Cursos Presenciais


O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública tem como objetivo principal de habilitar os profissionais na elaboração e execução de orçamentos, definição e acompanhamento de licitações, aferição dos resultados, definição de índices para controle de qualidade na prestação de serviços públicos, acompanhamento da prestação do serviço público, gestão financeira e de material com a perspectiva de proporcionar um aumento quantitativo da qualidade dos serviços ofertados à sociedade.
NúcleoVagasConvênioSituaçãoModalidadeTurno
Montes Claros 20 Próprio Em curso Tecnólogo  

 
 
 
 
 

O Técnico em Administração atua na execução de operações administrativas de planejamento, pesquisas, análise e assessoria no que tange à gestão de pessoal, de materiais e produção de serviços, à gestão financeira, orçamentária e mercadológica. Utiliza sistemas de informação na elaboração de orçamentos, fluxos de caixa e demais demonstrativos financeiros, expedição de relatórios e documentos diversos e auxílio na elaboração de pareceres e laudos para tomada de decisões
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Capelinha 30 Programa Novos Caminhos Encerrado 2021
Grão Mogol 30 Programa Novos Caminhos Encerrado 2021
Guaraciama 30 Programa Novos Caminhos Encerrado 2021
Joaíma 30 Programa Novos Caminhos Encerrado 2021
Montes Claros 30 Próprio Encerrado 2021
Montes Claros 30 Próprio Em curso 2023
  Carga Horária: 800/1.200 horas
 
 

O Técnico em Apicultura atua nos sistemas de produção, beneficiamento de produtos apícolas, sistemas de gestão/comercialização de apiários, dentro das normas técnicas de segurança. Planeja, organiza, dirige e controla a produção e criação sustentável de abelhas, analisando suas características econômicas, sociais e ambientais. Presta assistência técnica e assessoria ao estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas e de consultoria, além das áreas de crédito rural e agroindustrial
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Bocaiuva 30 Programa Novos Caminhos Em curso 2022
  Carga Horária: 1.200 horas

 
 
 
 
 
 

O Técnico em Biotecnologia atua em empresas de base tecnológica ou de produção de bens e serviços públicos ou privados. Os profissionais são também qualificados para criação de empresas e contribui para a mudança de paradigma da sociedade em relação aos temas inovação e proteção da propriedade intelectual de produtos desenvolvidos na região. Visa a obtenção de conhecimentos sobre biossegurança e capacidade de executar atividades de laboratórios e/ou de indústrias relacionadas com biotecnologia humana, animal e vegetal. Conhece ainda técnicas de acompanhamento e manutenção de laboratórios ligados a atividades biotecnológicas, técnicas de biologia molecular, técnicas bioquímicas e de processos bioquímicos celulares, procedimentos cito-histotécnicos, técnicas de análises parasitológicas e imunológicas, técnicas de cultivo de células e de tecidos vegetais e técnicas de processos fermentativos. 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Montes Claros 30 Mediotec Encerrado 2017
 Carga Horária: 1.200 horas

 
 
 
 
 
 

O Técnico em Comércio atua na área comercial e de prestação de serviços, em conformidade com as legislações e diretrizes de conduta, como também com as normas de saúde e segurança do trabalho. Exerce suas atividades de forma proativa na comercialização de produtos e serviços, com visão empreendedora, comunicação clara e cordial, comprometimento com as necessidades e desejos dos clientes e respeito a demais stakeholders
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Almenara 30 Programa Novos Caminhos Em curso 2021
Manga 30 Programa Novos Caminhos Em curso 2021
São Francisco 30 Programa Novos Caminhos Em curso 2021

Carga Horária: 800 horas

 
 
 
 
 

 O Técnico em Desenvolvimento de Sistemas atua nos processos de planejamento e execução de projetos computacionais de forma a garantir a entrega de produtos digitais, análises de softwares e testatem de protótipos, de acordo com suas finalidades. Realiza prospecções, testes e avaliações de ferramentas de produtos e desenvolvimento de sistemas
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Bocaiuva 30 Programa Novos Caminhos Em curso 2021
Montes Claros 30 Programa Novos Caminhos Em curso 2021
Salinas 30 Programa Novos Caminhos Em curso 2022

Carga Horária: 1.200 horas

 
 
 
 
 
 
 

Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde–doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.

