Alcino Franco de Moura Júnior

Alcino Franco de Moura Júnior

Edital de Seleção Pública 03/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Apoio Acadêmico e Administrativo de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 02/2021 - Processo Simplificado de Bolsista para atuar como Supervisor de Cursos Técnicos e de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC) - Polo de Manga, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Confira outras etapas deste edital.

Por Ascom/Unimontes

O reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, e a vice-reitora professora Ilva Ruas participaram na noite desta quinta-feira (27) de uma reunião estratégica com o secretário Secretário-Geral, Mateus Simões de Almeida, via Google Meet.

A reunião serviu para estreitar ainda mais as relações e alinhar as demandas pertinentes da instituição. O encontro foi pautado por assuntos de interesse da Unimontes e da UEMG.

Também participaram da reunião o Secretário-Geral Adjunto, Marcel Dornas Beghini, a reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Lavínia Rosa Rodrigues, o Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Professor Aloysio Afonso Rocha Vieira, O chefe de gabinete da Unimontes, Allysson Danilo Dantas Silva, o assessor de Gestão Estratégica da universidade, José Otávio Braga Lima.

De acordo com o reitor Antonio Alvimar, nas próximas semanas, haverá desdobramentos importantes sobre este encontro com o secretário-geral.

 

AGE

A atenção do Governo do Estado às solicitações e demandas da Unimontes tem sido uma constante. Na última terça-feira (26), em reunião de trabalho, a Universidade estreitou também os laços entre a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG), quando o reitor Alvimar foi recebido pela Advogada-Geral Adjunta para o Consultivo, Procuradora Ana Paula Muggler Rodarte.

Por Ascom/Unimontes

Proposta para a rede social mais popular do mundo sugere linguagem mais dinâmica para divulgar eventos, informações sobre submissões, orientadores aos autores

O Portal de Periódicos da Universidade Estadual de Montes Claros está ampliando os canais de comunicação com o público acadêmico e comunidade científica. Além do próprio endereço eletrônico e das interações no portal oficial da Unimontes, a partir de agora, passa a disponibilizar uma conta no Instagram, a rede social mais popular no mundo. As postagens sugerem uma linguagem mais dinâmica e o estilo direto contribui para disseminar as informações estratégicas com o alcance mais rápido junto ao público-alvo. O acesso é https://www.instagram.com/periodicos.unimontes.

Professores, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados poderão acompanhar detalhes como, por exemplo, a vigência dos prazos de submissão, lançamento e publicação dos periódicos, artigos em destaque, diretrizes e orientações para autores e convites de eventos. O Portal de Periódicos da Unimontes é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

O canal no Instagram soma-se ao novo Portal de Periódicos da Unimontes (www.periodicos.unimontes.br), reformulado em 2019 e que oferece acesso em quatro idiomas: inglês, espanhol, francês e português. Totalmente adequado aos parâmetros oficiais de informação em ciência e tecnologia no País, o endereço reúne as 16 revistas eletrônicas com publicações regulares dos diversos departamentos e programas de pós-graduação da Universidade, assim como as informações sobre os editais de submissão e demais normativas dos processos de publicação. O Portal oferece ainda para a consulta outros títulos sem edições atuais.

 

NOVO PORTAL

O trabalho de reformulação do Portal de Periódicos foi intensificado nos últimos dois anos, com a digitalização e o acesso virtual das revistas científicas da Universidade. Em fevereiro de 2020, por intermédio da resolução 015/2020, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) aprovou a institucionalização do Portal, permitindo que a Universidade seja mais criteriosa na produção das revistas científicas e ainda mais alinhada com os processos de avaliação dos periódicos pelo Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.

A gestão do Portal é de responsabilidade de uma comissão, constituída por ato da Reitoria da Unimontes (Portaria Reitor Nº 057/2020), presidida pela pró-reitora de Pesquisa, professora Clarice Diniz Alvarenga Corsato, e composta por mais quatro integrantes indicados em suas respectivas categorias: professor Amário Lessa Júnior (representante do Conselho de Editores-Chefes de Periódicos Cienficos), Jefferson Silveira Santos de Andrade (Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), professor Luiz Andrei Gongalves Pereira (Conselho de Editores-Chefes de Periódicos Cienficos) e Roseli Damaso Messias Garcia (Sistema de Bibliotecas).

