Notícias

Notícias (1106)

Processo Seletivo para Tutores de Apoio à Aprendizagem

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), prorrogou até o dia 18 de maio de 2025 as inscrições para o processo seletivo nacional de Tutores de Apoio à Aprendizagem (TAA), que atuarão no Curso de Especialização em Preceptoria para Educação Profissional em Saúde, com ênfase na Atenção Primária e Vigilância em Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso integra o projeto Fortalecimento da Educação Profissional Técnica em Saúde no SUS, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e instituições de ensino de todo o país. Em Minas Gerais, a Escola Técnica de Saúde do CEPT/Unimontes é a responsável pela execução do curso, coordenando diretamente 34 turmas, que reúnem 1.306 estudantes distribuídos por todas as macrorregiões do estado (exceto a Região Metropolitana de Belo Horizonte). Para essa operacionalização, serão selecionados 136 tutores docentes (TAA), conforme as diretrizes do Edital nº 005/2025.

A formação será ofertada na modalidade híbrida, com 360 horas ao longo de 10 meses, mesclando atividades presenciais, síncronas e assíncronas via ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os tutores selecionados deverão cumprir 193 horas de atuação, acompanhando os estudantes em encontros presenciais e online, além de orientar atividades desenvolvidas no AVA do Conasems.

Como parte do processo, todos os tutores docentes participarão ainda de um Curso de Atualização, com 80 horas de duração (40h presenciais e 40h a distância). Na Região Sudeste, a etapa presencial será realizada em Belo Horizonte, entre os dias 23 e 27 de junho de 2025.

 Requisitos para candidatura:

  • Ter especialização lato sensu nas áreas da saúde ou ciências humanas e sociais;

  • Comprovar mínimo de 4 anos de atuação na Atenção Primária e/ou Vigilância em Saúde;

  • Ter experiência docente de pelo menos 2 anos na educação profissional em saúde;

  • Residir em Minas Gerais;

  • Possuir disponibilidade para viagens, encontros presenciais e atividades remotas;

  • Apresentar autorização do gestor, em caso de vínculo institucional ativo.

As inscrições devem ser realizadas pelo link: https://www.edprofsus.epsjv.fiocruz.br/tutorapoioaprendizagem/inscricao

Cronograma atualizado:

AtividadeData/Período
Início das inscrições 30/04/2025
Encerramento das inscrições 18/05/2025
Divulgação da homologação das inscrições   21/05/2025, a partir das 17h
Avaliação da Etapa 1 22/05 a 27/05/2025
Resultado da Etapa 1 28/05/2025, a partir das 17h
Período de recursos da Etapa 1 29/05 a 01/06/2025
Resultado final da Etapa 1 03/06/2025, a partir das 17h
Início da Etapa 2 – Curso de Atualização A partir de 23/06/2025
Resultado final por região A partir de 07/07/2025

 

A participação da ETS/CEPT/Unimontes como instituição executora em Minas Gerais reforça seu papel estratégico na formação docente e na consolidação da educação profissional em saúde no SUS, promovendo a articulação entre ensino e serviço em todo o território mineiro.

banneredprofsus

Inscrições até 13 de maio de 2025:
https://www.edprofsus.epsjv.fiocruz.br/tutorapoioaprendizagem/inscricao

Mais informações e edital completo:
https://www.epsjv.fiocruz.br/edprofsus

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), está com inscrições abertas até 13 de maio de 2025 para o processo seletivo nacional de Tutores de Apoio à Aprendizagem (TAA), que atuarão no Curso de Especialização em Preceptoria para Educação Profissional em Saúde, com ênfase na Atenção Primária e na Vigilância em Saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa integra o Projeto Fortalecimento da Educação Profissional Técnica em Saúde no SUS, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e instituições de ensino em todo o país. Em Minas Gerais, a Escola Técnica de Saúde do CEPT/Unimontes é a responsável pela execução do curso, coordenando diretamente 34 turmas, com um total de 1.306 estudantes distribuídos nas macrorregiões do estado (exceto a Região Metropolitana de Belo Horizonte). A operacionalização contará com o trabalho de 136 tutores docentes (TAA), cuja seleção está orientada pelo Edital 05/2025.

