09 Fevereiro

Abertas inscrições para o novo Curso Técnico em Fruticultura, no Campus Janaúba

Written by 

Prazo foi prorrogado para até 15 de fevereiro

 

O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Escola Técnica de Saúde (ETS), está com inscrições abertas, até dia 15 de fevereiro, no processo seletivo para ingresso no novo Curso Técnico em Fruticultura, no Campus Janaúba. São 30 vagas disponíveis, sendo 15 para o Sistema Universal e outras 15 para o Sistema de Reserva de Vagas, que contempla candidatos negros, de baixa renda e egressos de escola pública; candidatos egressos da escola pública, de baixa renda; candidatos indígenas, de baixa renda, egressos de escola pública; e pessoas com deficiência. O curso é gratuito, na modalidade presencial, com duração prevista de 24 meses.

O técnico em Fruticultura está apto a planejar, executar e acompanhar a produção, colheita e pós-colheita de plantas frutíferas, sementes e mudas. Pode ainda trabalhar no manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Também coordena e supervisiona a aplicação de produtos agrotóxicos, além de técnicas de uso e conservação do solo e produção orgânica. Pode também emitir laudos e pareceres.

Esse profissional técnico pode trabalhar em propriedades rurais, empresas de consultoria na produção de frutas, unidades produtivas agroindustriais, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa; comércio de equipamentos e produtos agrícolas; e cooperativas e associações rurais.

O diretor do CEPT, professor Otávio Henrique Macedo Oliveira, enfatiza que “este curso técnico é uma boa oportunidade para que pessoas tenham rapidamente a possibilidade de se inserir com uma nova profissão no mercado de trabalho, que está com uma alta demanda para esta área, além de ser ofertado com a qualidade da Unimontes”.

A coordenadora do curso, professora Maristella Martineli, do Departamento Ciências Agrárias, do Campus Janaúba, ressalta que “o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas. Dentro deste contexto, a fruticultura tem como característica a necessidade de mão de obra intensiva e qualificada, sendo responsável por ocupar cerca de 30% do total da mão de obra agrícola”. Ela destaca que “o Norte do Estado de Minas Gerais é um dos principais polos de produção de frutas no Brasil, com destaque para os cultivos de banana, lima ácida (limão) tahiti, mamão, manga, maracujá e uva, que atendem aos mercados nacionais e internacionais”.

Os candidatos interessados precisam estar matriculados no 2º ou 3º anos do ensino médio ou já ter o nível médio completo. Para se inscrever no processo seletivo, basta acessar o endereço www.cept.unimontes.br e consultar o Edital 01/2023 disponível. Lá contém todas as regras e informações necessárias ao processo seletivo, além do formulário de inscrição.

A classificação se dará pela média das notas das disciplinas Português, Matemática e Biologia, cursadas no Ensino Médio e informadas no ato de inscrição.

Banner Fruticultura11022023

 

EDITAL 01/2023

Read 2028 times Last modified on Quarta, 15 Fevereiro 2023 13:35
Rate this item
(1 Vote)