Alcino Franco de Moura Júnior

Alcino Franco de Moura Júnior

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 33/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 2º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PARA A CIDADE DE VÁRZEA DA PALMA/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital. 

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 32/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 2º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PARA A CIDADE DE MONTES CLAROS/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital. 

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 31/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 2º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA PARA A CIDADE DE MONTES CLAROS/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital. 

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 30/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 2º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE PARA A CIDADE DE MONTES CLAROS/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital. 

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 29/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 2º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE PARA A CIDADE DE MONTES CLAROS/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital. 

14 Outubro

Nota de pesar - Diogo Borges Simões

WhatsApp Image 2019 10 12 at 15.09.33O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) lamenta com pesar o falecimento de seu aluno Diogo Borges Simões, do 3º Módulo do Curso Técnico em Gerência em Saúde, do turno vespertino, ocorrido no dia 12 de outubro. 

Neste momento de profunda dor e consternação, a Unimontes, servidores, professores e coordenadores de curso, se solidarizam com a família enlutada.

 

 

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 35/2019– SELEÇÃO DE ORIENTADORES PARA O CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM PARA AS CIDADES DE SALINAS, SÃO JOÃO DA PONTE, SÃO JOÃO DO PARAÍSO MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital. 

Por Ascom/Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros teve cursos bem avaliados no mais recente resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, divulgado na última sexta-feira (6/10), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em todo o País, mais de 450 mil estudantes fizeram o exame.

Na comparação dos resultados de 2017 e 2018, pelo menos 11 cursos da Unimontes estão entre os melhores avaliados e acima da média dos respectivas graduações das demais instituições de ensino superior do País.

De acordo com o MEC, entre os quase 9 mil cursos de ensino superior no Brasil avaliados pelo Enade, apenas 492, o equivalente a quase 6%, tiveram nota máxima no conceito. A maior parte (199) é de instituições públicas federais. Os resultados são referentes ao Conceito Enade, indicador calculado com base no desempenho dos estudantes no Enade 2018.

Entre os cursos da Unimontes bem avaliados acima da média nacional estão Sistemas de Informação, Matemática (licenciatura), Letras Inglês, Letras Português (licenciatura), História (licenciatura), Engenharia Civil,Tecnologia em Gestão Pública, Serviço Social, Direito, Ciências Contábeis e Administração.

No Enade/2018, tiveram destaque, com nota 4, os seguintes cursos: Administração (campus-sede), Direito,Gestão Pública e Serviço Social.

Em 2018, 492 cursos superiores tiraram a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Esses cursos correspondem a 5,8% do total de 8.520 que tiveram o desempenho divulgado. Vinte e sete áreas foram analisadas no Enade 2018, a exemplo de tecnologias e cursos de bacharelado em Psicologia, Comunicação Social, Serviço Social e Turismo. Direito e Administração foram os cursos de quase metade dos avaliados.

Em 2018, cerca de 462,2 mil estudantes de 10,6 mil cursos de aproximadamente 1,8 mil instituições de ensino participaram do Enade.

“A Pró-reitoria de Ensino parabeniza os cursos com bom desempenho no Enade e se mantém à disposição das coordenações de cursos que serão avaliadas em 2019”, acrescentam as pró-reitoras de Ensino, professora Helena Amália Papa e professora Andréa Jakubasko (Adjunta).

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 33/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 2º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PARA A CIDADE DE VÁRZEA DA PALMA/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital. 

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 30/2019 – SELEÇÃO DE DOCENTES PARA AS DISCIPLINAS DO 2º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE PARA A CIDADE DE MONTES CLAROS/MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC/MEDIOTEC, JUNTO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Confira outras etapas deste edital. 

Por Ascom/Unimontes

Parceria começa no projeto “Unimontes de Portas Abertas”, em outubro. (Fotos: Alex Sezko)

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) ampliará as parceiras com a 22ª Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros para traçar planos e ações em prol da melhoria da qualidade da educação regional, com benefícios para estudantes desde o ensino básico até o ensino superior. Esse é um dos resultados da reunião do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, com a diretora da 22ª SRE, professora Maria Levimar Viana Tupinambá, que é egressa da Unimontes, nessa terça-feira (1º/10).

