Alcino Franco de Moura Júnior

Alcino Franco de Moura Júnior

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 16/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 3º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital.

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 19/2019 – SELEÇÃO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE APOIO DE CURSOS TÉCNICOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital.

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 15/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 3º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital.

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 10/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 1º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE PARA A CIDADE DE MONTES CLAROS/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital.

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 23/2018– SELEÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA SUPERVISOR PARA O CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM, CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES, CURSO TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, CURSO TÉCNICO EM GEOPROCESSAMENTO E CURSO TÉCNICO EM GERÊNCIA DE SAÚDE, EM MONTES CLAROS/ MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outra etapas deste edital.

Ascom Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros passou a integrar oficialmente a estrutura da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Antes, a Unimontes era vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). A mudança está prevista na Lei 23.304, da reforma administrativa do Estado, assinada pelo governador Romeu Zema e publicada no Diário do Executivo “Minas Gerais”, na última sexta-feira (31), após aprovação de Projeto de Lei pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Por meio da reforma administrativa, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) foi extinta, com parte de suas ações sendo assumidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), que conta com a Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Unimontes foi transferida para a Secretaria de Estado de Educação juntamente com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ainda dentro da reforma administrativa, a SEE passou a contar com a Subsecretaria de Ensino Superior, dividida em duas diretorias.

Projeto de Lei pela passou pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)
Foto: Divulgação

O reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, ressalta que as perspectivas com a transferência da Universidade para a Secretaria de Estado de Estado de Educação são muito positivas. “Esperamos manter o bom diálogo que sempre tivemos com o Governo do Estado, implementando ações voltadas para melhor atender a população das áreas de atuação da Unimontes, expandindo as atividades do ensino,  pesquisa, extensão e da prestação de serviços”, assegura o reitor.

O professor Antônio Alvimar Souza lembra também que a gestão superior da Unimontes já iniciou entendimentos com a secretária de Estado de Educação, Júlia Figueiredo Goytacaz Sant’Annna. Em 13 de março passado, a secretária de Educação visitou a Universidade. Na oportunidade, conheceu os números e a estrutura da universidade. Foram discutidas ações estratégicas que poderão ser desenvolvidas entre a instituição e a SEE.

 

A estrutura da Unimontes

Com um orçamento anual de R$ 311,3 milhões, a Unimontes conta 1.116 professores e 1.329 servidores técnico-administrativos efetivos, com o total de 2.455 colaboradores. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Instituição presta assistência de qualidade  à saúde da população por meio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), único da cidade com atendimento 100% gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Universidade atua, prioritariamente, numa  região que corresponde a 40% da área total do Estado de Minas Gerais, incluindo as regiões Norte e Noroeste de Minas e os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Alcança uma população que ultrapassa a dois milhões de habitantes.

Além do campus-sede, a instituição conta com os campi de Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas e São Francisco, no Norte de Minas; Almenara (Vale do Jequítinhonha); Paracatu e Unaí, no Noroeste do estado. Dispõe  dos núcleos avançados de Joaíma ( Vale do Jequitinhonha) e de Pompéu (Região Central do estado), além dos pólos de educação a distância nas diversas regiões mineiras.

A comunidade discente é formada, atualmente, por 12.765  alunos, com a seguinte divisão: cursos  de graduação presenciais (8.244), graduação a distância (900), técnico-profissionalizantes (1.365),  pós-graduação Lato sensu presenciais (459)), pós-graduação Lato sensu – a distância (1.200) e Stricto sensu  – mestrados e doutorados (597).

Nos cursos de graduação da Unimontes, são oferecidas anualmente 2.698 vagas. A instituição atingiu a marca de 55.131 profissionais graduados em seus diversos cursos , de dezembro de 1966 a dezembro de 2018.

Estão sendo desenvolvidas as atividades da Estatuinte, processo que visa a elaboração do novo Estatuto da Universidade com a participação de toda comunidade acadêmica. A proposta final do novo Estatuto da Unimontes deverá ser concluída até o dia 21 de agosto, para ser  apresentada ao Conselho Universitário os devidos encaminhamentos à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado.  Em 2018, foi concluído o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.

