Alcino Franco de Moura Júnior

Alcino Franco de Moura Júnior

O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), comunica, com pesar, o falecimento da Senhora Elizabeth Mendes Martins, mãe da advogada Maria Fernanda Mendes Martins, orientadora do Setor Jurídico do PRONATEC, no âmbito da Unimontes, e assessora jurídica do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

O falecimento ocorreu na noite desta quarta-feira (3/3).

A Diretoria do CEPT, demais servidores técnico-administrativos, professores e alunos lamentam a grande perda.

120 alunos matriculados nos cursos de Administração, Enfermagem e Gerência de Saúde

 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), deu início na última semana às novas turmas dos Cursos Técnicos em Administração, Enfermagem e Gerência de Saúde. Tradicionalmente, a ETS vem oferecendo cursos por meio de convênios. Desta vez, a oferta é de cursos próprios regulares, com recursos oriundos da Universidade. O objetivo, a partir de agora, é ter anualmente vagas para esses cursos. As aulas inaugurais foram realizadas no dia 22/02, às 7h10 e às 19h10, de forma remota, com a participação dos alunos, professores e servidores técnico-administrativos do CEPT.

O Curso Técnico em Administração já teve oferta em 1997, específico para Serviços de Saúde. Também foram oferecidas duas turmas, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec), uma em Montes Claros e outra em Várzea da Palma. A turma de Montes Claros finalizou as aulas em fevereiro de 2021, com cerca de 20 alunos. De Várzea da Palma, a previsão de término é em março deste ano, com cerca de 22 alunos. Agora, a Unimontes oferta com recursos próprios uma nova turma, com 30 vagas, para o período noturno. A previsão do curso é que seja realizado em 18 meses. O perfil profissional esperado é executar operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos e controle de estoques. Aplica ainda conceitos e modelos de gestão em funções administrativas, como marketing, gestão de pessoas, logística e empreendedorismo. O profissional também estará apto a operar sistemas de informação gerenciais de pessoal e de materiais.

Já o Curso Técnico em Gerência de Saúde é ofertado de forma contínua e própria desde 1997, tendo já formado cerca de 320 profissionais. Nesta nova etapa, a oferta é anual, com 2 turmas, sendo 30 vagas para o turno matutino e 30 para o turno noturno. A previsão do curso é de 24 meses para sua realização. O profissional técnico formado pode atuar no planejamento, controle, avaliação e implementação de programas de saúde, além de gerenciar serviços em unidades da área. Pode ainda realizar estudos de cursos e viabilidade e fiscalizar a execução de contratos e serviços de terceiros. Desenvolve e alimenta também estatísticas de indicadores de saúde.

Por fim, o curso Técnico em Enfermagem é o mais tradicional da ETS/CEPT/Unimontes, desde 1991. Em 2000, foi ofertado por meio do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), com vistas à melhoria da qualidade da atenção ambulatorial e hospitalar. Foram capacitados na época mais de 1,6 mil profissionais, em vários municípios do Norte, Centro-Oeste de Minas Gerais e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Dentre cursos de auxiliar, complementação e técnico, já se formaram mais de 4,7 mil alunos. Atualmente, estão matriculados pelo Pronatec cerca de 130 alunos, nos municípios de Espinosa, Minas Novas, Mirabela, Rio Pardo de Minas, Salinas, São João do Paraíso e Teófilo Otoni.  O Programa chegou a ter 17 turmas em diversas cidades.

O técnico em Enfermagem realiza curativos, administra medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito e verificação de sinais vitais. Auxilia na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no processo saúde-doença, além de prestar assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos. O curso tem 30 vagas disponíveis para o turno matutino. A previsão de sua realização é de 28 meses.

Durante a aula inaugural, o professor Márcio Antônio Alves Veloso, diretor do CEPT, destacou a importância que esses cursos técnicos têm para a região: “a proposta é melhorar a vida das pessoas, por meio desses cursos técnicos e tecnológicos”, aponta.

img1

Aula inaugural dos cursos técnicos do CEPT, realizada de forma remota.

 

Já a coordenadora dos cursos, professora Zaida Ângela Marinho de Paiva Crispim, ressaltou que “os cursos possuem uma equipe de professores altamente capacitada e que os alunos têm uma grande oportunidade em suas mãos”.

A aluna Kelly Muniz de Aguiar iniciou o Curso Técnico em Enfermagem e se diz muito feliz com a oportunidade. “Escolhi ser enfermeira, pois amo e respeito a vida. Não imaginava um dia poder fazer um curso na área da saúde. Cursar o Técnico em Enfermagem é um sonho realizado”, diz.

img2

Kelly Muniz de Aguiar, aluna do Curso Técnico em Enfermagem.

 

Sílvia Letícia Fróes já percebe no Curso Técnico de Gerência em Saúde uma oportunidade para melhorar o SUS. “O curso é importante, pois além de nos dar uma formação profissional, vai nos ensinar a atuar com mais efetividade no Sistema, pois sabe-se que ele demanda muitos recursos financeiros e essa capacitação pode torná-lo menos oneroso e com ações mais efetivas”, pondera.

 

img3

Sílvia Letícia Fróes, nova aluna do Curso Técnico de Gerência em Saúde.

 

Maria Aparecida Ramos optou pelo Curso Técnico em Administração. Ela também se demonstra muito grata pela chance de ter conseguido uma vaga em uma universidade pública. “Começamos as aulas de forma remota, em decorrência da pandemia. Estou muito feliz e confio que vai dar tudo certo. Com esse curso, estamos adquirindo mais conhecimento e tentando melhorar nosso currículo”, lembra.

 

img4

Maria Aparecida Ramos, nova aluna do Curso Técnico em Administração.

 

Por fim, Tamires Santos Andrade, nova aluna do Curso Técnico de Gerência em Saúde, é categórica: “o simples fato de ser um curso ofertado pela Unimontes, uma universidade renomada, só tem a agregar nas nossas vidas”.

img5

Tamires Santos Andrade, nova aluna do Curso Técnico de Gerência em Saúde.

Edital de Seleção Pública 26/2019 - Curso Técnico em Enfermagem - Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Franscisco Sá, Grão Mogol, Lontra, Minas Novas, Mirabela, Montes Claros, Rio Pardo de Minas, Salinas, São Francisco, São João da Ponta, São João do Paraíso, Teófilo Otoni, Varzelândia/MG

Confira outras etapas deste e outros editais.

HOMOLOGAÇÃO DE MATRÍCULAS DOS CANDIDATOS CONVOCADOS EM 27ª CHAMADA

Curso Técnico em Administração - Noturno - 23/02/2021

Curso Técnico em Gerência de Saúde - Matutino - 23/02/2021

 

RESULTADO FINAL DA 27ª CHAMADA APÓS ANÁLISE DE RECURSOS E ANÁLISE DE DOCUMENTOS DO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS

Curso Técnico em Administração - Noturno - 23/02/2021

Curso Técnico em Gerência de Saúde - Matutino - 23/02/2021

 

Acompanhe outras etapas deste edital.