Alcino Franco de Moura Júnior

Alcino Franco de Moura Júnior

Por Ascom/Unimontes

 

A boa qualidade do ensino oferecido pela Universidade Estadual de Montes Claros foi atestada pelo Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade/2022), cujos resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

Dos sete cursos da Unimontes avaliados no Enade 2022, cinco obtiveram conceitos de excelência, 4 e 5. Destaca-se o curso de Administração (Montes Claros), com nota maxima (5), e os cursos de Direito, Ciências Econômicas, Serviço Social e de Ciências Contábeis, com Conceito 4.

“Se considerarmos a organização acadêmica “universidade pública”, dos 201 cursos de Administração avaliados no exame, o nosso curso está 20a posição, o de Ciências Econômicas na 11a posição entre os 92 cursos participantes, o de Ciências Contábeis na posição 45a dos 133 cursos avaliados e o de Serviço Social na 32a posição entre 61 cursos que participaram do Enade 2022”, afirma a pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, enaltece a importância do bom resultado dos cursos da instituição no Enade/2022 e ressalta a dedicação dos professores e acadêmicos. Ele lembra que as notas no sistema de avaliação do MEC servem como referência para medir a qualidade dos cursos e orientar o trabalho da universidade em busca da excelência.

“Entendo que as notas do Enade servem como um mecanismo de avaliação para verificarmos o que está bom e o que ainda nao está ideal para que possamos melhorar os cursos e as atividades -fins da universidade, de ensino, pesquisa e extensão, proporcionando o retorno o positivo para a sociedade” , observa o reitor.

Edital de Seleção Pública 07/2023 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor em Cursos FIC´s no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Congresso vai reunir a comunidade acadêmica e parceiros

A Universidade Estadual de Montes Claros vai realizar o I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, que será promovido no período de 24 a 27 de outubro, de forma hibrida em Montes Claros e nos demais campi da Unimontes.

O evento é organizado por todas as pró-reitorias da Universidade, com a participação dos centros acadêmicos, professores, alunos, servidores técnico-administrativos e outros colaboradores. A Pró-reitora de Pesquisa da Unimontes e presidente da comissão organizadora do Congresso, professora Maria das Dores Magalhães Veloso chama atenção para o tema central: “Educação Digital”, dentro do qual serão abordadas outras questões relacionadas à tecnologia e diversas áreas do conhecimento.

“Por ser a educação digital um tema atual e que marca uma mudança na prática do ensino e da pesquisa, temos observado um grande interesse pelo evento, não somente pela comunidade acadêmica da Universidade, como também de outras instituições de ensino superior e escolas públicas da região, do Brasil e do exterior”, avalia a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes.

Foram recebidas as inscrições de 1902 trabalhos científicos submetidos à comissão organizadora para serem apresentados durante o evento nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e outras, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Computação e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.

Na programação do evento estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas, e apresentações de trabalhos científicos sediados no Campus-sede da Unimontes, no sistema híbrido com atividades presenciais e online, nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Januária, Janaúba, Salinas, São Francisco, Paracatu, Pirapora e Unaí. As palestras terão participação de convidados da França, Espanha e de Portugal, além do Brasil.

A vice-presidente do Congresso Internacional da Unimontes, professora Christine Martins de Matos, diretora do Centro de Educação a Distância (CEAD), ressaltou os objetivos do evento. “Essa primeira edição visa reunir professores, pesquisadores, acadêmicos, profissionais e especialistas para discutir os desafios e as oportunidades da educação digital, promovendo uma troca de experiências e reflexão sobre novas perspectivas e soluções para o futuro da educação. A proposta é ampliar a divulgação das atividades de pesquisa e inovação, retratando também as práticas de ensino e extensão, no contato com pesquisadores e profissionais brasileiros e estrangeiros”.

A professora Christine Martins ressaltou também a realização do 17º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) inserido na programação do congresso.

A promoção do I Congresso Internacional da Unimontes conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Receita Federal, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Monte Claros e de outros parceiros como comunidades tradicionais, com a realização de uma feira da economia popular solidária e visitas guiadas para estudantes das escolas fundamentais do município.

A solenidade de abertura do I Congresso Internacional da Unimontes será no dia 24 de outubro, às 19h, na quadra 1, do campus-sede Professor Darcy Ribeiro, em Montes Claros.

O prazo das inscrições para participação no evento poderá ser feito até o dia 24 de outubro, no site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br.

 

Serviço:

Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital transformando pessoas e lugares”
Quando: 24 a 27 de outubro de 2023

Onde: Campus da Unimontes – sistema híbrido – atividades presenciais e online

Os participantes deverão atestar frequência nos formatos on-line ou presencial para receber certificado (mínimo de 75% de frequência nas atividades).

Programação completa: no site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br.

Edital de Seleção Pública 08/2023 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Apoio Acadêmico e Administrativo de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Por Ascom/Unimontes

 

– Evento terá palestrantes estrangeiros

A internacionalização da pesquisa e da pós-graduação será um dos assuntos em discussão no “I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, que será promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de 24 a 27 de outubro.

O tema será abordado no evento pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Lacerda Beirão. Ele vai proferir a palestra “Perspectivas de Fomentos para a Internacionalização da Pesquisa e Pós-Graduação”, no dia 26 de outubro, às 19h30min, na quadra 1 do centro esportivo do campus-sede da Unimontes.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Lacerda Beirão será palestrante do I Congresso Internacional da Unimontes – Foto/crédito: Fapemig.

