Alcino Franco de Moura Júnior

Alcino Franco de Moura Júnior

Edital de Seleção Pública 03/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Apoio Acadêmico e Administrativo de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 02/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Supervisor de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC) - Polo de Manga, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Confira outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 03/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Apoio Acadêmico e Administrativo de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira outras etapas deste e outros editais.

Edital de Seleção Pública 02/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Supervisor de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC) - Polo de Manga, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Confira outras etapas deste e outros editais.

Por Ascom/Unimontes.

Em maio de 2022, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) completará 60 anos de implantação do ensino superior no Norte de Minas. O 60º aniversário da instituição será comemorado com uma série de atividades e eventos, coordenados e desenvolvidos por um grupo integrado por professores, servidores técnico-administrativos e colaboradores da Universidade.

A comissão organizadora das comemorações dos 60 anos da Unimontes foi instituída por meio de portaria assinada pelo reitor da Universidade, professor Antonio Alvimar Souza, nesta segunda-feira (21/6). A comissão será presidida pelo ex-reitor da Unimontes (2002-2010), professor Paulo César Gonçalves de Almeida.

A instituição resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada por meio da Lei Estadual 2.615, de 24 de maio de 1962. A antiga FUNM foi transformada na atual Unimontes por meio da Constituição Mineira promulgada em 21 de setembro de 1989. Em 1994, a Universidade teve o seu reconhecimento federal, homologado pela Portaria 1.116, do Ministério da Educação. Desde então, iniciou o seu processo de expansão nas regiões Norte e Noroeste do Estado e no Vale do Jequitinhonha. Atualmente, conta com 11 campi e dois núcleos fora da sede.

 

A portaria de criação da comissão organizadora foi assinada em reunião realizada na Sala dos Conselhos (prédio da reitoria), que contou com a presença da vice-reitora, professora Ilva Rus Abreu; e dos convidados para integrarem a equipe de trabalho. Conforme a portaria, entre outras atribuições, a comissão deverá mobilizar a comunidade acadêmica para organizar e participar da programação comemorativa dos 60 anos da instituição.

Na oportunidade, o reitor Antonio Alvimar Souza destacou a importância da comemoração e do papel exercido pela Universidade. “Teremos uma comemoração marcante. A Unimontes tem uma história muito bem plantada”, enfatizou.

Ele ressaltou também a contribuição da Universidade no desenvolvimento regional e no crescimento das pessoas. “O nome da Unimontes é muito poderoso. Abre portas e sonhos para as pessoas”, disse.

O professor Antonio Alvimar Souza enfatizou os avanços os resultados alcançados pela Universidade, conquistados, sobretudo, por conta da boa relação e do apoio recebido do Governo do Estado de Minas Gerais. Afirmou ainda que a atual superior da universidade dialoga com todos os segmentos da sociedade, sem nenhum caráter ideológico ou partidário. “O nosso partido chama Unimontes”, assegurou o reitor.

Na mesma linha, a vice-reitora Ilva Ruas Abreu, lembrou que a comemoração das seis décadas de criação da Universidade Estadual de Montes Claros será um marco histórico. “Será também a celebração de vidas que construíram esta universidade”, pontuou.

Momento de união em torno da universidade

Ao assumir a presidência da Comissão Organizadora da Comemoração dos 60 anos da Unimontes, o ex-reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, que também é servidor da instituição, agradeceu ao reitor Antonio Alvimar Souza pelo convite e nomeação para a função. Ele destacou que a comemoração do 60º aniversário da instituição deve ser encarada como “momento de união em torno da universidade”.

O professor Paulo César de Almeida salientou que o ano de 2022 também terá outras comemorações importantes vinculadas à Universidade. No próximo também serão comemorados os centenários de nascimento do educador e escritor Darcy Ribeiro e do médico, professor e escritor João Valle Maurício, que foi um dos fundadores e primeiro reitor da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes.

Além disso, lembrou, no próximo ano, serão comemorados 50 anos de implantação das ações do Instituto de Preparo e Pesquisas para o Desenvolvimento da Assistência Sanitária Rural (Ipesadar), vinculado à antiga Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), dentro do “Projeto Montes Claros”, considerado o embrião do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A Unimontes sexagenária é um marco que representa a construção da cidadania mineira e brasileira”, enfatizou o professor Paulo César de Almeida.

