Alcino Franco de Moura Júnior

Alcino Franco de Moura Júnior

Por Ascom Unimontes

 

Interessados poderão se inscrever para aulas do nível básico à conversação

 

Curso de Letras – Inglês, do Departamento de Comunicação e Letras, da Universidade Estadual de Montes Claros, oferece, como parte da política de internacionalização da universidade, vagas remanescentes das disciplinas de línguas para alunos de outras graduações. 

Alunos devidamente matriculados, em qualquer período, podem se inscrever. As vagas serão preenchidas de acordo com a procura, não havendo pré-requisitos para inscrição. 

Caso haja maior demanda que oferta de vagas, a coordenação do curso observará os seguintes critérios de desempate:

  1. Alunos matriculados em períodos mais avançados
  2. Em caso de empate do item 1, será observada a maior média de notas 
  3. Se, ainda assim, houver empate, o critério avaliado será a idade
  • Língua Inglesa II (correspondente ao básico) – 20 vagas. Aulas às terças, das 13:10 às 16:40.
  • Língua Inglesa IV (correspondente ao intermediário) – 11 vagas. Aulas às sextas, das 13:10 às 16:40.
  • Língua Inglesa VI (correspondente ao pré-avançado) – 22 vagas. Aulas às segundas, das 13:10 às 16:40.
  • Língua Inglesa VIII (conversação – avançado) – 13 vagas. Aulas às terças, das 13:10 às 16:40.

 

Data limite para inscrição: 24/02, às 17:00,

→ Link para inscrição

Mais esclarecimentos, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Edital de Seleção Pública 09/2022 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira outras publicações deste edital.

Edital de Seleção Pública 02/2023 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) Âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Banner Edital 022023 PNC 2

Prazo foi prorrogado para até 15 de fevereiro

 

O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Escola Técnica de Saúde (ETS), está com inscrições abertas, até dia 15 de fevereiro, no processo seletivo para ingresso no novo Curso Técnico em Fruticultura, no Campus Janaúba. São 30 vagas disponíveis, sendo 15 para o Sistema Universal e outras 15 para o Sistema de Reserva de Vagas, que contempla candidatos negros, de baixa renda e egressos de escola pública; candidatos egressos da escola pública, de baixa renda; candidatos indígenas, de baixa renda, egressos de escola pública; e pessoas com deficiência. O curso é gratuito, na modalidade presencial, com duração prevista de 24 meses.

O técnico em Fruticultura está apto a planejar, executar e acompanhar a produção, colheita e pós-colheita de plantas frutíferas, sementes e mudas. Pode ainda trabalhar no manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Também coordena e supervisiona a aplicação de produtos agrotóxicos, além de técnicas de uso e conservação do solo e produção orgânica. Pode também emitir laudos e pareceres.

Esse profissional técnico pode trabalhar em propriedades rurais, empresas de consultoria na produção de frutas, unidades produtivas agroindustriais, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa; comércio de equipamentos e produtos agrícolas; e cooperativas e associações rurais.

O diretor do CEPT, professor Otávio Henrique Macedo Oliveira, enfatiza que “este curso técnico é uma boa oportunidade para que pessoas tenham rapidamente a possibilidade de se inserir com uma nova profissão no mercado de trabalho, que está com uma alta demanda para esta área, além de ser ofertado com a qualidade da Unimontes”.

A coordenadora do curso, professora Maristella Martineli, do Departamento Ciências Agrárias, do Campus Janaúba, ressalta que “o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas. Dentro deste contexto, a fruticultura tem como característica a necessidade de mão de obra intensiva e qualificada, sendo responsável por ocupar cerca de 30% do total da mão de obra agrícola”. Ela destaca que “o Norte do Estado de Minas Gerais é um dos principais polos de produção de frutas no Brasil, com destaque para os cultivos de banana, lima ácida (limão) tahiti, mamão, manga, maracujá e uva, que atendem aos mercados nacionais e internacionais”.

