Alcino Franco de Moura Júnior

Alcino Franco de Moura Júnior

Edital de Seleção Pública PNC/CEPT 04/2023 - Processo Seletivo Simplificado para atuar como Professor em Cursos Técnicos no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Por Ascom/Unimontes

 

“Queremos que todos nos ajudem a construir uma universidade melhor”, conclama reitor

Foto: Ascom Unimontes.

 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) comemora nesta quarta-feira (24/05) 61 anos de implantação de ensino superior no Norte de Minas. A Unimontes resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada por meio da Lei Estadual 2.615, de 24 de maio de 1962. Mantida pelo Governo do Estado, a Universidade oferece ensino gratuito, com 11 campi nas regiões Norte de Minas, Noroeste do Estado e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além dos cursos do campus-sede.

A data será celebrada com a exposição “FUNM/Unimontes – 61 anos: Uni – vidas através da educação nos Montes do sertão”, organizada pela Diretoria de Documentação e Informações, no hall da Biblioteca Central Antônio Jorge, no campus-sede. Está marcada para às 8 horas, a solenidade de abertura oficial da exposição, que prosseguirá até 31 de maio.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, ressalta a importância da comemoração do aniversário da instituição e destaca o empenho dos integrantes da comunidade acadêmica para a melhoria constante das atividades de ensino, pesquisa extensão e da prestação de serviços à população. “Foram muitas realizações nesses 61 anos. Hoje, quero agradecer a cada professor, cada servidor de carreira e também os trabalhadores terceirizados e acadêmicos que fazem parte dessa história”, afirma o reitor.

 

O reitor da Unimontes, Prof. Wagner de Paulo Santiago ao lado do vice-reitor, Prof. Dalton Caldeira Rocha.
Foto/Crédito: Neto Macedo.

 

“Estaremos sempre juntos para vencer os desafios e buscar novas conquistas para a universidade. Queremos que todos nos ajudem a construir uma universidade melhor”, afirma o professor Wagner de Paulo Santiago, que assumiu o cargo de reitor em 31 de dezembro de 2022, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha.

Ele ressalta a relevância do apoio do Governo do Estado, da contribuição das lideranças políticas e comunitária da parceria com as entidades representativas da sociedade organizada nos avanços da Universidade. “Com a participação de todos que querem bem da Unimontes, vamos superar os desafios, implantar novos cursos e outras ações, atendendo as demandas das regiões onde atua a nossa instituição”, afirma o professor Wagner de Paulo Santiago.

O reitor lembra que tem uma história vinculada à Unimontes, onde concluiu o curso de graduação (Ciências Contábeis) e atua como docente há 28 anos. “Aqui pude conquistar minha graduação, ser professor e acompanhar de perto grande parte da evolução da universidade e das pessoas que, assim como eu, tiveram suas vidas transformadas pela educação”, descreve.

 

Exposição apresenta a história do ensino superior regional

Conforme explica a diretora de Documentação e Informações, professora Filomena Luciene Cordeiro Reis, a Exposição “FUNM/Unimontes – 61 anos: Uni vidas através da educação nos Montes do sertão” apresenta a história da instituição superior desde a sua criação em 24 de maio de 1962, por meio da Lei Estadual 2.615, de autoria do ex-deputado estadual Cícero Dumont, que criou a antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior, até os dias atuais.

“A  exposição  reporta a missão da Instituição que visa “contribuir para a melhoria e a transformação da sociedade, atender às aspirações e aos interesses de sua comunidade e promover o ensino, a pesquisa e a extensão com eficácia e qualidade””, enfatiza a professora Filomena Cordeiro.

A exposição conta com materiais do acervo da Diretoria de Documentação e Informações, entre os quais, fotografias que mostram a memória da instituição superior com registros de prédios antigos, funcionários, atividades e acontecimentos marcantes. Um deles foi o processo de estadualização da universidade.

Reúne também documentos, como a ata da reunião realizada na casa do farmacêutico Mário Versiani com o objetivo de fundar a Universidade de Montes Claros, datada de 25 de julho de 1962. Outro destaque a mostra é representado pelas fotografias dos dirigentes da FUNM/Unimontes.

 

Melhoria de ensino e avanço na pesquisa

Foto/Crédito: Neto Macedo.

 

A Universidade Estadual de Montes Claros completa 61 anos de existência com a ampliação das ações de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão e novos desafios nas áreas de inovação e tecnologia.  Também se destaca na prestação de serviços à comunidade, especialmente, na área da saúde, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria – HU – Unimontes.

Os avanços da Unimontes são espelhados nos números de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços. A Universidade conta com mais de 12 mil alunos matriculados nos cursos de graduação (presenciais e a distância), técnico-profissionalizantes e pós-graduação Lato Sensu e Stricto sensu. O quadro de pessoal da instituição é formado por 2.236 integrantes, sendo  professores, servidores efetivos e 461 funcionários terceirizados.

Dos seus docentes, 515 possuem título de doutor e outros 350 professores são mestres, demonstrando o alto índice de titulação docente, o que repercute na melhoria da qualidade do ensino.  Isso foi mostrado recentemente com a elevação do Índice Geral de Cursos (IGC) da Unimontes de 3 para 4. O IGC é um índice de avaliação do ensino superior medido pelo Ministério da Educação (MEC).