Ele salientou que história da instituição desde a sua criação em maio de 1962 foi construída não somente por lideranças pessoas que ocuparam cargos, mas também por personagens que “atuaram nos bastidores” ou por cidadãos que contribuíram anonimamente com a instituição. “Essas pessoas também precisam ser reconhecidas”, observou o ex-reitor.

Por Ascom/Unimontes

Mostra “Cores Urbanas” traz detalhes das intervenções de nove artistas locais no Posto de Saúde do Bairro Major Prates

Dar espaço, cada vez mais, às produções dos artistas locais, especialmente quando a proposta é de valorização profissional, usar a criatividade para revitalizar os ambientes e conscientizar a comunidade sobre a importância da cultura e da arte urbana. Este é o ponto de partida para a nova exposição virtual que o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM/Unimontes) apresenta a partir desta quinta-feira (17/6): “Graffiti: Cores Urbanas”.

Com incentivo da Lei Federal Aldir Blanc e financiamento aprovado em seleção da Secretaria Municipal de Cultura, o coletivo traz a produção de nove artistas montes-clarenses que utilizaram a técnica do graffiti em intervenções nos muros do Posto Municipal de Saúde, do Bairro Major Prates. Na mostra virtual, as mesmas artes foram reproduzidas em telas.

Os trabalhos são apresentados nas redes sociais Instagram e Facebook do Museu da Unimontes, com a valorização da expressividade cultural e social no graffiti e a própria trajetória dos artistas, numa combinação de cores e de técnicas pessoais e de estilos. A curadoria é da historiadora do MRNM, Karine Dias, sob supervisão do diretor do Museu, professor José Roberto Lopes de Sales.

“IDENTIDADE”

Os proponentes e criadores do projeto são os grafiteiros Randall de Sá e Léo “Caxeta” Odran. Autodidata desde 2003, Randall diz que, desde então, a técnica o acompanha até mesmo em outros projetos. É graduado em Artes Visuais e em História pela Unimontes e, a partir do graffiti, realizou uma série de pesquisas e estudos para valorizar a atividade e derrubar tabus. “É importante expor a identidade do graffiti e nada melhor do que este contato com a comunidade, para que ela possa entender que é uma manifestação artística que pode também ser entendida como uma profissão e que necessita de incentivos”, disse.

 

A exposição “Graffiti Cores Urbanas” conta também com os grafiteiros Jhonnata Siqueira, Wender Miranda, Guto, Fabrício, Gabriel Máximo, Tamires e Damacio. Além da intervenção no Posto de Saúde do Major Prates, a proposta passa por mais duas ações: a própria exposição em parceria com o Museu da Unimontes e a criação de um catálogo impresso, com a reprodução de trabalhos, um histórico da trajetória dos grafiteiros locais e a relevância do graffiti no universo urbano.

“Que esta exposição seja mais uma voz para os grafiteiros, que sejam compreendidos e entendidos como artistas profissionais, minimizando mitos e julgamentos de uma época que não existe mais”, finaliza Randall de Sá.

Por Ascom/Unimontes

Melhorias nos procedimentos refletem na assistência segura e de qualidade aos usuários do SUS

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), dando prosseguimento ao processo de mudanças na metodologia de trabalho da auditoria, implantou o projeto piloto “Prontuário de Excelência”.

Neste mês, o “projeto piloto” está em execução Unidade de Terapia Intensiva (UTI) COVID-19 e na Enfermaria COVID-19. A iniciativa conta com a parceria da Auditoria de Prontuários e da Diretoria de Enfermagem do HUCF. Posteriormente, será expandido para os demais setores do hospital, após a avaliação final de 30 dias de sua implantação.

A gerente da UTI COVId-19, Jane Tolentino Barbosa, explica que foi necessária uma melhoria na organização logística das pastas, PARA a conscientização da importância e definição do papel dos atores envolvidos.

“Observamos uma melhoria significativa na conferência, tempo de espera e fechamento dos prontuários para faturamento, depois da implantação do projeto e treinamento das equipes multiprofissionais e melhoria dos registros”, destaca.

