Notícias

Notícias (1077)

Solenidade de formatura dos alunos ocorrerá no dia 19 de dezembro

 

Os alunos do Curso Técnico em Gerência em Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), defenderam, nos dias 4 e 10 de dezembro, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), requisito final de avaliação.

Trinta e um alunos apresentaram temas relacionados a abuso e maus tratos de crianças e adolescentes; perfil do gestor público; educação permanente; humanização de idosos, da maternidade, da oncologia, do pronto socorro, do atendimento de hospital público e de estratégia de saúde da família; o papel e a importância do gestor em saúde; saúde dos moradores de rua; saúde mental; financiamento em saúde; conselho de saúde e gestão de medicamentos. A solenidade de formatura desses alunos ocorrerá no dia 19/12 (quinta-feira), no Auditório Mário Ribeiro da Silveira, no prédio 6, do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, em Montes Claros (MG).

O diretor do CEPT, professor Márcio Antônio Alves Veloso, ressalta que “a apresentação dos trabalhos de TCC é uma oportunidade de se verificar a importância do curso para o sistema de saúde. São projetos de intervenção que contribuem para um novo direcionamento das ações nas unidades, o que reforça o protagonismo do curso de Gerência em Saúde”.

Em março, terá início duas novas turmas de 30 alunos cada, nos turnos matutino e noturno. O curso tem duração de 4 semestres. Em funcionamento desde 1997, o Curso Técnico em Gerência em Saúde já formou quase 400 alunos. O processo seletivo ocorrerá entre janeiro e fevereiro de 2020.

 WhatsApp Image 2019 12 17 at 10.16.10

  WhatsApp Image 2019 12 17 at 10.15.48 

 Alunos do Curso Técnico em Gerência em Saúde apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso. Fotos: Zaida Marinho.

 

 

 

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N,º 34/2019 – SELEÇÃO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA DE DOCENTES PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM PARA AS CIDADES DE BOCAIUVA, BRASÍLIA DE MINAS, ESPINOSA, FRANCISCO SÁ, GRÃO MOGOL, LONTRA, MIRABELA, MINAS NOVAS, RIO PARDO DE MINAS, SALINAS, SÃO FRANCISCO, SÃO JOÃO DA PONTE, SÃO JOÃO DO PARAÍSO, TEÓFILO OTONI E VARZELÂNDIA/ MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital. 

 

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) serão apresentados na 1ª Feira de Empreendedorismo Técnico do CEPT (Fetec). O evento ocorrerá no dia 13 de dezembro (sexta-feira), das 19h30 às 22h15, no Auditório do CEPT, na Rua Coronel Celestino, 65, Centro de Montes Claros (MG).

Na abertura, será realizada uma apresentação artística da aluna Larissa Barbosa, do Curso Técnico em Enfermagem. Em seguida, os alunos dos Cursos Técnicos em Enfermagem e Vigilância em Saúde apresentarão um coral com músicas natalinas. Na programação, está prevista ainda mostra de trabalhos dos cursos técnicos em Administração, Enfermagem, Logística, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde.

O diretor do CEPT, professor Márcio Antônio Alves Veloso, ressalta que a Fetec é uma oportunidade para que os alunos mostrem o que aprenderam de forma prática. “Nossos cursos técnicos têm a missão de mudar a vida das pessoas. Por isso, acreditamos que a Feira é um espaço para que as famílias dos alunos e a comunidade conheçam o potencial que esse conhecimento técnico tem de transformar a realidade dos indivíduos envolvidos”.

convite Fetec

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 34/2019 – SELEÇÃO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA DE DOCENTES PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM PARA AS CIDADES DE BOCAIUVA, BRASÍLIA DE MINAS, ESPINOSA, FRANCISCO SÁ, GRÃO MOGOL, LONTRA, MIRABELA, MINAS NOVAS, RIO PARDO DE MINAS, SALINAS, SÃO FRANCISCO, SÃO JOÃO DA PONTE, SÃO JOÃO DO PARAÍSO, TEÓFILO OTONI E VARZELÂNDIA/ MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

 

Articular parcerias, ampliar a abrangência e consolidar a presença da Universidade na região. O reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza cumpriu extensa agenda nesta quarta-feira (4) em Pirapora-MG, quando visitou, acompanhado de comitiva composta de secretários e vereadores do município, a Fundação Dr. Moisés Magalhães Freire, o Centro de Especialidades Médicas (100% SUS) e a prefeitura de Pirapora, onde participou de encontro com a prefeita Marcela Machado Ribas. 