REVISTAS COM PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS – “Araticum” (Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários), “Argumentos (Departamento de Política e Ciências Sociais), “Caminhos da História” (Programa de Pós-Graduação em História), “Cerrados” (Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia), “Ciranda” (Departamento de Estágios e Práticas Escolares), “Revista Desenvolvimento Social” (Departamento de Política e Ciências Sociais), “Economia e Políticas Públicas” (Departamento de Economia), “Revista Norte-Mineira de Educação Física – Renef (Departamento de Educação Física e do Desporto) e “Educação Matemática – Debate” (Departamento de Ciências Exatas).

E ainda: “Educação, Escola e Sociedade” (Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais), “Intercâmbio” (Pró-Reitoria de Extensão), “Poiesis” (Departamento de Filosofia), “Renome” (Departamento de Enfermagem), “Serviço Social em Perspectiva” (curso de Serviço Social), “Unimontes Científica (Pró-Reitoria de Pesquisa) e Revista Verde Grande (Departamento de Ciências Biológicas.

Por Ascom/Unimontes

Profissionais falam da paixão pela profissão e destacam visão holística no cuidado aos pacientes

Servidora Luciana Barbosa Pereira – Enfermeira Obstétrica – Foto Luiz Gustavo Jardim/HUCF

“O trabalho dignifica o homem: é prazeroso e apaixonante”. É como pensam a enfermeira obstetra, Luciana Barbosa Pereira, e a Técnica Universitária de Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), Samantha Fernandes de Souza, vencedoras do “I Prêmio Destaques de Enfermagem Mineira”, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG).

As servidoras do Hospital Universitário, vinculado à Unimontes, se dedicam diariamente pelo bem estar dos usuários e conquistaram a Honraria do Coren-MG na última quinta-feira (20/5), quando foi divulgado o resultado do prêmio em Minas Gerais. Luciana Barbosa atua na assistência ao trabalho de parto na Maternidade Maria Barbosa do HU. Além de ser professora no Departamento de Enfermagem da Unimontes, a enfermeira obstetra acredita que a Enfermagem tem como norteador o cuidado holístico e humano, sendo fundamental por conseguir fazer a interlocução dos diferentes atores da equipe, sempre com foco nas necessidades do cliente.

Para ela, o reconhecimento deve ser dotado de um saber próprio que responde por grande parte das ações de saúde no mundo. “Embora sejamos frequentemente citados como ‘os anjos’, e isso tenha um enorme valor no reconhecimento humano inerente à nossa profissão, também traz um viés por não revelar o seu lado científico e prático”, destacou a homenageada, ao destacar o reconhecimento no recebimento do prêmio.

Por sua vez, a servidora Samantha Fernandes, que atua na clínica médica do HUCF, e já trabalhou em três hospitais desde a sua formação, defende a crença no ser humano. Apesar das adversidades, esta tem sido sua principal motivação dentro da profissão. “O que me motiva é encontrar pessoas que se importam verdadeiramente com o próximo, demonstrando em pequenos gestos”, se emociona.

GRATIDÃO

Devido à situação de enfrentamento à pandemia, os desafios para o profissional da enfermagem são cada vez maiores, sendo essencial a humanização da assistência e a abrangência no cuidado. A presença da empatia é o principal requisito para tornar-se um profissional de sucesso, além de trabalhar sempre em equipe, independente da sua especialidade, apontam as especialistas. “Quando se compreende isto, a atuação se dá de forma simples e objetiva, visando somente o paciente, que é o que importa no final do seu dia”, revela a servidora.

Honradas em receber o prêmio e poder, ao mesmo tempo, representar os demais profissionais, as servidoras demonstraram a alegria e o privilégio do exercício da profissão. Luciana Barbosa conta que, durante sua jornada, “tem tido o privilégio de conviver com colegas exemplares que a auxiliam em sua construção diária. “Compartilho esse prêmio com todos aqueles que partilham comigo a visão do cuidado humanizado e fazem deste o seu alicerce. Em especial, a equipe do bloco obstétrico e alojamento conjunto do HU”, comemora.

Para os profissionais da saúde, no ambiente hospitalar, cada gesto de gratidão importa. “Quando o seu trabalho é reconhecido e valorizado, buscamos o aprimoramento para fazer um pouquinho melhor que no dia anterior”, destaca Samantha Fernandes, que diz ter sido surpreendida com a notícia do prêmio e, ao mesmo tempo, motivada por estar direcionada em seu propósito.