Os candidatos interessados precisam estar matriculados no 2º ou 3º anos do ensino médio ou já ter o nível médio completo. Para se inscrever no processo seletivo, basta acessar o endereço www.cept.unimontes.br e consultar o Edital 01/2023 disponível. Lá contém todas as regras e informações necessárias ao processo seletivo, além do formulário de inscrição.

A classificação se dará pela média das notas das disciplinas Português, Matemática e Biologia, cursadas no Ensino Médio e informadas no ato de inscrição.

Banner Fruticultura11022023

 

EDITAL 01/2023

Por Ascom/Unimontes

 

A melhoria da qualidade da formação acadêmica, com maior aproximação entre os professores e os alunos. Esta é uma das metas da professora e escritora Ivana Ferrante Rebello à frente da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa e mestre em Estudos Literários, vinculada ao Departamento de Comunicação e Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários, a professora Ivana Ferrante Rebello é presidente da Academia Montes-clarense de Letras e autora de oito livros.
“A minha proposta é desenvolver uma gestão que privilegie o professor, o acadêmico e a qualidade da formação”, afirma a professora/doutora.

Professora Ivana Ferrante Rebelo

Foto: Neto Macedo / Ascom Unimontes

 

“O convite que recebi do reitor Wagner de Paulo Santiago para assumir a Pró-Reitoria de Ensino representa um desafio e um compromisso com a educação de qualidade. Farei o melhor para servir como docente e como funcionária pública”, disse a professora Ivana Ferrante Rebello. Ela destaca que pretende levar para a gestão superior da Universidade a sua experiência como professora e o “amor pelo ensino”.

“Tenho muito orgulho de ser Unimontes, imenso apreço pelo ensino e profundo respeito pelos professores e pelos alunos. Tenho consciência de que preciso aprender muito e de que devo contar com a colaboração de meus colegas”, declara a pró-reitora.

Ela lembra que tem uma vida dedicada à educação, com dois terços da sua carreira dentro da sala de aula, “ensinando, tentando inspirar e melhorar a vida de quem estuda”. “Na sala de aula temos contato com as aspirações mais íntimas e com os maiores sonhos”, pontua.

A pró-reitora Ivana Ferrante Rebello anuncia que seu objetivo é fomentar e colocar em prática novos projetos de ampliação do ensino na Unimontes. “Existem projetos fantásticos nessa universidade. Existem profissionais comprometidos, cheios de talento, e temos alunos maravilhosos, cujos sonhos e requisições precisam ser ouvidos”, observa.

“Integrarei uma equipe disposta a trabalhar e comprometida com uma universidade pública, de qualidade e com muita potencialidade para crescer. Terei oportunidade de ter uma visão macro, de uma instituição de ensino superior que nasceu do sonho de bravos sertanejos e que desenvolveu características específicas”, conclui a pró-reitora de Ensino da Unimontes.

Por Ascom Cofen

 

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) elaborou uma cartilha digital com os principais esclarecimentos sobre o Pós-Tec Enfermagem, iniciativa pioneira que vai ofertar especializações gratuitas para técnicos de todo o país. O documento reúne informações presentes no primeiro edital do programa e pode ser acessado clicando aqui. Além disso, a cartilha já está disponível na multiplataforma CofenPlay.

posteccofen

Entre os esclarecimentos, a cartilha informativa apresenta explicações gerais sobre as inscrições, vagas, processo de seleção e os cursos disponíveis nesta primeira etapa do Pós-Tec. O edital do programa foi lançado nesta segunda-feira (30/1) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição parceira responsável pela oferta das especializações.

Para acessar a cartilha, clique aqui.

 

Inscrições — O processo seletivo para os cursos do Pós-Tec acontece exclusivamente pela plataforma CofenPlay a partir das 8h do dia 7 de fevereiro e se encerram às 23:59 do dia 14 de fevereiro. Cada especialização vai contemplar mil alunos, selecionados por ordem de inscrição.

