Alcino Franco de Moura Júnior

Alcino Franco de Moura Júnior

Edital de Seleção Pública 17/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

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Edital de Seleção Pública 20/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada - FICS, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

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Edital de Seleção Pública 07/2023 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor em Cursos FIC, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

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Edital de Seleção Pública 02/2023 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) Âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

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Por Ascom/Unimontes

 

Foram realizadas no Ministério da Educação, em Brasília, no período de 12 a 14 de setembro, as oficinas de produção e desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos da Certificação Profissional – PPCPs. As atividades contaram com a participação dos representantes da Unimontes: a professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, assessora especial do reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago; e o professor Otávio Henrique Oliveira Macedo, diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT).

As oficinas foram preparatórias para o Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais – Re-Saber. Elas constituíram a parte presencial do Curso de Capacitação em Certificação de Saberes e Competências Profissionais, com carga horária de 180 horas (presenciais e a distância), ofertado e custeado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais (Re-Saber) é um programa de certificação profissional gratuito, que atende trabalhadores que detêm saberes e competências desenvolvidos ao longo da vida, fora do ambiente escolar formal, legalmente instituído no Brasil.

A professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, assessora especial da Reitoria, e o professor Otávio Henrique Oliveira Macedo, diretor do (CEPT) – Foto de Arquivo Pessoal.

 

O Re-Saber foi instituído por meio da portaria 24/2021, do Ministério da Educação (MEC), com o propósito de simplificar e desburocratizar a certificação profissional por instituições públicas e privadas, garantindo confiabilidade e transparência nesses processos, que serão ofertados de forma gratuita para o trabalhador.

Os saberes adquiridos na educação profissional e tecnológica e na experiência no trabalho podem ser reconhecidos mediante processo formal de avaliação e de reconhecimento de saberes e de competências profissionais, para fins de exercício profissional e de prosseguimento ou de conclusão de estudos, em consonância com a Lei 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O reconhecimento e a certificação de saberes e competências, no âmbito do Sistema de Ensino de Minas Gerais, constituem o processo educativo pelo qual são avaliados e reconhecidos os saberes, os conhecimentos e as habilidades desenvolvidos a partir da experiência individual e profissional, do exercício das atividades realizadas no mundo do trabalho. A iniciativa é destinada a trabalhadores que buscam o reconhecimento de conhecimentos, de saberes e de competências profissionais adquiridos em processos formais e não formais de aprendizagem e em trajetória de vida e de experiência no trabalho.

A proposta busca atender especialmente aos trabalhadores, maiores de 18 anos. São pessoas que têm conhecimento específico, sem ter tido a oportunidade de cursar uma educação formal. De acordo com a Diretoria de Regulação de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, o Re-Saber se apresenta como um sistema de ação, de médio e longo prazo, que visa proporcionar a expertise e experiência no reconhecimento e certificação em saberes já adotados em vários outros países.  Com o Re-Saber, o MEC objetiva promover o processo de certificação, com menos burocracia e mais agilidade, e capacitar o maior número de instituições possíveis aptas a oferecerem o documento.

O processo de certificação teve início com os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Em um segundo momento, foi estendido às redes de ensino estaduais e municipais, inclusive no âmbito do ensino militar. O objetivo é incentivar a inclusão socioprodutiva e dar a oportunidade de continuidade dos estudos e a elevação da escolaridade formal no país.

Para aderirem ao Re-Saber, as instituições devem elaborar a regulamentação interna e submeterem à aprovação do órgão competente do respectivo sistema de ensino para, depois, solicitarem a adesão por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

 

 

PIONEIRISMO EM MINAS

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) foi pioneiro na implementação dos pressupostos e as diretrizes e os procedimentos para a Avaliação e o reconhecimento de Saberes e de Competências Profissionais – Certificação Profissional – para fins do exercício profissional, no Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais. 

A medida foi efetiva pela Resolução 492, do CEE/MG, de 27 de junho de 2021, que, em seu artigo 9º, determina que a certificação profissional deve ser oferecida por Instituição Educacional, devidamente credenciada como Unidade Certificadora, pelo Sistema, que ofereça cursos técnicos e tecnológicos reconhecidos e na área de conhecimento ou no eixo tecnológico.

A mesma resolução, em seu artigo 10º, estabelece que, dentro da prerrogativa de sua autonomia, a Instituição Educacional deve definir, em seu regulamento interno, as normas específicas e adequadas para a certificação profissional, elaborar os instrumentos metodológicos de avaliação e de validação de conhecimentos, de experiências e de saberes, respeitadas as diretrizes e as normas específicas vigentes. A Unidade Certificadora deverá promover a articulação com outras instituições para compartilhar práticas e capacitar docentes para a ampliação da oferta de certificações profissionais.

