×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 563
Notícias

Notícias (1077)

Programa Estadual de Assistência Estudantil (PEAES)

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Pró-Reitoria de Extensão - Núcleo de Assuntos Estudantis, no uso de suas atribuições legais e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) tornam pública a abertura das inscrições para seleção de acadêmicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para receber os benefícios decorrentes do Programa Estadual de Assistência Estudantil (PEAES), nos termos do Decreto Estadual nº 47.389/2018 e Lei nº 22.570 de 05 de julho de 2017.

Edital PEAES - UNIMONTES nº 01/2018

face_ago2018.jpgNo período de 29 a 31 de agosto, o Campus Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) receberão as atividades recreativas e culturais de mais um evento “A Gosto da Unimontes”, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, por intermédio da Coordenadoria de Extensão Cultural. Na programação, oficinas, exposições, jogos e apresentações musicais.

PROGRAMAÇÃO

Durante os três dias, haverá ainda ações voltadas para calouros, no Espaço de Convivência, entre os prédios 1 e 2 do campus-sede, como testes de glicemia e de pressão arterial, cadastramento, balcão de estágio, orientações sobre a moradia e cadastro de voluntários para o Projeto Unimontes Solidária.

CRONOGRAMA

No dia 29, de 13h30 às 17 horas, será realizada a oficina de pintura “Mona Lisa nas Festas de Agosto”. Às 18 horas, acontecerá o evento “Quarta Em/ncena”, com a presença da bailarina Jaqueline Pereira, para abordar a temática “minha vida na dança”. No mesmo dia será realizada a abertura oficial do “A Gosto da Unimontes” marcada para as 19h30, no Museu Regional da Unimontes. Haverá a apresentação da “Camerata de Violões”, projeto extensionista da Universidade, e o lançamento do CD do compositor Théo Azevedo “O Choro do Cerrado”, em parceria com a Unimontes.

Para o dia 30/8, estão previstas as oficinas “confecção de estandartes”, “fabricação de pífanos” e “técnica de pintura abstrata com tinta óleo”. Às 18 horas, no Espaço de Convivência, serão realizadas apresentações musicais do Núcleo de Ópera e do Coral Rotariano de Montes Claros e do Grupo Folclórico de Danças Saruê.

A programação prossegue no dia 31 de agosto, com oficinas “Cozinha Gráfica: Pesquisa e Produção de Quadrinhos” e “Vivências Musicais e Cultura Popular”. No horário das 15 às 17 horas, haverá “jogos e brincadeiras dramáticas”. Às 17 horas, será iniciada a “Gincana Solidária” e, em seguida, apresentação do Coral Universitário “Clarice Sarmento”.

O “A Gosto da Unimontes” será encerrado às 20 horas, com a palestra “História, Devoção e Memória nas Festas de Agosto”, no auditório do prédio 1 (campus-sede). O tema será abordado pelos professores Denílson Meireles e Fabiano José, da Universidade Estadual de Montes Claros.

SERVIÇO
Evento “A Gosto da Unimontes”
Quando: 29 a 31 de agosto de 2018
Onde: Campus-sede da Unimontes e Museu Regional do Norte de Minas
Entrada: gratuita

1ª Retificação do Edital de Seleção Pública nº 35/2018 - Seleção de docentes para 2º módulo de Estágio Supervisionado, do Curso Técnico em Enfermagem para a cidade de Montes Claros/ Minas Gerais, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Pronatec/Mediotec, junto à Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. 

 

1ª Retificação do Edital de Seleção Pública PRONATEC N° 35-2018

Edital de Seleção Pública PRONATEC N° 35-2018

Por Ascom/Unimontes

"Basta chegar e começar a falar em inglês".  O grupo de conversação, vinculado ao NucLi- IsF/Unimontes está de volta com o "projeto English at campus" -  ou Inglês no campus.

O grupo de conversação  é aberto e gratuito a toda a comunidade. O projeto foi retomado no dia 7 de agosto, as 17h às 19h, na área de convivência do campus-sede, também conhecida como área das Mangueiras, em frente ao prédio 5 ( reitoria), e em outros locais alternativo da universidade. 

O encontro acontece pelo menos duas vezes na semana. O objetivo é despertar o interesse de pessoas, mesmo as que não tenham vínculo com a Universidade - que tenham interesse em praticar a conversação. Não há necessidade de inscrição prévia. 

Saiba mais no FacebookInstagram oue pelo telefone (38) 3229-8067. 

fcs

A Universidade Estadual de Montes Claros é parceira na realização da 1ª Feira de Ciências da Saúde (FCS), evento que acontece de 31 de agosto a 02 de setembro em Montes Claros, com atividades no espaço do Automóvel Clube (centro) e no auditório das Faculdades Santo Agostinho, no bairro JK. As inscrições encerram no dia 30 de agosto. Mais informações sobre a programação pelo site do evento. As inscrições podem ser feitas diretamente com os organizadores. 

Inspirado em feiras na área da saúde realizadas no país, a FCS realizará mais de 32 cursos, sendo oito simultâneos. Paralelamente, à feira acontece também o curso de "Medicina Baseado em Evidências". Inscrições também pelo site do evento. 

As atividades são destinadas a acadêmicos e profissionais ligados às áreas da saúde como Medicina, Odontologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia,Psicologia entre outros. Há cobrança de taxa para participação. 

Submissão de trabalhos e premiação 

A Feira é uma realização da Projeto de Extensão Clinicar, das Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte), além de outras IES de Montes Claros e região. 