“A maior interação da Unimontes com a superintendência será extremamente benéfica para a qualidade de ensino, inclusive servindo de laboratório vivo para o mapeamento dos entraves para uma educação de melhor qualidade e o enfrentamento dessas dificuldades. Isso permitirá apontar caminhos e ações, de mão dupla, que poderá refletir na própria formação de professores pela universidade,” enfatizou o reitor durante o encontro.

Com a reforma administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa e proposta pelo Governo do Estado, a Unimontes passou a ser vinculada à Secretaria de Estado de Educação, com quem mantém diálogos permanentes para contribuir com a melhoria do ensino em Minas Gerais.

PROJETO INICIAL

Encontro foi realizado na sede da 22ª SRE/Montes Claros.

A Superintendência Regional de Ensino anunciou, ainda, parceria com a Unimontes na realização do projeto “Unimontes de Portas Abertas”, que acontecerá de 22 a 24 de outubro, no campus-sede. Direcionado a estudantes do ensino fundamental e médio, a iniciativa busca mostrar a universidade para a comunidade e incentivar a aproximação, fortalecendo parcerias com escolas da rede pública e particular. Durante o evento, os estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas conhecerão a Universidade e os cursos, além de oportunidades para as carreiras universitárias.

Novas reuniões serão realizadas entre a Unimontes e a Superintendência para traçar diagnósticos e ações necessárias em prol da melhoria da qualidade da educação, envolvendo diversos setores da universidade, como a proposta inicial de criação de cursos específicos, de curta duração, para professores da rede estadual de ensino.

“A universidade não pode se abster de apresentar soluções para os problemas enfrentados pelo setor educacional”, reforçou o reitor. A reunião contou, também, com a presença da diretora de Documentação e Informações da Unimontes, professora Juliane Leite Ferreira; da diretora da Biblioteca Central, Roseli Damaso Messias Garcia; do assessor de gestão estratégica, Otávio Braga, e do chefe do Departamento de Estágios e Práticas Escolares, professor Huagner Cardoso.

Os alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde da Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) realizaram uma visita técnica ao Hemocentro Regional de Montes Claros - Fundação Hemominas, na tarde do dia 25 de setembro. O curso pertence à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Na oportunidade, os alunos participaram de uma palestra onde foi apresentado o funcionamento da unidade e a importância da doação de sangue. Os estudantes receberam material informativo para sensibilizar amigos e familiares e ajudar na divulgação da doação de sangue como um ato de amor. A iniciativa da visita foi dos próprios alunos, com o apoio dos professores Paulo Barcellos, Luana Caietite e da supervisora do curso, Viviane Maia Santos.

Além da palestra, os alunos aptos doaram sangue. “O projeto é um exemplo a ser seguido, pois trabalha a cultura da doação de sangue como um ato de solidariedade e de amor”, afirma Viviane Santos. “A experiência foi considerada de muito aprendizado e gratidão. O saber e o amor ao próximo, com certeza, constroem seres humanos melhores. De um jeito simples, sem alardes, pode-se ajudar a salvar vidas”, acrescenta. A proposta é que os alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde repliquem a iniciativa aos demais cursos da ETS.

Para o diretor do Centro, professor Márcio Antônio Alves Veloso, “ações como essa demonstram que a Unimontes, além de formar técnicos capazes de atuarem em suas respectivas áreas de formação, contribui, também, para a formação de uma consciência cidadã.”

Créditos das fotos: Luana de Castro Caetité.

PHOTO 2019 09 29 20 02 15 1 PHOTO 2019 09 29 20 02 15 2

 

PHOTO 2019 09 30 09 42 12

 

PHOTO 2019 09 29 20 02 17

 

PHOTO 2019 09 30 09 42 13

 

PHOTO 2019 09 30 09 42 14 1

 

PHOTO 2019 09 30 09 42 14 2

 

PHOTO 2019 09 30 09 42 15