Alcino Franco de Moura Júnior

Alcino Franco de Moura Júnior

Por Ascom/Unimontes

 

Na programação: Simpósio sobre Processamento de Dispositivos Médicos –

“A infectologia e os seus desafios para a Enfermagem”. Com este tema, será realizada no período de 10 a 12 de maio a XVII Mostra Científica de Enfermagem da Unimontes. A iniciativa é da coordenação do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. As atividades serão desenvolvidas no Espaço de Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Montes Claros.

Estão previstas palestras, mesas redondas, minicursos e oficinas. Dentro das atividades, também será promovido o Simpósio sobre Processamento de Dispositivos Médicos do Norte de Minas, que acontecerá no dia 10 de maio, com uma programação especial.

De acordo com os organizadores, a proposta da a XVII Mostra Científica da Enfermagem da Unimontes é “construir espaços para discussão em torno de temas de caráter multiprofissional, bem atuais em um cenário pós pandêmico, de alta incidência de arboviroses”. Desta forma, visa possibilitar “momentos de reflexão e de posicionamento frente às questões importantes da enfermagem, da saúde e das políticas públicas no Brasil e no mundo, principalmente, no que concerne a vigilância epidemiológica”.

A coordenadora curso de Enfermagem da Unimontes, professora Raquel Gusmão Soares, explica que serão abordados assuntos sobre as doenças infectocontagiosas emergentes e re-emergentes no contexto atual da saúde pública, o papel da vigilância em saúde, da imunização, do serviço de controle de infecção hospitalar e de segurança do paciente, bem como do serviço de processamento de dispositivos médicos”.

O evento tem como público-alvo acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem e do curso de Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Unimontes, além de alunos das demais instituições formadoras de recursos humanos para a área da saúde da cidade. A programação também é voltada para profissionais da rede assistencial pública e privada, bem como os gestores dos serviços de saúde do Norte de Minas.

As inscrições podem ser feitas na página: https://www.even3.com.br/xvii-mostra-cientifica-enfermagem-unimontes.

A palestra de abertura da XVII Mostra Científica da Unimontes terá como tema “Processamento de dispositivos Médicos” e será proferida pela professora Kazuko Uchikawa Graziano, mestre e doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) e que concluiu pós-doutorado em Leicester (Inglaterra). A moderadora será a professora Raquel Gusmão Soares, que é mestre em Mestre em Ciências da Saúde pela Unimontes.

 

Simpósio sobre Processamento de Dispositivos Médicos

O I Simpósio sobre Processamento de Dispositivos Médicos do Norte de Minas será realizado no dia 10 de maio, a partir das 13 horas, no Espaço OBA Eventos, dentro da programação da XVII Mostra Científica de Enfermagem da Unimontes.

O evento é gratuito e contará com palestrantes renomados, prevendo também a entrega de cerificado de a participação.

As inscrições para o simpósio podem ser feitas no link abaixo:

Inscrições para o Simpósio

Edital de Seleção Pública 05/2021 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor de Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública PNC 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública PNC 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 03/2023 - Processo Seletivo Simplificado para atuar como Professor em Cursos Técnicos, Módulos II, III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe outras etapas deste edital aqui.

Edital de Seleção Pública PNC 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui o andamento de outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública PNC 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira aqui o andamento de outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 05/2021 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor de Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira aqui outras etapas deste edital.

O Fórum de Ensino Técnico do CEPT é voltado para o aprimoramento de seus alunos

A Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza nos dias 13 e 14 de abril o 1º Fórum de Ensino Técnico do CEPT (Fetec). O evento é destinado aos alunos dos cursos técnicos da ETS e tem como tema “O que o mercado de trabalho espera de você?”.

O início se dará no dia 13 de abril, às 13h30, com credenciamento e entrega dos currículos dos alunos. Durante o evento, esses currículos serão avaliados por uma comissão, que dará um parecer do que precisa ser adequado para deixá-los mais competitivos e aumentar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Os melhores currículos serão premiados no final do evento.

No mesmo dia, às 14h, ocorrerá a abertura e palestra com Rafael Andrade, que falará sobre “Marketing pessoal, planejamento de carreira e gestão de tempo”. Andrade é engenheiro de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Vanzolini, tem MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e mestre em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial pela Unimontes. Possui mais de 20 anos de experiência com funções de liderança em multinacionais como Ericsson, Nokia e Logicalis. Também foi responsável pela estruturação e desenvolvimento de negócios no Brasil e exterior. Atualmente é sócio-conselheiro de empresas de setores variados e Diretor Executivo do Grupo Visacta.

Em seguida, às 16h, Cássio Lima proferirá a palestra “Ética”. Cássio é enfermeiro pela Unimontes, mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unimontes.