O Diretor de Enfermagem do HUCF, Tadeu Nunes Ferreira explica que ter profissionais entre os homenageados ressalta a qualidade da assistência realizada no HUCF, ainda mais por ser o único 100% com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Montes Claros. “Nossos profissionais são gabaritados, esforçados, amam a profissão, e cuidar do outro. Este prêmio a essas duas jovens servidoras só reforça o compromisso com o paciente. Todo o corpo assistencial se sentiu prestigiado e representando pelas duas servidoras que receberam essas honrarias do Coren-MG”, comemora o diretor.

* Texto: Marcos Gabriel – Estagiário sob a supervisão do jornalista Wesley Gonçalves /HUCF

Por Ascom/Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros será uma das instituições brasileiras signatárias da rede de cooperação sino-brasileira de Medicina Tradicional para o Enfrentamento da Covid-19. O convênio que visa estimular os estudos e pesquisas para o combate à pandemia e, ainda, aprofundar a parceira estratégica entre os dois países, será assinado durante o Webinar contra a Covid-19 – Seminário de Cooperação em Educação Internacional em Medicina Tradicional.

O evento acontece em formato virtual, nesta quarta-feira (26/5), a partir das 9 horas. A transmissão será pela plataforma Zoom Meeting e as inscrições são feitas pelo endereço http://bit.do/webinar_china. A transmissão será pela plataforma Zoom Meeting.

A parceria da Unimontes será oficializada com a Nanjing University of Chinese Medicine (NJUCM), fundada em 1954, na cidade de mesmo nome. No ato de assinatura do convênio, a Unimontes será representada pelo reitor, professor Antonio Alvimar Souza, e pela vice-reitora Ilva Ruas de Abreu, com participação dos pró-reitores de Ensino, Extensão, Pós-Graduação, Pesquisa e Planejamento e da professora Nair Amélia Prates Barreto, diretora do Centro de Ciências Biológicas e que representará os cursos de graduação das áreas associadas à parceria.

COMISSÃO

Os professores Mauro Aparecido Xavier (Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia/PPGB), Viviane Carrasco (Departamento de Enfermagem) e Mariléia Chaves Andrade (Departamento de Fisiopatologia), que integram a comissão científica do convênio, e o professor Marcos Fábio Martins de Oliveira (Departamento de Economia), orientador da formatação da parceria, também estarão no encontro.

O acordo com a China envolve, ainda, pesquisadores do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes), Departamento de Economia, mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial e Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT).

A rede internacional de cooperação de Medicina Tradicional para o Enfrentamento da Covid-19 é financiada pela Fundação Hengji de Desenvolvimento e Gerenciamento de Saúde de Beijing (Pequim), em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI).

Outro objetivo está na possibilidade da integração da Medicina tradicional chinesa com a Medicina ocidental no enfrentamento da doença. O Webinar conta com o suporte da embaixada da China no Brasil, assim como dos consulados.

Por Ascom/Unimontes

Nossa História - Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

“Conhecimento que vence desafios”. Com este lema, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) completou ontem (24/5) 59 anos de implantação do ensino superior no Norte de Minas. A instituição resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada por meio da Lei Estadual 2.615, de 24 de maio de 1962.

A antiga FUNM foi transformada na atual Unimontes por meio da Constituição Mineira promulgada em 21 de setembro de 1989. Em 1994, a Universidade teve o seu reconhecimento federal, homologado pela Portaria 1.116, do Ministério da Educação. Desde então, iniciou o seu processo de expansão nas regiões Norte e Noroeste do Estado e no Vale do Jequitinhonha. Atualmente, conta com 11 campi e dois núcleos fora da sede.

 

Reitor da Unimontes, o professor Antonio Alvimar Souza destaca que, durante o período de um ano e dois meses de pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), a instituição deu prosseguimento às atividades recorrendo ao modelo remoto, no cumprimento aos decretos estaduais e municipais sobre as medidas de distanciamento. “Contamos com a participação efetiva dos nossos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos”, lembra o reitor.

A Universidade também iniciou os trabalhos para a elaboração do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos. O documento estabelece a filosofia de trabalho, a missão e as diretrizes pedagógicas que orientam as ações, estrutura organizacional e as atividades acadêmicas das instituições de ensino superior.

Em outra ação de destaque neste período, a Unimontes tem implementado uma série de obras físicas e investimentos em mobiliário e equipamentos, com recursos da ordem de R$ 35,853 milhões, liberados pelo Governo de Minas Gerais.

