Resultados

1920px x 400px
 

 

Rede Observa RH

A Estação de Pesquisa da Escola Técnica de Saúde é integrante do Observatório da Rede Observa RH da Estação de Pesquisa da ETS/CEPT/Unimontes tem como objetivo contribuir para a consolidação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS, oferecendo dados e informações sobre a área de educação profissional técnica de nível médio e mercado de trabalho, que possam subsidiar as ações de formulação/expansão da educação profissional e elaboração de políticas públicas.

Esse Observatório da Rede Observa RH da Estação de Pesquisa ETS/CEPT/Unimontes, tem por missão divulgar trabalhos e informações sobre recursos humanos em saúde e apoiar a Rede de Observatórios em todo o Brasil, com o intuito de fortalecer políticas de desenvolvimento de recursos humanos e consequente o Sistema Único de Saúde.

A equipe de trabalho é composta por profissionais das seguintes áreas: Ensino em Saúde, Sociologia, Demografia, Psicologia e Economia.

A Escola Técnica de Saúde – ETS do Centro de Educação Profissional e Tecnológica – CEPT da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, da qual a Estação de Pesquisa faz parte, desenvolve atividades de formação de recursos humanos na área da saúde, desde 1992, na região Norte de Minas Gerais, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

A Educação profissional possibilita a melhoria das condições de trabalho e vida, significando um instrumento de inclusão social. Nas palavras de FRIGOTTO (2002), a educação objetiva capacitar os educandos a ter uma leitura crítica da realidade capitalista e lutar por novas relações sociais ou ser “formadora de sujeitos autônomos e protagonistas da emancipação humana” (p. 26).

 

Equipe de pesquisadores

 

Zaida Ângela Marinho de Paiva Crispim

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Mestre em Ensino em Saúde, pela Universidade Federal dos Vales do Jecquitinhonha e Mucuri - UFVJM, Especialista em Gestão Pedagógica das Escola Técnicas de Saúde do Sus - ETSUS pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Especialista em Gerência Hospitalar pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais – ESP/MG; Especialista em Docência para a Educação Profissional – Unimontes/Fiocruz e em Teoria Econômica – Unimontes. Professora da Escola Técnica de Saúde do CEPT/Unimontes, desde 2001, e integrante da equipe de pesquisa do Observatório Estação de Pesquisa da Escola Técnica de Saúde/CEPT/Unimontes – Rede ObservaRH/Ministério da Saúde/OPAS, desde 2006.

Élika Garibalde

Economista com Especialização Lato Sensu em Economia, pela UNIMONTES/UFMG; Especialização em Educação Aberta à Distância - Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES e Universidade Aberta do Brasil/UAB; MBA em Gestão Hospitalar, pelo Centro Universitário Internacional/2016; Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, pela Universidade Federal Rio Grande do Norte/UFRN, 2019. Servidora da UNIMONTES na Escola Técnica de Saúde/CEPT/UNIMONTES - integrante da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde - ROREHS/Ministério da Saúde/OPAS,desde 2007.

Contato

 Telefone: (38) 3229-8594

  Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Parceiros


redeobservarhminsaudgoverno federalorgPanamericanaUNIMONTES

 

 

 

Pesquisas