Alcino Franco de Moura Júnior

Alcino Franco de Moura Júnior

Edital de Seleção Pública 05/2021 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor de Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

EDITAL CEPT 03/2023 - Ingresso de alunos - Cursos Técnicos em Administração e Gerência em Saúde - Montes Claros

Confira aqui outras etapas deste edital. 

Edital de Seleção Pública PNC 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 04/2023 - Processo Seletivo Simplificado para atuar como Professor em Cursos Técnicos no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

27 Junho

Vem aí o 6º Arraiá do CEPT

Os alunos dos cursos técnicos do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizam, no dia 30 de junho, o 6º Arraiá do CEPT. 

As atrações principais serão “Hebert e seus teclados” e a apresentação do Grupo “Rela bucho”. Oito barraquinhas estarão montadas para venda de caldos, chá de amendoim, chococá, pipocas, pastel, cachorro quente, canjica, arroz com pequi, feijão tropeiro, maçã do amor, batatas com queijo e bacon, sucos, refrigerantes e demais bebidas.

O lucro das vendas será destinado para as despesas de formatura dos alunos dos cursos técnicos em Energias Renováveis, Enfermagem, Gerência em Saúde, Saúde Bucal e Redes de Computadores. 

O Arraiá começa às 19h, no Corredor Cultural Padre Dudu, localizado na Rua Coronel Celestino, em frente ao Museu Regional do Norte de Minas, com duração até 22h30. O evento é aberto a toda comunidade.

Banners do site do CEPT Arraia

 

Edital de Seleção Pública PNC 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

 Edital de Seleção Pública 04/2021 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor Formador em Cursos Técnicos em Administração e Desenvolvimento de Sistemas, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

 Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está com inscrições abertas até o dia 25 de junho para o processo seletivo para o Curso Técnico em Zootecnia. A realização é da Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), juntamente com o Departamento de Ciências Agrárias, do Campus Janaúba.

São 30 vagas disponíveis, onde 15 são para o Sistema Universal e outras 15 para o Sistema de Reserva de Vagas, sendo 6 vagas para candidatos negros, de baixa renda, egressos de escola pública (NEEP), 6 vagas para candidatos egressos de escola pública, de baixa renda, 1 vaga para candidatos indígenas, de baixa renda, egressos de escola pública, e 2 vagas para pessoas com deficiência. As regras do processo seletivo estão todas disponíveis no Edital CEPT 04/2023, disponível no site www.cept.unimontes.br.

O curso funcionará no Campus II – Escola Técnica de Educação Profissional, localizado na Rua Reinaldo Viana, nº 555, Bairro Morada do Sol (Bico da Pedra), município de Janaúba (MG), no período noturno. Terá carga horária de 1.200 horas, dividido em 3 módulos, com duração prevista de 1,5 ano.

Dentre suas funções, o Técnico em Zootecnia é um profissional que planeja, organiza, dirige e controla a produção e a criação sustentável de animais domésticos e silvestres. Também elabora e executa projetos de produção pecuária, presta assistência técnica às áreas de crédito rural, organiza e monitora atividades de produção animal, aplica métodos e programas de reprodução animal e de melhoramento genético, implanta e realiza o manejo das pastagens, além de operar máquinas, implementos, equipamentos, veículos aéreos remotamente pilotados e equipamentos de precisão para monitoramento remoto da produção pecuária.

A primeira turma do curso foi ofertada na Unimontes, de 2017 a 2019, no Campus Janaúba, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem acessar o site do CEPT www.cept.unimontes.br, o endereço de correio eletrônico do curso Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., além dos perfis no Instagram @cept.unimontes.br e @tecnico.zootecniaunimontes.

 

SERVIÇO:

Acesse aqui o edital e link para inscrição.

 

bannerEdital042023 15062023

A Universidade Estadual de Montes Claros prepara a realização do seu primeiro evento internacional. Trata-se do I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, marcado para o período de 24 a 27 de outubro, no campus-sede da instituição.

O 17º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) será parte integrante do congresso.
Já foram abertas as inscrições para a submissão de propostas, visando a apresentação de trabalhos científicos e de minicursos e oficinas durante o Congresso Internacional. As propostas devem ser encaminhadas para a comissão organizadora até o dia 8 de agosto, por meio do site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br..

 

I Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes tem como coordenadora geral a professora Maria das Dores Magalhães Veloso (pró-reitora de Pesquisa da Universidade) e coordenadora adjunta a professora Christine Martins de Matos, diretora do Centro de Educação a Distância (CEAD).

