03 Dezembro

Unimontes compra manequins simuladores para aulas práticas do curso de Enfermagem

Written by 

Por Ascom/Unimontes

 

A Unimontes aprimora a qualidade do ensino da enfermagem com a aquisição de manequins simuladores. Os novos equipamentos, que serão usados pelos acadêmicos nas aulas práticas, foram adquiridos pelo Departamento de Enfermagem, com recursos da Universidade.

Além do curso de graduação em Enfermagem, os materiais serão usados nas atividades práticas de estágios e dos diversos cursos de capacitação e treinamento. Foram adquiridos um manequim adulto (corpo inteiro), dois troncos (cabeça e tórax) e um bebê (corpo inteiro).  O investimento foi de R$ 10,8 mil.

A compra dos bonecos resultou de um esforço coletivo, que envolveu a Chefe do Departamento de Enfermagem, Daniella Fagundes Souto, e a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Luciana Barbosa Pereira, juntamente com os professores da graduação. Foi feito um levantamento das necessidades para a melhoria das práticas no laboratório.

O processo licitatório contou também com a participação da técnica de laboratório Catiana Fernandes Ferreira Silva, com o envolvimento da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Nair Prates Barreto, e da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, que contribuíram para que novas tecnologias sejam implementadas no processo de ensino na área da saúde.

A professora Viviane Carrasco, que ministra aulas teórico-práticas no laboratório de Semiologia da Unimontes, também contribuiu no processo de solicitação e aquisição dos manequins simuladores para o curso de Enfermagem. Ela destaca a importância do investimento: “O treinamento das técnicas e práticas em manequins simuladores proporciona diversas vantagens como a possibilidade de repetição da técnica com correção de erros, aumentando o nível de confiança do estudante em suas capacidades. Garante a segurança no ensino, não oferecendo riscos ao paciente, por ser um ambiente simulado em laboratório”, explica.

“A gestão superior Unimontes permanece contribuindo no processo de formação dos estudantes com aquisições de materiais e equipamentos diversos para o ensino nas diferentes áreas”, enfatiza Viviane Carrasco.

 

MELHORIA PARA OS ACADÊMICOS

A importância da compra dos manequins para as atividades práticas de enfermagem é enaltecida pelos acadêmicos. “A obtenção de novos bonecos para o laboratório de Semiologia da Unimontes é de suma importância para agregar no aprendizado dos estudantes, visto que o contato prévio com a simulação facilita a execução das práticas e reduz o nervosismo do aluno quanto à execução correta de técnicas e procedimentos”, afirma Izabella Soares Gomes, aluna do terceiro período de Enfermagem. “Materiais novos e bem conservados estimulam a vontade de aprender e conhecer, além de serem equipados com diferentes tecnologias e novidades para as aulas simuladas,” avalia Izabella Soares Gomes.

“Os manequins são de grande importância para o nosso aprendizado. É possível desenvolver habilidades treinando em diferentes cenários de simulação, o que gera mais confiança na realidade clínica”, revela a acadêmica do oitavo período de Enfermagem, Ana Cecília Melo Lopes.

 

 

COMO OS MANEQUINS SERÃO USADOS

Os manequins serão usados em aulas sobre aplicações práticas: administração de edemas, cuidados com a colostomia, ileostomia, supra público, cuidado com a traqueostomia, cateterização, masculina e feminina, lavagem e lavagem nasogástrica, injeções (seos locais), higiene pessoal (bucal, com próteses removíveis), levantamento e mobilização do paciente, curativos (amputação da perna coto), enfaixamento, introdução de sondas uretal/retal/útero, tratamento com oxigênio e  técnicas de reanimação cardiorrespiratória no adulto e pediátrica.

Em breve, com a aquisição de mais outros equipamentos, o curso de Enfermagem da Unimontes contará com a ampliação no desenvolvimento dos treinamentos de competências e habilidades para os estudantes, favorecendo a qualidade do ensino.

Read 833 times Last modified on Sexta, 03 Dezembro 2021 16:49
Rate this item
(0 votes)