O curso será ofertado na modalidade híbrida, com 360 horas ao longo de 10 meses, incluindo atividades presenciais, síncronas e assíncronas mediadas por ambiente virtual. Os tutores selecionados atuarão por 193 horas, acompanhando os estudantes de forma contínua, conduzindo encontros presenciais e sessões virtuais, além de orientar atividades no AVA do Conasems.

Todos os tutores docentes também passarão por um Curso de Atualização com 80 horas (40h presenciais e 40h a distância). Na Região Sudeste, a etapa presencial ocorrerá em Belo Horizonte, entre os dias 23 e 27 de junho de 2025.

 

Requisitos para candidatura:

  • Especialização lato sensu na área da saúde ou ciências humanas e sociais;
  • Mínimo de 4 anos de atuação na Atenção Primária e/ou Vigilância em Saúde;
  • Experiência docente de pelo menos 2 anos na educação profissional em saúde;
  • Residir em Minas Gerais;
  • Ter disponibilidade para viagens, encontros presenciais e atividades online;
  • Apresentar autorização do gestor em caso de vínculo institucional ativo.

A participação da ETS/CEPT/Unimontes como instituição responsável pela implementação em Minas Gerais reforça seu papel estratégico na formação docente no SUS, promovendo a integração entre ensino e serviço de saúde em todo o território mineiro.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), está com inscrições abertas, até 07 de maio, para Processo Seletivo Simplificado de Bolsista. O objetivo é selecionar professor de cursos técnicos em Administração, na modalidade presencial, nos municípios de Taiobeiras, São Francisco, Monte Azul, Manga, Capitão Enéas, Brasília de Minas (Norte de Minas) e Unaí (Noroeste de Minas). Para Almenara, no Vale do Jequitinhonha, as inscrições começam no dia 29 de abril e seguem até 07 de maio. A iniciativa ocorre no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio da oferta de cursos técnicos gratuitos ao ensino médio (Mediotec) – Bolsa Formação Pronatec/Mediotec/CEPT/Unimontes –  vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Existem vagas para Taiobeiras (uma), São Francisco (uma), Monte Azul (uma) e Brasília de Minas (duas). Haverá também formação de cadastro de reserva para essas e as demais cidades. Os bolsistas selecionados receberão R$ 50 por hora trabalhada, com carga horária limitada a 16 horas (de 60 minutos) semanais.

 

Inscrição

Os interessados devem se inscrever de forma gratuita, somente via Internet, pelo preenchimento de formulários eletrônicos específicos para cada cidade, disponibilizados nos endereços eletrônicos www.cept.unimontes.br e www.unimontes.br, no menu Processos Seletivos, e encaminhamento da documentação comprobatória indicada neste edital. O candidato poderá se inscrever para mais de um cargo de professor, mas só vai assumir uma disciplina por curso, salvo casos excepcionais.

 

Requisitos

O candidato deverá possuir graduação/formação na área exigida (Engenharia de Sistemas, Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, Engenharia de Controle e Automação, Ciência da Computação ou Sistemas de Informação ou Engenharia de Software ou Tecnólogo em Processamento de Dados ou Tecnólogo em Redes de Computadores ou Licenciatura em Computação ou áreas afins, Administração ou áreas afins, Letras Português ou áreas afins, Matemática, Contabilidade ou áreas afins, Ciências Contábeis e Economia), conforme Anexo I de cada Edital, disponíveis no link https://www.cept.unimontes.br/index.php?option=com_content&view=article&id=264&catid=2; idade igual ou superior a 18 anos; conhecimento e habilidade na utilização da Internet e ferramentas tecnológicas da informação e da comunicação; conforme a necessidade e solicitado pela Coordenação Geral e Direção do CEPT e ter disponibilidade para viagens de capacitação e reuniões pedagógicas, observados os procedimentos institucionais e legislação vigente.

