Alcino Franco de Moura Júnior

Alcino Franco de Moura Júnior

Edital de Seleção Pública PNC 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

A Escola Técnica de Saúde (ETS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) anunciou a abertura de inscrições para o Curso Técnico em Enfermagem a partir do próximo sábado, 9 de dezembro. As inscrições podem ser realizadas até 14 de janeiro de 2024, oferecendo 120 vagas divididas em quatro turmas.

O curso, coordenado pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), terá aulas diurnas, com duas turmas pela manhã e duas à tarde, alternando atividades práticas para proporcionar uma formação abrangente. A carga horária prevista é de 1.800 horas, distribuídas em quatro módulos ao longo de aproximadamente dois anos.

Do total de vagas, 60 são destinadas ao Sistema Universal, enquanto as outras 60 são reservadas ao Sistema de Reserva de Vagas, incluindo cotas para candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. As regras detalhadas do processo seletivo estão disponíveis no Edital CEPT 06/2023, acessível no site www.cept.unimontes.br.

Segundo o diretor da ETS, professor Otávio Henrique de Oliveira Macedo, o curso desempenha um papel crucial na formação de profissionais de saúde na região. "O Curso Técnico em Enfermagem é fundamental para atender às demandas crescentes do mercado de trabalho em saúde. Ao longo dos seus 30 anos de existência, a ETS tem contribuído significativamente para a formação de técnicos competentes e comprometidos com a promoção da saúde na comunidade", destacou o professor Otávio.

O Técnico em Enfermagem formado pela ETS estará apto a atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença, colaborando com o atendimento das necessidades de saúde em todas as faixas etárias. O curso também prepara os alunos para realizar procedimentos essenciais, como curativos, administração de medicamentos, vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais.

Ao longo de seus 30 anos de existência, a ETS já formou 1.132 técnicos de Enfermagem, e no próximo dia 22 de dezembro, formará mais 137 profissionais, totalizando 1.269. A escola iniciou suas atividades em 1992, oferecendo o curso Auxiliar de Enfermagem, e desde então, mais de 3 mil auxiliares foram formados para atender à crescente demanda por profissionais de saúde na região.

Para mais informações sobre o processo seletivo e o Curso Técnico em Enfermagem, os candidatos podem acessar o site do CEPT www.cept.unimontes.br, enviar dúvidas para o endereço de correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou seguir o perfil no Instagram @cept.unimontes.br.

 

SERVIÇO:

Edital CEPT 06/2023

Curso oferecido: Curso Técnico em Enfermagem

Vagas: 120

Turno: diurno.

Inscrições: de 09 de dezembro de 2023 a 14 de janeiro de 2024.

Link para inscrições aqui.

 

bannerceptedital062023

Edital de Seleção Pública 02/2022 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital. 

Por Ascom/Unimontes

Evento conta com o apoio do HU – Unimontes

 

No próximo dia 26 de novembro, será realizada em Montes Claros a corrida rústica “Eles com Elas de Azul”. Além de valorizar a prática esportiva saudável, a corrida tem como objetivo incentivar os homens a realizarem o exame preventivo contra o câncer de próstata, dentro do lema da campanha “novembro Azul”.

A iniciativa é da Associação dos Corredores de Rua de Montes Claros, com o apoio da Universidade Estadual de Montes Claros, do Hospital Universitário Clemente de Faria – HU – Unimontes e da Associação das Voluntárias Amigas do Hospital Univerisitário – AVAU.

A competição também contará com a participação de mulheres. O objetivo é que as mulheres incentivem os homens a participarem da corrida e também a realizarem o exame preventivo contra o câncer de próstata.

A largada será dada às 8 horas, na Rua Primeiro Centenário, em frente ao Centro do Idoso do Hospital Universitário Clemente Faria, no mesmo local onde acontecerá a chegada.