Hospital Universitário Clemente Faria - Universidade Estadual de Montes  Claros - Unimontes

 

A instituição completa 59 anos de existência com influência direta no desenvolvimento regional e resultados positivos nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação. A prestação de serviços também é reforçada, sobretudo, por meio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), referência regional no atendimento aos pacientes de Covid-19.

Atualmente, o corpo funcional da universidade é constituído por 2.871 pessoas, sendo 1.053 professores e 1.511 servidores técnico-administrativos. Conta, ainda, com 317 servidores terceirizados.

ENSINO

Na tarefa de oferecer ensino de qualidade e gratuito, ao longo desses anos a Unimontes já graduou 57.399 profissionais nas diversas áreas do conhecimento, de dezembro de 1969 a dezembro de 2020. A instituição soma, atualmente, o total de 11.964 alunos matriculados em cursos de graduação (8.590), graduação a distância (1.636), técnico-profissionalizantes (605), pós-graduação – Lato sensu e Stricto sensu (1.133).

São ministrados 55 cursos de graduação e 18 cursos próprios de mestrados e doutorados. A instituição também tem reforçado o ensino a distância, por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), que ministra oito cursos de graduação no modelo EaD, abrangendo 27 municípios.

Unimontes comemora 57 anos de fundação nesta sexta (24) - Universidade  Estadual de Montes Claros - Unimontes

Também são ampliados os cursos técnico-profissionalizantes, oferecidos pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), em parceria com os governos Estadual e Federal.

A Pró-Reitoria de Ensino destaca que, durante a pandemia, a Unimontes manteve as atividades dos cursos de graduação pelo sistema remoto, alcançando uma taxa de ocupação de 85% entre 2018 e 2020. “Na maior parte das universidades brasileiras, hoje, o atual cronograma em curso para o ingresso dos calouros ainda está em atraso no preenchimento das vagas relativas ainda para o primeiro semestre. Já a adesão da Unimontes preenche antecipadamente as vagas para o 2° semestre, uma vez que o 1° semestre já teve início em março último, com todas os primeiros períodos em curso. Desta forma, não ficamos reféns de algum atraso como consequência da pandemia”, relata a pró-Reitora de Ensino, professora Helena Amália Papa.

PESQUISA

Em 100% de conformidade com as amostras da Funed, Laboratório da Unimontes  está apto para diagnósticos da Covid-19 - Universidade Estadual de Montes  Claros - Unimontes

Os trabalhos na área da pesquisa também seguem em ritmo constante. Com avanços na investigação científica e tecnológica, a Unimontes conta atualmente com 149 projetos em andamento, 48 grupos de pesquisa cadastrados e 184 linhas de pesquisa. Os investimentos no setor pela Universidade, em 2020, somaram R$ 1,46 milhão, viabilizados por meio de parceria com a agências de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). No ano passado, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, a Unimontes contou com 621 cadastros na iniciação científica e a instituição alcançou o total de 921 artigos científicos publicados por docentes, pesquisadores e acadêmicos.

EXTENSÃO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

A Pandemia do Novo Coronavírus afetou de maneira significativa as relações sociais em toda comunidade. Diante dos obstáculos, a Unimontes se reinventou para dar sequência aos trabalhos extensionistas, voltados para a interação comunitária. De 131 projetos de extensão implementados, 116 tiveram continuidade em 2020, com o uso das tecnologias para o trabalho a distância, como a realização de eventos, minicursos, oficinas, webinares, workshops, simpósios, seminários, palestras e mesas temáticas. Avançamos também em áreas específicas no apoio ao estudante, como a política de assistência estudantil. Atualmente, são beneficiados 598 acadêmicos, por meio dos distintos auxílios: inclusão digital, moradia, creche, pedagógico e alimentação.

PÓS-GRADUAÇÃO E TESTES DA COVID-19

Durante o enfrentamento da pandemia, a Universidade mantém as atividades da pós-graduação Stricto sensu. Em 2020, 750 alunos foram matriculados nos 18 cursos próprios de mestrado e doutorado. Um dos destaques da Pró-Reitoria de Pós-Graduação foi a realização de testes de PCR para o Novo Coronavírus, realizados por meio do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde, instalado no HUCF. Com o apoio de parceiros estratégicos, como o MPMG, Novo Nordisk e MSD, além de voluntários, foram realizados 2 mil testes da Covid-19, sem nenhum custo adicional para o Governo do Estado.

