Pronatec

O que é?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, através da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

O PRONATEC visa ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Os cursos do PRONATEC são ofertados de forma gratuita tendo como foco principal oferecer cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Continuada (FIC), visando o desenvolvimento de competências e habilidades para o trabalho, através da ampliação de ofertas de vagas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Tecnológico, por meio de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

A ação para realização dos cursos na Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Unimontes tem como parceiras as instituições ofertantes: o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, FNDE, Secretarias de Estado e Municípios.

Quem é o público do PRONATEC

Segundo sua Lei de criação (Lei 12.513/2011), o PRONATEC deverá atender, prioritariamente, aos estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; trabalhadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Regulamento Interno do PRONATEC/Unimontes

Veja arquivo aqui.

Atos do PRONATEC/Unimontes

Quais os colaboradores do PRONATEC/Unimontes

Veja tabela aqui.

Diferença entre os Cursos de Formação Continuada (FIC) e Cursos Técnicos

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ou qualificação profissional, são cursos que têm como foco uma formação específica. Geralmente possuem uma carga horária mínima de 160 horas, com duração média de 03 meses, dependendo da carga horária do curso. O requisito para acesso aos cursos de qualificação varia de acordo com os requisitos estabelecidos no Guia PRONATEC de Cursos FIC (http://pronatec.mec.gov.br/fic/).

A formação no Ensino Técnico é voltada para a compreensão dos processos de melhoria contínua nos setores de produção e serviços, além de capacitar os estudantes ao emprego de novas técnicas e tecnologias no trabalho. Os cursos técnicos possuem carga horária que varia entre 800 a 1440 horas e têm duração média de um ano e meio a dois anos. O requisito de acesso ao curso técnico é estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio. Tais requisitos estão estabelecidos no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, que, conforme a Resolução CNE/CEB nº 3/2008, se aplica a toda a educação profissional e tecnológica (http://pronatec.mec.gov.br/cnct/).

Inscrições

Quando as inscrições estiverem abertas, serão disponibilizadas neste site, informações sobre as pré-inscrições e matrículas.

Cursos ofertados e cidades de realização

Região Metropolitana de Belo Horizonte: Ibirité, Matozinhos, Vespasiano, Mateus Leme, Igarapé, Ribeirão das Neves, Esmeraldas.

• Cursos de Formação Inicial e Continuada: Assistente Administrativo – sendo 19 turmas.

Montes Claros:

• Cursos de Formação Inicial e Continuada: Assistente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias.
  • Técnico em Gerência em Saúde.
  • Técnico em Enfermagem: 04 turmas totais
  • Recepcionistas em Serviço de Saúde
  • Balconista de Farmácia
  • Assistente de Recursos Humanos

Manga

• Cursos de Formação Inicial e Continuada: Assistente Administrativo, Recepcionista em Serviços de Saúde

Januária

• Cursos de Formação Inicial e Continuada: Assistente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde.

Mato Verde

• Cursos de Formação Inicial e Continuada: Assistente Administrativo, Agente de Combate a Endemias, Recepcionista em Serviços de Saúde

Lontra

• Cursos de Formação Inicial e Continuada: Recepcionista em Serviços de Saúde, Agente de Combate a Endemias