Os participantes também terão a oportunidade de inscrever trabalhos científicos durante a Jornada Científica, quando serão selecionados os 10 melhores. E para valorizar a participação, bem como a produção científica, a coordenação do evento premiará os três melhores trabalhos. 

SERVIÇO

Feira de Ciências da Saúde

Programação: site do evento

Inscrições: Organizadores do evento

Local: Automóvel Clube e Auditório das Faculdades Santo Agostinho

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Por Ascom/Unimontes

Publicado resultado final das eleições para nova composição dos Conselhos Universitário e Curador da Universidade Estadual de Montes Claros. O documento validado pela Comissão Eleitoral está publicado no site da Universidade. 

O processo foi oficialmente aberto em junho por meio da Resolução 006/2018 do CONSU que disciplina e Regulamenta as eleições para composição dos respectivos conselhos. O registro de candidaturas foi realizado por docentes e servidores técnico-administrativos. As eleições foram nesta quarta-feira (08/08), com mesas receptoras instaladas nos prédios do campus-sede, nos campi e nas demais unidades da Unimontes. Os trabalhos são coordenados pela comissão eleitoral, composta por três professores e três servidores técnico-administrativos, presidida pelo professor Herbert Alcântara Ferreira, do Departamento do Direito Público Substantivo. 

Conforme a Resolução, após a conclusão do processo eleitoral a Comissão encaminhará para a Presidência do Conselho, impreterivelmente até o dia 15 de agosto, os nomes dos docentes e dos servidores técnico-administrativos eleitos para a devida organização e planejamento da posse dos eleitos. 

De acordo com o regimento geral da Unimontes, o mandato dos representantes do corpo docente e dos servidores técnico-administrativos é de 02 (dois) anos, permitida à recondução.

A Pró-Reitoria de Extensão e o Núcleo de Assuntos Estudantis comunicam que os alunos dos cursos técnicos da Unimontes (nível médio), interessados em participar do processo de Política e Assistência Estudantil, devem preencher o formulário de diagnóstico socioeconômico, impreterivelmente, no período de 1 a 6 de agosto de 2018.

O documento está disponível no Núcleo de Assuntos Estudantis, na sala 204, no prédio 5, Reitoria, no campus-sede da Unimontes.

Acesse o Comunicado aqui.

A Secretaria de Estado do Governo,Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais e Advocacia Geral do Estado divulgam normas eleitorais aplicáveis aos agentes públicos da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual e recomenda as cautelas administrativas e funcionais para a observância das vedações e o integral cumprimento das disposições legais em face das eleições do ano de 2018.
 
 

Por Ascom/Unimontes

externa capa

A Comissão Especial de Processos Seletivos (CEPS), da Universidade Estadual de Montes Claros, divulgou nessa quinta-feira (28/7), o edital de Transferência Externa para o 2º semestre/2018. Ao todo, são 189 vagas em aberto para os cursos de Ciências Contábeis, Direito, Geografia e Letras/Português, nos campi de Almenara, Montes Claros, Pirapora e Salinas.

As inscrições devem ser feitas a partir desta segunda-feira (2 de julho), com prazo até 13/7, somente pelo site www.ceps.unimontes.br.

O processo de seleção ocorre em duas etapas: 1) análise de desempenho acadêmico no curso de graduação (caráter classificatório) e 2) exame da documentação acadêmica/análise da Estrutura Curricular (caráter eliminatório).

Confira

Conforme edital, o resultado final será divulgado pela CEPS no dia 27 de agosto. Caso o candidato seja classificado após as análises, a matrícula deverá ser efetivada nos dias 29 e 30 de agosto, de 8 às 17 horas, na Secretaria Geral e nas secretarias setoriais dos respectivos campi.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Poderão candidatar-se às vagas de transferência externa os acadêmicos regularmente matriculados, em 2018, em cursos superiores de graduação de qualquer instituição de ensino superior credenciada. Conforme o item 2.2.1 do edital, o interessado somente poderá pleitear a vaga para o mesmo curso e para o período subseqüente ao matriculado no primeiro semestre de 2018.

SERVIÇO
Transferência externa
Período de inscrição: 2 a 13 de julho
Vagas: 189
Informações
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(38) 3229-8080 
(38)3213-8536

Por Ascom/Unimontes

Arte Facultativo

A próxima segunda-feira (2 de julho) será de ponto facultativo nas repartições e autarquias públicas estaduais, por causa da participação da Seleção Brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA 2018. A decisão segue comunicação oficial do Governo de Minas Gerais, publicada na tarde desta sexta-feira (29/6), na edição eletrônica do Diário Oficial do Estado - “Minas Gerais”.

Neste sentido, em portaria do reitor Nº 108, a Universidade Estadual de Montes Claros seguirá a determinação do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, na aplicação do ponto facultativo para atividades administrativas e acadêmicas. Conforme o documento, devem ser resguardas as atividades essenciais como de natureza médico-hospitalar consideradas imprescindíveis, bem como deverão ser preservadas a segurança e vigilância. O serviço do Restaurante Universitário do campus-sede não funcionará na data.

No caso específico das unidades em Montes Claros, não haverá expediente também na próxima terça-feira (três de julho), em razão do feriado municipal que comemora o aniversário de 161 anos da cidade.

Em relação às atividades acadêmicas previstas para o período, os ajustes serão realizados e definidos em comum acordo entre a Pró-Reitoria de Ensino, Direções dos Centros de Ensino, Departamentos e Colegiados de Coordenação Didática.