Entre as mudanças observadas, ela destaca a melhoria das “pastas” com a devida formalização nos procedimentos das mesmas: capa uniforme com nome e leito do paciente, contra capa com check-list de todos os documentos do prontuário em ordem adequada e aquisição de divisórias coloridas para separação dos impressos.

Além de treinamento das equipes, desde as secretárias de posto, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas sobre a importância legal dos documentos, foi instituída a obrigatoriedade de carimbo e assinatura, com orientação sobre o preenchimento de formulários obrigatórios e a forma ideal de documentação.

O diretor de Enfermagem, Tadeu Nunes Ferreira, ressalta a importância do projeto e da sua excelência na prestação da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Os registros em prontuário são fundamentais para uma assistência segura e de qualidade, pois são a fonte de informação mais importante de todo o processo do cuidar. O paciente é beneficiado quando os registros são completos e organizados e toda a equipe multiprofissional pode desempenhar seu trabalho de modo mais criterioso.”, observa o diretor.

Para a enfermeira e gerente da Auditoria, Ivanilde Antunes Afonso, a implantação do prontuário de excelência permite uma melhor cobrança e uma proteção legal para a instituição e a equipe assistencial. “O prontuário é o único documento que comprova um atendimento de excelência e também permite a cobrança dos procedimentos realizados nos usuários”, destaca a gerente.
A orientação do projeto piloto conta com a participação dos servidores; Ivanilde Antunes Afonso (Enfermeira da Auditoria Interna), Luis Gabriel Amorim Oliveira (Estagiário Administrativo da Auditória Interna) e Janice Mendes Stuart Almeida (Médica da Auditoria Interna).

Edital de Seleção Pública 03/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Apoio Acadêmico e Administrativo de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

 

Por Ascom/Unimontes

Comandante-Geral da PMMG, Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, reitor Antonio Alvimar e vice-governador Paulo Brant (Foto: Divulgação)

 

Durante a solenidade comemorativa do aniversário de 246 anos, a Polícia Militar de Minas Gerais homenageou, na noite desta quarta-feira, em Belo Horizonte, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) com a outorga da Medalha Alferes Tiradentes, a maior honraria concedida pela corporação. A medalha foi entregue pelo vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, e pelo comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, ao reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.

“Essa medalha reflete a homenagem a uma instituição que, ao longo de décadas, vem contribuindo com o desenvolvimento de Minas Gerais e, notadamente, com a Polícia Militar, desde os primeiros cursos de Direitos Humanos ministrados aos policiais até os dias atuais com o auxílio na elaboração de mestrados para a Academia de Polícia Militar”, ressaltou o reitor da Unimontes.

“Deve-se destacar que esta homenagem deve ser dividida com cada integrante da comunidade acadêmica da Unimontes, pois sabemos do esforço coletivo na Universidade, ao longo de décadas, para oferecer um serviço de qualidade e que possa ajudar na transformação da realidade das regiões onde atuamos”, destaca o professor Antonio Alvimar Souza.

 

MEDALHA

A Medalha Alferes Tiradentes, que foi instituída pelo Decreto Estadual 29.774, de 17 de julho de 1989, é a mais alta comenda concedida pela Polícia Militar de Minas Gerais e tem por finalidade agraciar e distinguir as personalidades militares, civis e instituições que prestam relevantes serviços à corporação nas ações em busca de paz social.

A comenda constitui-se, conforme a Polícia Militar, numa reverência ao protomártir da Independência do Brasil e foi inspirada na significação histórica do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

A medalha é confeccionada em tom suave de bege, destacando-se, ao fundo, a figura do Alferes Tiradentes e uma visão panorâmica de Ouro Preto. Na parte inferior, em uma faixa aberta, está inscrito o ano de 1775, que registra a criação do Regimento Regular de Cavalaria de Minas Gerais, unidade da qual se originou a Polícia Militar de Minas Gerais.