 

Datas

A seleção será realizada em fase única, de caráter eliminatório/classificatório, a partir da análise curricular.

A divulgação dos inscritos, em todos os municípios, ocorrerá no dia 09 de maio. O prazo para interposição de recursos será de 12 a 16 de maio, enquanto o resultado final pós-recursos está previsto para se tornar público no dia 20 de maio.

A Bolsa Formação Pronatec/Mediotec/CEPT/Unimontes visa potencializar a educação profissional e tecnológica, além de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio de Cursos e Programas de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), lança Edital de Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para professor de curso(s) técnico(s) em Saúde Bucal, na modalidade presencial, a primeira turma no município de Francisco Sá, Norte de Minas. A iniciativa ocorre no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Bolsa Formação Pronatec/CEPT/Unimontes –, vinculado ao Ministério da Educação. As inscrições são de graça e seguem abertas até 04 de maio.

Os bolsistas selecionados vão receber R$ 50 por hora trabalhada para carga horária semanal limitada até 16 horas (de 60 minutos) semanais. É oferecida uma vaga na disciplina/eixo temático “Ergonomia aplicada à Odontologia”, turno noturno, destinado a graduados em Odontologia ou Fisioterapia, e formação de cadastro de reserva para esse e demais disciplinas/eixos temáticos que podem ser conferidos no link https://www.cept.unimontes.br/images/Anexo_das_Vagas_Edital_23_2025_-_Professor_Francisco_S%C3%A1.pdf.

 

Inscrições

Os interessados que atenderem aos requisitos do Edital deverão se inscrever exclusivamente via Internet, pelo preenchimento de formulário eletrônico, disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjDs0jMP-uXUl3RoO3zGrVb8LQTvkccAiQ8fKyTbObPOTMeA/viewform, e encaminhamento da documentação exigida: Histórico da Graduação, legível; Diploma de Graduação, legível; Certificado ou Declaração de conclusão de Pós-graduação, legível; e Documentos comprobatórios de experiência profissional. A documentação precisa ser anexada digitalizada no formato PDF. A lista com os inscritos será divulgada no dia 05 de maio, nos sites www.unimontes.br www.cept.unimontes.br.

 

Requisitos

O candidato precisa ter graduação/formação na área exigida (Odontologia, Sociologia, Enfermagem, Medicina, Fisioterapia ou áreas afins), conforme no Edital; idade igual ou superior a 18 anos; conhecimento e habilidade na utilização da Internet e ferramentas tecnológicas da informação e da comunicação; e conforme a necessidade e solicitado pela Coordenação Geral e Direção do CEPT,ter disponibilidade para viagens de capacitação e reuniões pedagógicas, observados os procedimentos institucionais e legislação vigente.

 

Funções do professor

Entre as funções do professor estão planejar atividades didáticas e ministrá-las aos alunos beneficiários da Bolsa Formação Pronatec/CEPT/Unimontes; adequar a oferta dos cursos às necessidades específicas do público-alvo, respeitando as diretrizes pedagógicas do plano de curso; elaborar o Plano de Ensino, conforme o ementário descrito da disciplina que integra o Projeto Pedagógico do Curso; adequar e produzir conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografias, às necessidades dos alunos e conforme as diretrizes curriculares nacionais dos respectivos cursos; propiciar espaço de acolhimento e debate com os alunos; e atender especificações e orientações do setor pedagógico no caso de existência de alunos com necessidades especiais.

A Bolsa Formação Pronatec/CEPT/Unimontes visa potencializar a educação profissional e tecnológica, além de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio de Cursos e Programas de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional.

 

Datas

A seleção será em fase única, de caráter eliminatório/classificatório, a partir da análise curricular, com resultado no dia 05 de maio. O prazo para interposição de recursos é de 06 a 12 de maio, enquanto o resultado final, pós-recursos, será divulgado no dia 14 de maio.

