Print this page
20 Outubro

Reitor da Unimontes assina portaria que cria Comissão de acolhimento e acompanhamento de crimes de violência sexual

Por Ascom/Unimontes

 

O reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, assinou na tarde dessa segunda-feira (17), a Portaria Nº 120 que institui e nomeia Comissão de Acolhimento, Encaminhamento e Acompanhamento de crimes de Violência Sexual, gênero e Discriminações da Universidade Estadual de Montes Claros.

O documento foi assinado pelo Reitor Alvimar no Salão dos Conselhos ao lado da Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gênero e Violência da Unimontes, professora Cláudia Maia, da presidente da Comissão da OAB Mulher, advogada Graciele Bicalho, e da Coordenadora Adjunta Estadual da Aliança LGBTQI+, Letícia Ferreira.

Acesse a Portaria Nº 120

Ao assinar o ato de nomeação, o reitor reforçou que “somos uma Universidade diversa e, como tal, é assolada pelos mesmos problemas da sociedade. E como Universidade, temos um compromisso real e social mais atenuado. Diariamente, fazemos enfrentamentos necessários e árduos para construímos um espaço democrático e formativo. Nosso papel é trazer o outro para perto. Só assim construiremos ações e ambientes mais coerentes, éticos, de humanidade, em defesa da vida. Essas ações são importantes e necessárias”.

Foto: Wallace Sousa/Unimontes

 

 

Representando a Rede de Enfrentamento da Violência contra a mulher, a professora Cláudia Maia destacou “a iniciativa e a atuação da Gestão Superior da Universidade ao criar uma política específica”. Para a professora, a “portaria precisa ser um espaço seguro de acolhimento dentro da Unimontes, uma espécie de ouvidoria, com especialistas, referências, abrangendo o máximo de instâncias e setores da Unimontes”, destacou a professora ao mencionar a Universidade Estadual Paulista (Unesp), que mantém uma rede de enfrentamento com grupos específicos. Como membro da comissão, a pesquisadora Cláudia Maia sugeriu que atividades, ações e estudos, bem como eventos com a temática da portaria sejam frequentes no âmbito da Unimontes.

 

Comissão

A comissão será presidida pela professora Jonice dos Reis Procópio, representante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Unimontes (NEAB). Também integram a Comissão Andrea Ruas da Cruz Nogueira, docente da área de Psicologia, Clara Sena Mata Oliveira, representante discente da Pós-Graduação, Claudia de Jesus Maia, representante do Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG). Ludmila Cunha Botelho e Oliveira, Representante da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH); Marcelo Brito, Representante do Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero da Unimontes (In)serto; Maria Clara Chaves Representante discente da Graduação; Theresa Raquel Bethonico Correa Martinez, Representante Técnico-administrativo do Serviço de Assistência a Pessoas em situação de violência do Hospital Universitário (Maternidade) e um representante da Ouvidoria Geral.

Também participaram da assinatura da Portaria os Pró-Reitores de Ensino, Pesquisa, Extensão, Planejamento de Gestão e Finanças e Adjuntos, a coordenadora da Rede de Enfrentamento a Violência Contra Mulheres, Jasmily Araújo Paiva, a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência, Tatiane Leite; representante do grupo Mulheres do Brasil, Deijane Graciele Ferreira Coelho e Leite; o coordenador do Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero da Unimontes, professor Marcelo Brito; o coordenador municipal das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, José Gomes Ribeiro; Presidente do DCE, acadêmico Gabriel Correia.

Read 479 times Last modified on Quinta, 20 Outubro 2022 12:31
Rate this item
(0 votes)