Candidatos farão provas por áreas de conhecimento

A Universidade Estadual de Montes Claros vai retornar com o vestibular tradicional para o ingresso nos seus cursos de graduação.  O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (11/09), pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, em entrevista coletiva, que contou também com a participação do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; e da pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello.

As provas do vestibular próprio da Unimontes estão marcadas para o dia 10 de dezembro próximo, visando o preenchimento de 2.734 vagas em 68 cursos de graduação (divididos em dois grupos) para o ano de 2024 (primeiro e segundo semestres).  O edital completo pode ser conferido no site: www.coteps.unimontes.br.

Reitor Wagner de Paulo Santiago.

 

Vice-reitor, Dalton Caldeira; reitor Wagner de Paulo Santiago e a pró-reitora de Ensino, Ivana F. Rabello.

 

Conforme explicou o reitor, 80% das vagas dos cursos da instituição serão oferecidas no seu vestibular próprio e 20% serão preenchidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada-Sisu/MEC. O sistema Sisu/MEC vinha sendo usado integralmente para o ingresso em todos os cursos da Unimontes desde dezembro/2015.

A instituição mantém o sistema de reserva de vagas (50% do total) e, além de egressos de escolas públicas, indígenas e negros (de baixa renda) e de portadores de deficiência, passará a destinar um percentual de vagas para integrantes de comunidades quilombolas (de baixa renda).

 

 

PROVAS POR ÁREA DO CONHECIMENTO

Outra novidade anunciada pelo professor Wagner de Paulo Santiago é que os candidatos realizarão provas específicas, diferenciadas por áreas do conhecimento: ciências biológicas e da saúde; ciências exatas e tecnológicas, ciências humanas e ciências sociais aplicadas.

Porém, as provas de redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Filosofia e Sociologia serão comuns para todos os inscritos.

“O modelo de provas por áreas do conhecimento será adotado como forma de motivar os candidatos a fazer o vestibular”, observou o reitor.

 

OBRAS INDICADAS

Os candidatos inscritos para o preenchimento de vagas em todos os cursos de graduação deverão fazer a leitura das obras literárias indicadas para o processo seletivo, que estão relacionadas com a temática “sertão”. Conforme anunciou a pró-reitora Ivana Ferrante Rebello, os livros indicados para o Processo Seletivo 01/2024 da Unimontes são: “Grande Sertão: veredas”, de Guimarães Rosa; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; e “Hora da Estrela”, de Clarice Lispector.

 

NOVO CURSO: PSICOLOGIA

A reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros também anunciou como uma das novidades do seu vestibular tradicional a criação do curso de Psicologia, de período integral, no campus-sede. Serão preenchidas 70 vagas (35 no primeiro semestre e 35 no segundo semestre de 2024).

 

INSCRIÇÃO COM VALOR SIMBÓLICO

O professor Wagner de Paulo Santiago informou que a inscrição para o vestibular próprio da Unimontes terá um valor simbólico de R$ 10,00. Aqueles candidatos que não puderem pagar poderão solicitar o pedido de isenção da cobrança simbólica.

“A nossa intenção é que toda a população da área de abrangência da nossa instituição, do Norte de Minas, do Noroeste do estado e dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, venha estudar na Unimontes, uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirmou o reitor.

Ele destacou que, com a cobrança simbólica, os custos de logística, elaboração e correção de provas, fiscalização, segurança e outras despesas do processo seletivo serão bancados com recursos do Governo de Minas Gerais, que mantém a Unimontes. A instituição também poderá pedir a colaboração da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor). Os trabalhos de elaboração das provas são desenvolvidos pela Comissão Técnica para a Organização e Acompanhamento dos Processos Seletivos no âmbito da Unimontes (Coteps), presidida pela professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães.

 

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

As inscrições para o Processo Seletivo Unimontes 01/2024 serão realizadas no período de 25 de setembro a 6 de outubro (candidatos da reserva de vagas/pedidos de isenção do valor simbólico) e de 9 de outubro a 3 de novembro (candidatos do sistema universal/ampla concorrência). As inscrições serão feitas pela internet, no site: www.coteps.unimontes.br .

 

CURSOS DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS

As provas do processo seletivo (múltipla escolha e redação) foram marcadas para o dia 10 de dezembro, com os cursos divididos em dois grupos: 8 às 12 horas (grupo 1) e das 15 às 19 horas (grupo 2). No grupo 1, serão preenchidas 1.329 vagas e no grupo 2 serão ocupadas 1.405 vagas.