O Edital, que pode ser acessado no link https://www.cept.unimontes.br/images/Edital_23_2025_PROFESSOR_Cursos_T%C3%A9cnicos_FRANCISCO_S%C3%81.pdf, tem validade de dois anos, prorrogáveis por igual período.

Por Ascom Unimontes

 

Entre as atrações: sala de imersão 360 graus e laboratório voltado para a saúde

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) passa a contar com um centro integrado de inovação, tecnologia e divulgação científica, reunindo múltiplas áreas do conhecimento em um espaço acessível, interativo e voltado à popularização dos estudos e pesquisas desenvolvidos por seus docentes e pesquisadores. Essa estrutura é oferecida pelo Circuito de Conhecimentos, cuja inauguração ocorrerá nesta segunda-feira, 28 de abril, no campus-sede da instituição.

A solenidade oficial de inauguração, agendada para às 9 horas, será presidida pelo Reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, com a presença de pesquisadores, integrantes da comunidade acadêmica e autoridades.

O Circuito de Conhecimentos é composto por oito modernos laboratórios multiuso e multidisciplinares, instalados em contêineres adaptados. A iniciativa foi viabilizada por meio de recursos no valor de R$ 1.502.200,00, disponibilizados pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O projeto foi contemplado no Edital 04/2023 da Fapemig, que destinou recursos específicos para centros de tecnologia e infraestrutura de pesquisa na Unimontes e na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A implantação dos laboratórios contou com a gestão financeira da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

A unidade foi instalada no estacionamento do campus-sede, nas proximidades dos prédios do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e do Centro de Ciências Humanas (CCH).

A coordenação do projeto está a cargo do professor Daniel Coelho de Oliveira, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da Unimontes, com a vice-coordenação da professora Christine Martins de Matos, diretora do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade.

Segundo o professor Daniel Coelho, “a proposta é que o Circuito funcione como um espaço de divulgação científica. A universidade conta com muitos pesquisadores competentes, das mais diversas áreas do conhecimento, mas, até então, não dispunha de uma estrutura adequada para socializar suas pesquisas com o público leigo e a sociedade em geral.”

 

Foto: Ascom Unimontes.

 

Ele acrescenta: “A partir de agora, teremos uma estrutura que possibilitará aos docentes e pesquisadores o uso de diferentes linguagens, para além da acadêmica, na comunicação com a população. O ambiente favorecerá a experimentação, a inovação e a produção colaborativa de conhecimento, promovendo a aproximação entre universidade, escolas, redes de pesquisa, movimentos sociais e o setor produtivo.”

 

Sala de realidade imersiva em 360 graus: um dos destaques

Após a solenidade de inauguração, haverá visitação aos ambientes, demonstrações dos equipamentos e de suas funcionalidades, além do lançamento do sistema eletrônico de agendamento para uso dos laboratórios.

“O objetivo do evento é apresentar à comunidade acadêmica as múltiplas potencialidades do Circuito, fomentando parcerias e promovendo, desde o início, uma ocupação criativa e colaborativa do espaço”, afirma o coordenador.

Um dos principais atrativos da estrutura é a sala de realidade imersiva, com projeção e som em 360 graus. Estudantes e visitantes poderão realizar “viagens imersivas” por diferentes conteúdos, por meio da combinação de imagem e áudio.

“O aluno poderá adentrar o ambiente e visualizar, por exemplo, uma vereda, uma filmagem do Rio São Francisco, imagens do corpo humano ou de uma obra de arte. Assim, terá uma experiência de 360 graus com determinado conteúdo científico, seja das áreas de artes, biologia, história, entre outras”, explica Daniel Coelho.

Outro destaque é o laboratório voltado para a área da saúde, além do horto botânico. “O laboratório será equipado com microscópios e outros instrumentos que permitirão aos professores das áreas biológicas, médicas, de enfermagem e da saúde em geral, ministrar conteúdos voltados também para estudantes do ensino médio”, observa o coordenador.

