Alcino Franco de Moura Júnior

Alcino Franco de Moura Júnior

Candidatos farão provas por áreas de conhecimento

A Universidade Estadual de Montes Claros vai retornar com o vestibular tradicional para o ingresso nos seus cursos de graduação.  O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (11/09), pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, em entrevista coletiva, que contou também com a participação do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; e da pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello.

As provas do vestibular próprio da Unimontes estão marcadas para o dia 10 de dezembro próximo, visando o preenchimento de 2.734 vagas em 68 cursos de graduação (divididos em dois grupos) para o ano de 2024 (primeiro e segundo semestres).  O edital completo pode ser conferido no site: www.coteps.unimontes.br.

Reitor Wagner de Paulo Santiago.

 

Vice-reitor, Dalton Caldeira; reitor Wagner de Paulo Santiago e a pró-reitora de Ensino, Ivana F. Rabello.

 

Conforme explicou o reitor, 80% das vagas dos cursos da instituição serão oferecidas no seu vestibular próprio e 20% serão preenchidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada-Sisu/MEC. O sistema Sisu/MEC vinha sendo usado integralmente para o ingresso em todos os cursos da Unimontes desde dezembro/2015.

A instituição mantém o sistema de reserva de vagas (50% do total) e, além de egressos de escolas públicas, indígenas e negros (de baixa renda) e de portadores de deficiência, passará a destinar um percentual de vagas para integrantes de comunidades quilombolas (de baixa renda).

 

 

PROVAS POR ÁREA DO CONHECIMENTO

Outra novidade anunciada pelo professor Wagner de Paulo Santiago é que os candidatos realizarão provas específicas, diferenciadas por áreas do conhecimento: ciências biológicas e da saúde; ciências exatas e tecnológicas, ciências humanas e ciências sociais aplicadas.

Porém, as provas de redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Filosofia e Sociologia serão comuns para todos os inscritos.

“O modelo de provas por áreas do conhecimento será adotado como forma de motivar os candidatos a fazer o vestibular”, observou o reitor.

 

OBRAS INDICADAS

Os candidatos inscritos para o preenchimento de vagas em todos os cursos de graduação deverão fazer a leitura das obras literárias indicadas para o processo seletivo, que estão relacionadas com a temática “sertão”. Conforme anunciou a pró-reitora Ivana Ferrante Rebello, os livros indicados para o Processo Seletivo 01/2024 da Unimontes são: “Grande Sertão: veredas”, de Guimarães Rosa; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; e “Hora da Estrela”, de Clarice Lispector.

 

NOVO CURSO: PSICOLOGIA

A reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros também anunciou como uma das novidades do seu vestibular tradicional a criação do curso de Psicologia, de período integral, no campus-sede. Serão preenchidas 70 vagas (35 no primeiro semestre e 35 no segundo semestre de 2024).

 

INSCRIÇÃO COM VALOR SIMBÓLICO

O professor Wagner de Paulo Santiago informou que a inscrição para o vestibular próprio da Unimontes terá um valor simbólico de R$ 10,00. Aqueles candidatos que não puderem pagar poderão solicitar o pedido de isenção da cobrança simbólica.

“A nossa intenção é que toda a população da área de abrangência da nossa instituição, do Norte de Minas, do Noroeste do estado e dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, venha estudar na Unimontes, uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirmou o reitor.

Ele destacou que, com a cobrança simbólica, os custos de logística, elaboração e correção de provas, fiscalização, segurança e outras despesas do processo seletivo serão bancados com recursos do Governo de Minas Gerais, que mantém a Unimontes. A instituição também poderá pedir a colaboração da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor). Os trabalhos de elaboração das provas são desenvolvidos pela Comissão Técnica para a Organização e Acompanhamento dos Processos Seletivos no âmbito da Unimontes (Coteps), presidida pela professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães.

 

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

As inscrições para o Processo Seletivo Unimontes 01/2024 serão realizadas no período de 25 de setembro a 6 de outubro (candidatos da reserva de vagas/pedidos de isenção do valor simbólico) e de 9 de outubro a 3 de novembro (candidatos do sistema universal/ampla concorrência). As inscrições serão feitas pela internet, no site: www.coteps.unimontes.br .