Conforme comissão organizadora do Congresso Internacional, a iniciativa visa reunir professores, pesquisadores, acadêmicos, profissionais e especialistas “para discutir os desafios e as oportunidades da educação digital, promovendo uma troca de experiências e reflexão sobre novas perspectivas e soluções para o futuro da educação”. A proposta é ampliar a divulgação das atividades de pesquisa e inovação, “retratando também as práticas de ensino e extensão, no contato com pesquisadores e profissionais brasileiros e estrangeiros”.

A programação do evento internacional terá palestras, mesas redondas, oficinas, sessões de pôsteres e apresentações de artigos científicos sobre experiências diversas dentro do campo da educação e da inovação. “Os temas podem abranger desde teorias e práticas pedagógicas até o uso de tecnologias digitais para melhorar o ensino e a aprendizagem, passando pela gestão escolar e pela formação de professores”, explica a coordenação geral do congresso.


O I Congresso Internacional da Unimontes tem como objetivos específicos:

  • Discutir as novas metodologias de ensino e aprendizagem em tecnologias digitais;
  • Compartilhar experiências bem-sucedidas de implementação da Educação Digital em diferentes contextos educacionais;
  • Apresentar pesquisas recentes sobre o impacto das tecnologias digitais na aprendizagem e na formação de professores;
  • Refletir sobre as questões éticas e de privacidade relacionadas ao uso de tecnologias digitais na educação; e
  • Promover a colaboração entre investigadores, vigilantes e profissionais das diversas áreas do conhecimento para o avanço da educação digital.

Por Ascom/Unimontes

 

Foi inaugurada,  nessa segunda-feira (29/05), a Biblioteca Setorial do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT Unimontes) com um novo espaço, que recebeu o nome de Bernadete Torres Ataíde Oliveira, servidora da instituição falecida em novembro de 2022. 

Fotos: Neto Macedo

A solenidade contou com as presenças da assessora especial da reitoria,  professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães,  representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago; do diretor do CEPT, professor Otávio Henrique Oliveira Macedo, e da diretora da Biblioteca Universitária da Unimontes, Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia,  juntamente com familiares da homenageada, autoridades e  outros convidados. 

Na oportunidade, o diretor do CEPT destacou a importância da biblioteca setorial da unidade. “É muito gratificante proporcionar aos nossos alunos tão importantes como uma biblioteca digna e com um acervo bibliográfico  diversificado, contando com pessoas capacitadas para mostrar as diversas formas de adquirir conhecimento”, afirmou Otávio Macedo. 

Ele  agradeceu ao apoio das pessoas  que contribuíram para a instalação da biblioteca e enalteceu o trabalho da servidora homenageada.  “Bernadete era uma servidora que buscava na sua essência tratar o patrimônio público como algo importante. Desde que iniciou sua carreira na Universidade fez parte do sistema de bibliotecas, fez parte da nossa história e contribuiu para a conservação do acervo e também para que os alunos pudessem fazer o uso do que de melhor tem, que é a educação”, destacou. 

 “Hoje, nós inauguramos um centro de produção de conhecimento que é uma Biblioteca”, enfatizou a assessora especial da Unimontes, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães. “Sentimos a presença da alegria e do entusiasmo da servidora Bernadete Torres. Ela era uma guerreira, uma batalhadora que defendia aquilo que  acreditava”, completou. 

Ainda durante a cerimônia, a  diretora da Biblioteca Universitária da Unimontes, Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia informou que, na última semana,  foram adquiridos  mais 389 livros, no valor de R$63.291,42,  para a biblioteca setorial do CEPT. Com a aquisição, o acervo bibliográfico do CEPT passa a contar com 3.150 exemplares.

 

A trajetória da homenageada

Bernadete Tores Ataíde Oliveira ingressou a carreira como servidora técnica da Universidade Estadual de Montes Claros, após ser aprovada em concurso público em  janeiro de 1995, como auxiliar administrativa na Biblioteca Setorial do CEPT Unimontes. Ela faleceu em 26 de novembro de 2022. O viúvo da Bernadete,  João do Carmo Oliveira Neto, participou da inauguração do novo espaço da biblioteca setorial, juntamente com outros familiares da homenageada. 

Ainda participaram do evento o delegado regional da Receita Federal em Montes Claros,  Andrey Soares de Oliveira; os diretores do Hospital Universitário Clemente de Faria (UH – Unimontes), professor Henrique Andrade Barbosa (Desenvolvimento Acadêmico) e a professora  Suelen Santos Pereira (Enfermagem). 

 

O Sistema de Bibliotecas da Unimontes 

O Sistema de Bibliotecas da Unimontes- SBU é constituído por 15 unidades: Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, Biblioteca Setorial do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) e pela Biblioteca Setorial do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), em Montes Claros. Reúne as demais bibliotecas setoriais nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Pompéu, Salinas, São Francisco, Unaí e Joaíma.