A diretora de Enfermagem do HU- Unimontes, Suelen Santos Ferreira, ressalta a importância da corrida “Eles com Elas de Azul” e do objetivo da iniciativa. “O HU-Unimontes é parceiro deste evento junto da comissão organizadora e também da Associação das Voluntárias Amigas do Hospital com intuito de mobilizar os homens sobre a prevenção à saúde e ao câncer de próstata e também fazer uma alusão à importância da atividade física na prevenção de doenças”, afirma a diretora.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://tinyurl.com/ysnpz4w7

 

Exames e tratamento

O SUS oferece exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos e radiológicos, além de procedimentos cirúrgicos e tratamento em hospitais habilitados em oncologia. Entre os exames estão: biópsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático específico.

De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento do câncer de próstata é feito por meio de uma ou várias abordagens, que podem ser combinadas ou não.

A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente.

 

Promoção à saúde

A SES-MG chama a atenção para uma visão integral sobre a saúde, estimulando o autocuidado e recomendando a mudança de hábitos para um estilo de vida mais saudável.

Homens e mulheres têm direito ao acesso à saúde integral, humanizada e de qualidade, livre de qualquer forma de preconceito ou discriminação por meio do SUS.

A prevenção do câncer, de uma forma geral, engloba ações na rotina para reduzir os riscos de ter a doença, como a mudança de hábitos alimentares e o estilo de vida:

Evitar o fumo é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente o de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.

Ao fumar, são liberados no ambiente mais de 7 mil compostos e substâncias químicas que são inaladas por fumantes e não fumantes.

Também manter alimentação saudável, peso corporal adequado e praticar atividades físicas são formas de prevenção ao câncer.

 

Atenção

A vacina contra Hepatite B é importante meio de prevenção ao câncer de fígado. O Ministério da Saúde disponibiliza nas UBS a vacina contra esse vírus para pessoas de todas as idades.

Por Ascom/Unimontes

 

A boa qualidade do ensino oferecido pela Universidade Estadual de Montes Claros foi atestada pelo Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade/2022), cujos resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

Dos sete cursos da Unimontes avaliados no Enade 2022, cinco obtiveram conceitos de excelência, 4 e 5. Destaca-se o curso de Administração (Montes Claros), com nota maxima (5), e os cursos de Direito, Ciências Econômicas, Serviço Social e de Ciências Contábeis, com Conceito 4.

“Se considerarmos a organização acadêmica “universidade pública”, dos 201 cursos de Administração avaliados no exame, o nosso curso está 20a posição, o de Ciências Econômicas na 11a posição entre os 92 cursos participantes, o de Ciências Contábeis na posição 45a dos 133 cursos avaliados e o de Serviço Social na 32a posição entre 61 cursos que participaram do Enade 2022”, afirma a pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, enaltece a importância do bom resultado dos cursos da instituição no Enade/2022 e ressalta a dedicação dos professores e acadêmicos. Ele lembra que as notas no sistema de avaliação do MEC servem como referência para medir a qualidade dos cursos e orientar o trabalho da universidade em busca da excelência.

“Entendo que as notas do Enade servem como um mecanismo de avaliação para verificarmos o que está bom e o que ainda nao está ideal para que possamos melhorar os cursos e as atividades -fins da universidade, de ensino, pesquisa e extensão, proporcionando o retorno o positivo para a sociedade” , observa o reitor.

Edital de Seleção Pública 07/2023 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor em Cursos FIC´s no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Congresso vai reunir a comunidade acadêmica e parceiros

A Universidade Estadual de Montes Claros vai realizar o I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, que será promovido no período de 24 a 27 de outubro, de forma hibrida em Montes Claros e nos demais campi da Unimontes.

O evento é organizado por todas as pró-reitorias da Universidade, com a participação dos centros acadêmicos, professores, alunos, servidores técnico-administrativos e outros colaboradores. A Pró-reitora de Pesquisa da Unimontes e presidente da comissão organizadora do Congresso, professora Maria das Dores Magalhães Veloso chama atenção para o tema central: “Educação Digital”, dentro do qual serão abordadas outras questões relacionadas à tecnologia e diversas áreas do conhecimento.

“Por ser a educação digital um tema atual e que marca uma mudança na prática do ensino e da pesquisa, temos observado um grande interesse pelo evento, não somente pela comunidade acadêmica da Universidade, como também de outras instituições de ensino superior e escolas públicas da região, do Brasil e do exterior”, avalia a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes.