OBRAS FÍSICAS

Além dos eixos estruturantes, a gestão superior da Unimontes tem direcionado esforços para oferecer melhores condições na infraestrutura dos seus prédios e unidades. Estão sendo investidos R$ 35.843 milhões em obras de construção e reformas e na aquisição de móveis e equipamentos, viabilizados pelo Governo de Minas por intermédio da Secretaria Estadual de Educação. Conforme aponta levantamento da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças (PRPGF). Do montante, são aplicados R$ 16,8 milhões nas Escolas do Programa Brasil Profissionalizado, R$ 3,6 milhões em obras no campus-sede e R$ 1,9 milhão em construções e melhorias no Hospital Universitário.

Além disso, R$ 13,416 milhões serão direcionados para aquisição de móveis, equipamentos, materiais para manutenção e reformas no campus-sede e no HUCF. Entre as obras previstas estão a reforma dos telhados dos prédios dos centros de ensino do campus-sede, conclusão do Centro Tecnológico, reforma da Biblioteca Central e conclusão do depósito da Educação Física, além da substituição do piso das quadras de tênis de saibro para cimento. Será feita ainda a conclusão do Laboratório de Pesquisa em Saúde (Biotério) e a reforma no campus de Bocaiuva.

Documento define diretrizes da universidade para os próximos cinco anos

A Unimontes iniciou os trabalhos para a elaboração do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos. O documento estabelece a filosofia de trabalho, a missa e as diretrizes pedagógicas que orientam as ações, estrutura organizacional e as atividades acadêmicas das instituições de ensino superior.

O PDI é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) e configura um importante instrumento de planejamento e avaliação das instituições de ensino superior. O plano deverá conter as metas estabelecidas pelas instituições superiores a cada cinco anos, com as estratégias a serem adotadas para alcançar objetivos descritos. Deverá apresentar ainda um cronograma e a relação com os principais indicadores de desempenho.

O PDI para o próximo quinquênio foi discutido em reunião realizada pelo reitor, professor Antonio Alvimar Souza e membros da Gestão Superior da Universidade, na terça-feira (18/5). Para a elaboração do documento foi constituída uma comissão que é presidida pela vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu.

Vice-reitora convidou os pró-reitores da universidade – de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação, Planejamento, Gestão e Finanças, a participarem da comissão (Foto: Ascom/Unimontes)

 

Na oportunidade, a vice-reitora convidou os pró-reitores da universidade – de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação, Planejamento, Gestão e Finanças, a participarem da comissão. Ela disse que os trabalhos contarão também com a colaboração do professor Marcos Fábio Martins de Oliveira, do Departamento de Ciências Econômicas da Unimontes.
A professora Ilva Ruas destacou que o objetivo é o envolvimento dos departamentos, coordenações de cursos, dos docentes e dos servidores técnico-administrativos da Unimontes na confecção do PDI. “A proposta é que o PDI seja elaborado com a participação efetiva de todos aqueles que vivem o dia-a-dia da Universidade”, lembra.

A vice-reitora enalteceu a importância do envolvimento da comunidade acadêmica na constituição do Plano de Desenvolvimento Institucional, cuja proposta final deverá ser apresentada dentro de cinco meses. “O PDI expressa o trabalho da instituição. É fundamental que todos os colegiados e segmentos da comunidade acadêmica participem da sua elaboração, pois estamos construindo o futuro da Universidade”, assegurou a professora Ilva Abreu.

O professor Antonio Alvimar Souza lembrou que o Plano de Desenvolvimento Institucional tem grande relevância na implementação de projetos voltados para a melhoria das atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços da Universidade. “Por meio do PDI que serão definidos os investimentos da instituição e também será feito o acompanhamento da aplicação dos recursos”, observou o reitor da Unimontes.

 

Planejamento Estratégico

A comissão do PDI terá ainda a colaboração da Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação, vinculada ao Gabinete do Reitor, que é também responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico da Universidade. O assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga Lima informou que os trabalhos para a confecção do Planejamento Estratégico já foram iniciados, contando com o apoio da Empresa Júnior Unimontes (EJU), vinculada ao curso de graduação em Administração.

Por Ascom/Unimontes

Se você, professor, acadêmico, têm uma ideia interessante que resolve um problema e gera resultados práticos, bem como impactos positivos para o desenvolvimento do Norte de Minas, esse edital é para você. Estão abertas as inscrições para o Desafio Vuei Norte de Minas, que quer identificar projetos que estimulem o empreendedorismo e a inovação, a partir de projetos de acadêmicos e professores, de todas as Instituições de Ensino da região.