 

 

Em nome da Unimontes, reitor Antonio Alvimar recebeu a comenda do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant (Foto: Divulgação)

Estão abertas inscrições, no período de 15 a 21 de junho de 2021, para o processo seletivo para cadastro de reserva para Supervisor e Apoio Acadêmico e Administrativo no Programa Novos Caminhos, no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) é a unidade responsável pela gestão do programa.

Está disponível uma vaga para supervisor de cursos para o Polo de Manga, que coordenará o Técnico em Comércio (de até 2 anos) e os de Formação Inicial Continuada em Promotor de Vendas e Assistente Administrativo (ambos com 200 horas), por meio do Edital 02/2021. O bolsista selecionado deverá cumprir uma carga horária de até 20 horas semanais. Deve ser graduado em Administração, Ciências Contábeis ou Economia.

Já as vagas para Apoio Acadêmico e Administrativo, também com carga horária de até 20 horas semanais, estão disponíveis para os polos de Brasília de Minas, Coração de Jesus, Francisco Sá, Espinosa, Glaucilândia, Januária, Japonvar, Mirabela, São João das Missões, Taiobeiras, Várzea da Palma e Varzelândia, por meio do Edital 03/2021, conforme o quadro a seguir:

Item

Polo

Cursos

Exigência mínima

1.      

Brasília de Minas

Curso FIC em Assistente Administrativo e Curso FIC em Promotor de Vendas.

Graduado em Administração ou Ciências Contábeis ou Economia ou formação em cursos técnicos em Administração ou em Logística.

2.      

Coração de Jesus

Curso FIC em Assistente Administrativo e Curso FIC em Promotor de Vendas.

Graduado em Administração ou Ciências Contábeis ou Economia ou formação em cursos técnicos em Administração ou Logística.

3.      

Francisco Sá

Curso FIC em Assistente Administrativo e Curso FIC em Higienista de Serviços de Saúde.

Graduado em Administração ou Ciências Contábeis ou Economia ou qualquer graduação na área da saúde (conforme classificação da CAPES) ou formação em cursos técnicos em Administração ou Logística ou qualquer curso técnico na área da saúde.

4.      

Espinosa

Curso FIC em Assistente Administrativo e Curso FIC em Promotor de Vendas.

Graduado em Administração ou Ciências Contábeis ou Economia ou formação em cursos técnicos em Administração ou Logística.

5.      

Glaucilândia

Curso FIC em Assistente Administrativo e Curso FIC em Promotor de Vendas.

Graduado em Administração ou Ciências Contábeis ou Economia ou formação em cursos técnicos em Administração ou Logística.

6.      

Januária

Curso FIC em Agente de Informações Turísticas e Curso FIC Cuidador de Idosos.

Graduado em Turismo ou Tecnólogo em Turismo ou qualquer graduação na área da saúde (conforme classificação da CAPES) ou qualquer curso técnico na área da saúde.

7.      

Japonvar

Curso FIC em Assistente Administrativo e Curso FIC em Promotor de Vendas.

Graduado em Administração ou Ciências Contábeis ou Economia ou formação em cursos técnicos em Administração ou Logística.

8.      

Mirabela

Curso FIC em Assistente Administrativo e Curso FIC em Promotor de Vendas.

Graduado em Administração ou Ciências Contábeis ou Economia ou formação em cursos técnicos em Administração ou Logística.

9.      

São João das Missões

Curso FIC em Assistente Administrativo e Curso FIC em Promotor de Vendas.

Graduado em Administração ou Ciências Contábeis ou Economia ou formação em cursos técnicos em Administração ou Logística.

10.   

Taiobeiras

Curso FIC em Assistente Administrativo e Curso FIC em Cuidador de Idosos.

Graduado em Administração ou Ciências Contábeis ou Economia ou qualquer curso na área da saúde (de acordo com classificação da CAPES) ou formação em cursos técnicos em Administração ou Logística ou  qualquer curso técnico da área da saúde.

11.   

Várzea da Palma

Curso FIC em Assistente Administrativo e Curso FIC em Promotor de Vendas.

Graduado em Administração ou Ciências Contábeis ou Economia ou formação em cursos técnicos em Administração ou Logística.

12.   

Varzelândia

Curso FIC em Assistente Administrativo e Curso FIC em Promotor de Vendas.