A Universidade Estadual de Montes Claros também incrementa a pesquisa, com 197 projetos de investigação científica e tecnológica, 174 linhas de pesquisa e 44 grupos de pesquisa.

Numa demonstração dos bons resultados dos avanços na área científica, um grupo de professores e pesquisadores da Unimontes teve um trabalho aprovado e apresentado no Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Realizado em Nova York, no período de 2 a 4 de maio, o evento está inserido nas discussões da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Foi apresentado no Fórum da ONU o documento intitulado “Cities and Covid-19: challenges and strategies based on the Brazilian case” (Cidades e COVID-19: desafios e estratégias baseadas no caso Brasileiro”. O relatório foi produzido pela Rede Colaborativa de Pesquisa em Sustentabilidade Urbana & Direito à Cidade, que visa promover a sustentabilidade e o planejamento urbano adequado.

A Unimontes conta com 137 programas de extensão em andamento, com o atendimento anual a cerca de 500 mil pessoas com as ações desempenhadas por seus acadêmicos e professores. Um dos destaques dos serviços da instituição é a assistência estudantil, implementada com recursos do Governo do Estado e que garante o atendimento prioritário a alunos de baixa renda, garantindo a permanência deles nos cursos de graduação até o recebimento do diploma superior.

Na área de saúde, o Hospital Universitário Clemente de Faria oferece assistência gratuita à população, bancado 100% pelo Serviço Único de Saúde (SUS). O HU-Unimontes realiza, em média, 557 mil procedimentos médico-hospitalares anuais.

Edital de Seleção Pública PNC/CEPT 04/2023 - Processo Seletivo Simplificado para atuar como Professor em Cursos Técnicos no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública PNC 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira aqui o andamento de outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública PNC 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 05/2021 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor de Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública PNC 03/2023 - Processo Seletivo Simplificado para atuar como Professor em Cursos Técnicos, Módulos II, III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui o andamento de outras etapas deste edital.

Por Ascom/Unimontes

 

Na programação: Simpósio sobre Processamento de Dispositivos Médicos –

“A infectologia e os seus desafios para a Enfermagem”. Com este tema, será realizada no período de 10 a 12 de maio a XVII Mostra Científica de Enfermagem da Unimontes. A iniciativa é da coordenação do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. As atividades serão desenvolvidas no Espaço de Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Montes Claros.

Estão previstas palestras, mesas redondas, minicursos e oficinas. Dentro das atividades, também será promovido o Simpósio sobre Processamento de Dispositivos Médicos do Norte de Minas, que acontecerá no dia 10 de maio, com uma programação especial.

De acordo com os organizadores, a proposta da a XVII Mostra Científica da Enfermagem da Unimontes é “construir espaços para discussão em torno de temas de caráter multiprofissional, bem atuais em um cenário pós pandêmico, de alta incidência de arboviroses”. Desta forma, visa possibilitar “momentos de reflexão e de posicionamento frente às questões importantes da enfermagem, da saúde e das políticas públicas no Brasil e no mundo, principalmente, no que concerne a vigilância epidemiológica”.

A coordenadora curso de Enfermagem da Unimontes, professora Raquel Gusmão Soares, explica que serão abordados assuntos sobre as doenças infectocontagiosas emergentes e re-emergentes no contexto atual da saúde pública, o papel da vigilância em saúde, da imunização, do serviço de controle de infecção hospitalar e de segurança do paciente, bem como do serviço de processamento de dispositivos médicos”.

O evento tem como público-alvo acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem e do curso de Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Unimontes, além de alunos das demais instituições formadoras de recursos humanos para a área da saúde da cidade. A programação também é voltada para profissionais da rede assistencial pública e privada, bem como os gestores dos serviços de saúde do Norte de Minas.

As inscrições podem ser feitas na página: https://www.even3.com.br/xvii-mostra-cientifica-enfermagem-unimontes.

A palestra de abertura da XVII Mostra Científica da Unimontes terá como tema “Processamento de dispositivos Médicos” e será proferida pela professora Kazuko Uchikawa Graziano, mestre e doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) e que concluiu pós-doutorado em Leicester (Inglaterra). A moderadora será a professora Raquel Gusmão Soares, que é mestre em Mestre em Ciências da Saúde pela Unimontes.

MC

 

Simpósio sobre Processamento de Dispositivos Médicos

O I Simpósio sobre Processamento de Dispositivos Médicos do Norte de Minas será realizado no dia 10 de maio, a partir das 13 horas, no Espaço OBA Eventos, dentro da programação da XVII Mostra Científica de Enfermagem da Unimontes.

O evento é gratuito e contará com palestrantes renomados, prevendo também a entrega de cerificado de a participação.

As inscrições para o simpósio podem ser feitas pelo botão abaixo:

Inscrições para o Simpósio

 

Simpósio

 

Confira a programação.

Edital de Seleção Pública 03/2023 - Processo Seletivo Simplificado para atuar como Professor em Cursos Técnicos, Módulos II, III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública PNC 03/2023 - Processo Seletivo Simplificado para atuar como Professor em Cursos Técnicos, Módulos II, III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública PNC 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.