As inscrições, que são gratuitas, tiveram início no dia 14 de maio e seguem até o dia 23/5. A previsão é que o resultado da primeira etapa seja divulgado entre os dias 24 a 26/5. A segunda etapa prevê encontro das equipes, já no dia 28/5, de 17h às 19h. A divulgação do resultado da segunda etapa está prevista para até 31/5. A terceira etapa (Banca Final) acontece no dia 11/6, de 17h às 19h. As inscrições só ocorrerão por meio do preenchimento do formulário pelo link.

Na terceira etapa, os candidatos selecionados deverão apresentar a proposta de projeto, de forma presencial, para uma Banca Avaliadora, em horário e local a ser informado em tempo oportuno. O evento contará com as devidas medidas de segurança atendidas.

O QUE É O VUEI

O projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) executada pela Diretoria de Indústria Criativa e Formação Empreendedora (DICE).

O objetivo é apoiar o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Minas Gerais, promover a aproximação entre o mercado e a academia, estimular a criação de projetos e negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia dentro das IES, além disso, despertar o protagonismo, a autonomia e a proatividade de alunos da graduação e pós-graduação

No Norte de Minas participam da iniciativa o Centro Universitário FUNORTE e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), organizadoras do Desafio VUEI na região. Também apoiam a realização do Desafio VUEI o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte Minas (Fundetec) e Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

“Este edital pretende despertar o interesse da comunidade acadêmica Norte mineira para o empreendedorismo, dando visibilidade àqueles estudos que possam gerar soluções a problemas sociais, empresariais, etc. Enfim, projetos que tenham um olhar para além da produção científica e que, muitas vezes, ficam restritos ao ambiente universitário. Além de divulgar estes trabalhos, também estamos preocupados em qualificar os membros da equipe. Por isso, os vencedores terão a oportunidade de receber curso na área de gestão, do nosso parceiro Sebrae”, destaca a Diretora Executiva da Incubadora de Empresa de Base Tecnológica (Inemontes) e coordenadora de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza.

PROPOSTA

Os projetos devem oferecer soluções para problemas ou demandas seja por meio da geração de produtos, processos ou mesmo serviços. As áreas foco deste edital são: Biotecnologia, Agropecuária, Saúde e TI & Engenharias. Caso o projeto não se enquadre nas áreas citadas, poderá participar na categoria “outros temas”.

Poderão participar acadêmicos e professores de todas as IES e Técnico, do Norte de Minas. As equipes devem contar com, no mínimo, 2 (dois) integrantes e, no máximo, 5 (cinco). Obrigatoriamente, deverão contar com, no mínimo, um aluno devidamente matriculado e cursando alguma graduação, tecnólogo ou pós-graduação em uma Instituição. Ainda conforme o edital, “os projetos, obrigatoriamente, devem informar a área em que são relacionados: Biotecnologia; Agropecuária; Saúde; TI e Engenharias e Outros temas (que não se enquadrem nos anteriores)”.

Por Ascom/Unimontes

Meet acontece nesta terça-feira, da 15h às 16h

Os profissionais da Enfermagem exercem papel preponderante na linha de frente do enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19) e na humanização do atendimento ao salvar vidas. A atuação da categoria será o foco de palestra que o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, ministrará nesta terça-feira (18/5).

O tema da palestra será “O Papel do profissional de Enfermagem na Humanização da Assistência” e acontecerá de 15h às 16h. O evento será via Google Meet, apenas aos servidores do HUCF.

A iniciativa é da diretoria do Hospital Universitário Clemente de Faria, em parceria com o Departamento de Enfermagem da Unimontes. A palestra acontece dentro da programação da Semana da Enfermagem (12 a 20 de maio). Marca também a comemoração Mundial da Enfermagem (12 de maio) no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros e do HUCF.

Na palestra, o professor Antonio Alvimar Souza vai ressaltar a importância dos trabalhadores da enfermagem na melhoria e na humanização da assistência dentro do ambiente hospitalar. A profissão do enfermeiro foi regulamentada no Brasil pela Lei Federal 7.498, de 25 de junho de 1986.