Foram recebidas as inscrições de 1902 trabalhos científicos submetidos à comissão organizadora para serem apresentados durante o evento nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e outras, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Computação e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.

Na programação do evento estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas, e apresentações de trabalhos científicos sediados no Campus-sede da Unimontes, no sistema híbrido com atividades presenciais e online, nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Januária, Janaúba, Salinas, São Francisco, Paracatu, Pirapora e Unaí. As palestras terão participação de convidados da França, Espanha e de Portugal, além do Brasil.

A vice-presidente do Congresso Internacional da Unimontes, professora Christine Martins de Matos, diretora do Centro de Educação a Distância (CEAD), ressaltou os objetivos do evento. “Essa primeira edição visa reunir professores, pesquisadores, acadêmicos, profissionais e especialistas para discutir os desafios e as oportunidades da educação digital, promovendo uma troca de experiências e reflexão sobre novas perspectivas e soluções para o futuro da educação. A proposta é ampliar a divulgação das atividades de pesquisa e inovação, retratando também as práticas de ensino e extensão, no contato com pesquisadores e profissionais brasileiros e estrangeiros”.

A professora Christine Martins ressaltou também a realização do 17º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) inserido na programação do congresso.

A promoção do I Congresso Internacional da Unimontes conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Receita Federal, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Monte Claros e de outros parceiros como comunidades tradicionais, com a realização de uma feira da economia popular solidária e visitas guiadas para estudantes das escolas fundamentais do município.

A solenidade de abertura do I Congresso Internacional da Unimontes será no dia 24 de outubro, às 19h, na quadra 1, do campus-sede Professor Darcy Ribeiro, em Montes Claros.

O prazo das inscrições para participação no evento poderá ser feito até o dia 24 de outubro, no site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br.

 

Serviço:

Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital transformando pessoas e lugares”
Quando: 24 a 27 de outubro de 2023

Onde: Campus da Unimontes – sistema híbrido – atividades presenciais e online

Os participantes deverão atestar frequência nos formatos on-line ou presencial para receber certificado (mínimo de 75% de frequência nas atividades).

Programação completa: no site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br.

Edital de Seleção Pública 08/2023 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Apoio Acadêmico e Administrativo de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Por Ascom/Unimontes

 

– Evento terá palestrantes estrangeiros

A internacionalização da pesquisa e da pós-graduação será um dos assuntos em discussão no “I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, que será promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de 24 a 27 de outubro.

O tema será abordado no evento pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Lacerda Beirão. Ele vai proferir a palestra “Perspectivas de Fomentos para a Internacionalização da Pesquisa e Pós-Graduação”, no dia 26 de outubro, às 19h30min, na quadra 1 do centro esportivo do campus-sede da Unimontes.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Lacerda Beirão será palestrante do I Congresso Internacional da Unimontes – Foto/crédito: Fapemig.

 

De acordo com a comissão organizadora do evento, o “I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares” tem como um dos principais objetivos ampliar a publicação da pesquisa científica e das atividades de inovação na Universidade. Busca “retratar as práticas de ensino e extensão, no contato com pesquisadores e profissionais brasileiros e estrangeiros”, promovendo avanços na área da educação, por meio do uso de inovação e tecnologia, além de compartilhar ideias, debater e apresentar novas abordagens, tecnologias e práticas relacionadas ao ensino e a aprendizagem.

A conferência de abertura do congresso, com o tema “Os impactos da Educação Digital em pessoas e lugares”, será ministrada pelo professor José Manuel Moran, da Universidade de São Paulo (USP), no dia 24 de outubro, às 19 horas, na quadra 1 do centro esportivo do campus-sede.

Conforme a comissão organizadora, foram recebidas as inscrições de 1902 trabalhos científicos submetidos à comissão organizadora para serem apresentados durante o congresso internacional da Unimontes. A expectativa é que o evento tenha cerca de 6 mil inscritos.

 

Conferencistas estrangeiros

Na programação do I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, estão previstas conferências, com palestrantes estrangeiro, pelo sistema online. 

