Notícias

Notícias (1077)

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 30/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 2º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE PARA A CIDADE DE MONTES CLAROS/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras publicações deste edital.

 

 

 

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 34/2019 – SELEÇÃO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA DE DOCENTES PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM PARA AS CIDADES DE BOCAIUVA, BRASÍLIA DE MINAS, ESPINOSA, FRANCISCO SÁ, GRÃO MOGOL, LONTRA, MIRABELA, MINAS NOVAS, RIO PARDO DE MINAS, SALINAS, SÃO FRANCISCO, SÃO JOÃO DA PONTE, SÃO JOÃO DO PARAÍSO, TEÓFILO OTONI, VARZELÂNDIA/ MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras publicações deste edital

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 36/2019 – SELEÇÃO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA DE DOCENTES PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM PARA A CIDADE DE MONTES CLAROS/ MINAS GERAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRONATEC/MEDIOTEC JUNTO A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras publicações deste edital.

 

Compreender a estrutura e a operação de um grande empreendimento de uma Estação de Tratamento de Esgoto. Foi o que 26 estudantes do curso técnico em Vigilância em Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) fizeram. No último dia 21 de fevereiro, eles participaram de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto de Montes Claros (ETE/Copasa).

https://unimontes.br/wp-content/uploads/2020/03/WhatsApp-Image-2020-03-02-at-17.53.54-300x169.jpeg 

Na visita, eles conversaram com engenheiros e técnicos e conheceram como é a rotina de uma ETE. A visita foi monitorada pelos professores Maria Ribeiro dos Santos, Daniel Rodrigues Domingues Júnior e acompanhada pela coordenadora do curso Viviane Maia. A visita integra as atividades da disciplina Sistema de Esgotamento Sanitário e Drenagem Urbana do curso.

Durante o percurso, os estudantes participaram de palestras e bate-papos sobre o contexto histórico de implantação da ETE, que iniciou as operações em agosto de 2007. De acordo com dados da ETE, atualmente, 70% do esgoto é tratado.

https://unimontes.br/wp-content/uploads/2020/03/WhatsApp-Image-2020-03-02-at-17.53.47-1-300x169.jpeg 

Como forma de enriquecimento do conhecimento dos estudantes, outras visitas técnicas estão sendo programadas pela coordenação do curso.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), abrirá, no período de 9 a 13 de março, inscrições para os Cursos Técnicos em Administração, Enfermagem e Gerência de Saúde.

O Curso Técnico em Administração já teve oferta em 1997, específico para Serviços de Saúde. Atualmente, há uma turma em andamento, com início em junho de 2019, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec). São 26 alunos matriculados. Agora, a Unimontes oferta com recursos próprios uma nova turma, com 30 vagas, para o período noturno. A previsão do curso é que seja realizado em 20 meses. O perfil profissional esperado é executar operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos e controle de estoques. Aplica ainda conceitos e modelos de gestão em funções administrativas, como marketing, gestão de pessoas, logística e empreendedorismo. O profissional também estará apto a operar sistemas de informação gerenciais de pessoal e de materiais.

Já o Curso Técnico em Gerência de Saúde é ofertado desde 1997, tendo já formado cerca de 400 profissionais. São 30 vagas para o turno matutino e mais 30 para o turno noturno. A previsão do curso é de 24 meses para sua realização. O profissional técnico formado pode atuar no planejamento, controle, avaliação e implementação de programas de saúde, além de gerenciar serviços em unidades da área. Pode ainda realizar estudos de cursos e viabilidade e fiscalizar a execução de contratos e serviços de terceiros. Desenvolve e alimenta também estatísticas de indicadores de saúde.

Por fim, o curso Técnico em Enfermagem é o mais tradicional da ETS/CEPT/Unimontes. Em 2000, foi ofertado por meio do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), com vistas à melhoria da qualidade da atenção ambulatorial e hospitalar. Foram capacitados na época mais de 1,6 mil profissionais, em vários municípios do Norte, Centro-Oeste de Minas Gerais e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Dentre cursos de auxiliar, complementação e técnico, já se formaram mais de 4,4 mil alunos. Atualmente, estão matriculados pelo Pronatec cerca de 500 alunos, nos municípios de Bocaiuva, Brasília de Minas, Francisco Sá, Grão Mogol, Espinosa, Lontra, Minas Novas, Mirabela, Montes Claros, Rio Pardo de Minas, Salinas, São João da Ponte, São João do Paraíso, Teófilo Otoni e Varzelândia.

O técnico em Enfermagem realiza curativos, administra medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito e verificação de sinais vitais. Auxilia na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no processo saúde-doença, além de prestar assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos. O curso tem 30 vagas disponíveis para o turno matutino. A previsão de sua realização é de 28 meses.

O processo seletivo constará de análise das notas de disciplinas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, informadas em formulário eletrônico disponível no endereço www.cept.unimontes.br. O Curso Técnico de Administração exige as notas das disciplinas Português, Matemática e História. O Técnico em Enfermagem, Português, Biologia e Química. Já o Técnico em Gerência de Saúde, a exigência é para as disciplinas de Português, Matemática e Biologia. Os candidatos deverão optar pelo Sistema Universal ou Sistema de Reserva de Vagas.

O professor Márcio Antônio Alves Veloso, diretor do CEPT, ressalta que a oferta gratuita desses cursos técnicos próprios da Unimontes é um esforço da instituição em cumprir sua missão de atender às necessidades do mercado de trabalho local. “Existe uma grande demanda por capacitação profissional técnica de nível médio na nossa região e não poderíamos deixar de ofertá-la”.

 

Campanha 12020

 

 

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 30/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 2º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE PARA A CIDADE DE MONTES CLAROS/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira aqui outras publicações deste edital. 

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 37/2019 – SELEÇÃO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE DOCENTES PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM PARA A CIDADE DE MONTES CLAROS/ MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras publicações deste edital.

 

 

1ª RETIFICAÇÃO - EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 1/2020 – SELEÇÃO DE ORIENTADOR PARA O CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM PARA A CIDADE DE VARZELÂNDIA/ MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras publicações deste edital.