O espaço de difusão do conhecimento contará ainda com um laboratório de podcast/videocast e um laboratório de economia criativa, equipado com impressora 3D e drones. “Nosso objetivo é desenvolver experiências de divulgação científica associadas à economia criativa, no contexto de um projeto mais amplo”, afirma.

A estrutura dispõe também de um auditório com capacidade para 55 pessoas, que pode ser subdividido em duas salas independentes, além de um laboratório de informática com dez computadores.

 

“Ciência vista de cima”

Outra inovação do Circuito de Conhecimentos é o projeto denominado “Ciência Vista de Cima”, composto por uma estrutura em formato de asa-delta e um óculos de realidade aumentada 360 graus. “Com os óculos, o visitante terá a sensação de estar sobrevoando determinado local, embora esteja com os pés no chão. Trata-se de uma experiência imersiva com vistas à divulgação de conteúdos científicos sob uma nova perspectiva”, esclarece o professor Daniel Coelho.

 

 

 

Onze representantes da Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participam, de 14 a 17 de abril, no Rio de Janeiro, da Oficina de Atualização Pedagógica para Tutores de Apoio à Docência, promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz (EPSJV/Fiocruz).

WhatsApp Image 2025 04 15 at 10.34.04

A ETS da Unimontes é uma das duas Escolas Técnicas do SUS em Minas Gerais — ao lado da Escola de Saúde Pública do Estado — e reafirma, com essa participação, seu compromisso com o fortalecimento da Educação Profissional em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A presença da instituição na oficina nacional reforça sua relevância na formação técnica pública e gratuita, voltada para as necessidades do SUS em nível regional e nacional.

A oficina tem como objetivo formar especialistas que atuarão como Tutores de Apoio à Docência (TAD) no Curso de Especialização em Preceptoria para a Educação Profissional em Saúde, com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Vigilância em Saúde (VS). A iniciativa integra o projeto Fortalecimento da Educação Profissional Técnica em Saúde no SUS, que contempla ações descentralizadas em todo o país, com a participação de 42 instituições públicas de ensino.

Durante o evento, os participantes são envolvidos em atividades teórico-práticas, que incluem debates sobre metodologias pedagógicas, estudos de caso, discussões em grupo e simulação de territorialização em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro. A atuação da equipe da ETS/Unimontes consolida o protagonismo da instituição na implementação do curso em Minas Gerais.

Ao todo, a ETS será responsável pela coordenação de 34 turmas da pós-graduação, com a atuação de 11 especialistas TAD na formação dos Tutores de Apoio à Aprendizagem (TAA) envolvidos. A Unimontes figura como uma das principais executoras do projeto na região Sudeste, demonstrando sua capacidade de contribuir ativamente para a qualificação de trabalhadores da saúde em todo o estado.

Para o diretor da ETS e do CEPT/Unimontes, professor Otávio Henrique Oliveira Macedo, a participação da escola em projetos nacionais como este representa um reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido. “A integração da nossa Escola Técnica às ações estratégicas do Ministério da Saúde fortalece não apenas a formação técnica dos profissionais do SUS, mas também reafirma o papel da Unimontes como referência em educação profissional comprometida com as demandas reais da população brasileira”, destaca o diretor.

Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site oficial do programa: https://www.epsjv.fiocruz.br/edprofsus.

 

todos

Da esq. para a dir., Ana Monique Gomes, Gracia Gondim (Coordenadora do Projeto Fortalecimento da Educação Profissional Técnica em Saúde no SUS), Suellen Thaís Leite, João Paulo Dias,
Érica Sperandio, 
Tatiane Beatriz Mendes, Verônica Isabel Fonseca, Saulo Aquino, Laura Júlia Bispo, Edna Mara Mendonça, Camila Carlech
e Leonardo Giovanni Fróes.

Por Ascom/Unimontes

 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Comitê de Equidade no Âmbito do Trabalho e da Educação no Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais, marcou presença em um importante evento promovido pelo Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras e dos Trabalhadores no SUS, realizado nos dias 25 e 26 de março de 2025, em Vitória (ES).