A primeira delas abordará o tema “Competências e metodologias na contemporaneidade“ e terá como convidado o professor  Yves Félix Montagne,  orientador em Ciências da Educação e da Formação Université de Franche  (França), no dia 25 de outubro, às 10 horas. A moderadora será a pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello.

No dia 26 de outubro, às 10 horas, haverá a mesa redonda sobre o tema “Metodologias ativas e digitais para o desenvolvimento de competências”, com a participação do professor José González Monteagudo, da Universidade de Sevilha (Espanha). O debate terá ainda a participação da professora Fábia Magali Santos Vieira (Unimontes), do professor Marcelo Miranda Lacerda, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e da professora Liliane Campos Machado, da Universidade de Brasília (UnB).  A moderadora será a professora Helena Murta, pró-reitora adjunta de Ensino da Unimontes.

No dia 27 de outubro, novamente às 10 horas, acontecerá a mesa redonda sobre o tema “As competências digitais para a formação de professores”, tendo como convidado o professor José Antônio Moreira, do Departamento de Ensino e  Educação a Distância (UEED),  da Universidade Aberta de Lisboa (Portugal), com a participação da professora Ilka Márcia Ribeiro de Souza, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do professor Marcelo Miranda, do IFNMG).  A moradora será a professora Fábia Magali dos Santos Vieira, da Unimontes.

 

Serviço:

Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital transformando pessoas e lugares”

Quando: 24 a 27 de outubro de 2023

Onde: Campus da Unimontes – sistema híbrido – atividades presenciais e online

Programação completa: no site oficial do evento: congresso.unimontes.br.

Expectativa do evento é alcançar 6 mil participantes inscritos

 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) agiliza os preparativos do seu primeiro evento internacional, o I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, que será promovido no período de 24 a 27 de outubro. Foram recebidas as inscrições de 1902 trabalhos científicos submetidos à comissão organizadora para serem apresentados durante o evento.

Os trabalhos científicos aprovados para serem apresentados no congresso internacional estão relacionados às seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e outras, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Computação e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.

A presidente do Congresso Internacional, a professora Maria das Dores Magalhães Veloso, pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, destaca que a expectativa da organização é que o evento tenha cerca de 6 mil inscritos. O evento será sediado no Campus da Unimontes, no sistema híbrido. Haverá atividades online como palestras com a participação de convidados da França, Espanha e de Portugal, além do Brasil.

A pró-reitora de Pesquisa salienta que a organização do congresso conta com o empenho coletivo, envolvendo um grande número de pessoas, não somente da comunidade acadêmica, mas também de parceiros. “O evento está sendo pensado e organizado por todas as pró-reitorias da Unimontes, com a participação dos centros acadêmicos, professores, alunos, servidores técnico-administrativos e outros colaboradores”, afirma a presidente do Congresso Internacional.

A pró-reitora de Pesquisa da Unimontes lembra que promoção do evento a Universidade conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Receita Federal, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Monte Claros e de outros parceiros. “Além disso, teremos a participação de comunidades tradicionais, com a realização de uma feira da economia popular solidária. Também estão previstas visitas guiadas para estudantes das escolas fundamentais do município”, observa a professora Maria das Dores Magalhães Veloso.

 

EDUCAÇÃO DIGITAL: TEMA DESPERTA INTERESSE

A professora Maria das Dores Magalhães Veloso chama atenção para o tema central do Congresso Internacional da Unimontes: “Educação Digital”, dentro do qual serão abordadas outras questões relacionadas à tecnologia e diversas áreas do conhecimento.

“Por ser a educação digital um tema atual e que marca uma mudança na prática do ensino e da pesquisa, temos observado um grande interesse pelo evento, não somente pela comunidade acadêmica da Universidade, como também de outras instituições de ensino superior e escolas públicas da região, do Brasil e do exterior”, avalia a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes.

 

Serviço:

Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital transformando pessoas e lugares”

Quando: 24 a 27 de outubro de 2023

Onde: Campus da Unimontes – sistema híbrido – atividades presenciais e online

Programação completa: no site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br.

Edital de Seleção Pública 02/2023 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) Âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.