O reitor Wagner de Paulo Santiago explica que no grupo 1 serão colocadas vagas nos cursos que vão iniciar as atividades no primeiro semestre de 2024 e no grupo 2 estarão os cursos com o início das atividades letivas previsto para o segundo semestre do ano que vem. Desta forma, o mesmo candidato poderá se inscrever para cursos dos dois grupos e fazer as provas pela manhã e à tarde.

 

LOCAIS DAS PROVAS: CAMPUS-SEDE E DEMAIS CAMPI DA UNIMONTES

Ainda durante a entrevista coletiva, a gestão superior da Unimontes anunciou que as provas do vestibular próprio serão realizadas no campus-sede, em Montes Claros, e em todos os demais campi da instituição, nos municípios de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, São Francisco, Salinas e Unaí.

 

RODÍZIO DE CURSOS

O professor Wagner de Paulo Santiago informou ainda que a Unimontes implementa o rodízio de cursos em seus campi, que vai ser considerado no seu vestibular próprio.

“A nossa proposta é não reduzir o número de cursos, mas sim ampliar as graduações oferecidas nos campi. Porém, existem locais onde não há demandas para os cursos ali oferecidos e está sendo feito um rodízio. Mas, as decisões do rodízio sempre serão tomadas pelos departamentos, de forma democrática e colegiada”, assinala o reitor da Unimontes.

 

UNIVERSALIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO REGIONAL

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, explicou que a proposta da universidade, ao retomar seu vestibular tradicional, objetiva facilitar o acesso aos seus cursos superiores, buscando também maior inserção na região onde atua.

“A ideia é a universalização do acesso aos cursos de graduação da Unimontes, mas valorizando a região da sua área de abrangência. A instituição sempre foi conhecida como uma universidade de integração regional. E pretendemos fortalecer essa sua condição cada vez mais”, assegurou o reitor.

Na mesma linha, o vice-reitor Dalton Caldeira Rocha complementou: “o objetivo é permitir o incremento da educação superior e facilitar para que a Unimontes tenha um número de alunos cada vez maior e também alunos comprometidos com o desenvolvimento da região onde está inserida”.

“A formação superior é responsável pela melhoria das condições socioeconômicas de qualquer região onde se insere. O papel da universidade é transformar a sociedade. Com a volta do vestibular tradicional, estamos buscando justamente esse resgate do valor da universidade no desenvolvimento regional”, concluiu o professor Dalton Caldeira Rocha.

Projeto Imunize é a mais recente expressão de compromisso do Brasil com o combate a doenças imunopreviníveis por meio da vacinação

 

Fortalecer a cultura de imunização no Brasil e atualizar os profissionais de saúde no manejo clínico das doenças imunopreveníveis: estes são os principais objetivos do "Projeto Imunize", realizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, por meio do Mais CONASEMS. Dividida em 21 Trilhas de Conhecimento, a ação educacional quer incentivar a conscientização, reforçar medidas preventivas e aumentar as coberturas vacinais em todo país.

15 trilhas já estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) dentro do portal educacional mais.conasems.app: Coqueluche, Difteria, Febre Amarela, Haemophilus Influenzae B, Hepatite A, Hepatite B, HPV, Influenza, Pneumonias Adquiridas na Comunidade (PAC), Rubéola e Sarampo, Rotavírus, Meningite, Tuberculose e Varicela. As outras seis trilhas sobre Botulismo, Caxumba, Covid-19, Poliomielite, Raiva Humana e Tétano, serão disponibilizadas em breve. Cada curso tem 40 horas de estudo e explora histórico, sintomas, diagnóstico e o papel das vacinas no controle das doenças imunopreviníveis.

O aprendizado é autoinstrucional e oferecido em formato de educação à distância (EaD). Profissionais de saúde do SUS e estudantes podem se inscrever facilmente clicando aqui: mais.conasems.app/ava/cursos. Será concedido certificado aos alunos que atingirem 40% de acesso e 60% de aproveitamento do curso. A conclusão de cinco trilhas resulta em uma certificação de aperfeiçoamento em doenças imunopreveníveis a mais.

A Ação Educativa "Imunize" promove educação, conscientização e prevenção, elevando o Brasil como referência na área de imunização. Inscreva-se já!
Brasília/DF, 04 de setembro de 2023

Edital de Seleção Pública 17/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

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Edital de Seleção Pública PNC 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

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