Hélio Angotti, diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Foto: Amilton Marques)

 

“Fortalecer a atuação das escolas técnicas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Esta foi a principal proposta da Oficina Nacional de Planejamento das Atividades das Escolas Técnicas do SUS, realizada em Brasília/DF. A iniciativa foi da Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (CGATES), do Ministério da Saúde. A Unimontes esteve representada pelo diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), professor Márcio Antônio Alves Veloso, e pelo analista universitário e professor Alcino Franco de Moura Júnior.

O CEPT é a unidade responsável pela gestão da Escola Técnica de Saúde (ETS) da Unimontes, que, desde 1992, oferece cursos para os trabalhadores da área da saúde da região. O evento nacional reuniu dirigentes e assessores de 40 escolas técnicas integrantes da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), responsáveis pela capacitação continuada e técnica dos colaboradores das unidades do Sistema Único de Saúde.

Um dos destaques do evento foi a discussão sobre o desenvolvimento de objetivos e ações estratégicos para atuação da Rede no território brasileiro. Hélio Angotti Neto, diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (SGTES), apresentou as metas do Ministério da Saúde referentes à educação profissional de nível médio no âmbito da RET-SUS.

A expectativa é que as escolas contribuam para o aprimoramento da atuação dos trabalhadores do SUS e, consequentemente, para a melhoria da assistência à saúde, principalmente na ampliação da cobertura vacinal brasileira.

 

REPRESENTATIVIDADE

Alcino Franco e Márcio Veloso representaram a ETS, da Unimontes, na oficina nacional

“A oficina mostrou a importância que as escolas técnicas de saúde têm no cenário nacional da saúde. A Escola Técnica da Unimontes é um importante ponto desta rede, como a única em todo o Norte e Noroeste de Minas Gerais e Vales do Jequitinhonha e Mucuri com esta missão”, destacou o diretor do CEPT, professor Márcio Antônio Veloso.

 

Ministério da Educação – Dentre as atividades em Brasília, os representantes do CEPT estiveram em reunião com o coordenador geral e diretor substituto de Articulação e Execução de Programas de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Bruno Pereira Ribeiro, juntamente com seu assessor Leonardo Pereira. A visita teve como objetivo discutir propostas de apoio a realização de novos cursos técnicos.

O CEPT, além de oferecer capacitação técnica e profissional para os trabalhadores do SUS, por meio de sua Escola Técnica de Saúde, ministra cursos técnicos abertos à comunidade e forma concomitante ao ensino médio. Atualmente, estão em funcionamento o Curso Técnico de Gerência em Saúde e Curso Superior em Tecnologia em Gestão Pública.

Além disso, por meio do Pronatec, são ofertados os cursos técnicos em Administração, Agronegócio, Biotecnologia, Enfermagem, Desenvolvimento de Sistemas, Floresta, Fruticultura, Geoprocessamento, Gerência em Saúde, Rede de Computadores, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde. A Unimontes oferece os cursos técnicos em 18 municípios da região. Em 2018, foram quase 3 mil alunos atendidos dentre os cursos citados e outros de formação inicial e continuada também oferecidos.

Além de projetos junto ao Ministério da Saúde, a ETS está abertas às parcerias com prefeituras e demais unidades de saúde da região que queiram desenvolver propostas de formação técnica e continuada na área da saúde.

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 18/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 1º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA PARA A CIDADE DE MONTES CLAROS/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital.

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 17/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 1º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PARA AS CIDADES DE MONTES CLAROS E VÁRZEA DA PALMA/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital.

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 23/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA A DISCIPLINA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA DO 2º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM PARA A CIDADE DE LONTRA/ MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital.

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 22/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 3º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM FLORESTAS, NA CIDADE DE JANAÚBA/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital.

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 21/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 3º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO, NA CIDADE DE POMPÉU/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital.