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A primeira universidade mineira a receber essa certificação do Ministério da Educação

Foi aprovada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unimontes – CEPEx, a Resolução CEPEx/UNIMONTES Nº.385 de 02 de maio de 2024, que autoriza a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) a tornar-se Unidade Certificadora de Saberes e Competências Profissionais – Re-Saber.

O Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais – Re-Saber, no âmbito do Ministério da Educação, é um sistema de certificação profissional gratuito, visando atender trabalhadores que detêm saberes e competências desenvolvidos ao longo da vida, fora do ambiente escolar formal, legalmente instituído no Brasil. O programa foi instituído pela Portaria nº 24, de 19 de janeiro de 2021, com o propósito de simplificar e desburocratizar a certificação profissional por instituições públicas e privadas, garantindo confiabilidade e transparência nesses processos, que serão ofertados de forma gratuita para o trabalhador.

Os saberes adquiridos na Educação Profissional e Tecnológica e na experiência no trabalho podem ser reconhecidos mediante processo formal de avaliação e de reconhecimento de saberes e de competências profissionais, para fins de exercício profissional e de prosseguimento ou de conclusão de estudos, em consonância com o art. 41 da Lei nº 9 .394/1996.

O Reconhecimento e a Certificação de Saberes e Competências, no âmbito do Sistema de Ensino de Minas Gerais, constituem o processo educativo pelo qual são avaliados e reconhecidos os saberes, os conhecimentos e as habilidades desenvolvidos a partir da experiência individual e profissional, do exercício das atividades realizadas no mundo do trabalho, destinado a trabalhadores que buscam o reconhecimento de conhecimentos, de saberes e de competências profissionais adquiridos em processos formais e não formais de aprendizagem e em trajetória de vida e de experiência no trabalho.

A professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, assessora especial da Reitoria e o professor Otávio Henrique Oliveira Macedo, diretor do (CEPT) – Foto Arquivo Pessoal

 

A professora Jussara Guimarães salientea que “a iniciativa busca atender especialmente aos trabalhadores, maiores de 18 anos, inseridos ou não no mundo do trabalho. São pessoas que têm conhecimento específico, sem ter tido a oportunidade de cursar uma educação formal”.

Segundo a Diretoria de Regulação de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, o Re-Saber se apresenta como um sistema de ação, de médio e longo prazo, para trazer ao Brasil expertise e experiência no reconhecimento e certificação em saberes já adotados em vários outros países. Com o Re-Saber, o Governo quer agilizar o processo de certificação, com menos burocracia e mais agilidade, e capacitar o maior número de instituições possíveis aptas a oferecerem o documento.

Este processo de certificação teve início com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. E, num segundo momento, foi estendido às redes de ensino estaduais e municipais, inclusive no âmbito do ensino militar. O objetivo é incentivar a inclusão socioprodutiva e dar a oportunidade de continuidade dos estudos e a elevação da escolaridade formal no país.

A assessora Especial do Reitor, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, e o diretor do Centro de Educação Técnica e Tecnológica – CEPT, professor Otávio Henrique Oliveira Macedo representaram a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, no Ministério da Educação em Brasília/DF no período de 12 a 14 de setembro/23, nas Oficinas de produção e desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos da Certificação Profissional – PPCP, sendo preparatórias e de capacitação para a adesão enquanto Unidade Certificadora do Re-Saber.

“As oficinas constituem a parte presencial de um Curso de Capacitação em Certificação de Saberes e Competências Profissionais, com carga horária de 180h (presenciais e a distância), ofertado e custeado pelo Instituto Federal de Santa Catarina”, destacou a professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães.

 

Como participar?

Para aderirem ao Re-Saber, as instituições devem elaborar a regulamentação interna e submeterem à aprovação do órgão competente do respectivo sistema de ensino para, depois, solicitarem a adesão por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, foi pioneiro ao publicar a RESOLUÇÃO CEE Nº 492, DE 27 DE JUNHO DE 20221, que dispõe sobre os pressupostos, as diretrizes e os procedimentos para a Avaliação e o reconhecimento de Saberes e de Competências Profissionais – Certificação Profissional – para fins do exercício profissional, no Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais, e determina em seu Art. 9º que a Certificação Profissional será oferecida por Instituição Educacional, devidamente credenciada como Unidade Certificadora, pelo Sistema, que ofereça cursos técnicos e tecnológicos reconhecidos e na área de conhecimento ou no eixo tecnológico . E, em seu Art. 10, há a informação de que dentro da prerrogativa de sua autonomia, a Instituição Educacional deve definir, em seu regulamento interno, as normas específicas e adequadas para a Certificação Profissional, elaborar os instrumentos metodológicos de avaliação e de validação de conhecimentos, de experiências e de saberes, respeitadas as diretrizes e as normas específicas vigentes. A Unidade Certificadora deverá promover a articulação com outras instituições para compartilhar práticas e capacitar docentes para a ampliação da oferta de Certificações Profissionais.

 

A Unimontes aora é uma unidade certificadora de Saberes e Competências Profissionais – RE-SABER

Foi aprovada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unimontes – CEPEx, a Resolução CEPEx/UNIMONTES Nº.385 de 02 de maio de 2024, que autoriza a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) a tornar-se Unidade Certificadora de Saberes e Competências Profissionais – Re-Saber.

O Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais – Re-Saber, no âmbito do Ministério da Educação, é um sistema de certificação profissional gratuito, visando atender trabalhadores que detêm saberes e competências desenvolvidos ao longo da vida, fora do ambiente escolar formal, legalmente instituído no Brasil. O programa foi instituído pela Portaria nº 24, de 19 de janeiro de 2021, com o propósito de simplificar e desburocratizar a certificação profissional por instituições públicas e privadas, garantindo confiabilidade e transparência nesses processos, que serão ofertados de forma gratuita para o trabalhador.

Os saberes adquiridos na Educação Profissional e Tecnológica e na experiência no trabalho podem ser reconhecidos mediante processo formal de avaliação e de reconhecimento de saberes e de competências profissionais, para fins de exercício profissional e de prosseguimento ou de conclusão de estudos, em consonância com o art. 41 da Lei nº 9 .394/1996.

O Reconhecimento e a Certificação de Saberes e Competências, no âmbito do Sistema de Ensino de Minas Gerais, constituem o processo educativo pelo qual são avaliados e reconhecidos os saberes, os conhecimentos e as habilidades desenvolvidos a partir da experiência individual e profissional, do exercício das atividades realizadas no mundo do trabalho, destinado a trabalhadores que buscam o reconhecimento de conhecimentos, de saberes e de competências profissionais adquiridos em processos formais e não formais de aprendizagem e em trajetória de vida e de experiência no trabalho.

A professora Jussara Guimarães salientea que “a iniciativa busca atender especialmente aos trabalhadores, maiores de 18 anos, inseridos ou não no mundo do trabalho. São pessoas que têm conhecimento específico, sem ter tido a oportunidade de cursar uma educação formal”.

Segundo a Diretoria de Regulação de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, o Re-Saber se apresenta como um sistema de ação, de médio e longo prazo, para trazer ao Brasil expertise e experiência no reconhecimento e certificação em saberes já adotados em vários outros países. Com o Re-Saber, o Governo quer agilizar o processo de certificação, com menos burocracia e mais agilidade, e capacitar o maior número de instituições possíveis aptas a oferecerem o documento.

Este processo de certificação teve início com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. E, num segundo momento, foi estendido às redes de ensino estaduais e municipais, inclusive no âmbito do ensino militar. O objetivo é incentivar a inclusão socioprodutiva e dar a oportunidade de continuidade dos estudos e a elevação da escolaridade formal no país.

A assessora Especial do Reitor, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, e o diretor do Centro de Educação Técnica e Tecnológica – CEPT, professor Otávio Henrique Oliveira Macedo representaram a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, no Ministério da Educação em Brasília/DF no período de 12 a 14 de setembro/23, nas Oficinas de produção e desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos da Certificação Profissional – PPCP, sendo preparatórias e de capacitação para a adesão enquanto Unidade Certificadora do Re-Saber.

“As oficinas constituem a parte presencial de um Curso de Capacitação em Certificação de Saberes e Competências Profissionais, com carga horária de 180h (presenciais e a distância), ofertado e custeado pelo Instituto Federal de Santa Catarina”, destacou a professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães.

 

Como participar?

Para aderirem ao Re-Saber, as instituições devem elaborar a regulamentação interna e submeterem à aprovação do órgão competente do respectivo sistema de ensino para, depois, solicitarem a adesão por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, foi pioneiro ao publicar a RESOLUÇÃO CEE Nº 492, DE 27 DE JUNHO DE 20221, que dispõe sobre os pressupostos, as diretrizes e os procedimentos para a Avaliação e o reconhecimento de Saberes e de Competências Profissionais – Certificação Profissional – para fins do exercício profissional, no Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais, e determina em seu Art. 9º que a Certificação Profissional será oferecida por Instituição Educacional, devidamente credenciada como Unidade Certificadora, pelo Sistema, que ofereça cursos técnicos e tecnológicos reconhecidos e na área de conhecimento ou no eixo tecnológico . E, em seu Art. 10, há a informação de que dentro da prerrogativa de sua autonomia, a Instituição Educacional deve definir, em seu regulamento interno, as normas específicas e adequadas para a Certificação Profissional, elaborar os instrumentos metodológicos de avaliação e de validação de conhecimentos, de experiências e de saberes, respeitadas as diretrizes e as normas específicas vigentes. A Unidade Certificadora deverá promover a articulação com outras instituições para compartilhar práticas e capacitar docentes para a ampliação da oferta de Certificações Profissionais.

Por Ascom/Unimontes

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A influência das redes sociais na carreira profissional. Este tema será discutido no 2º Fórum de Ensino Técnico – Fetec, do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que acontecerá no período de 24 a 26 de abril. O evento será promovido pelo CEPT, por meio da Escola Técnica de Saúde (ETS).

O fórum acontecerá na sede do CEPT Unimontes, na rua Coronel Celestino, 65, no Centro de Montes Claros. As discussões serão voltadas aos mais de 300 alunos cursos técnicos e profissionalizantes da Escola Técnica de Saúde e do CEPT, sendo eles: Técnico em Enfermagem, Equipamentos Biomédicos, Administração, Gerência em Saúde – presencialmente e, ainda aos matriculados nos cursos de Saúde Bucal, Fruticultura e Técnico em Zootecnia – remotamente.

A iniciativa visa abordar o impacto das redes sociais na carreira profissional, orientar os alunos sobre como utilizar as plataformas de forma estratégica para atingir seus objetivos, oferecer dicas e ferramentas para construir uma marca pessoal online eficaz, promover o networking entre alunos e profissionais. Objetiva ainda estimular o diálogo e a reflexão sobre o papel das redes sociais na carreira e capacitar os participantes para lidar com a disseminação de informações falsas.

A cerimônia de abertura está marcada para o dia 24 de abril, às 8 horas. Na oportunidade, será feita apresentação do 2º Fetec e seus objetivos, com ênfase na importância da temática em debate para os alunos dos cursos técnicos.

“O Fetec é um fórum enriquecedor e inspirador, onde os participantes poderão explorar o potencial das redes sociais de forma estratégica em suas futuras trajetórias profissionais”, afirma o diretor do CEPT, professor Otávio Henrique Oliveira Macedo.

Ele salienta que, durante o encontro, os alunos dos cursos técnicos acesso às diversas atividades complementares que objetivam a oportunidade de networking, ampliar conhecimentos e o crescimento profissional com o uso eficiente das redes sociais.

Na programação do 2º Fetec estão previstas mesas redondas com enfoque na construção e otimização do tempo gasto pelos alunos nas redes sociais. A proposta é possibilitar aos alunos um bate-papo com influenciadores digitais renomados, que compartilharão suas experiências e visões sobre as possibilidades e desafios do mundo digital e proporcionando perspectivas sobre o cenário atual da carreira digital.

A meta é que ao final do Fórum, os participantes estejam capacitados para: compreender o impacto das redes sociais na carreira profissional; criar e gerenciar sua marca profissional online de forma estratégica; utilizar as redes sociais para buscar oportunidades de emprego e networking; gerenciar sua reputação online de forma positiva e segura e empreender na área digital, utilizando as redes sociais como ferramenta de marketing e vendas.

Para mais informações, acesse o site do evento (www.even3.com.br/2fetec2024) ou telefone (38) 3229-8082.

Edital PNC/Pronatec 07/2024 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

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Edital de Seleção Pública 024/2022 - Processo Seletivo Simplificado para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada - FICs, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

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Edital PNC/Pronatec 04/2024 - Processo Seletivo Simplificado para DISCENTE (Aluno) para Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Produtor de Produtos Apícolas, em Bocaiuva 

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Edital de Seleção Pública 17/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

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Edital 01/2024 -  PNC/Pronatec - Abertura de inscrições para vaga para Supervisor de Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável 

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Edital PNC 11/2023 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor de Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

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Edital de Seleção Pública 20/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada - FICS, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

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