Às 17h30, ocorrerá a palestra “Características do comportamento empreendedor", com João Paulo Cordeiro.O palestrante é engenheiro civil pela Unimontes e assistente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

À noite, das 19h 21h30, serão ofertados minicursos. No ato de inscrição, cada aluno poderá escolher uma opção dentre as seguintes:

  • Ferramentas digitais para projetos de marketing - com Alcino Moura Júnior, jornalista, administrador, professor universitário e doutor em Administração pela UnB.
  • Como montar currículo na Plataforma Lattes - com Arlen Almeida, fisioterapêuta, professor universitário e doutor em Ciências da Saúde pela Unimontes.
  • Primeiros socorros no ambiente profissional - com Otávio Macedo, enfermeiro e professor universitário.
  • Marketing em vendas - com Lauro André de Souza Lírio.
  • Gestão de tempo e tarefas com ferramentas digitais - com Emiliano Grégori, administrador, MBA em Gestão de Marketing, empresário e escritor.
  • Comportamento no mercado de trabalho - com Maria Helena Matos, psicóloga do Programa Novos Caminhos.

banner1Fetec2023

 

No dia 14 de abril, a programação se inicia também às 13h30, quando ocorrerá a devolução dos currículos dos alunos, entregues à coordenação no dia anterior. Também haverá a fixação no varal de profissões de folderes elaborados pelos alunos durante os minicursos. O material será desenvolvido pelos discentes sobre o tema do evento, com o intuito de “vender” conceitualmente a profissão oferecida pelo curso técnico em que está matriculado. Os melhores folderes também serão premiados.

Às 14h, o jornalista Délio Pinheiro falará sobre “Comunicação de alto impacto”. Délio é apresentador de televisão e palestrante motivacional. Em seguida, às 16h, Rodrigo Rocha proferirá palestra sobre “Como elaborar um currículo e se comportar na entrevista de emprego". Rodrigo é analista de sistemas de informação pela Faculdades Santo Agostinho e Supervisor de Planejamento de Produção na Novo Nordisk. Às 18h, o evento se encerra com sorteios de brindes e entrega da premiação dos melhores currículos e folderes.

O diretor da ETS/CEPT/Unimontes, professor Otávio Henrique Oliveira Macedo, ressalta que “o evento foi organizado com o objetivo de permitir que os alunos conheçam as exigências do mercado de trabalho e a preparação necessária para um profissional de sucesso”.

Para se inscrever, o aluno deve acessar o site www.cept.unimontes.br ou o hotsite, preencher o formulário eletrônico, escolher os dias de participação e um minicurso dentre os disponíveis.

Por Ascom/Unimontes

 

A melhoria da qualidade do ensino da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi atestada com a elevação do seu índice Geral de Cursos (IGC) de 3 para 4.  A divulgação foi feita pelo Ministério da Educação (MEC), responsável pela avaliação.

O avanço no indicador do MEC é enaltecido pela presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unimontes, professora Viviane Carrasco.  “Considero o aumento do IGC como resultado de um esforço coletivo, envolvendo toda comunidade acadêmica”, afirma.

“Mediante os processos de autoavaliação institucionais da Unimontes, nós diagnosticamos nossas fragilidades e potencialidades para garantir a melhoria do ensino na universidade como um todo”, destaca a professora Viviane Carrasco. Ela lembra que, anteriormente, a instituição permaneceu com a nota 3 do IGC durante seis anos seguidos.

A presidente da CPA/Unimontes explica que o IGC é um conceito adotado pelo Ministério da Educação que abrange vários indicadores de qualidade do ensino superior no Brasil. 

Na avaliação, o MEC considera como indicadores de qualidade: as notas obtidas pelas instituições no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a infraestrutura de funcionamento dos cursos, o regime de trabalho dos professores, avaliação dos programas de pós-graduação Stricto sensu pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação e pós-graduação stricto sensu). 

O cálculo do IGC engloba a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio avaliado (2017-2018-2019) e a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu das instituições (públicas e privadas), com base em dados da Capes.

“O Índice Geral de Cursos é referência para a definição de políticas públicas e para os processos de autoavaliação institucional, e também é utilizado pelo MEC como requisito, critério seletivo ou de distinção em seus processos”, explica a professora Viviane Carrasco.

Desta forma, ressalta, a melhoria de desempenho da Unimontes poderá trazer outras consequências positivas para a universidade, como a aprovação de mais programas e projetos de bolsas. “Podemos dizer que a Universidade terá um ganho muito grande com o aumento do IGC”, observa a presidente da CPA/Unimontes.

Por outro lado, ela lembra que a proposta da Universidade Estadual de Montes Claros, com a participação de toda comunidade acadêmica, é continuar priorizando a busca da excelência nos seus cursos. “A nossa meta é alcançar a 5, a nota máxima do IGC”, anuncia.