 

   
 
 
 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Bocaiuva 30 Mediotec Encerrado 2017
Brasília de Minas 30 Mediotec Encerrado 2017
Espinosa 30 Mediotec Encerrado 2017
Francisco Sá 30 Mediotec Encerrado 2017
Grão Mogol 30 Mediotec Encerrado 2017
Lontra 30 Mediotec Encerrado 2017
Minas Novas 30 Mediotec Encerrado 2017
Mirabela 30 Mediotec Encerrado 2017
Montes Claros 90 Mediotec Encerrado 2017
Montes Claros 90 Pronatec Encerrado 2017
Montes Claros 60 Pronatec Encerrado 2016
Montes Claros 30 Próprio Encerrado 2021
Montes Claros 200 Programa Trilhas de Futuro Em curso 2021
Varzelândia 30 Pronatec Encerrado 2017
Rio Pardo de Minas 30 Mediotec Encerrado 2017
Salinas 30 Mediotec Encerrado 2017
São Francisco 30 Mediotec Encerrado 2017
São João da Ponte 30 Mediotec Encerrado 2017
São João do Paraíso 30 Mediotec Encerrado 2017
Teófilo Otoni 30 Mediotec Encerrado 2017
Carga Horária: 1.800 horas

 
 

O Técnico em Equipamentos Biomédicos compreende as tecnologias médicas e analisa os dispositivos utilizados na área da saúde. Além de trabalhar diretamente com equipamentos biomédicos, também colabora com sistemas e soluções voltadas para a saúde. Realiza a manutenção de equipamentos médicos e assegura a integridade de dados e informações clínicas. Gerencia dispositivos médicos e aplica padrões de segurança e regulamentações. É capacitado para projetar, avaliar e aprimorar sistemas biomédicos. Implementa técnicas de manutenção preventiva e corretiva, assim como medidas de segurança de dados e informações de saúde.
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Montes Claros 30 Próprio A iniciar 2023
  Carga Horária: 1.200 horas

 
 
 
 
 
 
 
 
 

O Técnico em Fruticultura atua no planejamento, execução e monitoramento da produção e dos projetos de implantação e desenvolvimento de plantas frutíferas. Planeja e coordena também a colheita e a pós-colheita de frutas. Responsável ainda pela coordenação das etapas do processo produtivo, produção de sementes e mudas, pós-colheita de frutas, serviços de manutenção de instalações, compra, venda e utilização de equipamentos especializados. Seleciona e aplica métodos de manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Coordena e supervisiona a aplicação de produtos agrotóxicos. Elabora relatórios, laudos e pareceres. Estabele e identifica a capacidade de uso do solo. Realiza práticas de conservação da água e do solo. Utiliza técnicas de produção orgânica.
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Janaúba 30 Próprio A iniciar 2023
  Carga Horária: 1200 horas

 
 
 
 
 
 
 
 
 

O Técnico em Geoprocessamento atua no georeferenciamento de imóveis rurais; cadastro técnico urbano municipal; monitoramento de queimadas, através da manipulação de imagens de satélites; identificação de áreas preferenciais para o fomento de políticas públicas com endemias no caso da saúde, ou de violência, no caso da segurança pública; rastreamento de objetos via sistemas de posicionamento global; e elaboração de mapas diversos, dentre outras atividades.
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Montes Claros 30 Mediotec Encerrado 2017
  Carga Horária: 1200 horas

 
 
 
 
 
 
 

O Técnico em Gerência em Saúde atua na identificação e interpretação das diretrizes do planejamento estratégico, do planejamento tático e do plano diretor aplicáveis à gestão organizacional dos serviços de saúde; identificação das estruturas orçamentárias e societárias das organizações e relacioná-las com os processos de gestão específicos da área de saúde; interpretação dos resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de gestão dos serviços em saúde.
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Montes Claros 60 Pronatec Encerrado 2016
Montes Claros 60 Próprio Encerrado 2021
Montes Claros 70 Trilhas de Futuro Em curso 2021
Montes Claros 30 Próprio Em curso 2023
  Carga Horária: 1.200 horas

 