 

CURSOS DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS

As provas do processo seletivo (múltipla escolha e redação) foram marcadas para o dia 10 de dezembro, com os cursos divididos em dois grupos: 8 às 12 horas (grupo 1) e das 15 às 19 horas (grupo 2). No grupo 1, serão preenchidas 1.329 vagas e no grupo 2 serão ocupadas 1.405 vagas.

O reitor Wagner de Paulo Santiago explica que no grupo 1 serão colocadas vagas nos cursos que vão iniciar as atividades no primeiro semestre de 2024 e no grupo 2 estarão os cursos com o início das atividades letivas previsto para o segundo semestre do ano que vem. Desta forma, o mesmo candidato poderá se inscrever para cursos dos dois grupos e fazer as provas pela manhã e à tarde.

 

LOCAIS DAS PROVAS: CAMPUS-SEDE E DEMAIS CAMPI DA UNIMONTES

Ainda durante a entrevista coletiva, a gestão superior da Unimontes anunciou que as provas do vestibular próprio serão realizadas no campus-sede, em Montes Claros, e em todos os demais campi da instituição, nos municípios de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, São Francisco, Salinas e Unaí.

 

RODÍZIO DE CURSOS

O professor Wagner de Paulo Santiago informou ainda que a Unimontes implementa o rodízio de cursos em seus campi, que vai ser considerado no seu vestibular próprio.

“A nossa proposta é não reduzir o número de cursos, mas sim ampliar as graduações oferecidas nos campi. Porém, existem locais onde não há demandas para os cursos ali oferecidos e está sendo feito um rodízio. Mas, as decisões do rodízio sempre serão tomadas pelos departamentos, de forma democrática e colegiada”, assinala o reitor da Unimontes.

 

UNIVERSALIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO REGIONAL

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, explicou que a proposta da universidade, ao retomar seu vestibular tradicional, objetiva facilitar o acesso aos seus cursos superiores, buscando também maior inserção na região onde atua.

“A ideia é a universalização do acesso aos cursos de graduação da Unimontes, mas valorizando a região da sua área de abrangência. A instituição sempre foi conhecida como uma universidade de integração regional. E pretendemos fortalecer essa sua condição cada vez mais”, assegurou o reitor.

Na mesma linha, o vice-reitor Dalton Caldeira Rocha complementou: “o objetivo é permitir o incremento da educação superior e facilitar para que a Unimontes tenha um número de alunos cada vez maior e também alunos comprometidos com o desenvolvimento da região onde está inserida”.

“A formação superior é responsável pela melhoria das condições socioeconômicas de qualquer região onde se insere. O papel da universidade é transformar a sociedade. Com a volta do vestibular tradicional, estamos buscando justamente esse resgate do valor da universidade no desenvolvimento regional”, concluiu o professor Dalton Caldeira Rocha.

Projeto Imunize é a mais recente expressão de compromisso do Brasil com o combate a doenças imunopreviníveis por meio da vacinação

 

Fortalecer a cultura de imunização no Brasil e atualizar os profissionais de saúde no manejo clínico das doenças imunopreveníveis: estes são os principais objetivos do "Projeto Imunize", realizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, por meio do Mais CONASEMS. Dividida em 21 Trilhas de Conhecimento, a ação educacional quer incentivar a conscientização, reforçar medidas preventivas e aumentar as coberturas vacinais em todo país.

15 trilhas já estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) dentro do portal educacional mais.conasems.app: Coqueluche, Difteria, Febre Amarela, Haemophilus Influenzae B, Hepatite A, Hepatite B, HPV, Influenza, Pneumonias Adquiridas na Comunidade (PAC), Rubéola e Sarampo, Rotavírus, Meningite, Tuberculose e Varicela. As outras seis trilhas sobre Botulismo, Caxumba, Covid-19, Poliomielite, Raiva Humana e Tétano, serão disponibilizadas em breve. Cada curso tem 40 horas de estudo e explora histórico, sintomas, diagnóstico e o papel das vacinas no controle das doenças imunopreviníveis.

O aprendizado é autoinstrucional e oferecido em formato de educação à distância (EaD). Profissionais de saúde do SUS e estudantes podem se inscrever facilmente clicando aqui: mais.conasems.app/ava/cursos. Será concedido certificado aos alunos que atingirem 40% de acesso e 60% de aproveitamento do curso. A conclusão de cinco trilhas resulta em uma certificação de aperfeiçoamento em doenças imunopreveníveis a mais.

