros são completos e organizados e toda a equipe multiprofissional pode desempenhar seu trabalho de modo mais criterioso.”, observa o diretor.

Para a enfermeira e gerente da Auditoria, Ivanilde Antunes Afonso, a implantação do prontuário de excelência permite uma melhor cobrança e uma proteção legal para a instituição e a equipe assistencial. “O prontuário é o único documento que comprova um atendimento de excelência e também permite a cobrança dos procedimentos realizados nos usuários”, destaca a gerente.
A orientação do projeto piloto conta com a participação dos servidores; Ivanilde Antunes Afonso (Enfermeira da Auditoria Interna), Luis Gabriel Amorim Oliveira (Estagiário Administrativo da Auditória Interna) e Janice Mendes Stuart Almeida (Médica da Auditoria Interna).