O Técnico em Rede de Computadores conhece as arquiteturas de rede e analisa os meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação. Além de trabalhar com redes de computadores, atua também com sistemas para Internet. Gerencia servidores de rede e de serviços e diferentes protocolos de redes e seguranças de dados. É capacitado para projetar, analisar e expandir redes de computadores. Implementa sistemas de gerenciamento de infraestruturas de TI. Utiliza técnicas de tolerância a falhas, bem como backup e recuperação de dados.
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Montes Claros 20 Mediotec Encerrado 2017
Montes Claros 30 Programa Novos Caminhos Em curso 2021
 Carga Horária: 1.000 horas

 

 

Atuando na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando indivíduos e grupos, principalmente com relação à escovação e aplicação de flúor. Participa da realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Supervisiona, sob delegação, o trabalho do auxiliar de consultório dentário. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

 

 
 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Januária 30 Mediotec Encerrado 2017
Montes Claros 60 Pronatec Encerrado 2016
Montes Claros 30 Programa Novos Caminhos Em curso 2021
  Carga Horária: 1.200 horas

 
 
 
 
 

O Técnico em Sistemas de Energia Renovável planeja, controla, e executa projetos de instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de fontes renováveis e alternativas. Identifica e propõe soluções para problemas de gestão energética, para questões decorrentes da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

 

 
 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Janaúba 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Montes Claros 30 Programa Novos Caminhos Em curso 2021
 Carga Horária: 1.200 horas

 
 
 
 
 

O Técnico em Vendas atua na identificação de produtos e serviços da empresa e canais de venda adequados às respectivas especificidades. Caracteriza o pefil dos clientes, coleta informações sobre a concorrência e o mercado em geral e organiza o ambiente de venda. 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Montes Claros 30 Programa Novos Caminhos Em curso 2021

Carga Horária: 800 horas

 

 

O Adestrador de Cães aprende sobre o controle do comportamento e obediência dos cães. Utiliza métodos e técnicas apriopriados. Zela pelo bem-estar físico e mental do animal.
   
 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Montes Claros 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
  Carga Horária: 200 horas
   
 

O Agente de Informações Turísticas informa e orienta sobre ativos turísticos naturais e culturais e informações inerentes à localidade. Informa e orienta turistas sobre roteiros, programações, serviços e produtos. Presta informações históricas, culturais e artísticas locais.
   
 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Grão Mogol 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Janaúba 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Montes Claros 30 Programa Novos Caminhos Encerrado 2022
Pirapora 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
  Carga Horária: 200 horas
   
 

O Agente de Limpeza e Conservação limpa e conserva áreas comuns internas e externas em condomínios, empresas públicas e privadas, comerciais e industriais. Conserva vidros e fachadas. Limpa recintos e acessórios. Coleta resíduos domiciliares, resíduos sólidos de serviços de saúde e resíduos coletados nos serviços de limpeza e conservação de áreas públicas. Varre calçadas, sarjetas e calçadões. Acondiciona o lixo para coleta.
   
 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Lagoa Santa 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
  Carga Horária: 160 horas
   
 

O Agente de Limpeza em Aeronaves auxilia na manutenção periódica de máquinas e equipamentos. Auxilia no manuseio e instalação de instrumentos de estações climatológica, agroclimatológica, hidrometeorológica e meteorológica. Limpa e checa instrumentos. Auxilia na coleta de amostra e na elaboração de relatórios e planilhas dos resultados analíticos. Executa o descarregamento de dados e o envio para banco de dados nacional e de empresas.
   
 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Lagoa Santa 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
  Carga Horária: 160 horas
   
 

O Ajudante de Obras demole edificações de concreto, de alvenaria e outras estruturas. Prepara canteiros de obras, limpa a área e compacta solos. Efetua manutenção de primeiro nível, por meio da limpeza de máquinas e ferramentas. Realiza escavações e prepara argamassa e concreto.

 

   
 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Lagoa Santa 30 Programa Novos Caminhos  A iniciar 2022
  Carga Horária: 160 horas

  
 
  

O Apicultor planeja, instala, maneja, beneficia e comercializa produtos apícolas. Maneja colmeias e utiliza as técnicas de controle. Identifica e implanta pastagens apícolas. Emprega técnicas de captura de enxames localizados, voadores e com caixa de isca. Faz apicultura migratória. Utiliza recursos para melhorar a produtividade das colmeias.