 

Quem pode participar do Pós-Tec? — Estão aptos a participar do programa os técnicos de Enfermagem que possuem, além do cadastro no aplicativo CofenPlay, registro ativo e regular nos Conselhos Regionais de Enfermagem. O vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de Saúde também é requisito obrigatório para participação no Pós-Tec, visto que a parte prática do curso será realizada no local de atuação do profissional. O conteúdo teórico será promovido em formato virtual pelo Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CPT-ETS/UFPB).

 

Como baixar o CofenPlay — O CofenPlay está disponível em computadores, celulares e tablets. Para utilizá-lo, é preciso baixar gratuitamente a multiplataforma no seu celular ou acessá-la através do site cofenplay.com.br. Digite seu CPF, confirme os dados e insira a senha enviada por sms ou e-mail. 

Edital de Seleção Pública 03/2021 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Apoio Acadêmico e Administrativo de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acesse outras publicações deste edital.

Por Ascom/Unimontes

 

Foram apresentados à comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, nesta quarta-feira (01/02), os novos diretores do Centro de Ensino a Distância (CEAD), professora Cristine Martins de Matos; do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), Otávio Henrique Oliveira Macedo. Após serem nomeados, eles foram apresentados pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, e pelo vice-reitor, Dalton Caldeira Rocha.

A cerimônia de apresentação da diretora do CEAD, professora Christine Martins de Matos aconteceu na sede da unidade. Em seguida, o reitor e o vice-reitor estiveram no CEPT, onde foi apresentado o novo diretor, Otavio Henrique Oliveira Macedo.
O reitor Wagner de Paulo Santiago ressaltou a importância da busca de maior proximidade com os setores para fazer uma gestão participativa, visando também melhorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão e a prestação de serviços da universidade.

“O nosso objetivo é manter as portas abertas para que essa gestão seja realizada de forma transparente e com a participação de todos. Quero visitar os setores do nosso campus-sede e dos demais campi para ouvir as pessoas para que elas saibam que podem contar com a reitoria”, anunciou o reitor.
A nova diretora do CEAD, professora Christine é Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019-2023), lotada no Departamento de Ciências da Computação da Unimontes, na subárea de Engenharia de Software. Ela tem experiência em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software, Qualidade de Software, Desenvolvimento e Projeto de Sistemas, Gestão da Informação, Tecnologias da Informação e Tecnologias na Educação.
Já o novo diretor do CEPT, Otávio Henrique Oliveira Macedo é servidor de carreira da Unimontes e estava lotado no Hospital Universitário.

 


Hospital tem novo superintendente
O Hospital Universitário da Unimontes, também conta com novo superintendente: professor Carlos Eduardo D´Angelis. Ele foi apresentado aos servidores e equipes no dia 26 de janeiro, quando recebeu a visita dos novos dirigentes da Universidade. 

“Encaro esse grande desafio com coragem e bom ânimo. Ainda estou em processo de adaptação, me aprofundando às normas e questões gerenciais do maior hospital 100% público de Montes Claros. As minhas expectativas sempre serão as melhores”, afirmou D`Angelis.

Biomédico e Doutor em Ciências Farmacêuticas (2011) pela Universidade de São Paulo (FCFRP-USP), Carlos D’Angelis possui quase 20 anos de experiência na área da saúde, sendo atualmente professor efetivo e pesquisador do departamento de Fisiopatologia da Unimontes. (UNIMONTES). O novo superintendente do HUCF atuou durante 14 anos na área de gestão, como coordenador do curso de Biomedicina e coordenador de práticas do curso de Medicina, além de ter sido gerente geral de uma Clínica Escola em Montes Claros.

Edital de Seleção Pública 02/2023 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) Âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira o andamento de outros editais.

Em carta aberta, novos dirigentes reforçam compromissos de “cuidar da amada Unimontes”.

