Caminhos do Cuidado

Como nasceu o projeto

Fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Hospitalar Conceição e a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS), o Projeto “Caminhos do Cuidado” ofereceu cursos de capacitação em saúde para agentes comunitários, auxiliares e técnicos em enfermagem das equipes da Estratégia Saúde da Família de todo o País.

O Projeto Caminhos do Cuidado está inserido no eixo do Cuidado do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas - “Crack, é Possível Vencer”, teve como proposta discutir um processo de educação permanente para agentes comunitários (ACS), auxiliares e técnicos em enfermagem em todo o território nacional. Em Minas Gerais, foi executado através da descentralização e operacionalização com a Rede de Escolas Técnicas do SUS, por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-MG) e da Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros (ETS/CEPT -Unimontes).

Numa iniciativa inédita, em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Comissão Permanente de Integração Ensino Serviço Estadual (CIES) e o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS) foram parceiros no apoio à oferta do projeto.

A capacitação introduziu ferramentas para o cuidado em saúde de usuários e familiares, bem como para o fortalecimento da ação de equipes da Estratégia Saúde da Família em todo o território mineiro.

O trabalho consistiu na formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos em enfermagem das equipes da Estratégia Saúde da Família – saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas. Espera-se que, uma vez capacitados, os profissionais possam ajudar a melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde no estado.

O Projeto Caminhos do Cuidado iniciou as atividades em Minas Gerais em 2013, tendo como a meta oferecer formação para 100% dos Agentes Comunitários de Saúde e Aux./Técnicos em enfermagem nas equipes da Estratégia Saúde da Família em todo o Estado. Tratou-se de uma proposta audaciosa, tendo algumas peculiaridades que poderiam dificultar as ações no estado como: a extensão geográfica, o elevado número de municípios (853), o complicado acesso aos municípios, a malha rodoviária com transporte coletivo restrito em horários e/ou dias, o grande número de alunos, etc. Estas características se apresentaram como grandes desafios, porque o prazo de finalização do projeto deveria se dar ao final de dezembro de 2014, quando dever-se-ia atingir a meta.

A proposta pedagógica baseou-se na oferta de um curso de formação para um público historicamente excluído dos processos de educação permanente: os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os Auxiliares e Técnicos e mEnfermagem (Atenf).

Pactuação

A pactuação para a execução do Projeto Caminhos do Cuidado no estado de Minas Gerais iniciou com a criação do Grupo Condutor do estado, formado por representantes da áreas técnicas de Saúde Mental e Atenção Básica, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), da Comissão Permanente de Integração Ensino e Serviço (CIES) e pelas duas escolas de saúde do estado. Esta pactuação do projeto no estado foi constituída para fazer o acompanhamento das ações realizadas, bem como compartilhar processos de tomada de decisão para a sua viabilização.

A meta do projeto foi oferecer formação para 100% dos Agentes Comunitários de Saúde e auxiliar/técnico de enfermagem por equipe de saúde da família do estado, o que representou aproximadamente 33.137 mil alunos a serem formados.

MapaETS

Essa ação educacional trouxe um grande aprendizado para as Escolas e para os envolvidos no processo. Foi momento de rica oportunidade ao se trabalhar com uma ação grande, de objetivos audaciosos e estrutura operacional complexa, principalmente por apresentar desafios a serem transpostos. Várias situações inesperadas surgiram, sendo necessário buscar alternativas para sua resolução, fazendo com que estas situações possibilitassem aprendizado ainda maior.

Foi uma excelente oportunidade para se discutir o tema Saúde Mental juntamente com as questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas. Isso por que estamos vivendo um momento particular na sociedade em que é fundamental uma discussão madura e responsável sobre o tema para poder instrumentalizar as equipes de saúde para uma abordagem cuidadosa sobre o tema. Os textos lidos e as trocas com a equipe nacional proporcionaram um aprimoramento no discurso e nas práticas que as escolas de saúde vêm adotando a respeito desses temas. Ficou claro que as práticas estão alinhadas com a Política Nacional e que a soma de esforços só tende a trazer inúmeros benefícios para os trabalhadores e usuários do SUS.

Finalmente, cabe destacar que um projeto, ainda que seja nacional, precisa levar em conta as particularidades de cada Estado em sua diversidade cultural. As características peculiares precisam ser consideradas e acolhidas porque somente conhecendo as pessoas e os modos de fazer e produzir educação permanente para a saúde é que será consolidado o SUS.

Ao final, temos a sensação de dever cumprido. Temos também uma satisfação em saber que superamos a nós mesmos, alcançamos um quantitativo de alunos jamais alcançado em tão pouco tempo pela ESP/MG e pela ETS/UNIMONTES. Podemos dizer que contribuímos, mais uma vez, para o aprimoramento e fortalecimento do SUS em Minas Gerais.

Meta inicial em n° de vagas 33.137
% de vagas a serem ofertadas 100%
Total de vagas oferecidas (somatório de alunos aprovados e reprovados) 34.216
Meta alcançada (somatório de alunos aprovados e reprovados) 34.216