Graduado em Administração ou Ciências Contábeis ou Economia ou formação em cursos técnicos em Administração ou Logística.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.cept.unimontes.br. O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de cursos e programas de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional. A previsão de início dos cursos é em agosto de 2021.

 

Edital de Seleção Pública 02/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Supervisor de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC) - Polo de Manga, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

 

Edital de Seleção Pública 03/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Apoio Acadêmico e Administrativo de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

 

Por Ascom/Unimontes

Diante da provável influência da alta do dólar e das exportações, tendência será de mais aumentos nos preços dos alimentos nos dois meses seguintes

A combinação das altas nos preços de produtos essenciais básicos de subgrupos distintos, caso da Alimentação e Produtos Industrializados, contribuiu para que a inflação de maio superasse a de abril em Montes Claros. Foi o que aconteceu com itens como fubá (9,26%), açúcar (4,58%), ovos (2,52%), carne bovina (2,50%), gás de cozinha (2,15%), batata (2,13%, aves (1,33%) e tomate (1,29%).

Os dados seguem o relatório divulgado pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), projeto de extensão do Departamento de Economia da Unimontes, que mostra que o percentual calculado para o quinto mês do ano chegou a 0,62%. Em abril, a medição foi de 0,48%.

 

Carne bovina e aves: vilões na inflação de maio em Montes Claros (Fotos: Divulgação/imagens públicas)

 

Ainda conforme o IPC, o acumulado do ano chega a 2,97% na maior cidade do Norte de Minas. E as altas identificadas pelo estudo da Unimontes relativo a maio se mostram abrangentes em vários segmentos, como os combustíveis: álcool (8,12%), óleo diesel (2,51%) e gasolina (1,63%).

Os reajustes para cima atingiram até mesmo itens como bebidas destiladas (4,97%), sanduíches (3,25%), cerveja (2,12%) e pizza (1,25%).

CONFIRA O RELATÓRIO DE MAIO – IPC/UNIMONTES (Clique aqui PDF)

 

QUEDAS

Por outro lado, poucos itens considerados populares apresentaram queda de preços entre abril e maio, caso do arroz (-2,26%), pescados (-1,99%) e feijão (-1,38%), além de frutas como banana (-16,64%), mamão (-15,47%) e maracujá (-7,83%).

 

CESTA BÁSICA – Depois de três meses consecutivos de índice negativo, o custo da cesta básica em Montes Claros voltou a subir em maio, chegando a 0,83%. Leite tipo C, farinha, pão de sal, café, óleo de soja e margarina se mantiveram com os preços estáveis de um mês para outro, mas as altas da carne bovina, tomate, açúcar e batata pesaram para o índice positivo em maio.

 

TENDÊNCIAS

Coordenadora do IPC/Unimontes, a professora Vânia Vilas Boas explica que a alta da inflação não será apenas uma tendência e o comportamento identificado entre abril e maio continuará pelos próximos dois meses. “Os alimentos deverão continuar a pressionar a inflação em junho e julho por uma série de fatores, a começar pela preferência do mercado interno em exportar as safras pelo poder de compra mais forte de outros países com a alta do dólar”, enfatiza a pesquisadora.

Ainda conforme a pesquisadora, o aumento do preço dos alimentos que já revela uma trajetória ascendente com as exportações sofrerá também o impacto pela escassez de chuvas em maio, comprometendo a produção dos hortifrutis.

Sobre os bens industrializados, finaliza a professora Vânia, mesmo com o leve aquecimento da economia neste momento, a tendência será de alta nos preços dos eletros e eletrônicos. “Os componentes destes aparelhos são cotados em dólar, o que já justificaria o aumento de preço. Soma-se a isto, com a retomada do aquecimento da economia, a tendência para que o consumidor gaste mais, mas o cenário não acompanha a oferta do mercado, porque não há produtos suficientes. Ou seja, muita procura, pouca oferta e preços elevados”.