Durante a live, o reitor destacará também a atuação dos trabalhadores da enfermagem diante dos desafios no enfrentamento do Novo Coronavírus. Além do cumprimento de novos protocolos, os profissionais seguem uma série de cuidados para garantir o pleno atendimento e o tratamento dos pacientes, impedindo a contaminação. Todos os protocolos de segurança são obedecidos pelas equipes do HUCF, referência regional no atendimento aos pacientes da COVID-19.

Currículo

O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Antonio Alvimar Souza é graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduado em História Contemporânea pela Unimontes. Possui mestrado em Filosofia pela UERJ e doutorado em Ciências Humanas – História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Antonio Alvimar Souza trabalha com a docência na Unimontes nas áreas de Filosofia, História, Ciências Sociais e Serviço Social. Ele atua, principalmente, com seguintes temas: história, ética, bioética, realidade brasileira, filosofia e religião.

Serviço
Palestra/live: “O Papel do profissional de Enfermagem na Humanização da Assistência”
Reitor Antonio Alvimar Souza
Dia: terça-feira (18/5)
Horário: 15h às 16h
Google Meet

Por Ascom/Unimontes.

 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estreita as relações com o Governo de Minas Gerais, visando a ampliação da atuação da instituição e o atendimento às demandas da comunidade acadêmica. Objetiva também o fortalecimento das parcerias com as diversas secretarias e órgãos estaduais na implementação de projetos voltados para a melhoria das condições das regiões da área de abrangência da universidade.

Com esse propósito, terça-feira (11/05), em Belo Horizonte, o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, foi recebido em visitas aos secretários estaduais de Saúde, Fábio Baccheretti; de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto; e de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, além do chefe do Gabinete Militar do Governador Romeu Zema, coronel Osvaldo de Souza Marques.

“Fortalecemos a relação entre a Unimontes e o Governo do Estado. Esta relação tem sido muito tranquila, sobretudo, porque o Governo Estadual tem sido extremamente atencioso com a Universidade, atendendo aos nossos pleitos com muita presteza”, afirma o professor Antonio Alvimar Souza.

Nas visitas aos titulares das secretarias estaduais, o reitor esteve acompanhado do pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor Aloysio Afonso Rocha Vieira, do chefe de Gabinete, Allysson Dantas, a superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, Priscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes, além do assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga Lima.

Recursos para reforma do pronto socorro do HUCF

Ao ser recebido em audiência pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, o reitor Antonio Alvimar Souza ressaltou a importância da assistência à saúde da população oferecida pela Unimontes por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria. Ele destacou que o Hospital da Unimontes, o único de Montes Claros com atendimento gratuito 100% pelo SUS, tem capacidade para ampliar os serviços à comunidade, da mesma forma como tornou-se referência regional para receber os pacientes da COVID-19.

Ele apresentou o pleito à Secretaria Estadual de Saúde para que seja autorizado o remanejamento de recursos represados do Programa Mais Vida, no valor total de R$ 9 milhões, a serem investidos na reforma do pronto socorro e no custeio do Hospital Universitário Clemente de Faria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comitiva da Unimontes durante encontro com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio

 

Conforme explica o professor Antônio Alvimar Souza, as verbas do Programa Mais Vida – correspondentes a três anos, deixaram de ser repassadas para o HUCF no governo anterior. Mas, o Governo Romeu Zema vêm saldando as dívidas em atraso com a instituição. “Além da reforma tão desejada do pronto socorro, com esses recursos, pretendemos quitar débitos e regularizar a situação junto aos fornecedores, para manter a estabilidade e a prestação de serviços do hospital”, assegura.

Ampliação de vagas em concursos

O reitor e os membros da equipe da gestão superior da Unimontes tiveram encontro com a secretária de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto. Na oportunidade, foi solicitado à Seplag o remanejamento de cerca de 100 vagas remanescentes (não preenchidas) no concurso público para professor de nível superior da Unimontes para subáreas que estão com demanda de docentes. O objetivo é aproveitar a lista de espera do concurso público, realizado entre os anos de 2014 e 2015.

Reitor da Unimontes durante conversa com a secretária de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto

 

A gestão superior da Unimontes também apresentou pedido à secretária Luisa Barreto para que seja ampliado o número de vagas a serem preenchidas no último concurso para servidores técnico-administrativos realizado pela Universidade.

De acordo com o edital, no concurso foram disponibilizadas 104 vagas. A proposta da instituição é que seja autorizado o preenchimento de pelo menos mais 40 vagas, por intermédio do edital do mesmo concurso, a fim de suprir demanda de pessoal da Universidade, especialmente, em cargos de nível superior.