 

De acordo com a comissão organizadora do evento, o “I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares” tem como um dos principais objetivos ampliar a publicação da pesquisa científica e das atividades de inovação na Universidade. Busca “retratar as práticas de ensino e extensão, no contato com pesquisadores e profissionais brasileiros e estrangeiros”, promovendo avanços na área da educação, por meio do uso de inovação e tecnologia, além de compartilhar ideias, debater e apresentar novas abordagens, tecnologias e práticas relacionadas ao ensino e a aprendizagem.

A conferência de abertura do congresso, com o tema “Os impactos da Educação Digital em pessoas e lugares”, será ministrada pelo professor José Manuel Moran, da Universidade de São Paulo (USP), no dia 24 de outubro, às 19 horas, na quadra 1 do centro esportivo do campus-sede.

Conforme a comissão organizadora, foram recebidas as inscrições de 1902 trabalhos científicos submetidos à comissão organizadora para serem apresentados durante o congresso internacional da Unimontes. A expectativa é que o evento tenha cerca de 6 mil inscritos.

 

Conferencistas estrangeiros

Na programação do I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, estão previstas conferências, com palestrantes estrangeiro, pelo sistema online. 

A primeira delas abordará o tema “Competências e metodologias na contemporaneidade“ e terá como convidado o professor  Yves Félix Montagne,  orientador em Ciências da Educação e da Formação Université de Franche  (França), no dia 25 de outubro, às 10 horas. A moderadora será a pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello.

No dia 26 de outubro, às 10 horas, haverá a mesa redonda sobre o tema “Metodologias ativas e digitais para o desenvolvimento de competências”, com a participação do professor José González Monteagudo, da Universidade de Sevilha (Espanha). O debate terá ainda a participação da professora Fábia Magali Santos Vieira (Unimontes), do professor Marcelo Miranda Lacerda, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e da professora Liliane Campos Machado, da Universidade de Brasília (UnB).  A moderadora será a professora Helena Murta, pró-reitora adjunta de Ensino da Unimontes.

No dia 27 de outubro, novamente às 10 horas, acontecerá a mesa redonda sobre o tema “As competências digitais para a formação de professores”, tendo como convidado o professor José Antônio Moreira, do Departamento de Ensino e  Educação a Distância (UEED),  da Universidade Aberta de Lisboa (Portugal), com a participação da professora Ilka Márcia Ribeiro de Souza, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do professor Marcelo Miranda, do IFNMG).  A moradora será a professora Fábia Magali dos Santos Vieira, da Unimontes.

 

Serviço:

Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital transformando pessoas e lugares”

Quando: 24 a 27 de outubro de 2023

Onde: Campus da Unimontes – sistema híbrido – atividades presenciais e online

Programação completa: no site oficial do evento: congresso.unimontes.br.

Expectativa do evento é alcançar 6 mil participantes inscritos

 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) agiliza os preparativos do seu primeiro evento internacional, o I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, que será promovido no período de 24 a 27 de outubro. Foram recebidas as inscrições de 1902 trabalhos científicos submetidos à comissão organizadora para serem apresentados durante o evento.

Os trabalhos científicos aprovados para serem apresentados no congresso internacional estão relacionados às seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e outras, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Computação e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.

A presidente do Congresso Internacional, a professora Maria das Dores Magalhães Veloso, pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, destaca que a expectativa da organização é que o evento tenha cerca de 6 mil inscritos. O evento será sediado no Campus da Unimontes, no sistema híbrido. Haverá atividades online como palestras com a participação de convidados da França, Espanha e de Portugal, além do Brasil.

A pró-reitora de Pesquisa salienta que a organização do congresso conta com o empenho coletivo, envolvendo um grande número de pessoas, não somente da comunidade acadêmica, mas também de parceiros. “O evento está sendo pensado e organizado por todas as pró-reitorias da Unimontes, com a participação dos centros acadêmicos, professores, alunos, servidores técnico-administrativos e outros colaboradores”, afirma a presidente do Congresso Internacional.

A pró-reitora de Pesquisa da Unimontes lembra que promoção do evento a Universidade conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Receita Federal, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Monte Claros e de outros parceiros. “Além disso, teremos a participação de comunidades tradicionais, com a realização de uma feira da economia popular solidária. Também estão previstas visitas guiadas para estudantes das escolas fundamentais do município”, observa a professora Maria das Dores Magalhães Veloso.

 

EDUCAÇÃO DIGITAL: TEMA DESPERTA INTERESSE

A professora Maria das Dores Magalhães Veloso chama atenção para o tema central do Congresso Internacional da Unimontes: “Educação Digital”, dentro do qual serão abordadas outras questões relacionadas à tecnologia e diversas áreas do conhecimento.

“Por ser a educação digital um tema atual e que marca uma mudança na prática do ensino e da pesquisa, temos observado um grande interesse pelo evento, não somente pela comunidade acadêmica da Universidade, como também de outras instituições de ensino superior e escolas públicas da região, do Brasil e do exterior”, avalia a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes.

 

Serviço:

Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital transformando pessoas e lugares”

Quando: 24 a 27 de outubro de 2023

Onde: Campus da Unimontes – sistema híbrido – atividades presenciais e online

Programação completa: no site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br.

Edital de Seleção Pública 02/2023 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) Âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 20/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada - FICS, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 08/2023 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Apoio Acadêmico e Administrativo de Cursos de Formação de Iniciação Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes 

Acompanhe o andamento de outros editais.