Notícias

Notícias (1092)

Edital de Seleção Pública 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 17/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 20/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada - FICS, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Por Ascom/Unimontes

 

O Departamento de Ciências Agrárias, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) marcou presença no IV Fruit Connections, considerado o maior evento da fruticultura nacional, realizado em Janaúba.

O Fruit Connections foi aberto segunda-feira (27/03), prosseguindo até esta quinta-feira, no Parque Exposições de Janaúba. Na programação constam palestras, estantes, apresentação de startups e de experiências gastronômicas e culturais de um dos maiores polos de fruticultura do país. A promoção é da Associação dos Friticultores do Norte de Minas (Abanorte). O evento contou com a participação de importantes autoridades e de lideranças do setor, entre as quais o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

 

  

Fotos: Departamento de Ciências Agrárias.

 

O Departamento de Ciências Agrárias desenvolve suas atividades no Campus da Unimontes em Janaúba. Vinculada ao referido departamento, a professora Adelica Aparecida Xavier participou do IV Fruit Connections, atuando como moderadora das palestras do painel “ Sigatoka – Epidemiologia e Manejo”. Durante o evento foi montado um estande no qual foram apresentadas as atividades dos cursos das ciências agrárias da Unimontes em Janaúba. Um dos destaque foi a apresentação das proposta do novo curso de técnico em Fruticultura, criado pela instituição. Participaram professores e acadêmicos dos cursos de graduação e de pós-graduação.

 

TEMAS ATUAIS


A programação do IV Fruit Connections contou com debates de temas atuais e inovadores, distribuídos nos seguintes painéis: “Brasil: Uma potência agroambiental”; “Organização Setorial conectada com inovação tecnológica”; “Novo Agro Ventures – Startups do Agro”; “Desafios e oportunidades da fruticultura irrigada”; “Murcha de Fusarium em Bananeiras”; “Sigatoka – Epidemiologia e Manejo”; “Pragas da Bananeira”; “Ecofisiologia e Doenças de Frutos” e “Qualidade das mudas micropropagadas de bananeiras”.

Edital de Seleção Pública 03/2023 - Processo Seletivo Simplificado para atuar como Professor em Cursos Técnicos, Módulos II, III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Edital de Seleção Pública 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Por Ascom/Unimontes

 

Em tempos em que o ajuste fiscal do Brasil se constitui no centro do debate político e econômico a Universidade Estadual de Montes Claros, por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE), procura identificar a dependência das contas públicas dos municípios em relação aos governos estadual e federal.

Por intermédio do PPGDEE, foi implementado o projeto de pesquisa “Sustentabilidade Econômica e Social das regiões intermediárias de Minas Gerais: Uma análise com base no endividamento do setor público”. A ação está inserida na principal discussão do país no momento, ou seja: o equilíbrio fiscal e financeiro das contas públicas.

O estudo conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e da Unimontes.

O projeto de pesquisa é coordenado pela professora Luciana Maria Cordeiro. A equipe envolvida na inciativa conta com a participação da professora Tânia Marta Maia Fialho e Wagner de Paulo Santiago, vinculados ao programa de pós-graduação Stricto sensu. O grupo de pesquisa conta ainda com a contribuição de Júnia de Souza Silva, egressa do mestrado.

A proposta da equipe do projeto é elaborar um Índice de Sustentabilidade da Dívida Pública dos municípios. Do ponto de vista prático, o índice servirá para avaliação por parte dos gestores municipais quanto ao desempenho da gestão pública em relação aos demais municípios das regiões intermediárias.
A meta é que o índice seja um instrumento para orientar os gestores públicos quando tomarem decisões relacionadas ao equilíbrio fiscal e financeiro dos municípios.