Trabalho em prol do desenvolvimento regional

O professor Antonio Alvimar Souza fez uma visita de cortesia ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, que foi empossado recentemente. Na reunião, ele enfatizou que a Uninontes está à disposição do Governo Estadual para atuar na implementação de programas e projetos voltados para o desenvolvimento das regiões de sua área de abrangência (Norte e Noroeste do estado e o Vale do Jequitinhonha) e de Minas Gerais como um todo.

Encontro com o chefe do Gabinete Militar do Governador

Comitiva da Unimontes presidida pelo reitor Antonio Alvimar com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti (fotos: Divulgação)

 

O reitor e a equipe da gestão superior da Unimontes tiveram ainda foram recebidos em encontro com o chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Osvaldo de Souza Marques. Na oportunidade, foi apresentada a proposta para que o Governo do Estado venha contar com a parceria da Universidade Estadual de Montes Claros na realização de cursos de capacitação na área de segurança.

Outro assunto discutido foi a busca de informações sobre os aspectos legais para que as universidades estaduais mineiras e demais Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação –ICTs – do estado possam celebrar convênios e contratos com outros organismos. A questão é regulamentada pela Lei Estadual 22.929/2018, que estabelece as normas de convênios firmados pelas instituições superiores, que envolvem a captação de recursos financeiros para o apoio a projetos de ensino, pesquisa e extensão e de desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de inovação.

O professor Antonio Alvimar Souza considerou muito positivo o resultado das audiências com os secretários de estado e com o chefe do Gabinete Militar do Governo. “Tratamos de demandas específicas dos professores e técnico-administrativos e de questões mais abrangentes, que visam dar mais eficiência às atividades do ensino, pesquisa e extensão e à prestação de serviços da universidade, conclui o reitor.

Por Ascom/Unimontes

Foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira (12) a Semana da Enfermagem do Hospital Universitário Clemente de Faria. Participaram da abertura dos trabalhos a vice-reitora da Unimontes professora Ilva Ruas Abreu, representando o reitor professor Antonio Alvimar Souza, a superintendente do HUCF, Príscilla Izabella F. Barros de Menezes, o diretor de Enfermagem do HU, Tadeu Ferreira Nunes e membros da gestão do HU.

Durante seu pronunciamento, a vice-reitora Ilva Ruas Abreu enfatizou historicamente a importância e os 25 anos do curso de Enfermagem da Unimontes, e lembrou que “dias difíceis despertam a humanidade”.

   
 

Fotos: Andrey Librelon/Unimontes

“A enfermagem moderna se desenvolveu ao longo de dois séculos e foi através dela que o mundo conseguiu vencer muitas crises na saúde. Seu objeto, o cuidado, revela o que há de mais humano na área da saúde e não seria diferente durante a maior crise global de saúde pública. Precisamos sempre valorizar nossos profissionais”, diz o diretor de Enfermagem do HU, Tadeu Ferreira Nunes.

Durante o evento, a direção do HUCF homenageou vários enfermeiros que tiveram o trabalho destacado com troféu e brindes cedidos por parceiros, como a empresa Master – Conectada a você, que fez a doação de 700 copos, e Amigas do Hospital Universitário Clemente de Faria (Avahu).

“A Master sabe da importância dos profissionais da saúde no enfrentamento da Covid-19 e não poderia dizer não ao chamado do HUCF neste momento de reconhecimento aos verdadeiros heróis e heroínas que estão na linha de frente de combate à pandemia. Sabemos que a enfermagem é essencial no cuidar diário das enfermidades e assistência aos pacientes. Aproveitamos esta data especial para parabenizar todos os profissionais da Enfermagem pela dedicação e trabalho incansável na luta pela vida”, destacou Fernando Pires Correa Machado, diretor da Master.

PROGRAMAÇÃO

Os eventos em comemoração a Semana da Enfermagem ocorrem ao longo do mês de maio, com ações esporádicas. Também estão previstas lives e uma palestra do reitor Antonio Alvimar, além de um almoço especial.

A live “Vivência de uma enfermeira brasileira atuando nos EUA e a importância da biossegurança” acontece no dia 21 de maio, as 20h, no instagram do HUCF. A convidada é a enfermeira graduada pela Unimontes e que atua no setor de medula óssea em Denver, Colorado-EUA, Franciele Ornelas Bugir.