Programa Novos Caminhos

O que é?

Quem é o público do Novos Caminhos?

Modalidades de cursos técnicos do Programa Novos Caminhos/Unimontes 2021-2022

Características dos cursos

Cursos ofertados e cidades de realização

O que é?

O Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC), contempla um conjunto de ações, do Governo Federal, para o fortalecimento da política de educação profissional e tecnológica em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos totalmente gratuitos, alinhado às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.

O Programa vislumbra fazer frente aos desafios e oportunidades identificadas por diversos diagnósticos, análises e reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica em nosso País. Para tanto, busca atender aos seguintes objetivos: alinhar as ofertas às demandas do setor produtivo; apoiar a implementação do itinerário da Formação Técnica e Profissional no Ensino Médio; alavancar o reconhecimento social e econômico da formação técnica e profissional e integrar dados e estatísticas para subsidiar planejamento e gestão da Educação Profissional e Tecnológica.

Oficialmente instituído, a partir do financiamento autorizado pelas Portarias nº 817/2015 e a nº 1.720/2019, que definiu por alocar os recursos do então Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pela Lei nº 12.513/2011, o Programa estruturou uma agenda estratégica para sua implementação.

Assim, visa contribuir para elevar em 80% o total de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional e alcançar 3,4 milhões de pessoas até 2023, conforme o Plano Plurianual 2020-2023. Essa ampliação contribuirá para a inserção socioprodutiva de milhões de jovens e trabalhadores e alavancagem de diversos setores da economia.

Em termos de ações, o Programa foi implementado a partir de três eixos:

• Eixo 1: Gestão e Resultados;
  • Eixo 2: Articulação e Fortalecimento; e
  • Eixo 3: Inovar para crescer.

Entre as ações do Eixo 2, está o Fomento à Formação Técnica e Profissional para Jovens e Adultos.

Nessa perspectiva, em consonância aos esforços para ampliação do acesso à educação profissional, está a missão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) de atender à demanda da sociedade na educação e no desenvolvimento socioeconômico da região em que está inserida. No panorama da formação técnica profissional para o mercado de trabalho, busca observar a vocação regional e suas características, interesses e especificidades, segundo as possibilidades das instituições educacionais dos municípios neles inseridos.

Dessa forma, os diversos cursos ofertados pela Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Unimontes, frutos da parceria firmada com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)/MEC, objetivam possibilitar aos seus discentes uma formação ampla, de modo a desenvolverem o espírito crítico e científico, a responsabilidade social e ambiental e a autonomia para a busca de novos conhecimentos. Some-se a esse contexto o acesso a conhecimentos científicos e tecnológicos específicos da área em que desenvolveram sua formação.

Com isso, a Universidade, por meio da ETS/CEPT, é parceira e executora do Novos Caminhos, a partir da oferta de cursos presenciais técnicos e de Formação Inicial Continuada (FIC), em diversas áreas e em parcerias com os municípios em  que esses serão ofertados.

A perspectiva é ofertar esse ensino público, gratuito e de qualidade para contribuir na emancipação de cidadãos por meio de uma formação técnico-humanística de qualidade. Ao mesmo tempo, busca disponibilizar um aparato de profissionais habilitados, condizentes com os princípios balizadores que devem reger suas atuações com toda a estrutura que lhes serão disponibilizadas a partir da respectiva formação.

Fonte: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2021/07/programa-novos-caminhos-amplia-o-acesso-a-educacao-profissional-e-tecnologica

Quem é o público do Novos Caminhos?

• Estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Modalidades de cursos técnicos do Programa Novos Caminhos/Unimontes 2021-2022

• Técnicos concomitantes: para estudantes que estejam cursando o ensino médio e que tenham interesse em realizar um curso técnico ou profissionalizante pelo Programa Novos Caminhos. Nesse caso, os interessados devem contatar diretamente a sua instituição de ensino sinalizando o interesse, assim será orientado de como proceder.
  • Técnicos subsequentes: esses cursos são destinados para estudantes que já concluíram o ensino médio e almejam uma formação técnica.

Características dos cursos

CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC)

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo.
Carga horária mínima: 160 horas.
Tempo de duração: conclusão em cerca de três a seis meses.

CURSOS TÉCNICOS

Escolaridade mínima: estudante deve estar matriculado ou ter concluído o ensino médio.
Carga horária mínima: em média de 800 a 1200 horas, conforme o perfil do curso.
Tempo de duração: média de um ano e meio a dois anos.

Cursos ofertados e cidades de realização

MONTES CLAROS