31 Mai

CEPT Unimontes inaugura novo espaço de biblioteca setorial, com homenagem a servidora Bernadete Tores Ataíde Oliveira

Written by 

Por Ascom/Unimontes

 

Foi inaugurada,  nessa segunda-feira (29/05), a Biblioteca Setorial do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT Unimontes) com um novo espaço, que recebeu o nome de Bernadete Torres Ataíde Oliveira, servidora da instituição falecida em novembro de 2022. 

Fotos: Neto Macedo

A solenidade contou com as presenças da assessora especial da reitoria,  professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães,  representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago; do diretor do CEPT, professor Otávio Henrique Oliveira Macedo, e da diretora da Biblioteca Universitária da Unimontes, Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia,  juntamente com familiares da homenageada, autoridades e  outros convidados. 

Na oportunidade, o diretor do CEPT destacou a importância da biblioteca setorial da unidade. “É muito gratificante proporcionar aos nossos alunos tão importantes como uma biblioteca digna e com um acervo bibliográfico  diversificado, contando com pessoas capacitadas para mostrar as diversas formas de adquirir conhecimento”, afirmou Otávio Macedo. 

Ele  agradeceu ao apoio das pessoas  que contribuíram para a instalação da biblioteca e enalteceu o trabalho da servidora homenageada.  “Bernadete era uma servidora que buscava na sua essência tratar o patrimônio público como algo importante. Desde que iniciou sua carreira na Universidade fez parte do sistema de bibliotecas, fez parte da nossa história e contribuiu para a conservação do acervo e também para que os alunos pudessem fazer o uso do que de melhor tem, que é a educação”, destacou. 

 “Hoje, nós inauguramos um centro de produção de conhecimento que é uma Biblioteca”, enfatizou a assessora especial da Unimontes, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães. “Sentimos a presença da alegria e do entusiasmo da servidora Bernadete Torres. Ela era uma guerreira, uma batalhadora que defendia aquilo que  acreditava”, completou. 

Ainda durante a cerimônia, a  diretora da Biblioteca Universitária da Unimontes, Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia informou que, na última semana,  foram adquiridos  mais 389 livros, no valor de R$63.291,42,  para a biblioteca setorial do CEPT. Com a aquisição, o acervo bibliográfico do CEPT passa a contar com 3.150 exemplares.

 

A trajetória da homenageada

Bernadete Tores Ataíde Oliveira ingressou a carreira como servidora técnica da Universidade Estadual de Montes Claros, após ser aprovada em concurso público em  janeiro de 1995, como auxiliar administrativa na Biblioteca Setorial do CEPT Unimontes. Ela faleceu em 26 de novembro de 2022. O viúvo da Bernadete,  João do Carmo Oliveira Neto, participou da inauguração do novo espaço da biblioteca setorial, juntamente com outros familiares da homenageada. 

Ainda participaram do evento o delegado regional da Receita Federal em Montes Claros,  Andrey Soares de Oliveira; os diretores do Hospital Universitário Clemente de Faria (UH – Unimontes), professor Henrique Andrade Barbosa (Desenvolvimento Acadêmico) e a professora  Suelen Santos Pereira (Enfermagem). 

 

O Sistema de Bibliotecas da Unimontes 

O Sistema de Bibliotecas da Unimontes- SBU é constituído por 15 unidades: Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, Biblioteca Setorial do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) e pela Biblioteca Setorial do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), em Montes Claros. Reúne as demais bibliotecas setoriais nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Pompéu, Salinas, São Francisco, Unaí e Joaíma.

Read 259 times Last modified on Quarta, 31 Mai 2023 20:07
Rate this item
(0 votes)