26 Janeiro

Primeira imunizada no HUCF, enfermeira fala em “alívio e gratidão” e se diz mais segura nos cuidados com a Covid-19

Written by 

Hospital da Unimontes inicia vacinação dos profissionais da linha de frente de combate à Covid-19, com 547 doses nesta primeira etapa

Ana Eloísa durante a vacinação contra o Novo Coronavírus: enfermeira do CTI Covid-19 foi a primeira profissional do HUCF a ser imunizada (Foto: Wesley Gonçalves)

As primeiras doses com a vacina CoronaVac para os servidores do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes) foram recebidas na manhã desta segunda-feira (25/1) sob aplausos. Neste momento, serão imunizados como prioridade os integrantes do grupo que trabalha na linha de frente contra a Covid-19. A enfermeira Ana Eloisa Ferreira Serafim, de 24 anos e que atua no CTI/Covid-19, foi a primeira dos 547 profissionais do HUCF que estão recebendo a dose da vacina nesta primeira escala do Plano Nacional de Imunização, do Governo Federal, contra a Covid-19. A aplicação coube à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“É uma sensação de alívio e gratidão por priorizar quem está na linha de frente e cuidando dos pacientes internados no HUCF com o Novo Coronavírus. A gente, agora, se sente mais segura para continuar prestando os cuidados necessários aos pacientes da CTI Covid-19 do HUCF”, disse Ana Eloísa, em tom misto de desabafo e alegria.

No âmbito do HUCF, a vacinação dos primeiros servidores seguirá até a quinta-feira (28/1), sendo que a listagem dos nomes foi encaminhada pelo próprio HUCF à Secretaria Municipal de Saúde, no último dia 21/1. Cada pessoa receberá duas doses. A segunda (reforço) deverá ser aplicada após 21 dias aos mesmos profissionais desta primeira etapa de vacinação após.

 

LOGÍSTICA

As doses das vacinas serão aplicadas no 3º Andar do Centro de Atendimento e Especialidades Tancredo Neves (Caetan), prédio anexo ao HUCF. As diretorias de Enfermagem e Assistencial, sob a supervisão da Superintendência do Hospital, realizaram o levantamento dos servidores que seriam imunizados, seguindo rigorosamente os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde: priorizar neste primeiro momento os profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia.

“Vivemos um momento histórico com a chegada das vacinas contra o Novo Coronavírus. É importante ressaltar a relevância deste momento tendo em vista que os profissionais serão protegidos contra essa doença, principalmente quem faz parte do grupo prioritário. Vale destacar, ainda, que esse grupo é definido com base no atendimento contínuo aos pacientes com diagnóstico ou suspeita da Covid-19”, pontuou Tadeu Nunes Ferreira, diretor de Enfermagem/HUCF.

Ainda conforme o diretor, posteriormente, todos os profissionais da saúde serão imunizados, “a partir do repasse das demais doses da vacina. Já trabalhamos com a informação de que o Estado aguarda a chegada de mais lotes de vacinas que serão repassados aos municípios, o que permitirá contemplar na sequência todos os setores do HUCF”, finalizou Tadeu.

O primeiro lote adquirido de vacinas pelo Governo de Minas Gerais foi enviado às 28 Superintendências Regionais de Saúde do Estado, na megaoperação coordenada pelas forças de Segurança Pública. Neste primeiro lote, Minas Gerais recebeu 577.480 doses da Coronavac, com a expectativa de vacinar 275.088 pessoas nos 853 municípios do Estado. Montes Claros recebeu 18.965 doses.

 

Read 430 times Last modified on Terça, 26 Janeiro 2021 13:12
Rate this item
(0 votes)