 

O encontro reuniu representantes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, com o objetivo de fortalecer as políticas de equidade na gestão do trabalho e na formação em saúde. O evento proporcionou um espaço de construção coletiva e troca de experiências entre diferentes territórios.

 

Participação do Comitê de Equidade de Minas Gerais

O Comitê de Equidade de Minas Gerais desempenhou um papel fundamental no evento, contribuindo com debates e oficinas voltadas para a formulação de estratégias que promovam a inclusão no SUS.

Durante as atividades, os representantes do comitê compartilharam experiências bem-sucedidas e apresentaram propostas que podem ser adaptadas às diferentes realidades regionais, reafirmando o compromisso com a diversidade, os direitos humanos e a justiça social.

 

Principais atividades da programação

Painel de Abertura – Reflexão sobre a importância da equidade na saúde e o papel dos comitês regionais;

Mesa-redonda: Equidade na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – Discussão sobre desafios e avanços necessários para a implementação de políticas inclusivas;


Oficina “Transformando Reflexões em Ações” – Desenvolvimento de estratégias práticas para a efetivação da equidade nos territórios;


Atração Cultural – Celebração da diversidade cultural que compõe o SUS;


Oficina “Tecer a Equidade Regional” – Compartilhamento dos avanços estaduais e fortalecimento da rede de comitês;


Plenária Final e Painel de Encerramento – Sistematização das propostas e reafirmação do compromisso coletivo com a equidade.

 

Compromisso com a inclusão e a justiça social

A participação da Unimontes no evento reforça seu compromisso com a construção de um SUS mais inclusivo e equitativo. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, a Universidade contribui para ações que valorizam a diversidade, a equidade e os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores da saúde.

 

 

 

Por Ascom/Unimontes

 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), está com inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como professor do Curso Técnico em Redes de Computadores no município de Montes Claros. O prazo segue até o próximo domingo (06/04).

A iniciativa ocorre no âmbito da Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), via Mediotec, que concede cursos técnicos simultâneos ao ensino médio, ambos vinculados ao Ministério da Educação e Cultura. O objetivo é preencher vagas que vierem a surgir, “a juízo de oportunidade e conveniência da Administração Pública”, e formação de cadastro de reserva.

Os bolsistas selecionados receberão R$ 50 por hora trabalhada. A carga horária semanal do Pronatec para a função de professor é limitada até 16 horas (de 60 minutos).

 

bannermediotecpronatec202125

 

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas somente via Internet, a partir do preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado nos endereços eletrônicos www.cept.unimontes.br e www.unimontes.br, no menu Processos Seletivos, e encaminhamento da documentação comprobatória elencada no Edital, que pode ser acessado aqui.

O candidato poderá se inscrever para mais de um cargo de professor, mas só poderá assumir uma disciplina por curso, salvo nos casos em que não houver interessados suficientes ou não houver candidatos selecionados dentro do limite de vagas e desde que atenda às exigências mínimas do Edital. Ele deve possuir graduação/formação na área exigida; idade igual ou superior a 18 anos; conhecimento e habilidade na utilização da Internet e ferramentas tecnológicas da informação e da comunicação; e estar à disposição da Coordenação Geral e Direção do CEPT, para fazer viagens de capacitação e reuniões pedagógicas.

Seleção

A seleção/análise curricular constará: a) Formação Acadêmica, no total de 20 pontos, no máximo; b) Experiência Profissional Docente em instituição de ensino pública ou privada, em qualquer modalidade, exceto Ensino Técnico Profissionalizante, no total de 35 pontos, no máximo e c) Professor de Ensino Técnico Profissionalizante, em instituição de ensino pública ou privada, no total de 45 pontos, no máximo.

