Programa Novos Caminhos

O que é?

Quem é o público do Novos Caminhos?

Modalidades de cursos técnicos do Programa Novos Caminhos/Unimontes 2021-2022

Características dos cursos

Cursos ofertados e cidades de realização

 

O que é?

O Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC), contempla um conjunto de ações, do Governo Federal, para o fortalecimento da política de educação profissional e tecnológica em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos totalmente gratuitos, alinhado às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.

O Programa vislumbra fazer frente aos desafios e oportunidades identificadas por diversos diagnósticos, análises e reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica em nosso País. Para tanto, busca atender aos seguintes objetivos: alinhar as ofertas às demandas do setor produtivo; apoiar a implementação do itinerário da Formação Técnica e Profissional no Ensino Médio; alavancar o reconhecimento social e econômico da formação técnica e profissional e integrar dados e estatísticas para subsidiar planejamento e gestão da Educação Profissional e Tecnológica. 

Oficialmente instituído, a partir do financiamento autorizado pelas Portarias nº 817/2015 e a nº 1.720/2019, que definiu por alocar os recursos do então Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pela Lei nº 12.513/2011, o Programa estruturou uma agenda estratégica para sua implementação. 

Assim, visa contribuir para elevar em 80% o total de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional e alcançar 3,4 milhões de pessoas até 2023, conforme o Plano Plurianual 2020-2023. Essa ampliação contribuirá para a inserção socioprodutiva de milhões de jovens e trabalhadores e alavancagem de diversos setores da economia.

Em termos de ações, o Programa foi implementado a partir de três eixos: 

Entre as ações do Eixo 2, está o Fomento à Formação Técnica e Profissional para Jovens e Adultos.

Nessa perspectiva, em consonância aos esforços para ampliação do acesso à educação profissional, está a missão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) de atender à demanda da sociedade na educação e no desenvolvimento socioeconômico da região em que está inserida. No panorama da formação técnica profissional para o mercado de trabalho, busca observar a vocação regional e suas características, interesses e especificidades, segundo as possibilidades das instituições educacionais dos municípios neles inseridos.

Dessa forma, os diversos cursos ofertados pela Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Unimontes, frutos da parceria firmada com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)/MEC, objetivam possibilitar aos seus discentes uma formação ampla, de modo a desenvolverem o espírito crítico e científico, a responsabilidade social e ambiental e a autonomia para a busca de novos conhecimentos. Some-se a esse contexto o acesso a conhecimentos científicos e tecnológicos específicos da área em que desenvolveram sua formação.

Com isso, a Universidade, por meio da ETS/CEPT, é parceira e executora do Novos Caminhos, a partir da oferta de cursos presenciais técnicos e de Formação Inicial Continuada (FIC), em diversas áreas e em parcerias com os municípios em  que esses serão ofertados.

A perspectiva é ofertar esse ensino público, gratuito e de qualidade para contribuir na emancipação de cidadãos por meio de uma formação técnico-humanística de qualidade. Ao mesmo tempo, busca disponibilizar um aparato de profissionais habilitados, condizentes com os princípios balizadores que devem reger suas atuações com toda a estrutura que lhes serão disponibilizadas a partir da respectiva formação.  

Fonte: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2021/07/programa-novos-caminhos-amplia-o-acesso-a-educacao-profissional-e-tecnologica

Voltar ao topo

 

Quem é o público do Novos Caminhos?

Voltar ao topo

 

Modalidades de cursos técnicos do Programa Novos Caminhos/Unimontes 2021-2022

 Voltar ao topo

 

Características dos cursos

CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC)

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo.
Carga horária mínima: 160 horas.
Tempo de duração: conclusão em cerca de três a seis meses.

 

CURSOS TÉCNICOS

Escolaridade mínima: estudante deve estar matriculado ou ter concluído o ensino médio.
Carga horária mínima: em média de 800 a 1200 horas, conforme o perfil do curso.
Tempo de duração: média de um ano e meio a dois anos.

 Voltar ao topo

 

Cursos ofertados e cidades de realização

MONTES CLAROS

  

ALMENARA

 

BOCAIUVA

 

BRASÍLIA DE MINAS

Capelinha

Coração de Jesus

 

Espinosa

 

Francisco Sá

 

GLAUCILÂNDIA

 

GRÃO MOGOL

 

GUARACIAMA

 

JANAÚBA

 

JANUÁRIA

 

JAPONVAR

 

JOAÍMA

 

LAGOA SANTA

 

MANGA

 

MIRABELA

 

PIRAPORA

 

SALINAS

 

SÃO FRANCISCO

 

SÃO JOÃO DAS MISSÕES

 

TAIOBEIRAS

 

VÁRZEA DA PALMA

 

VARZELÂNDIA

Voltar ao topo