Alcino Franco de Moura Júnior

Alcino Franco de Moura Júnior

Por Ascom/Unimontes

 

A melhoria da qualidade do ensino da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi atestada com a elevação do seu índice Geral de Cursos (IGC) de 3 para 4.  A divulgação foi feita pelo Ministério da Educação (MEC), responsável pela avaliação.

O avanço no indicador do MEC é enaltecido pela presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unimontes, professora Viviane Carrasco.  “Considero o aumento do IGC como resultado de um esforço coletivo, envolvendo toda comunidade acadêmica”, afirma.

“Mediante os processos de autoavaliação institucionais da Unimontes, nós diagnosticamos nossas fragilidades e potencialidades para garantir a melhoria do ensino na universidade como um todo”, destaca a professora Viviane Carrasco. Ela lembra que, anteriormente, a instituição permaneceu com a nota 3 do IGC durante seis anos seguidos.

A presidente da CPA/Unimontes explica que o IGC é um conceito adotado pelo Ministério da Educação que abrange vários indicadores de qualidade do ensino superior no Brasil. 

Na avaliação, o MEC considera como indicadores de qualidade: as notas obtidas pelas instituições no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a infraestrutura de funcionamento dos cursos, o regime de trabalho dos professores, avaliação dos programas de pós-graduação Stricto sensu pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação e pós-graduação stricto sensu). 

O cálculo do IGC engloba a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio avaliado (2017-2018-2019) e a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu das instituições (públicas e privadas), com base em dados da Capes.

“O Índice Geral de Cursos é referência para a definição de políticas públicas e para os processos de autoavaliação institucional, e também é utilizado pelo MEC como requisito, critério seletivo ou de distinção em seus processos”, explica a professora Viviane Carrasco.

Desta forma, ressalta, a melhoria de desempenho da Unimontes poderá trazer outras consequências positivas para a universidade, como a aprovação de mais programas e projetos de bolsas. “Podemos dizer que a Universidade terá um ganho muito grande com o aumento do IGC”, observa a presidente da CPA/Unimontes.

Por outro lado, ela lembra que a proposta da Universidade Estadual de Montes Claros, com a participação de toda comunidade acadêmica, é continuar priorizando a busca da excelência nos seus cursos. “A nossa meta é alcançar a 5, a nota máxima do IGC”, anuncia.

Edital de Seleção Pública 05/2021 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor de Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 05/2021 - Processo Seletivo Simplificado de Bolsista para atuar como Professor de Cursos Técnicos, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Confira aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 17/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Edital de Seleção Pública 20/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos de Formação Inicial Continuada - FICS, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Por Ascom/Unimontes

 

O Departamento de Ciências Agrárias, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) marcou presença no IV Fruit Connections, considerado o maior evento da fruticultura nacional, realizado em Janaúba.

O Fruit Connections foi aberto segunda-feira (27/03), prosseguindo até esta quinta-feira, no Parque Exposições de Janaúba. Na programação constam palestras, estantes, apresentação de startups e de experiências gastronômicas e culturais de um dos maiores polos de fruticultura do país. A promoção é da Associação dos Friticultores do Norte de Minas (Abanorte). O evento contou com a participação de importantes autoridades e de lideranças do setor, entre as quais o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

 

  

Fotos: Departamento de Ciências Agrárias.

 

O Departamento de Ciências Agrárias desenvolve suas atividades no Campus da Unimontes em Janaúba. Vinculada ao referido departamento, a professora Adelica Aparecida Xavier participou do IV Fruit Connections, atuando como moderadora das palestras do painel “ Sigatoka – Epidemiologia e Manejo”. Durante o evento foi montado um estande no qual foram apresentadas as atividades dos cursos das ciências agrárias da Unimontes em Janaúba. Um dos destaque foi a apresentação das proposta do novo curso de técnico em Fruticultura, criado pela instituição. Participaram professores e acadêmicos dos cursos de graduação e de pós-graduação.

 

TEMAS ATUAIS


A programação do IV Fruit Connections contou com debates de temas atuais e inovadores, distribuídos nos seguintes painéis: “Brasil: Uma potência agroambiental”; “Organização Setorial conectada com inovação tecnológica”; “Novo Agro Ventures – Startups do Agro”; “Desafios e oportunidades da fruticultura irrigada”; “Murcha de Fusarium em Bananeiras”; “Sigatoka – Epidemiologia e Manejo”; “Pragas da Bananeira”; “Ecofisiologia e Doenças de Frutos” e “Qualidade das mudas micropropagadas de bananeiras”.

Edital de Seleção Pública 03/2023 - Processo Seletivo Simplificado para atuar como Professor em Cursos Técnicos, Módulos II, III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Edital de Seleção Pública 023/2022 - Processo Seletivo Simplificado de bolsista para atuar como Professor em Cursos Técnicos nos módulos III e IV, no âmbito do Programa Novos Caminhos/CEPT/Unimontes

Acompanhe aqui outras etapas deste edital.

Por Ascom/Unimontes

 

Em tempos em que o ajuste fiscal do Brasil se constitui no centro do debate político e econômico a Universidade Estadual de Montes Claros, por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE), procura identificar a dependência das contas públicas dos municípios em relação aos governos estadual e federal.

Por intermédio do PPGDEE, foi implementado o projeto de pesquisa “Sustentabilidade Econômica e Social das regiões intermediárias de Minas Gerais: Uma análise com base no endividamento do setor público”. A ação está inserida na principal discussão do país no momento, ou seja: o equilíbrio fiscal e financeiro das contas públicas.

O estudo conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e da Unimontes.

O projeto de pesquisa é coordenado pela professora Luciana Maria Cordeiro. A equipe envolvida na inciativa conta com a participação da professora Tânia Marta Maia Fialho e Wagner de Paulo Santiago, vinculados ao programa de pós-graduação Stricto sensu. O grupo de pesquisa conta ainda com a contribuição de Júnia de Souza Silva, egressa do mestrado.

A proposta da equipe do projeto é elaborar um Índice de Sustentabilidade da Dívida Pública dos municípios. Do ponto de vista prático, o índice servirá para avaliação por parte dos gestores municipais quanto ao desempenho da gestão pública em relação aos demais municípios das regiões intermediárias.
A meta é que o índice seja um instrumento para orientar os gestores públicos quando tomarem decisões relacionadas ao equilíbrio fiscal e financeiro dos municípios.