 

   
 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Bocaiuva 30 Programa Novos Caminhos  A iniciar 2022
  Carga Horária: 160 horas

  
 
  

O Agricultor Orgânico executa com base nas técnicas da produção orgânica, o manejo do solo e das culturas, a produção de sementes e mudas, o transplante, a colheita, a comercialização e a logística de produtos orgânicos. Cultiva e beneficia produtos orgânicos com base na legislação vigente e em consonância com as normas certificadoras. Utiliza manejo agroecológico integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Opera e regula maquinário e implementos agrícolas exclusivos para utilização em sistemas de produção.
   
 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Lagoa Santa 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
  Carga Horária: 160 horas
   
 

O Assistente Administrativo executa processos administrativos e atividades de apoio em recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas. Atende fornecedores e clientes. Fornece e recebe informações sobre produtos e serviços. Trata documentos variados.

 

   
 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Brasília de Minas 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Capelinha 30 Programa Novos Caminhos Em curso 2022
Coração de Jesus 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Espinosa 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Francisco Sá 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Glaucilândia 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Grão Mogol 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Japonvar 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Manga 30 Programa Novos Caminhos Em curso 2022
Mirabela 30 Programa Novos Caminhos Em curso 2022
São João das Missões 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Taiobeiras 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Várzea da Palma 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Varzelândia 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
  Carga Horária: 160 horas

O Cuidador de Idoso contribui para a autonomia e melhoria de qualidade de vida do idoso. Zela pela integridade física do idoso. Cuida da higiene, do conforto e da alimentação do idoso. Observa possíveis alterações no estado geral do idoso.
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Janaúba 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Januária 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Montes Claros 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Taiobeiras 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Carga Horária: 160 horas

O Higienista de Serviços de Saúde realiza limpeza e desinfecção dos ambientes de saúde. Evita a disseminação de infecções. Aplica as normas de biossegurança ao manuseio de produtos químicos e materiais biológicos. Realiza limpeza terminal e concorrente. Considera a classificação de áreas nos ambientes de saúde.

 

   
 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Francisco Sá 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Janaúba 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Montes Claros 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Carga Horária: 240 horas

O Produtor de Produtos Apícolas beneficia, processa, armazena e comercializa produtos apícolas (mel, pólen, própolis, geleia real, apitoxina e cera). Segue os princípios das boas práticas de fabricação de alimentos e zela pelas condições de segurança no local de trabalho.

 

 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Bocaiuva 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
  Carga Horária: 160 horas

  
 
 

O Programador de Sistemas codifica, desenvolve e realiza manutenção de programas para dispositivos móveis. Implementa rotinas especificadas em projetos e documenta as etapas do processo.

 

   
 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Montes Claros 30 Programa Novos Caminhos Encerrado 2022
  Carga Horária: 200 horas

  
 
 

O Promotor de Vendas promove mercadorias, produtos e serviços em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxiliando clientes na escolha de produtos e serviços, apresentando suas qualidades e vantagens de aquisição. Controla entrada e saída de mercadorias. Expõe mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas. Elabora relatórios de vendas, de promoções, de demonstrações e de pesquisa de preços.

 

   
 
NúcleoVagasConvênioSituaçãoInício
Brasília de Minas 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Capelinha 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Coração de Jesus 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Espinosa 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Glaucilândia 30 Programa Novos Caminhos Em curso 2022
Japonvar 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Manga 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Mirabela 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Pirapora 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
São João das Missões 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Várzea da Palma 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
Varzelândia 30 Programa Novos Caminhos A iniciar 2022
  Carga Horária: 160 horas

  
 
 
 
 

 
O objetivo é a capacitação de pessoal para atuar em blocos cirúrgicos. Os profissionais qualificados estarão aptos auxiliar o cirurgião no ato cirúrgico desde a preparação dos instrumentos até a esterilização após as cirurgias. O curso é voltado para técnicos em enfermagem, enfermeiros e pessoas que estejam matriculados no curso de graduação em enfermagem.
 
NúcleoVagasSituação
Montes Claros 30 Encerrado
Carga Horária: 250 horas