 

O professor Wagner de Paulo Santiago é o novo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ao lado do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha. No dia 31 de dezembro de 2022, após a publicação do ato de nomeação, assinado pelo governador Romeu Zema, eles foram empossados para comandarem a  Unimontes na gestão dezembro/2022 a dezembro/2026.

Os novos dirigentes da instituição pública de ensino superior publicaram carta aberta à comunidade, na qual reforçam   “o compromisso de cuidar e promover a nossa amada Unimontes”.

“Começaremos 2023 já focados em colocar em prática, com dedicação e vontade, cada uma das nossas propostas de campanha, sempre com os princípios balizadores de caminhada: respeito ao ser humano, foco no estudante e diálogo permanente com todos os nossos professores e demais servidores, em prol da Unimontes que sonhamos”, diz o documento.

“É importante dizer que a nossa reitoria terá o respeito como base. A nossa gestão não será somente para quem nos apoiou, mas para todos e todas que integram a Unimontes. Acreditamos na importância de unir esforços para que a Universidade volte a ser referência em ensino superior público de qualidade”, asseguram os novos dirigentes da Universidade Estadual de Montes Claros.

A nova gestão da Unimontes anunciou que terá como uma das metas a redução das vagas ociosas nos cursos da Universidade, que, mantida pelo Governo do Estado,  oferece ensino gratuito atinge cerca de 40% do território mineiro, com 11 campi nas regiões Norte de Minas, Noroeste do estado e no Vale do Jequitinhonha, além dos cursos do campus-sede. Conta com mais de 13 mil alunos nos seus cursos de graduação, pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu e cursos técnico-profissionalizantes.

 A instituição conta com cerca de 2,9 mil colaboradores, entre  professores e servidores técnico-administrativos efetivos e terceirizados. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Unimontes tem uma estrutura de serviços voltados para a população, destacando o Hospital Universitário de Faria, que oferece atendimento 100% gratuito, bancado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Currículo do novo reitor

Com mais de 30 anos de atividade profissional, o  professor Wagner de Paulo Santiago acumula 27 anos dedicados à Universidade de Montes Claros, da qual é egresso. Além de docente, ele já exerceu diversas funções na Universidade antes de ser nomeado como reitor.

Wagner Santiago  concluiu os cursos de graduação e especialização em Ciências Contábeis pela Unimontes. Possui mestrado e doutorado em gestão pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Vinculado ao  Departamento Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), ele também é docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE) com a linha de Pesquisa: Estratégia e Finanças Empresariais.

Na Universidade Estadual de Montes Claros, o professor Wagner Santiago  já exerceu as seguintes funções:  chefe do departamento de Ciências Contábeis, coordenador do curso de Ciências Contábeis, auditor-geral, presidente da Comissão Técnica do Vestibular e pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças.

Ao longo da sua carreira profissional, entre outras atividades,  Wagner Santiago exerceu os cargos de secretário municipal de  Planejamento e Gestão de Montes Claros e de provedor-adjunto do Hospital Aroldo Tourinho. Além disso, atuou como contador e auditor em diversas empresas privadas. Tem  experiência nas áreas de contabilidade e administração pública com importantes pesquisas com diversos artigos científicos, capítulos de livros e livros publicados.

 

Currículo do novo vice-reitor

Nomeado vice-reitor da Unimontes para a gestão dezembro/2022 a dezembro/2026, o professor Dalton Caldeira Rocha é advogado formado pela Universidade Estadual de Montes Claros, pesquisador e mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É docente na Unimontes desde 1993 com atuação no departamento de Direito Público Adjetivo. É membro do Conselho Diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços – ACIMOC. Ele foi presidente da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Montes Claros e diretor ccadêmico da Unifip-MoC.

 

Carta aberta à comunidade

Em carta aberta à comunidade, divulgada nas redes sociais, os professores Wagner de Paulo Santiago e Dalton Caldeira Rocha, agradecem pelas nomeações para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros  e reforçam o “compromisso de cuidar e promover a nossa amada Unimontes”.

Confira a carta na íntegra:

“É momento de celebrar e agradecer!

Oficialmente assumimos a importante missão que nos foi confiada: de Reitor e Vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros. Fortalecemos aqui o nosso compromisso de cuidar e promover a nossa amada Unimontes.

Começaremos 2023 já focados em colocar em prática, com dedicação e vontade, cada uma das nossas propostas de campanha, sempre com os princípios balizadores de caminhada: respeito ao ser humano, foco no estudante e diálogo permanente com todos os nossos professores e demais servidores, em prol da Unimontes que sonhamos.

Obrigado a todas as pessoas que apoiaram a nossa campanha, e que mesmo não participando diretamente, depositaram seu voto de confiança na nossa proposta. OBRIGADO POR ACREDITAREM!

É importante dizer que a nossa reitoria terá o respeito como base. A nossa gestão não será somente para quem nos apoiou, mas para todos e todas que integram a Unimontes. Acreditamos na importância de unir esforços para que a Universidade volte a ser referência em ensino superior público de qualidade.

Muito trabalho teremos pela frente e precisamos contar com o apoio de toda a comunidade acadêmica, sem distinções, para buscar aperfeiçoar cada vez mais esta nossa querida Instituição que, sobretudo, tem a importante missão de transformar vidas.

Está posta à prova a nossa capacidade de nos reinventar, de superar os desafios, de descobrir o que podemos fazer de melhor, bem como de olhar o outro com mais solidariedade e de entender que a verdadeira mudança só acontece com a união de nossas forças. Por isso, pedimos a todas e a todos que façam de suas decisões cotidianas momentos de sabedoria e superação.

Estamos juntos nessa importante missão de promover a Educação!

Reitor da Unimontes, professor Wagner Santiago, e vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha”

Por Ascom/Unimontes

 

A importância do corpo funcional da Unimontes para o bom funcionamento e o crescimento da instituição foi destacada pelo reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, nesta sexta-feira (28/10). A Universidade teve uma programação especial em homenagem aos seus colaborades pela comemoração do “Dia do Servidor Público”.

A programação foi iniciada às 8h, no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), quando houve uma apresentação da banda de música da 11ª Região da Polícia Militar (RPM) de Minas Gerais, e contou com a participação servidores de diferentes setores da unidade. O evento foi presidido pelo reitor Antônio Alvimar Souza.

Do HUCF para o campus-sede, a comemoração do Dia do Servidor seguiu pela manhã de sexta-feira, na Quadra 2 do Centro Esportivo Universitário (CEU). Os servidores participaram da atividade laboral e da contação de história, com o professor Leonardo Silva Alves, vinculado ao Departamento de Artes e integrante do Grupo de Desenvolvimento Humano (GDH), da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) da Unimontes.

Na sequência, foi promovida a atividade interativa “Storytelling e mágica”, apresentada pelo professor e mágico, Pedro Miranda, do Departamento de Comunicação e Letras e do GDH. Houve ainda apresentação do contador de causos “João de Nucha” e show do Grupo CEM (Curso de Extensão em Música) da Unimontes.

Durante discurso, o reitor da Unimontes salientou que os servidores públicos têm grande importância na sociedade por garantirem a prestação de serviços à comunidade em diversas áreas como saúde, educação, segurança e proteção do meio ambiente. “Os servidores são aqueles que fazem a gestão dos recursos públicos”, pontuou.

Ao saudar os servidores da Instituição, o professor Alvimar destacou as ações, os números e os bons resultados alcançados pela Universidade nas avaliações dos seus cursos nos últimos anos. Ele destacou que o corpo funcional da instituição é responsável pelo êxito da instituição. “O nosso reconhecimento aos nossos servidores. O crescimento da universidade resulta do trabalho de cada um deles”, enfatizou o reitor.

 

FOTOS