“Alternativa” para substituir a carne, os ovos de galinha também apresentaram alta no preço em maio

 

Por Ascom/Unimontes

Estudo mostra influência da melhoria dos indicadores da pandemia e percentual de contratações superou ao do período do início de registro do Novo Coronavírus

Em abril de 2021, o mercado de trabalho formal de Montes Claros apresentou recuperação, com saldo positivo no comparativo aos dois meses anteriores na relação entre admissões e desligamentos. As demissões foram reduzidas e houve a abertura de 503 postos de trabalho. O resultado positivo foi influenciado pela melhoria dos indicadores da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) no município, conforme situação detalhada no mais recente boletim do Observatório do Trabalho do Norte de Minas (OTNM), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O levantamento mensal é realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (Gepad), vinculado ao Departamento de Ciências da Administração da Unimontes.

“O crescimento significativo do saldo do mercado formal em abril em relação a fevereiro e março foi provavelmente influenciado pela melhoria nos indicadores da pandemia do município”, afirma o professor Roney Versiani Sindeaux, coordenador da pesquisa, realizada em conjunto com o também professor Rogério Martins Furtado de Souza.

“Observa-se, entretanto, que o saldo não foi provocado pelo aumento do número de admissões, que ainda permanecem um pouco abaixo que a média, mas sim pela redução do volume de desligamentos, que estavam em torno de 2,7 mil de média em cada um dos dois meses anteriores e caíram para cerca de 2,3 mil em abril”, destaca Sindeaux.

 

 

Maior influência do índice de abril foi o setor de comércio (Foto: EM)

 

ACIMA DA MÉDIA NACIONAL

Ele chama atenção para outro fator positivo: o número de postos de trabalho ocupados em Montes Claros já é superior ao de antes do início da pandemia da Covid-19, que começou no Brasil em março de 2020. O levantamento mostra que o crescimento de empregos formais no município em um ano foi de 1,73% acima da média nacional (1,19%).

De acordo com o levantamento do OTNM, em abril de 2020, Montes Claros teve 2.815 admissões (54,96% do sexo masculino e 45,04% do sexo feminino) e 2.312 desligamentos (54,37% do sexo masculino e 45,63% do sexo feminino).

O levantamento aponta que o grupo que obteve melhor resultado na relação entre contratações e demissões em Montes Claros em abril último foi de homens e mulheres na faixa etária entre 18 e 24 anos, com ensino médio completo. Também alcançaram bom resultado os jovens com até 17 anos e ensino médio incompleto, “provavelmente em função de programas de incentivo aos jovens aprendizes adotados principalmente por empresas do setor industrial para receber vencimentos de até 0,5 salário mínimo”, observa o pesquisador.

Na outra ponta, o grupo que obteve pior resultado em abril no mercado de emprego formal na cidade é formado por trabalhadores do sexo masculino, na faixa entre 30 a 39 anos e ensino médio completo e, ainda, os homens com 50 anos ou mais com apenas o ensino fundamental completo. Para as mulheres, o pior resultado ocorreu com o grupo a partir dos 30 anos, abrangendo do ensino médio completo à pós-graduação.

Segundo estudo, Montes Claros superou percentual positivo de contratações do período de início da pandemia, em março/2020 (Foto: Divulgação)

“Merece registro outra situação: os saldos das faixas com maior escolaridade foi negativo para as mulheres e positivo para os homens, inclusive na faixa dos 30 aos 39 anos. Com relação aos salários, os saldos negativos ocorreram nas faixas entre 5,1 e 10 salários mínimos e a de mais de 20 salários mínimos, principalmente para trabalhadores do sexo masculino atuantes na área de serviços”, explica o coordenador da pesquisa.

No caso das mulheres, o saldo negativo aconteceu na faixa do 0,5 a 1 salário mínimo no setor de comércio. Já os saldos positivos mais expressivos ocorreram na faixa entre 1,01 a 1,5 salários mínimos para homens e mulheres contratados para atuar no comércio. Houve, também, um saldo positivo expressivo na faixa de 0,5 a 1 salário mínimo para mulheres no setor de serviços.

 

SETORES QUE MAIS EMPREGARAM – Segundo a pesquisa da Unimontes, o setor de serviços continua liderando a geração de empregos formais em Montes Claros, respondendo por 237 vagas abertas no município em abril. Em seguida, aparecem o comércio (87 empregos), a construção civil (82), a indústria (70) e a agropecuária (27 empregos).