Antes, o primeiro compromisso do reitor foi na Rádio Pirapora, da rede Itatiaia, quando concedeu entrevista, ao vivo, ao programa Chamada Geral. Participaram do bate papo os secretários de Sinvaldo Alves (Governo), Rodrigo Barbosa (Educação) e o vereador Keke. “Temos Pirapora como referência por ser um dos mais antigos campi da Universidade. Nesta gestão, queremos concretizar o processo de consolidação da Unimontes, com a proposta de rodízio de cursos, estudo de novos cursos, na perspectiva de derrubar os muros existentes entre a Universidade, iniciativas públicas e privadas”, detalhou o reitor na entrevista. A título de informação, o Campus Pirapora foi inaugurado em abril de 2004 mediante convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Na sequência, na conversa com a prefeita Marcela Ribas, o reitor adotou o mesmo tom. “No campus-sede temos reeducandos do sistema prisional local. Nossa proposta é esvaziar uma cela para dar oportunidade de trabalho para as pessoas”, disse o reitor. A parceria tem dado frutos. Vários empresários já doaram materiais e ferramentas para o desenvolvimento do trabalho dos reeducandos, que tem deixado os ambientes do campus mais limpos.

O reitor conheceu ainda a embarcação ‘Opara’ que está atracada na orla do rio São Francisco (Velho Chico). O barco pertence ao Governo de Minas. A gestão da Unimontes apresentará, brevemente, um projeto para utilização do barco com a finalidade de fomentar projetos de pesquisa naquela região banhada por um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul .

COMISSÃO E COLAÇÃO DE GRAU

Da reunião com a prefeita Marcela Ribas ficou definida a criação de uma Comissão que será formada por membros da Gestão Superior da Universidade e os secretários de Governo e Educação de Pirapora. A comissão será responsável por apresentar, avaliar e verificar a viabilidade dos projetos em parceria. Também participaram da visita em Pirapora o assessor de gestão estratégica da Unimontes, economista Otávio Braga e o vereador e servidor da Unimontes, Ronivon da Paixão.

O reitor Antonio Alvimar Souza encerrou sua estada na cidade ribeirinha à noite, no Centro de Convenções de Pirapora, quando presidiu a colação de grau de 10 estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente. “Terminar uma etapa e poder agradecer pela vitória não é tarefa fácil. Mas o conhecimento e a tecnologia muda as situações. A vida passa rápido por nossas mãos e é importante percebermos este movimento. Só a educação pode proporcionar uma vida melhor. E com a educação a gente vivem mais e melhor”, projetou o reitor.  

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 37/2019 – SELEÇÃO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA DE DOCENTES PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM PARA A CIDADE DE MONTES CLAROS/ MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital. 

 

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 36/2019 – SELEÇÃO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA DE DOCENTES PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM PARA A CIDADE DE MONTES CLAROS/ MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital. 

 

Em solenidade semana passada, em Januária (Norte de Minas), mais 14 novos técnicos em Saúde Bucal foram formados pela Universidade Estadual de Montes Claros. O curso foi ministrado no campus local pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O reitor Antonio Alvimar Souza presidiu o evento, que contou com a participação da vice-reitora Ilva Ruas de Abreu, pró-reitores, professores, representantes da comunidade e familiares dos formandos. Os novos técnicos estão aptos para atuar em unidades básicas de saúde da rede pública, equipes de atenção básica e em consultórios no apoio aos profissionais da Odontologia.

  

 

 

 

“Vocês poderão agora contribuir com pessoas que realmente precisam de atenção. A diferença do ser humano está na consciência, na vontade de evoluir, buscar algo melhor para si mesmo e para o próximo”, disse o reitor. “O curso técnico é o primeiro passo. Mesmo que não se tenha pressa, com o passar do tempo, surgirão novas chances para aperfeiçoar mais e mais o que de bom vocês alcançaram até aqui”, completou.

 

 

 

 

 

 

 

 

  

O diretor do CEPT/Unimontes, professor Márcio Antônio Alves Veloso, destacou o compromisso da Universidade em “humanizar as oportunidades” e de se realizar como agente social com a conclusão de mais uma turma do técnico em Saúde Bucal – iniciativa estratégica a partir da demanda da própria comunidade. Segundo ele, os benefícios são os mais diversos aos próprios técnicos, com a realização do primeiro emprego, assim como para a comunidade pela qualidade do serviço prestado.
 
 
 
 
 
 MAIS FOTOS
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 35/2019 – SELEÇÃO DE ORIENTADORES PARA O CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM PARA AS CIDADES DE SALINAS, SÃO JOÃO DA PONTE E SÃO JOÃO DO PARAÍSO/ MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital. 

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 16/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 3º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MINAS GERAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital.