Conheça a Estação de Pesquisa

1920px x 400px

Criação da Estação de Pesquisa da ETS/CEPT

A Estação de Pesquisa da Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros foi institucionalizada pelo Parecer Nº 41/2005 da Câmara de Pesquisa e Resolução Nº 051 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em 03 de maio de 2005. 

Resolução nº. 051 - CEPEx/2005 - Aprova o projeto de institucionalização da Estação de Pesquisa da Escola Técnica de Saúde

Missão e Objetivos

A Estação de Pesquisa da ETS/CEPT/Unimontes tem como objetivo contribuir para a consolidação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS, oferecendo dados e informações sobre a área de educação profissional técnica de nível médio e mercado de trabalho, que possam subsidiar as ações de formulação/expansão da educação profissional e elaboração de políticas públicas.

A Estação de Pesquisa ETS/CEPT/Unimontes, tem por missão divulgar trabalhos e informações sobre recursos humanos em saúde e apoiar a Rede de Observatórios em todo o Brasil, com o intuito de fortalecer políticas de desenvolvimento de recursos humanos e consequente o Sistema Único de Saúde.

A equipe de trabalho é composta por profissionais das seguintes áreas: Ensino em Saúde, Sociologia, Demografia, Psicologia, Tecnológica e Economia.

A Escola Técnica de Saúde – ETS do Centro de Educação Profissional e Tecnológica – CEPT da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, da qual a Estação de Pesquisa faz parte, desenvolve atividades de formação de recursos humanos na área da saúde, desde 1992, na região Norte de Minas Gerais, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

A Educação profissional possibilita a melhoria das condições de trabalho e vida, significando um instrumento de inclusão social. Nas palavras de FRIGOTTO (2002), a educação objetiva capacitar os educandos a ter uma leitura crítica da realidade capitalista e lutar por novas relações sociais ou ser “formadora de sujeitos autônomos e protagonistas da emancipação humana” (p. 26).

 

Equipe de pesquisadores 

Ana Maria lacerdade Freitas

Mestra (2009-2011) e doutoranda (2016-2020) pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Especialista em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2017) e em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB (2008). Graduada em Ciências Econômicas (2005) e Ciências Sociais (2017) pela UNIMONTES. Tem experiência na área de Economia e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento socioeconômico, mercado de trabalho, desigualdades sociais, políticas públicas, autonomia econômica, gênero, políticas de saúde e violência doméstica.

André Medeiros Rocha

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - MG (UNIMONTES, 2014) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/ UNIMONTES, 2017), é Integrante do Laboratório de Geoprocessamento Professor Antônio Jorge da Unimontes. Tem experiências na realização de pesquisas utilizando técnicas de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica (SIGs), atuando principalmente nos temas: Análise Morfométrica, Gerência de Banco de Dados Geográficos, Balanço de Radiação, Mapeamento de Uso e Cobertura do Solo e Análises Espaciais através dos softwares ArcGIS e ENVI.

Geraldo Herystarley Veloso Cruz

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Montes Claros (1997), Pós-Graduado em TECNOLOGIA DA COMPUTAÇÃO pela UFMG (2001) com experiência em docência do ensino superior desde 2001 atuando também na área da Ciência da Computação nos seguintes temas: Gestão de Tecnologia da Informação, consultoria na implantação de sistemas na área da saúde e no desenvolvimento do diagnóstico social e estatística municipal onde participou ativamente no desenvolvimento do sistema de coleta e tabulação de dados.

Jéssica Maria Lopes Ribeiro

Bacharel em Ciências Econômicas (2015) pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Mestra em Desenvolvimento Econômico (2018) pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Atualmente exerce o cargo de Apoio Administrativo Pedagógico no Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Unimontes. Tem experiência em Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, Desigualdade de Renda, Métodos quantitativos, Gestão Estratégica, Economia Regional e Urbana.

Mariley Gonçalves Borges

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - MG (UNIMONTES, 2016); Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UNIMONTES, 2018) e Integrante do Laboratório de Geoprocessamento Professor Antônio Jorge da Unimontes, desde 2014. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Sistema de Informação Geográfica - SIG e Sensoriamento Remoto.

Nathália da Silva Borges

Graduada em História pela Universidade Estadual de Montes Claros - MG (UNIMONTES, 2009); Pós-Graduada em Educação à Distância pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES, 2010); mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UNIMONTES, 2018-2020) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologia, Violência e Criminalidade - GMVC/UNIMONTES e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais - NEPECS/UNIMONTES. Tem experiência na elaboração e execução de projetos e de pesquisas quantitativas e qualitativas de cunho social e cultural, com ênfase em violência e criminalidade.

Pedro Ivo Jorge Gomes

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Mestre em Desenvolvimento Social e graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Possui cursos de Pós-graduação Lato Sensu pela UNIMONTES em: Docência no Ensino Básico e Superior; Análise Criminal, Violência e Segurança Pública e Geografia e Gestão Ambiental. Tem experiência e interesse na realização de pesquisas na área de violência, segurança pública e saúde.

Raul de Magalhães Filho

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Graduado em Geografia pela mesma universidade. Participou do projeto Monitoramento do cultivo de Eucalipto no Norte de Minas Gerais. Foi integrante no projeto de pesquisa Uso do Solo Urbano na cidade de Montes Claros (MG) utilizando imagens de alta resolução. Integrou a Coordenação dos setores de Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica - SIG do processo de atualização de bases cartográficas da cidade de Montes Claros (MG). Atuou como Técnico em Geoprocessamento na equipe de elaboração de produtos cartográficos do plano diretor da cidade de Montes Claros (MG). Participou do projeto Agroextrativismo de pequi na mesorregião Norte de Minas Gerais. Pesquisador Integrante do Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Renata Flávia Nobre Canelas Dias

Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba, Especialista em Docência no Ensino Superior pela Funorte; Especialista em Educação a distância pela Unimontes; Especialista em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Especialista em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sus pela Puc/Rio; Especialista em Direito Penal e Processo Penal pelo Damasio de Jesus; Especialização em Andamento em Inspeção Escolar e Atendimento Educacional Especializado pela Prominas. Graduada em Direito pelas Fip-Moc e em Pedagogia com habilitação em orientação e supervisão educacional pela Unimontes. Tem experiência na docência do ensino superior e educação profissional técnica de nível médio. Atuando na área da saúde, educação e direito.

 

Zaida Ângela Marinho de Paiva Crispim

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Mestre em Ensino em Saúde, pela Universidade Federal dos Vales do Jecquitinhonha e Mucuri - UFVJM, Especialista em Gestão Pedagógica das Escola Técnicas de Saúde do Sus - ETSUS pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Especialista em Gerência Hospitalar pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais – ESP/MG; Especialista em Docência para a Educação Profissional – Unimontes/Fiocruz e em Teoria Econômica – Unimontes. Professora da Escola Técnica de Saúde do CEPT/Unimontes, desde 2001, e integrante da equipe de pesquisa do Observatório Estação de Pesquisa da Escola Técnica de Saúde/CEPT/Unimontes – Rede ObservaRH/Ministério da Saúde/OPAS, desde 2006.

Contato

 

  Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.