A Bolsa-Formação Pronatec/Mediotec/CEPT/Unimontes visa potencializar a educação profissional e tecnológica, além de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio de Cursos e Programas de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), promove no dia 20 de março de 2025 o 1º Encontro de Gestão de Pessoas na Saúde. O evento é uma iniciativa do eixo Gestão de Recursos Humanos, no âmbito do Curso Técnico em Gerência em Saúde, ministrado pelo professor doutor Alcino Franco de Moura Júnior. O encontro será realizado no Auditório do CEPT, das 19h às 22h, reunindo especialistas para debater os desafios e perspectivas da gestão de pessoas no setor da saúde.

A programação terá início às 19h com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 19h30, com a presença do diretor do CEPT, professor Otávio Henrique Oliveira Macedo. Em seguida, às 20h, o professor João Batista Silvério ministrará a palestra "Raízes da Formação: A Origem da Escola Técnica de Saúde", abordando a trajetória e a importância da formação técnica na área da saúde.

Dando continuidade ao evento, às 21h, será realizada a mesa-redonda "Gente que Cuida: A Gestão de Pessoas no Setor da Saúde", que contará com a participação de três renomados profissionais da área:
✔️ Denise Lima – Diretora Administrativa do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF);
✔️ Dr. Helder Leone – Diretor-Presidente da Fundação de Saúde Dilson Godinho;
✔️ Heráclides Veloso – Administrador do Hospital do Câncer do Norte de Minas.

Após os debates, os participantes poderão interagir e trocar experiências durante o coffee break, às 21h40, encerrando as atividades às 22h.

O 1º Encontro de Gestão de Pessoas na Saúde busca fomentar discussões relevantes sobre os desafios enfrentados pelos profissionais da saúde na administração de equipes, além de proporcionar insights sobre estratégias eficazes para o setor.

A participação no evento é gratuita e aberta a estudantes, profissionais e interessados no tema.

  • Data: 20/03/2025
  • Horário: 19h às 22h
  • Local: Auditório CEPT – Unimontes

Mais informações podem ser obtidas junto à coordenação do Curso Técnico de Gerência em Saúde.

 

WhatsApp Image 2025 03 19 at 14.04.41

Na última segunda-feira (17/02), aconteceu na Escola Técnica do Programa Brasil Profissionalizado, em Grão Mogol a aula inaugural das novas turmas do Curso Técnico em Saúde Bucal, ofertado dentro do Projeto Trilhas de Futuro, do Governo de Minas, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento contou com as presenças de autoridades, professores e convidados, além de alunos, para celebrar o início da nova jornada de formação profissional.

 

 

Estiveram presentes na ocasião o coordenador do curso, Guilherme Meira, e a secretária de Educação de Grão Mogol, Beatriz Batista Andrade. Eles reforçaram a importância da qualificação técnica para o fortalecimento do setor de saúde no estado.

A Escola Técnica do Programa Brasil Profissionalizado passa a atender um total de 110 alunos, sendo 80 ingressantes pelo Projeto Trilhas de Futuro e 30 alunos do Qualifica Mais/Pronatec, programas que visam ampliar o acesso à educação profissional e técnica. Pela primeira vez, a unidade recebe alunos para cursos técnicos, consolidando-se como um espaço estratégico da Unimontes em Grão Mogol para a capacitação de novos profissionais.

 

 

 

Durante o evento, os estudantes conheceram a estrutura da escola e receberam informações sobre o curso, além de participarem de uma recepção organizada para integrar as novas turmas.

O Curso Técnico em Saúde Bucal tem um papel fundamental na formação de profissionais qualificados para atuar no setor odontológico, contribuindo para o aprimoramento dos serviços de saúde bucal na região. Com uma metodologia voltada para a prática e o uso de recursos tecnológicos, a iniciativa visa oferecer uma formação completa e alinhada às exigências do mercado de trabalho.

A Escola Técnica do Brasil Profissionalizado é coordenada pela Escola Técnica de Saúde do CEPT/Unimontes e reforça seu compromisso com a excelência na educação técnica e profissional, garantindo oportunidades para que os alunos ingressem no mercado de trabalho com qualificação e experiência.