A Ação Educativa "Imunize" promove educação, conscientização e prevenção, elevando o Brasil como referência na área de imunização. Inscreva-se já!
Brasília/DF, 04 de setembro de 2023

Edital de Seleção Pública 17/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública PNC 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 17/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 20/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada - FICS, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

bannerceptedital052023

 

A Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) anuncia a abertura das inscrições para o Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos, uma oportunidade única e gratuita para os interessados em ingressar em uma carreira promissora na área da saúde. 

Com início previsto para outubro deste ano, a proposta oferece uma formação abrangente e prática para aqueles que desejam compreender as tecnologias médicas e trabalhar com equipamentos que desempenham um papel crucial na prestação de cuidados de saúde de alta qualidade. A formação como Técnico em Equipamentos Biomédicos permitirá aos participantes adquirir habilidades práticas em manutenção, reparo e gerenciamento de dispositivos médicos, além de compreender as regulamentações e os padrões de segurança que permeiam esse setor vital.

O curso é gratuito e as inscrições estão abertas até o dia 10. Podem ser efetuadas por meio do site do CEPT da Unimontes, acessível em www.cept.unimontes.br. Para obter informações detalhadas sobre o processo seletivo, recomenda-se a consulta ao Edital CEPT 05/2023.

É importante ressaltar que o Hospital Universitário estará à disposição como um espaço de treinamento, oferecendo a oportunidade de suporte prático no uso e manutenção dos equipamentos biomédicos. Isso proporcionará aos estudantes uma experiência valiosa e enriquecedora, preparando-os ainda mais para os desafios reais que encontrarão em suas futuras carreiras.

Escola Técnica de Saúde e expertise na área

A ETS da Unimontes possui uma trajetória de 30 anos, consolidada na formação de profissionais para a área da saúde. Reconhecida por sua expertise e comprometimento, a escola desempenha um papel fundamental no aprimoramento das competências técnicas dos profissionais que atuam nesse setor tão essencial. Além disso, a ETS é a única escola técnica no interior de Minas Gerais credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando seu compromisso com a qualidade e a excelência na formação de profissionais que contribuem diretamente para a saúde da população.

Principais destaques do curso

O Curso de Técnico em Equipamentos Biomédicos apresenta uma série de pontos altos que o tornam uma escolha relevante para quem busca uma carreira nesse campo. Um dos destaques mais marcantes é o foco no aprendizado prático. Com uma ênfase especial na abordagem prática, o curso visa preparar os alunos para enfrentar os desafios reais que encontram no campo da saúde.

Além disso, o curso proporciona uma ampla diversidade de ambientes de trabalho. As oportunidades se estendem desde hospitais e clínicas até laboratórios de pesquisa, empresas de fabricação de equipamentos médicos e muito mais. Isso garante que os alunos tenham uma gama abrangente de opções para aplicar seus conhecimentos e habilidades após a conclusão do curso.

Outro ponto importante é a ênfase nas conexões profissionais e networking. Os alunos têm a oportunidade de interagir com colegas, instrutores e profissionais experientes, estabelecendo conexões valiosas para o desenvolvimento de suas futuras carreiras.

O curso também se destaca no desenvolvimento de habilidades analíticas. Os alunos são capacitados com habilidades de resolução de problemas e análise crítica, competências essenciais para prosperar na carreira profissional.

O acesso a treinamento especializado em equipamentos médicos é uma oportunidade oferecida pelo curso, o que aumenta significativamente as perspectivas de empregabilidade dos alunos. Isso os coloca em vantagem na busca por posições no mercado de trabalho relacionadas à saúde.

Uma contribuição notável do curso é a oportunidade de contribuir indiretamente para o progresso científico e médico ao trabalhar com equipamentos de pesquisa. Isso permite que os alunos se envolvam em projetos que possam ter um impacto positivo nas práticas de saúde e avanços médicos.

O Curso de Técnico em Equipamentos Biomédicos da ETS da Unimontes oferece, portanto, uma gama diversificada de benefícios e oportunidades para aqueles que buscam ingressar ou avançar em suas carreiras no setor de saúde.

Não perca a chance de se inscrever e dar um passo decisivo em direção a uma carreira como Técnico em Equipamentos Biomédicos.

 

Para mais informações, entre em contato:
Diretoria da ETS/CEPT/Unimontes
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Telefone: (38) 3215-4338
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Website: www.cept.unimontes.br
Para inscrições, clique aqui.

Edital de Seleção Pública PNC 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.