Alcino Franco de Moura Júnior

Alcino Franco de Moura Júnior

Edital de Seleção Pública 03/2023 - Processo Seletivo Simplificado para atuar como Professor em Cursos Técnicos, Módulos II, III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe outras etapas deste edital aqui.

Edital de Seleção Pública PNC 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui o andamento de outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública PNC 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira aqui o andamento de outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 05/2021 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor de Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira aqui outras etapas deste edital.

O Fórum de Ensino Técnico do CEPT é voltado para o aprimoramento de seus alunos

A Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza nos dias 13 e 14 de abril o 1º Fórum de Ensino Técnico do CEPT (Fetec). O evento é destinado aos alunos dos cursos técnicos da ETS e tem como tema “O que o mercado de trabalho espera de você?”.

O início se dará no dia 13 de abril, às 13h30, com credenciamento e entrega dos currículos dos alunos. Durante o evento, esses currículos serão avaliados por uma comissão, que dará um parecer do que precisa ser adequado para deixá-los mais competitivos e aumentar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Os melhores currículos serão premiados no final do evento.

No mesmo dia, às 14h, ocorrerá a abertura e palestra com Rafael Andrade, que falará sobre “Marketing pessoal, planejamento de carreira e gestão de tempo”. Andrade é engenheiro de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Vanzolini, tem MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e mestre em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial pela Unimontes. Possui mais de 20 anos de experiência com funções de liderança em multinacionais como Ericsson, Nokia e Logicalis. Também foi responsável pela estruturação e desenvolvimento de negócios no Brasil e exterior. Atualmente é sócio-conselheiro de empresas de setores variados e Diretor Executivo do Grupo Visacta.

Em seguida, às 16h, Cássio Lima proferirá a palestra “Ética”. Cássio é enfermeiro pela Unimontes, mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unimontes.

Às 17h30, ocorrerá a palestra “Características do comportamento empreendedor", com João Paulo Cordeiro.O palestrante é engenheiro civil pela Unimontes e assistente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

À noite, das 19h 21h30, serão ofertados minicursos. No ato de inscrição, cada aluno poderá escolher uma opção dentre as seguintes:

  • Ferramentas digitais para projetos de marketing - com Alcino Moura Júnior, jornalista, administrador, professor universitário e doutor em Administração pela UnB.
  • Como montar currículo na Plataforma Lattes - com Arlen Almeida, fisioterapêuta, professor universitário e doutor em Ciências da Saúde pela Unimontes.
  • Primeiros socorros no ambiente profissional - com Otávio Macedo, enfermeiro e professor universitário.
  • Marketing em vendas - com Lauro André de Souza Lírio.
  • Gestão de tempo e tarefas com ferramentas digitais - com Emiliano Grégori, administrador, MBA em Gestão de Marketing, empresário e escritor.
  • Comportamento no mercado de trabalho - com Maria Helena Matos, psicóloga do Programa Novos Caminhos.

banner1Fetec2023

 

No dia 14 de abril, a programação se inicia também às 13h30, quando ocorrerá a devolução dos currículos dos alunos, entregues à coordenação no dia anterior. Também haverá a fixação no varal de profissões de folderes elaborados pelos alunos durante os minicursos. O material será desenvolvido pelos discentes sobre o tema do evento, com o intuito de “vender” conceitualmente a profissão oferecida pelo curso técnico em que está matriculado. Os melhores folderes também serão premiados.

Às 14h, o jornalista Délio Pinheiro falará sobre “Comunicação de alto impacto”. Délio é apresentador de televisão e palestrante motivacional. Em seguida, às 16h, Rodrigo Rocha proferirá palestra sobre “Como elaborar um currículo e se comportar na entrevista de emprego". Rodrigo é analista de sistemas de informação pela Faculdades Santo Agostinho e Supervisor de Planejamento de Produção na Novo Nordisk. Às 18h, o evento se encerra com sorteios de brindes e entrega da premiação dos melhores currículos e folderes.

O diretor da ETS/CEPT/Unimontes, professor Otávio Henrique Oliveira Macedo, ressalta que “o evento foi organizado com o objetivo de permitir que os alunos conheçam as exigências do mercado de trabalho e a preparação necessária para um profissional de sucesso”.

Para se inscrever, o aluno deve acessar o site www.cept.unimontes.br ou o hotsite, preencher o formulário eletrônico, escolher os dias de participação e um minicurso dentre os disponíveis.

Por Ascom/Unimontes

 

A melhoria da qualidade do ensino da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi atestada com a elevação do seu índice Geral de Cursos (IGC) de 3 para 4.  A divulgação foi feita pelo Ministério da Educação (MEC), responsável pela avaliação.

O avanço no indicador do MEC é enaltecido pela presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unimontes, professora Viviane Carrasco.  “Considero o aumento do IGC como resultado de um esforço coletivo, envolvendo toda comunidade acadêmica”, afirma.

“Mediante os processos de autoavaliação institucionais da Unimontes, nós diagnosticamos nossas fragilidades e potencialidades para garantir a melhoria do ensino na universidade como um todo”, destaca a professora Viviane Carrasco. Ela lembra que, anteriormente, a instituição permaneceu com a nota 3 do IGC durante seis anos seguidos.

A presidente da CPA/Unimontes explica que o IGC é um conceito adotado pelo Ministério da Educação que abrange vários indicadores de qualidade do ensino superior no Brasil. 

Na avaliação, o MEC considera como indicadores de qualidade: as notas obtidas pelas instituições no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a infraestrutura de funcionamento dos cursos, o regime de trabalho dos professores, avaliação dos programas de pós-graduação Stricto sensu pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação e pós-graduação stricto sensu). 

O cálculo do IGC engloba a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio avaliado (2017-2018-2019) e a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu das instituições (públicas e privadas), com base em dados da Capes.

“O Índice Geral de Cursos é referência para a definição de políticas públicas e para os processos de autoavaliação institucional, e também é utilizado pelo MEC como requisito, critério seletivo ou de distinção em seus processos”, explica a professora Viviane Carrasco.

Desta forma, ressalta, a melhoria de desempenho da Unimontes poderá trazer outras consequências positivas para a universidade, como a aprovação de mais programas e projetos de bolsas. “Podemos dizer que a Universidade terá um ganho muito grande com o aumento do IGC”, observa a presidente da CPA/Unimontes.

Por outro lado, ela lembra que a proposta da Universidade Estadual de Montes Claros, com a participação de toda comunidade acadêmica, é continuar priorizando a busca da excelência nos seus cursos. “A nossa meta é alcançar a 5, a nota máxima do IGC”, anuncia.

Edital de Seleção Pública 05/2021 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor de Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 05/2021 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor de Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira aqui outras etapas deste edital.